Arganil: PCP reivindica defesa da água e qualidade de vida após incêndios

Arganil: PCP reivindica defesa da água e qualidade de vida após incêndios

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PCP de Arganil denuncia que “após os incêndios se avolumaram os problemas ambientais que afetam os cursos de água, …

… a qualidade da sua água e a qualidade de vida”.

Defende, por isso, que “são necessárias operações de limpeza e intervenção urgente nas ribeiras de Pomares, da Mata da Benfeita, de Folques e de Monte redondo e Salgueiro. É ainda necessário intervir nos açudes do rio Alva”.

O PCP refere que tem acompanhado de perto as consequências dos grandes incêndios que afectaram o concelho. Lembra que, “em Outubro de 2018, uma delegação do PCP com Jerónimo de Sousa e João Ferreira visitou o concelho e denunciou a carga burocrática que dificulta o acesso às ajudas, a falta de proximidade do Ministério da Agricultura e a necessidade de desbloquear a execução dos projectos de recuperação”.

“No Concelho, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”, o PCP assegura que tem defendido medidas no sentido de repor a capacidade produtiva e apoiar as vítimas, valorizar os bombeiros, as equipas de sapadores e o corpo de guardas florestais, valorizar a floresta, combater a propagação do eucalipto e das espécies infestantes, defender a agricultura familiar e combater o despovoamento com emprego, investimento público e serviços públicos.

No comunicado enviado à RBN, o PCP entende ainda que são necessárias melhorias na rede viária regional e concelhia. “A ligação entre Arganil e Coja há muito que não responde às necessidades atuais. A situação não se resolve com remendos. Impõe-se, por isso, a criação de uma via rápida entre Arganil e Coja que ligue a Lousã e a Venda de Galizes, assim como a requalificação do IP3 com duplicação das vias e melhorias na circulação e na segurança, numa solução sem custos para o utilizador. O PCP e a CDU têm vindo a reivindicar a conclusão do IC6 com ligação à Covilhã e Celorico da Beira. O sucessivo adiamento desta obra tem condicionado o desenvolvimento da região”, refere em comunicado.

Previous 'Gabriel' chega hoje com chuva, neve e vento forte
Next Tribunal: Carlos Marta disse que acusações são “completamente falsas”

Artigos Relacionados

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Última Hora

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.

Desporto

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….

Região

Suspeita de radiação encerra serviço de TAC na Guarda

A administração da Unidade local de Saúde (ULS) da Guarda suspendeu o serviço de tomografias axiais computorizadas (TAC) no hospital da cidade.

Última Hora

Senhor das Almas: “Stop Solidário” volta a apoiar peregrinos de Fátima

O grupo “Stop Solidário” cumpre, este ano, mais uma missão de apoiar os peregrinos que, por esta altura, rumam ao Santuário de Fátima. Os irmãos André e Carlos Silva e

Região

Quiaios: detido por posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, no dia 24 de maio, deteve um homem de 77 anos, em Quiaios – Figueira da Foz,

Região

Nogueirense e FCOH vencem partidas e sobem nas respectivas tabelas classificativas

Campeonato de Portugal Prio  –  Série C – Fase de manutenção  – Jornada 3 AD Nogueirense 1 Pampilhosa 0 Vitória sofrida do Nogueirense com um golo marcado ao minuto 75

Destaque

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Educação

Dia + Contigo promove saúde mental nos jovens

A Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), está a organizar uma atividade relativa ao Dia +

Informação

Ministério da Agricultura doa 500 borregas à ANCOSE e garante que no concelho já apoiou 3 459 agricultores com 8,6 milhões de euros

O Ministério da Agricultura assinou, na passada sexta-feira, um protocolo com a ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, que visa repor o efetivo animal, que ficou

Informação

Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Seia aprovou 24,9 milhões de euros para o seu orçamento de 2019, onde “prossegue com uma política de proximidade às pessoas e a favor da economia

Programas

Ângela Cunha é…Boa Nova!

Ângela Cunha, conhecida locutora e apresentadora, está de regresso às manhãs da Rádio na Boa Nova, das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira.