ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”
18 Maio, 2019 679 Views

ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”

image_pdfimage_print

A ARCIAL e a empresa Quinta dos Jugais procederam ontem (sexta-feira) à entrega das primeiras 2300 jovens árvores distribuídas no âmbito da campanha “Sementes Solidárias”, iniciada pelas duas entidades no Natal de 2018.

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital, a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital e uma das maiores empresas deste concelho receberam, ao final da tarde, os 39 proprietários daquela freguesia que se voluntariaram para promover ações de reflorestação, tendo procedido à distribuição de 2300 carvalhos e sobreiros. O medronheiro, outra das árvores que suscita interesse, será distribuído numa fase posterior.


A campanha “Sementes Solidárias” germinou quando a IPSS oliveirense e a conhecida empresa do ramo alimentar se uniram para promover a reflorestação da área ardida no grande incêndio de outubro de 2017. Na venda de cabazes de natal realizada pela Quinta dos Jugais, os seus clientes tinham a opção de doar um euro destinado a ações de reflorestação promovidas pela ARCIAL, assumindo esta entidade o compromisso de plantar uma árvore por cada cabaz adquirido. Contas feitas, no final da ação, que decorrerá ao longo de 2019, deverão estar plantadas 4000 árvores de espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, medronheiros e sobreiros.


As ações de reflorestação terão o envolvimento dos utentes da instituição – jovens e adultos com dificuldades intelectuais e incapacidade – os quais foram também responsáveis pelo processo de germinação e cuidado das sementes utilizadas no início do processo.


A campanha “Sementes Solidárias” vem na sequência do projeto desenvolvido pela ARCIAL ao longo de 2018, na sequência do primeiro prémio alcançado na 8.ª edição do concurso BPI Capacitar. Esta iniciativa visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, em situação de vulnerabilidade social. O prémio de 31500 euros permitiu à ARCIAL a implantação de uma estufa e a aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones, como o medronheiro, o sobreiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o pinheiro manso, que serão utilizadas em ações de reflorestação na região centro.


Por sua vez, a Quinta dos Jugais compromete-se com uma medida de responsabilidade social com enfoque ambiental, contribuindo ainda para a sensibilização e educação para a cidadania dos jovens com deficiência e incapacidade.

Previous Equipas “Vida por Vida BV” promovem ação “Vamos falar sobre: cancro da pele a cancro nos testículos” (com vídeo)
Next Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”

Artigos Relacionados

Nacional

Queimadas entre as principais causas dos fogos até 15 de agosto

As queimadas foram a principal causa dos incêndios investigados entre 1 de janeiro e 15 de agosto, segundo do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto de Conservação da

Última Hora

Campanha do Turismo Centro de Portugal conquistou Prémios Internacionais de Viagem e Turismo

A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International

Desporto

Tondela assegurou manutenção e condenou Chaves à II Liga

O Tondela garantiu, ontem,  a permanência na I Liga depois de golear o Desportivo de Chaves (5-2), na última jornada do campeonato. Os beirões precisavam de ganhar diante de um

Destaque

Médicos dão consultas grátis em Lagares da Beira para vítimas dos incêndios

Mais de uma dezena de médicos realiza, nos dias 9 e 10 de dezembro, consultas grátis no quartel de bombeiros de Lagares da Beira,…

Informação

Volta a Portugal do Futuro dá primeira vitória do ano

Oier Echevarria tornou-se ontem, em Águeda, o primeiro Camisola Amarela da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição nacional para a categoria Sub23.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre “uma das maiores desgraças de sempre”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para “uma das maiores desgraças de sempre” que se abateu sobre o país.

Última Hora

Labirinto de Ideias foi um sucesso em Arganil

O Labirinto de Ideias terminou no domingo em Arganil , considerando a organização  que foi “um sucesso”. “Reflexo desse êxito foram os 1531 visitantes…

Última Hora

Campeão do Mundo de Ralis regressa a Góis

A Equipa M-Sport, que representa oficialmente a Ford no Mundial de Ralis e na qual está integrado o actual Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Ogier, irá a testar o

Região

Secção do Centro alerta para “inundação” de médicos na próxima década

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, alertou hoje que na próxima década vai ocorrer uma “inundação” …

Última Hora

Penacova: 3ª edição da Funny Run garantiu explosão de cor, água e música

Penacova foi, pela terceira vez, o palco da Funny Run, uma iniciativa do Município que associa a cor à água e à música.

Última Hora

FCOH disputa Supertaça AFC frente ao Condeixa no Estádio Sérgio Conceição

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) prepara-se para disputar a Supertaça da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) frente ao Condeixa.

Informação

Bombeira de Castanheira de Pera está a melhorar

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que três dos quatro bombeiros internados apresentam avanços e …