ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos e 69 peças de vestuário em operação nacional

ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos e 69 peças de vestuário em operação nacional

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 80 quilos de géneros alimentícios e 69 peças de vestuário contrafeito, …

… no valor total de 19.000 euros, numa operação nacional que terminou hoje de madrugada.

O balanço da ASAE indica que na operação, que envolveu mais de 160 inspetores em 60 postos de controlo de Norte a Sul do país, foi ainda detida uma pessoa e instaurados dois processos crime, por abate clandestino e circulação de artigos de vestuário contrafeito.

Foram também instaurados 39 processos de contraordenação, sobretudo por transporte irregular de vinhos ou produtos vitivinícolas, o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a ausência ou irregularidades na rotulagem de produtos alimentares, a falta de controlo metrológico obrigatório, de número de controlo veterinário e de requisitos no transporte de pescado, assim como a temperatura não regulamentar a que os produtos eram transportados.

No âmbito desta operação, que começou na noite de quarta-feira e terminou às 02:00 de hoje, “foram ainda objeto de perícia por parte dos veterinários da ASAE cerca de 80 toneladas de produtos cárneos e de pescado” e apreendidos sete registadores de temperatura.

A operação teve por objetivo verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças.

Os inspetores da ASAE verificaram durante esta operação as condições higiossanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento.

“Paralelamente, foram verificadas, igualmente, as mercadorias em trânsito de bens não alimentares, e a sua conformidade com a regulamentação aplicável, de âmbito económico”, acrescenta a ASAE, em comunicado.

Durante a ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, foram fiscalizados 2.190 operadores económicos, tendo sido controlados produtos cárneos, pescado, fruta e hortícolas, pão, têxteis e calçado, produtos para uso no setor da construção e artigos para o lar, entre outros.

com:lusa.pt

Previous Bombeiros de Oliveira do Hospital comemoram 97º aniversário com sentimento de “dever cumprido”
Next FCOH e Nogueirense lutam pela vitória em dérbi concelhio

Artigos Relacionados

Região

Hepatite A chegou à região Centro

O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade

Informação

Chefe da PSP de Coimbra condenado a dois anos e meio de prisão efetiva por violência doméstica

O chefe da PSP de Coimbra, Luís Ribeiro, foi esta segunda-feira condenado a uma pena efetiva de dois anos e meio de prisão por violência doméstica.

Sociedade

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Última Hora

Colisão envolveu três viaturas em Oliveira do Hospital

Cerca das 14h00 desta terça-feira ocorreu uma colisão, que envolveu três viaturas ligeiras, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, junto à rotunda do empresário, …

Informação

Município de Arganil avança com reabilitação e beneficiação da ETAR da Relvinha

A Câmara Municipal de Arganil e a empresa Ambiágua, Gestão e Equipamentos de Águas, S.A., assinaram, no passado dia 3 de maio, um contrato de empreitada de reabilitação e beneficiação

Região

Aveiro e Nazaré: Apreendidas 1,5 toneladas de crustáceos e pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu, no passado dia 20 de novembro, nas localidades de Aveiro e Nazaré, 1 050

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Informação

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Vídeos

Feira do Livro abriu hoje as suas portas em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital foi inaugurada, ao início da tarde deste domingo, pelo presidente do Município. O certame que decorre até dia 29 de maio,…

Informação

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.

Informação

Ministro anuncia desconto adicional de portagens para zonas do interior do país

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta sexta-feira a redução de portagens para o transporte de mercadorias nas antigas autoestradas SCUT e um desconto adicional de