ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

… ou à Linha Saúde 24 face à previsão de baixas temperaturas para os próximos dias.

O Departamento de Saúde Pública (DSP) da ARSC afirmou, em comunicado enviado à agência Lusa, que as pessoas que tenham como sintomas dores musculares, dores de cabeça ou tosse e febre devem recorrer “ao médico do seu centro de saúde” ou ligarem para a Linha Saúde 24, evitando, “sempre que possível”, uma ida à urgência do hospital.

O DSP reforça também os “conselhos a ter com o frio”, principalmente por parte de grupos vulneráveis, como bebés ou idosos, refere a ARSC.

Para os bebés, o departamento aconselha a que estes não saiam de casa nos dias “de frio intenso”, e, no caso de sair, a cabeça, as mãos, orelhas e pés devem estar bem agasalhados, os pais devem utilizar várias camadas de roupa no bebé, dar de beber regularmente e verificar que a criança está bem protegida do frio no carrinho onde é transportada.

Para os idosos, o DSP do Centro sublinha o papel importante que os familiares, amigos e vizinhos podem ter, “devendo manter um acompanhamento de proximidade, sempre que possível, de pessoas idosas sós ou isoladas”, com um telefonema ou um contacto pessoal “pelo menos uma vez por dia”.

Como medidas para esta faixa etária, o Departamento de Saúde Pública sublinha que os idosos devem manter a casa quente e o corpo hidratado, usar “várias camadas de roupa”, evitando usar roupas demasiados justas “que dificultem a circulação sanguínea”, e proteger as “extremidades do corpo” com luvas, gorro, meias quentes e cachecol.

Como medidas de prevenção para a generalidade da população, o DSP sugere que as pessoas lavem as mãos “muitas vezes”, quando se assoam, espirram ou tossem, e devem “tapar o nariz e a boca sempre” que tossirem ou espirrarem, usando um lenço de papel ou o braço.

image_pdfimage_print
Previous Alexandrino substitui autocarro escolar que circulava “fora dos prazos da legislação”
Next Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

Artigos Relacionados

Informação

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Nacional

GNR realiza operação “Natal Tranquilo” com intensificação do patrulhamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, a partir de amanhã, 21 de dezembro e até ao final da próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, em todo o território nacional, o

Região

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Região

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Nacional

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Destaque

Oliveira do Hospital aprova orçamento de 27,6 milhões de Euros para 2017

O Município de Oliveira do Hospital aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 no valor de 27,6 milhões de Euros.

Sociedade

Turismo Centro de Portugal recebeu prémio em Espanha

O Turismo Centro de Portugal (TCP) recebeu ontem mais uma prestigiante distinção, no decorrer da 2ª edição dos Prémios de Turismo da Extremadura “Gente Viajera”.

Informação

Cerâmica Arganilense acolhe 11ª edição do Arganil Rock

A Cerâmica Arganilense recebe, no dia 31 de março, a partir das 22h30, a 11ª edição do Arganil Rock.

Região

Seia: Ludoteca Municipal promove Torneio de Xadrez

Longe dos ecrãs do computador e dos smartphones, a Ludoteca Municipal de Seia promove, no próximo dia 18 de fevereiro, mais um Torneio de Xadrez.

Última Hora

Bispo de Coimbra ordenou três sacerdotes e um diácono

O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, presidiu, no domingo , à ordenação de três sacerdotes e um diácono, momento que disse ser um “novo alento” para a diocese, …

Informação

Nuno Pereira é candidato ao PSD de Oliveira do Hospital

Nuno Pereira está na corrida à liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. A liderar a lista A, o social democrata defronta a lista de

Educação

País: Médias melhoram a Português e Matemática

Já foram conhecidos os resultados dos exames nacionais de 12º ano. Economia regista a maior subida e Física continua a ser a disciplina com pior nota.

Região

Hospitais de Coimbra curaram 307 doentes de Hepatite C desde 2015

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já curou 307 doentes de Hepatite C no último ano e meio no âmbito do programa de erradicação da doença.

Informação

Sinistralidade: 14 detenções, 737 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 25 a 31 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários”

O jovem André Salgado, com 24 anos, foi o grande vencedor da segunda temporada d´Os Extraordinários. Durante a sua participação, a “mente mais extraordinária do país” …

Região

Desporto de fim de semana – Resultados

No regresso do CNS fase de manutenção, o Nogueirense, agora comandado por João Pires, num regresso a uma casa que conhece bem,não foi além de um empate 0-0 frente ao

Informação

Foi detido um homem fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal em Vila Verde

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da GNR, identificou e deteve o presumível autor da prática de um crime de incêndio florestal, ocorrido

Região

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Politica

Tomada de posse em Oliveira de Hospital é na sexta-feira

Os novos órgãos municipais de Oliveira do Hospital vão tomar posse amanhã. A cerimónia foi adiada uma semana devido aos incêndios no concelho.

Destaque

Oliveira do Hospital não vai cobrar água gasta pela população a combater o fogo

A fatura de água do mês de outubro, em Oliveira do Hospital, vai corresponder à média de consumo dos últimos 12 meses em cada habitação.

Última Hora

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Informação

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração …

Região

Marcelo Rebelo de Sousa vai passar férias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai cumprir a promessa de passar parte das suas férias nas zonas afetadas pelos grandes incêndios do ano passado.