Arganil acolheu programa de resiliência para crianças afetadas pelos incêndios

Arganil acolheu programa de resiliência para crianças afetadas pelos incêndios

image_pdfimage_print

O Centro Escolar de S. Martinho da Cortiça acolheu, no dia 25 de novembro, um dos 15 workshops que estão a ser desenvolvidos…

… no concelho de Arganil e que integram o programa de resiliência para crianças em contexto escolar. Implementado nos territórios afetados pelos incêndios de 2017, o The Children’s Resilience Programme, assim se chama o programa desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Projeto Fénix, abrange os alunos do 1.º ciclo de S. Martinho da Cortiça, Pombeiro da Beira, Côja e Pomares.

O plano de ação, desenvolvido em ambiente de sala de aula, procura promover competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras e normalizar os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção, com vista à melhoria do bem-estar psicossocial das crianças.

Luís Almeida, Vereador da Ação Social, sublinha a importância do programa, que “tão bem acolhido tem sido pela comunidade educativa”, reconhecendo “mérito aos temas abordados e à dinâmica implementada por equipa extremamente qualificada e competente”. Para o autarca, a grande mais-valia do plano de ação está no público-alvo, já que “são, regra geral, os mais novos os mais vulneráveis em situações como as que vivemos com o incêndio de outubro de 2017 e os que mais dificuldade têm em ultrapassar e esquecer os momentos mais difíceis”.

No terreno, a equipa multidisciplinar da Cruz Vermelha Portuguesa trabalha com os alunos temas relacionados com os desastres e catástrofes, nomeadamente: os direitos e as necessidades das crianças; os desastres e formas de se manterem a salvo no futuro; reações normais e anormais; sentimento de mudança; aprender a lidar com o medo e com o sentimento de perda.

Previous Organização do Livro “Memórias” reuniu-se em almoço convívio no restaurante L’Artista
Next Festividades de Natal chegam a Seia

Artigos Relacionados

Informação

Dois homens ficaram feridos com gravidade em atropelamento na localidade de Parceiro

Dois homens, com idades na casa dos 50 anos, ficaram feridos com gravidade no sábado à noite quando tentavam rebocar uma carrinha, na localidade de Parceiro, freguesia de S. Gião,

Região

Secção Regional da Ordem dos Médicos lamenta falta de quórum na ARS Centro e fala de “irresponsabilidade”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) tenha estado sem quórum…

Última Hora

Região: PJ deteve suspeito de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um suspeito da prática de crime de abuso sexual de crianças, ocorrido na zona de Leiria.

Região

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Informação

Executivo oliveirense congratula-se pelo aumento de vagas na ESTGOH

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai disponibilizar mais 60 vagas no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Última Hora

11 detenções, 862 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Região: Ex recluso novamente detido após assaltar sete casas de idosos

A GNR deteve, ontem, um homem com 32 anos, pelo crime de sete furtos qualificados, no concelho de Nelas, distrito de Viseu.

Região

Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, estiveram ontem no concelho de Góis…

Informação

Mãe de Luís Baila faleceu aos 85 anos

Maria de Lurdes Baila, mãe do jornalista oliveirense, correspondente da RTP no Brasil, faleceu ontem, com 85 anos.

Região

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

Informação

Mangualde: Apreendidos 11 furões albinos

O Comando Territorial de Viseu identificou um indivíduo de 56 anos por posse ilegal de 11 furões albinos, uma espécie protegida.

Região

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.