ASAE integra operação internacional da EUROPOL de combate aos sites de venda de contrafação

ASAE integra operação internacional da EUROPOL de combate aos sites de venda de contrafação

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) integrou a operação global conjunta coordenada pela EUROPOL em estreita cooperação com a European Union Intellectual Property Office (EUIPO), intitulada Operation In Our Sites (IOS),…

…dirigida ao combate aos crimes contra os direitos de propriedade industrial e intelectual, praticados online, através das redes sociais ou de páginas especificamente criadas para a venda de produtos contrafeitos e para a divulgação e partilha pública de conteúdos proibidos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE informa que ao longo desta operação, que decorreu desde o início de 2018, a ASAE, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, procedeu à investigação e fiscalização de cerca de 170 sites onde eram comercializados produtos contrafeitos (designadamente vestuário, calçado, acessórios para telecomunicações, equipamentos e componentes de software de diagnóstico automóvel, acessórios de pesca, entre outros), divulgados conteúdos em violação dos direitos de autor e direitos conexos (acesso a conteúdos de canais fechados ou pay-per-view) e ainda comercializados produtos estupefacientes e substâncias psicoativas.

Ao longo das investigações, além da identificação dos autores e promoção dos respetivos mandados de busca para apreensão de prova, foram ainda inutilizadas cerca de 80 páginas digitais, algumas por imposição legal e com a colaboração dos vários Internet Service Providers (ISPs), outras por iniciativa dos próprios infratores.

Nesta ação participaram ainda diversas autoridades congéneres dos vários estados-membros da União Europeia, autoridades de vários países terceiros (como os EUA, Colômbia, Coreia do Sul, Hong Kong ou China) e ainda representantes do setor privado, mantendo-se a ASAE, em cooperação com a EUROPOL e demais entidades e autoridades congéneres, a participar no esforço conjunto no combate aos crimes praticados em ambiente digital.

Previous Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica
Next Oliveira do Hospital: 1,12 hectares de área ardida em 2018

Artigos Relacionados

Informação

Município de Penacova conta com uma nova equipa de Sapadores Florestais

No cumprimento dos objetivos prioritários da estratégia de Defesa da Floresta contra Incêndios, o Município de Penacova celebrou, a par dos seus congéneres da Mealhada e Mortágua,…

Informação

Oliveira do Hospital não vai cobrar água gasta pela população a combater o fogo

A fatura de água do mês de outubro, em Oliveira do Hospital, vai corresponder à média de consumo dos últimos 12 meses em cada habitação.

Desporto

Nogueirense suspeita de viciação de resultado no Oliveira do Hospital-Pampilhosa

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou uma denúncia à Polícia Judiciária por suspeita de viciação de resultado no jogo Oliveira do Hospital-Pampilhosa, da Série E…

Última Hora

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe exposição de Livros Miniatura de João Lizardo

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até 10 de junho, a exposição de Livros Miniatura da coleção de João Lizardo.

Última Hora

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

Informação

Carregal do Sal: Mulher identificada por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto Territorial de Carregal do Sal, identificou, no passado dia 8 de fevereiro, uma mulher, com 36 anos, pela prática do

Informação

GNR realiza operação “Veículos Mais Seguros” de 25 a 27 de fevereiro

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 25 e 27 de fevereiro, irá realizar uma operação de fiscalização rodoviária intensiva em todo o continente, com o objetivo de zelar

Informação

Município de Góis comemora Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

A Câmara Municipal de Góis associa-se uma vez mais ao Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) de modo a assinalar as efemérides Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das

Destaque

Crianças “felizes” em mais um Dia da Criança em Oliveira do Hospital

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital os mais pequenos comemoram este dia no Parque do Mandanelho e espaço multiusos com um conjunto de iniciativas.

Informação

Evento de cicloturismo complementa “Etapa Vida” no dia 4 de agosto em Oliveira do Hospital

No âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem uma chegada prevista a Oliveira do Hospital no dia 4 de agosto, o Município oliveirense,…

Destaque

Estrada da Beira entrou hoje em obra. Trabalhos deverão demorar nove meses

Arrancaram, esta manhã, as obras de requalificação da EN17 (Estrada da Beira) numa intervenção estimada em 2,2 milhões de Euros e prazo de execução de nove meses.

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.