ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar

ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar

image_pdfimage_print

A ARCIAL- Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi uma das 23 instituições de todo o país a ser contempladas com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2019.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 6 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e distinguiu com 30.500,00 Euros o projeto “Cozinhar para Reabilitar”, destinado à modernização de uma cozinha com equipamentos semi-industriais para oferecer formação nas áreas de padaria e pastelaria.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direcção da instituição adianta que o objetivo é aumentar a capacitação e a empregabilidade dos formandos que passam pelos cursos de Cozinha e Pastelaria da ARCIAL e alargar a capacidade de produção instalada, com vista a desenvolver um negócio social com produtos alimentares da região, nomeadamente os famosos biscoitos de canela e biscoitos de azeite, sobejamente conhecidos na cidade de Oliveira do Hospital no âmbito de iniciativas como a campanha “Dou Mais Tempo à Vida” ou o Mercadinho de Natal.

Para a implementação deste projeto, a ARCIAL prevê ainda a certificação dos seus produtos gastronómicos e o estabelecimento de um conjunto de parcerias com algumas das unidades comerciais e turísticas de referência da região que permitam a criação de uma rede de pontos de venda.

Foi a segunda vez que a ARCIAL foi distinguida no âmbito desta iniciativa. Em 2017, arrecadou mesmo o 1.º prémio com o projeto “Flores Ser”, destinado à implementação de uma estufa e à aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones certificadas – medronheiro, sobreiro, carvalho negral, carvalho alvarinho e pinheiro manso – destinadas a ações de reflorestação na área ardida dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Anualmente, a ARCIAL contribui para a ocupação, formação e integração socioprofissional de perto de duas centenas de cidadãos com um conjunto de atividades ocupacionais, terapêuticas e de formação desenvolvidas no âmbito das respostas sociais existentes na instituição – Formação Profissional, Centro de Atividades Ocupacionais, Unidades de Residências Autónomas e Centro de Recursos para a Inclusão.

O prémio BPI capacitar, criado em 2010, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade, através da implementação de projetos de inclusão social, sendo uma das iniciativas mais relevantes de responsabilidade social corporativa em Portugal.

Previous Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 preocupada com obras na via
Next Teatro “A Lã e a Neve” este sábado na Casa da Cultura de Seia

Artigos Relacionados

Informação

Doze distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo.  

Região

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Desporto

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto desloca-se a Seia para conhecer projeto Gym4All

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, desloca-se a Seia, na próxima quinta-feira, dia 18,  com o objetivo de tomar contacto…

Região

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Informação

Hóquei Patins: Benfica veio jogar a Oliveira do Hospital com muita “solidariedade e amor”

A equipa do SL Benfica participou, ontem à noite, no jogo solidário de hóquei patins com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), terminando a partida a vencer por

Região

Dez detenções e 67 acidentes no distrito de Coimbra na última semana

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de fevereiro, procedeu a 10 detenções e registo 67 acidentes, no âmbito de um conjunto…

Última Hora

Marchas Populares proporcionaram “grande noite” em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital viveu no sábado uma das principais noites. Mais de mil pessoas deram vida às Marchas Populares que atraíram um elevado número de pessoas ao

Informação

Estão abertas as inscrições para o concurso Soltem Talentos 2018

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do concurso “Soltem Talentos 2018”, dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura.

Sociedade

Tânia e Fábio defendem “Requei-Bom” em concurso Intermunicipal de ideias de negócio

“Requei-Bom” é a ideia de negócio que parte de Oliveira do Hospital para a final do concurso intermunicipal que acontece domingo, dia 2 de abril, em Tábua.

Informação

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Última Hora

Neve corta estradas em Viseu

O mau tempo no norte do país obrigou ao corte de trânsito em diversas estradas municipais e, além do IP4 (Amarante/Vila Real), cortado desde terça-feira, também a A24 está interrompida

Sociedade

Homem detido com 14 quilos de canábis aguarda julgamento em liberdade

Um homem de 51 anos, detido em Oliveira do Hospital na posse de 14 quilos de canábis, vai aguardar o julgamento em liberdade, disse hoje à agência Lusa uma fonte