Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

… oito municípios – Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia – e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Universidade da Beira Interior (UBI) que integram a associação responsável pela candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da Unesco.

Uma iniciativa aplaudida pelo presidente do município anfitrião, José Carlos Alexandrino que saudou a descentralização das reuniões “numa aproximação aos diferentes territórios” dum projeto “que acredito, que o reconhecimento da Serra da Estrela pela Unesco poderá ser uma mais valia para os nossos territórios”.

Na abertura da reunião, realizada esta terça-feira, José Carlos Alexandrino frisou que a “Serra da Estrela é um ativo turístico A valorizar e é também um ativo ambiental que deve ser valorizado e defendido”, referindo por isso a necessidade de ser desenvolvido um trabalho de complementaridade entre o Geopark Estrela e outras redes e parceiros do território “com o objetivo comum que é a valorização daquele espaço territorial da nossa região”. Convicto de que “se o trabalho for bem feito, os nove concelhos podem tirar bons resultados”, José Carlos Alexandrino entende também que esta parceria “só poderá funcionar se todos cumprirmos a nossa parte, na componente financeira e participação ativa no próprio projeto”.

Da ordem de trabalhos desta reunião constou a aprovação, por unanimidade, do Plano de Atividades assumidamente “ambicioso”, como referiu Gonçalo Fernandes, vice-presidente do IPG, e que integra várias ações aglutinadas em cinco eixos fundamentais: Consolidação e Entrega da Candidatura; Ciência; Educação; Turismo e Desenvolvimento; e Promoção e Divulgação.

Dando conta que decorre a preparação do dossier de candidatura que será entregue no próximo mês de outubro, este responsável frisa que a “Serra da Estrela é o elemento de união desta candidatura em prol da sua qualificação e de uma imagem que a valorize e seja capaz de no futuro atrair mais investimento, mais gente, e tornar este espaço de grande valor natural num polo de atratividade”. A candidatura “é assumida como um projeto integrador e os benefícios que possamos vir a ter com a classificação de Geopark Mundial da Unesco irão repercutir-se em todos os territórios e também em todas as iniciativas e projetos que estão em curso e que só poderão sair mais valorizadas, mais fortes e mais integradas”.

Também o vice-preside da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, em jeito de conclusão desta primeira reunião descentralizada, explica que “esta reunião fica marcada pela necessidade de articulação com outros parceiros, evitando sobreposições mas gerando complementaridades; marca o compromisso da entrega da candidatura em outubro; marca um plano de atividades ambicioso; marca a necessidade de fazer convergir os vários parceiros que estão no território; e marca o momento em que se vai constituir um grande acervo de informação sobre a história e as vivências da Serra da Estrela”.

Para José Francisco Rolo, os nove municípios envolvidos “vão ter uma marca distintiva reconhecida pela Unesco a nível global e este território vai ser projetado e ganhar uma marca mundial”, ao classificar “um património natural” que trará notoriedade e reconhecimento exterior. O que será, certamente, capitalizado a favor do desenvolvimento do território nas suas diferentes vertentes, sem descurar o “compromisso de preservar e conservar este recurso, seja os seus espaços naturais, as áreas protegidas mas também as aldeias, enquanto com vida, com as memórias”.

image_pdfimage_print
Previous Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital
Next Despiste causou um ferido grave na Estrada da Beira

Artigos Relacionados

Informação

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Última Hora

Semana começa com chuva mas temperaturas sobem terça-feira

A semana começa com alguma nebulosidade e aguaceiros nas regiões do norte e centro, mas terça-feira já está previsto céu pouco nublado e subida da temperatura entre 3 e 5

Informação

Treze detenções e 73 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 30 de maio a 5 de junho, a 13 detenções em flagrante delito. No mesmo período registou 73 acidentes.

Informação

Foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira

  Esta tarde foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira. Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas esteve presente, assim como as queijeiras do concelho

Informação

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Sociedade

GNR registou 67 acidentes e 21 detenções na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 4 a 10 de abril fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 67 acidentes e 21 detenções. Os dados são do Comando Territorial de Coimbra

Última Hora

Explosão em Penacova levou 30 doentes para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em declarações à agência Lusa, disse que deram entrada no Serviço de Urgências da estrutura hospitalar 30 doentes, provenientes de Gondelim,

Região

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital assinala amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a dinamização de atividades no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

Última Hora

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…

Última Hora

Hoje é dia de “Nós as Mulheres”. A Rádio Boa Nova apresenta-lhe três…

O Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, foi criado pela ONU, em 1975, com o objetivo de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas

Última Hora

Cerimónias fúnebres de Mário Soares iniciam esta segunda feira

Dois dias depois da morte de Mário Soares, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República iniciam-se hoje com o cortejo que levará o corpo para o Mosteiro

Informação

Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH

No próximo dia 25 de julho terá lugar a final do concurso “Soltem Talentos”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Última Hora

Casa de vítima de incêndio em Tondela assaltada durante funeral

A casa de uma das nove vítimas mortais do incêndio na Associação Cultural de Vila Noda Rainha, em Tondela, foi assaltada, no momento em que decorria o funeral do proprietário.

Última Hora

Incêndios: Autarca de Arganil rejeita “medidas em cima da tragédia”

O presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, rejeita que novas medidas nas áreas da proteção civil e do ordenamento florestal sejam tomadas pelo Governo “em cima da tragédia”.

Informação

Três feridos após viatura se ter incendiado na A1

Três pessoas ficaram hoje feridas, uma com gravidade, após se ter incendiado a viatura em que seguiam na A1 na zona de Condeixa-a-Nova, disse hoje uma fonte da GNR de

Informação

Deputada do PCP preocupada com fecho do SAP em Oliveira do Hospital

A deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, mostrou-se ontem preocupada com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Última Hora

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …

Sociedade

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Última Hora

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Destaque

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros,

Informação

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Cultura

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.