Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

… oito municípios – Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia – e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Universidade da Beira Interior (UBI) que integram a associação responsável pela candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da Unesco.

Uma iniciativa aplaudida pelo presidente do município anfitrião, José Carlos Alexandrino que saudou a descentralização das reuniões “numa aproximação aos diferentes territórios” dum projeto “que acredito, que o reconhecimento da Serra da Estrela pela Unesco poderá ser uma mais valia para os nossos territórios”.

Na abertura da reunião, realizada esta terça-feira, José Carlos Alexandrino frisou que a “Serra da Estrela é um ativo turístico A valorizar e é também um ativo ambiental que deve ser valorizado e defendido”, referindo por isso a necessidade de ser desenvolvido um trabalho de complementaridade entre o Geopark Estrela e outras redes e parceiros do território “com o objetivo comum que é a valorização daquele espaço territorial da nossa região”. Convicto de que “se o trabalho for bem feito, os nove concelhos podem tirar bons resultados”, José Carlos Alexandrino entende também que esta parceria “só poderá funcionar se todos cumprirmos a nossa parte, na componente financeira e participação ativa no próprio projeto”.

Da ordem de trabalhos desta reunião constou a aprovação, por unanimidade, do Plano de Atividades assumidamente “ambicioso”, como referiu Gonçalo Fernandes, vice-presidente do IPG, e que integra várias ações aglutinadas em cinco eixos fundamentais: Consolidação e Entrega da Candidatura; Ciência; Educação; Turismo e Desenvolvimento; e Promoção e Divulgação.

Dando conta que decorre a preparação do dossier de candidatura que será entregue no próximo mês de outubro, este responsável frisa que a “Serra da Estrela é o elemento de união desta candidatura em prol da sua qualificação e de uma imagem que a valorize e seja capaz de no futuro atrair mais investimento, mais gente, e tornar este espaço de grande valor natural num polo de atratividade”. A candidatura “é assumida como um projeto integrador e os benefícios que possamos vir a ter com a classificação de Geopark Mundial da Unesco irão repercutir-se em todos os territórios e também em todas as iniciativas e projetos que estão em curso e que só poderão sair mais valorizadas, mais fortes e mais integradas”.

Também o vice-preside da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, em jeito de conclusão desta primeira reunião descentralizada, explica que “esta reunião fica marcada pela necessidade de articulação com outros parceiros, evitando sobreposições mas gerando complementaridades; marca o compromisso da entrega da candidatura em outubro; marca um plano de atividades ambicioso; marca a necessidade de fazer convergir os vários parceiros que estão no território; e marca o momento em que se vai constituir um grande acervo de informação sobre a história e as vivências da Serra da Estrela”.

Para José Francisco Rolo, os nove municípios envolvidos “vão ter uma marca distintiva reconhecida pela Unesco a nível global e este território vai ser projetado e ganhar uma marca mundial”, ao classificar “um património natural” que trará notoriedade e reconhecimento exterior. O que será, certamente, capitalizado a favor do desenvolvimento do território nas suas diferentes vertentes, sem descurar o “compromisso de preservar e conservar este recurso, seja os seus espaços naturais, as áreas protegidas mas também as aldeias, enquanto com vida, com as memórias”.

image_pdfimage_print
Previous Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital
Next Despiste causou um ferido grave na Estrada da Beira

Artigos Relacionados

Última Hora

Presépio avaliado em mais de 10 mil euros exposto em Viseu

Um presépio avaliado em mais de 10 mil euros foi, ontem, instalado em pleno coração da cidade de Viseu, podendo as três esculturas com mais de 400 quilogramas ser visitadas

Destaque

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Informação

João Galamba vem a Oliveira do Hospital debater o Orçamento de Estado para 2016

O deputado na Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Coimbra, João Galamba é o principal orador do debate sobre o Orçamento do Estado para 2016 que vai decorrer em

Sociedade

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Região

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Última Hora

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Destaque

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Sociedade

Onze meios aéreos combatem fogo na Figueira da Foz

Mais de duas centenas de operacionais, apoiados por 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou pelas 15h15, num povoamento florestal em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, distrito

Informação

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Última Hora

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …

Sociedade

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Informação

Estudantes oliveirenses podem candidatar- se a bolsas de estudo no ensino superior até 19 de novembro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas …

Destaque

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Informação

Rapariga de 18 anos morreu em despiste na Figueira da Foz

Uma rapariga de 18 anos de idade morreu na madrugada de domingo, na sequência do despiste da viatura ligeira em que seguia, na Serra da Boa Viagem, concelho da Figueira

Informação

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Sociedade

Góis apresenta Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

O Município de Góis apresenta, no dia 9 de junho, pelas 21h00, na Casa Cultural de Góis, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

Educação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Região

Homem de 81 anos tentou matar mulher e ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 81 anos, suspeito de tentar matar a esposa à facada, em Castanheira de Pêra.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 22 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Última Hora

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Região

Cooperativa completa 52 anos e perspetiva “longos anos de vida”

A Cooperativa da Beira Central assinalou ontem, dia 11 de dezembro, 52 anos de atividade. Com um supermercado renovado, a Cooperativa espera seguir na senda da evolução, perspetivando “longos anos

Informação

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Última Hora

Call Center arranca com primeiros formandos e promete “não baixar os braços” em Oliveira do Hospital

A Randstad e o Município de Oliveira do Hospital assinaram, hoje, o protocolo de instalação da unidade Call Center da Altice que, dentro de duas semanas, deverá iniciar “produção” com