ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

image_pdfimage_print

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

… ou à Linha Saúde 24 face à previsão de baixas temperaturas para os próximos dias.

O Departamento de Saúde Pública (DSP) da ARSC afirmou, em comunicado enviado à agência Lusa, que as pessoas que tenham como sintomas dores musculares, dores de cabeça ou tosse e febre devem recorrer “ao médico do seu centro de saúde” ou ligarem para a Linha Saúde 24, evitando, “sempre que possível”, uma ida à urgência do hospital.

O DSP reforça também os “conselhos a ter com o frio”, principalmente por parte de grupos vulneráveis, como bebés ou idosos, refere a ARSC.

Para os bebés, o departamento aconselha a que estes não saiam de casa nos dias “de frio intenso”, e, no caso de sair, a cabeça, as mãos, orelhas e pés devem estar bem agasalhados, os pais devem utilizar várias camadas de roupa no bebé, dar de beber regularmente e verificar que a criança está bem protegida do frio no carrinho onde é transportada.

Para os idosos, o DSP do Centro sublinha o papel importante que os familiares, amigos e vizinhos podem ter, “devendo manter um acompanhamento de proximidade, sempre que possível, de pessoas idosas sós ou isoladas”, com um telefonema ou um contacto pessoal “pelo menos uma vez por dia”.

Como medidas para esta faixa etária, o Departamento de Saúde Pública sublinha que os idosos devem manter a casa quente e o corpo hidratado, usar “várias camadas de roupa”, evitando usar roupas demasiados justas “que dificultem a circulação sanguínea”, e proteger as “extremidades do corpo” com luvas, gorro, meias quentes e cachecol.

Como medidas de prevenção para a generalidade da população, o DSP sugere que as pessoas lavem as mãos “muitas vezes”, quando se assoam, espirram ou tossem, e devem “tapar o nariz e a boca sempre” que tossirem ou espirrarem, usando um lenço de papel ou o braço.

Previous Alexandrino substitui autocarro escolar que circulava “fora dos prazos da legislação”
Next Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

Artigos Relacionados

Região

Região Centro regista aumento de sofisticação em violência doméstica

Os casos de violência doméstica que têm chegado ao Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra não têm aumentado ao longo dos anos, mas regista-se um incremento ao nível de

Informação

Viatura incendeia-se no troço do Rally de Portugal, em Arganil

Uma viatura ardeu, no troço de Arganil, um quilómetro e meio depois do ponto de partida, adianta o site Notícias Meda de Mouros.

Informação

CIM Região de Coimbra promove “Volta de Apoio ao Emprego”

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), promove a

Sociedade

Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

   No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2017, o Município de Oliveira do Hospital promove, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso

Última Hora

PJ está investigar incêndio em lar de idosos em Arganil

  A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio que esta madrugada deflagrou no lar da Misericórdia em Arganil e que provocou 16 de feridos.

Última Hora

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem

Região

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística,

Programas

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Última Hora

Viseu: Homem morre após cair em pedreira

Um homem de 37 anos morreu, na tarde desta quarta-feira, depois de a viatura que conduzia ter caído numa pedreira em Cinfães, no distrito de Viseu.

Destaque

Rui Campos Coelho: “O concelho, a freguesia e a região perdem um jovem com muito valor”

Rui Campos Coelho, presidente da União de freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, lamenta a morte de Rui Nunes Figueiredo, natural de Santo António do Alva,

Informação

Lucinda Maria entrou na “máquina do tempo” e apresentou “Terra do Meu Coração”

É sob a forma de uma “bela declaração de amor” que Lucinda Maria apresenta o seu novo trabalho literário “Terra do Meu Coração”. A autora entrou na “máquina do tempo”

Última Hora

Peritos alertam para incêndios semelhantes ou piores aos de 2017

O risco de incêndios semelhantes ou piores aos que ocorreram no ano passado tem tendência para aumentar, tal como alertaram peritos norte-americanos que hoje defenderam que “não há tempo a