ASAE apreende vinho premium falsificado à venda online

ASAE apreende vinho premium falsificado à venda online

image_pdfimage_print

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), desenvolveu, nos últimos meses,…

…investigações no âmbito de combate à fraude sobre mercadorias e contrafação, na área dos vinhos, com especial enfoque no mercado digital.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, no decurso dessa atividade, procedeu à apreensão de oito garrafas de vinho tinto, sobre as quais recaem fortes suspeitas de serem falsificadas, ostentando a marca “Barca Velha”, das colheitas de 1978, 1982 e 2004, que estavam à venda em plataformas da internet (sites e leilões). As garrafas a serem comercializadas como genuínas, poderiam vir a atingir um valor de mercado superior a 4500 euros.

Estas garrafas eram suscetíveis de enganar os consumidores quanto à sua autenticidade, não só pelas afirmações na venda, pelos valores pedidos, mas também, pelas reproduções em si (rotulagem e apresentação geral, cujo envelhecimento é consonante com a suposta idade da colheita).

As apreensões ocorreram no decurso de 2 processos-crime, por suspeita da prática dos crimes de Fraude, Usurpação de Denominação de Origem, fabrico e venda de artigos contrafeitos, tendo sido identificados para já, dois indivíduos do sexo masculino, que vendiam em nome individual.

A ASAE adverte que as compras através de meios eletrónicos ou à distância exigem uma cautela acrescida e uma decisão informada por parte do consumidor, para prevenir ou diminuir o risco de fraude, quer nos produtos, quer nos meios de pagamento.

Previous Águeda: Praticante de BTT morre em maratona
Next "LUTO" estreia em Tábua nos dias 19, 20 e 21 de julho

Artigos Relacionados

Informação

ASAE apreende cerca de 12 000 garrafas de vinhos em preparador ilegal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desencadeou, através da brigada especializada dos vinhos da Unidade Regional do Centro, …

Opinião

Vítor Neves dedica “Ca$h Resto Z€ro” ao Natal

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves,

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Este domingo disputa-se a 17ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 5 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Destaque

Floresta, prevenção de incêndios e proteção civil marcaram “Prós e Contras” em Oliveira do Hospital

Autarcas, elementos do governo, dirigentes associativos e população foram os protagonistas do programa debate da RTP “Prós e Contras”, realizado a partir de Oliveira do Hospital e conduzido pela jornalista

Última Hora

Arganil isenta de IMI casas afetadas pelos fogos de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, vai isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) as habitações destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017,

Última Hora

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia

Uma mulher com cerca de 60 anos foi, hoje, encontrada morta dentro de um poço em São Paio, Gouveia.

Destaque

Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Coimbra: Atropelamento na Linha do Norte faz um ferido grave

Um atropelamento ferroviário, esta manhã, na Linha do Norte, junto ao apeadeiro de Vilela, em Coimbra, fez um ferido grave.

Última Hora

BLC3 conta com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular

O COLAB para a Economia Circular tem sede no campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital (região interior) e apresenta um plano de Investimento de 11

Última Hora

“Casa d’O Brasileiro” vai ser Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência

O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, abençoou ontem a primeira pedra daquele que virá a ser o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) para a Deficiência,…

Região

Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início à instalação de um sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais.