Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

… oito municípios – Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia – e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Universidade da Beira Interior (UBI) que integram a associação responsável pela candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da Unesco.

Uma iniciativa aplaudida pelo presidente do município anfitrião, José Carlos Alexandrino que saudou a descentralização das reuniões “numa aproximação aos diferentes territórios” dum projeto “que acredito, que o reconhecimento da Serra da Estrela pela Unesco poderá ser uma mais valia para os nossos territórios”.

Na abertura da reunião, realizada esta terça-feira, José Carlos Alexandrino frisou que a “Serra da Estrela é um ativo turístico A valorizar e é também um ativo ambiental que deve ser valorizado e defendido”, referindo por isso a necessidade de ser desenvolvido um trabalho de complementaridade entre o Geopark Estrela e outras redes e parceiros do território “com o objetivo comum que é a valorização daquele espaço territorial da nossa região”. Convicto de que “se o trabalho for bem feito, os nove concelhos podem tirar bons resultados”, José Carlos Alexandrino entende também que esta parceria “só poderá funcionar se todos cumprirmos a nossa parte, na componente financeira e participação ativa no próprio projeto”.

Da ordem de trabalhos desta reunião constou a aprovação, por unanimidade, do Plano de Atividades assumidamente “ambicioso”, como referiu Gonçalo Fernandes, vice-presidente do IPG, e que integra várias ações aglutinadas em cinco eixos fundamentais: Consolidação e Entrega da Candidatura; Ciência; Educação; Turismo e Desenvolvimento; e Promoção e Divulgação.

Dando conta que decorre a preparação do dossier de candidatura que será entregue no próximo mês de outubro, este responsável frisa que a “Serra da Estrela é o elemento de união desta candidatura em prol da sua qualificação e de uma imagem que a valorize e seja capaz de no futuro atrair mais investimento, mais gente, e tornar este espaço de grande valor natural num polo de atratividade”. A candidatura “é assumida como um projeto integrador e os benefícios que possamos vir a ter com a classificação de Geopark Mundial da Unesco irão repercutir-se em todos os territórios e também em todas as iniciativas e projetos que estão em curso e que só poderão sair mais valorizadas, mais fortes e mais integradas”.

Também o vice-preside da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, em jeito de conclusão desta primeira reunião descentralizada, explica que “esta reunião fica marcada pela necessidade de articulação com outros parceiros, evitando sobreposições mas gerando complementaridades; marca o compromisso da entrega da candidatura em outubro; marca um plano de atividades ambicioso; marca a necessidade de fazer convergir os vários parceiros que estão no território; e marca o momento em que se vai constituir um grande acervo de informação sobre a história e as vivências da Serra da Estrela”.

Para José Francisco Rolo, os nove municípios envolvidos “vão ter uma marca distintiva reconhecida pela Unesco a nível global e este território vai ser projetado e ganhar uma marca mundial”, ao classificar “um património natural” que trará notoriedade e reconhecimento exterior. O que será, certamente, capitalizado a favor do desenvolvimento do território nas suas diferentes vertentes, sem descurar o “compromisso de preservar e conservar este recurso, seja os seus espaços naturais, as áreas protegidas mas também as aldeias, enquanto com vida, com as memórias”.

image_pdfimage_print
Previous Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital
Next Despiste causou um ferido grave na Estrada da Beira

Artigos Relacionados

Informação

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital

A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital foi, mais uma vez, o palco dos festejos do Tetra pelos benfiquistas.

Última Hora

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Última Hora

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro

Informação

Município de Oliveira do Hospital organiza 3ª edição da Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza no próximo sábado, dia 14 de janeiro, a partir das 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a terceira edição da

Sociedade

Mundo: Terror está de volta à França. Novo ataque provocou 84 mortes e mais de 100 feridos

Um camião provocou pelo menos 84 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

Última Hora

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A Rede de Emergência de Comunicações do Estado (SIRESP) vai colocar 451 antenas satélite, a partir de março, nas áreas consideradas de risco de incêndio este ano, anunciou hoje o

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com Dina Dias na Rádio Boa Nova

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Dina Dias.

Sociedade

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Última Hora

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

Última Hora

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Cultura

Concerto Solidário e visita de Presidente da República marcam Natal e Fim de Ano em Oliveira do Hospital

É já neste sábado, a partir das 22 horas, que acontece o Concerto Solidário no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela

Região

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.

Sociedade

Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Um homem de 76 anos morreu na quinta-feira no concelho do Sabugal na sequência do despiste do trator agrícola que conduzia.

Região

Luís Marinho e Jorge Brito reconduzidos na Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra

A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por maioria a proposta apresentada pelo deputado Ferreira da Silva, …

Última Hora

Despiste contra frutaria provoca um ferido grave em Coimbra

Um automóvel ligeiro despistou-se, ontem ao final da tarde, contra uma frutaria no Bairro de São Miguel, em Coimbra, causando ferimentos graves a um homem que se encontrava no interior

Última Hora

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração…

Informação

Politécnico de Coimbra distinguido com prémio Empreendedorismo Delta

O projeto do Politécnico de Coimbra, Marias&me, foi distinguido com o Prémio Empreendedorismo Delta …

Última Hora

Fogo que começou na sexta-feira na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi considerado dominado hoje pouco depois das 11h00,…

Informação

Mão da Rainha Santa Isabel vai estar exposta durante 13 dias em Coimbra  

As festas religiosas de Coimbra, que decorrem de 01 a 13 de julho, assinalam os 500 anos da beatificação da padroeira da cidade com a exposição da mão da Rainha

Região

Municípios assinam protocolos para recuperação de casas ardidas  até final do ano

O município de Tondela assinou, ontem, o protocolo para a recuperação das 219 casas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro,…

Nacional

Termómetros perto dos 40 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, …

Informação

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.