Arganil: PCP reivindica defesa da água e qualidade de vida após incêndios

Arganil: PCP reivindica defesa da água e qualidade de vida após incêndios

image_pdfimage_print

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PCP de Arganil denuncia que “após os incêndios se avolumaram os problemas ambientais que afetam os cursos de água, …

… a qualidade da sua água e a qualidade de vida”.

Defende, por isso, que “são necessárias operações de limpeza e intervenção urgente nas ribeiras de Pomares, da Mata da Benfeita, de Folques e de Monte redondo e Salgueiro. É ainda necessário intervir nos açudes do rio Alva”.

O PCP refere que tem acompanhado de perto as consequências dos grandes incêndios que afectaram o concelho. Lembra que, “em Outubro de 2018, uma delegação do PCP com Jerónimo de Sousa e João Ferreira visitou o concelho e denunciou a carga burocrática que dificulta o acesso às ajudas, a falta de proximidade do Ministério da Agricultura e a necessidade de desbloquear a execução dos projectos de recuperação”.

“No Concelho, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”, o PCP assegura que tem defendido medidas no sentido de repor a capacidade produtiva e apoiar as vítimas, valorizar os bombeiros, as equipas de sapadores e o corpo de guardas florestais, valorizar a floresta, combater a propagação do eucalipto e das espécies infestantes, defender a agricultura familiar e combater o despovoamento com emprego, investimento público e serviços públicos.

No comunicado enviado à RBN, o PCP entende ainda que são necessárias melhorias na rede viária regional e concelhia. “A ligação entre Arganil e Coja há muito que não responde às necessidades atuais. A situação não se resolve com remendos. Impõe-se, por isso, a criação de uma via rápida entre Arganil e Coja que ligue a Lousã e a Venda de Galizes, assim como a requalificação do IP3 com duplicação das vias e melhorias na circulação e na segurança, numa solução sem custos para o utilizador. O PCP e a CDU têm vindo a reivindicar a conclusão do IC6 com ligação à Covilhã e Celorico da Beira. O sucessivo adiamento desta obra tem condicionado o desenvolvimento da região”, refere em comunicado.

Previous 'Gabriel' chega hoje com chuva, neve e vento forte
Next Tribunal: Carlos Marta disse que acusações são “completamente falsas”

Artigos Relacionados

Informação

Exposição coletiva “Incêndios 2017” é inaugurada sexta-feira em Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 8 de fevereiro, abre ao público uma exposição coletiva de artes plásticas intitulada “Incêndios 2017” promovida pelo grupo Why Fire (WiFi)…

Sociedade

Suspeito de atear fogo fica internado para tratamento de alcoolismo

Um homem de 37 anos, suspeito de ter ateado um fogo no concelho de Penacova num “quadro de alcoolismo” ficou sujeito à medida de “internamento para tratamento”,…

Última Hora

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Última Hora

“15 Memórias do Fogo” presente no Buenos Aires Web Festival

A WebSerie 15 Memórias do Fogo acaba de ser selecionada para o Buenos Aires Web Festival. A obra dos jovens realizadores Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, naturais de Arganil e

Vídeos

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Telefonema de Marcelo a Cristina Ferreira não é nada do outro mundo”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se nas pessoas, em particular no “exagero” em torno do telefonema…

Última Hora

Atividade turística no Centro de Portugal começou o ano a bater recordes

A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre

Última Hora

CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

A CIM Região de Coimbra, em articulação com a tutela do Turismo, vai tomar medidas para a revitalização…

Destaque

Multiópticas abriu em Oliveira do Hospital

O início do novo ano marcou a abertura da loja Multiópticas na cidade de Oliveira do Hospital. Localizada na Rua do Colégio, em pleno centro da cidade, a loja espera

Informação

Eptoradio esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 14h00, o programa da EPTORADIO apresenta, na primeira parte, as principais notícias sobre as várias atividades que se desenvolvem na EPTOLIVA, …

Informação

GNR realiza operação “Comércio Seguro” para garantir a segurança dos comerciantes e clientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”,…

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa volta a marcar presença na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai voltar a marcar presença na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 16