ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou diversas ações de fiscalização com especial enfoque na comercialização e consumo de géneros alimentícios em estabelecimentos …

… de restauração e supermercados localizados nas zonas de veraneio.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ASAE refere que foi dada especial atenção à “verificação dos requisitos de higiene, qualidade e segurança alimentar dos géneros alimentícios à disposição dos consumidores, especialmente os mais consumidos nesta altura do ano”.

Para lá disso, houve ainda “preocupação com as condições de exposição e conservação, bem como na rastreabilidade dos produtos, principalmente dos de origem animal, muito em particular o pescado onde se incluem peixes, crustáceos e moluscos bivalves vivos e a apresentação do azeite ao consumidor”.

Na sequência desta ação, foram fiscalizados 250 operadores económicos e foram instaurados 51 processos contraordenacionais e três processo-crime, nomeadamente por fraude de mercadorias e jogo de fortuna e azar.

Conforme dá conta a ASAE, as “principais infrações verificadas foram a falta de mera comunicação prévia; a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas, incumprimentos dos requisitos de higiene, assim como a falta ou incorreções da lista de preços; comercialização de azeites cuja rotulagem não cumpria com as disposições legais, bem como a sua apresentação incorreta ao consumidor”.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu ainda géneros alimentícios num valor superior a 5.500 euros destacando-se azeite, frutos frescos, instrumentos pesagem, aguardente e molúsculos bivalves vivos.

Previous Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark
Next FCOH e ADN vencem jogos da 4ª jornada do Campeonato Nacional

Artigos Relacionados

Programas

Eptoradio acontece esta sexta-feira pelas 14h00

O projeto EPTORADIO, da escola profissional EPTOLIVA, emite hoje, pelas 14h00,  mais um programa na  Rádio Boa Nova.

Desporto

Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima

Porto de Mós recebeu este fim de semana o 1º Rallye Castelo Porto Mós, primeira prova do Troféu Ralis Regional do Centro cuja organização esteve a cargo do Penela Race

Informação

Sampaense com primeira derrota no Campeonato

  O Sampaense Basket perdeu, ontem, frente ao Esgueira por 70-52.

Região

Doze distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo.  

Última Hora

Acidente com dois feridos corta trânsito em Viseu

A Estrada Nacional (EN) 229, no distrito de Viseu, está cortada ao trânsito devido a um acidente em Cavernães, que causou dois feridos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

Coimbra: Acidente no IC2 provoca dois feridos graves

Um carro despistou-se, ao início desta tarde, no IC2 no sentido sul-norte antes da saída para o Hospital dos Covões, em Coimbra.

Informação

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Informação

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Sociedade

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Região

Mulher de Mangualde e jovem de Viseu são novos casos de “Baleia Azul”

Estão confirmados mais dois casos relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Segundo a PSP e a GNR trata-se de uma jovem de 14 anos de Viseu e uma mulher, de

Informação

GNR volta a intensificar a fiscalização nas estradas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de hoje, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nos itinerários associados a festividades de Ano Novo.

Destaque

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …