ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”
18 Maio, 2019 462 Views

ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”

image_pdfimage_print

A ARCIAL e a empresa Quinta dos Jugais procederam ontem (sexta-feira) à entrega das primeiras 2300 jovens árvores distribuídas no âmbito da campanha “Sementes Solidárias”, iniciada pelas duas entidades no Natal de 2018.

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, no concelho de Oliveira do Hospital, a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital e uma das maiores empresas deste concelho receberam, ao final da tarde, os 39 proprietários daquela freguesia que se voluntariaram para promover ações de reflorestação, tendo procedido à distribuição de 2300 carvalhos e sobreiros. O medronheiro, outra das árvores que suscita interesse, será distribuído numa fase posterior.


A campanha “Sementes Solidárias” germinou quando a IPSS oliveirense e a conhecida empresa do ramo alimentar se uniram para promover a reflorestação da área ardida no grande incêndio de outubro de 2017. Na venda de cabazes de natal realizada pela Quinta dos Jugais, os seus clientes tinham a opção de doar um euro destinado a ações de reflorestação promovidas pela ARCIAL, assumindo esta entidade o compromisso de plantar uma árvore por cada cabaz adquirido. Contas feitas, no final da ação, que decorrerá ao longo de 2019, deverão estar plantadas 4000 árvores de espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, medronheiros e sobreiros.


As ações de reflorestação terão o envolvimento dos utentes da instituição – jovens e adultos com dificuldades intelectuais e incapacidade – os quais foram também responsáveis pelo processo de germinação e cuidado das sementes utilizadas no início do processo.


A campanha “Sementes Solidárias” vem na sequência do projeto desenvolvido pela ARCIAL ao longo de 2018, na sequência do primeiro prémio alcançado na 8.ª edição do concurso BPI Capacitar. Esta iniciativa visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, em situação de vulnerabilidade social. O prémio de 31500 euros permitiu à ARCIAL a implantação de uma estufa e a aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones, como o medronheiro, o sobreiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o pinheiro manso, que serão utilizadas em ações de reflorestação na região centro.


Por sua vez, a Quinta dos Jugais compromete-se com uma medida de responsabilidade social com enfoque ambiental, contribuindo ainda para a sensibilização e educação para a cidadania dos jovens com deficiência e incapacidade.

Previous Equipas “Vida por Vida BV” promovem ação “Vamos falar sobre: cancro da pele a cancro nos testículos” (com vídeo)
Next Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”

Artigos Relacionados

Informação

“Os Anjos” estão hoje em Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Os Anjos” vão estar, esta manhã, em Oliveira do Hospital. A partir das 11h30, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado vão marcar presença no Jardim Oliveira Mano, …

Desporto

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

A 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate sem golos ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma vitória à Associação Desportiva Nogueirense (ADN).

Informação

Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Um despiste, seguido de capotamento da viatura, deixou ontem ferida a condutora do veículo, com 58 anos, que seguia na estrada do Moinho do Buraco, no concelho de Oliveira do

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Programas

Maria Moura é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Maria Moura , que integra o departamento de Comunicação e Marketing.

Informação

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Informação

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Última Hora

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que

Última Hora

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Região

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a

Informação

Praia Fluvial de Avô hasteou bandeiras “Praia Acessível” e “Praia da Rede de Aldeias do Xisto”

A Praia Fluvial de Avô, que após as intempéries causadas pelas enxurradas esteve interdita, reúne agora as condições necessárias e encontra-se apta a banhos.

Última Hora

Taxa de desemprego baixa no primeiro trimestre para os 10,1%

A taxa de desemprego baixou 0,4 pontos percentuais para os 10,1% no primeiro trimestre de 2017, face ao anterior, e em 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016.