Apoio social para 67 famílias no último ano em Oliveira do Hospital

Apoio social para 67 famílias no último ano em Oliveira do Hospital

O Programa Ativos Sociais, que pretende auxiliar famílias carenciadas no concelho de Oliveira do Hospital, atribuiu, no ano passado, 77 subsídios a 67 agregados familiares, com um apoio de 37 610, 38 euros.

Na última reunião do executivo, José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e responsável pelo Pelouro da Ação Social, apresentou o respetivo relatório e deu conta que os casos recorrentes incidem em “situações de reequilíbrio financeiro, endividamento, apoio a incêndios” e aquisição em produtos de saúde, nomeadamente a “aquisição de óculos e de próteses”.

“A avaliação resultou do contacto dos próprios com a autarquia através do Gabinete da Ação Social e Saúde, muitas vezes a partir do encaminhamento via Rede local de intervenção Social”, adiantou José Francisco Rolo.

No que respeita à distribuição geográfica dos apoios, 40 por cento das famílias apoiadas residem na União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços e 13 por cento são oriundas de Nogueira do Cravo, tratando-se “maioritariamente de famílias nucleares com filhos”.

O Pelouro Social dispensou, em 2017, mais de seis mil horas de trabalho social “correspondentes a 873 dias de trabalho a favor da comunidade, num total de 67 famílias apoiadas”, referiu o vice-presidente.


José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, mostrou-se satisfeito em relação aos resultados do programa. Para o autarca, este relatório “demonstra claramente que é uma preocupação da Câmara Municipal não deixar ficar ninguém para trás”. Uma vez que a saúde é uma das preocupações dos órgãos executivos no que respeita a estes apoios sociais, o Município avança que, em breve, vai aderir ao Programa Medicamento. “Esta é uma política de continuidade e que continuará enquanto houver pessoas com dificuldades”, acrescenta.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous “Pedimos apoio igual. Há muitas pessoas que estão a ficar para trás” (com áudio)
Next 16 detenções, 644 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e

Sociedade

Cooperativa Beira Central lança cartão para atrair mais sócios às lojas agrícolas

Prestes a comemorar o 52º aniversário, a Cooperativa Beira Central lança um novo projeto para alargar o número de associados e proporcionar ainda mais benefícios.

Sociedade

Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão

Um militar da GNR foi encontrado morto no interior do posto do Fundão, no distrito de Castelo Branco, cerca das 23:50 de quarta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da

Última Hora

Despiste provoca um morto no IC12 em Viseu

Um homem de 50 anos morreu, ontem ao final da tarde, na sequência do despiste de uma viatura ligeira no IC12, em Canas de Senhorim, Nelas.

Última Hora

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Informação

PJ deteve suspeito de atear fogo em terreno privado que colocou em risco casas contíguas.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve , ontem, o presumível autor de um crime de incêndio florestal, …

Última Hora

CIM Coimbra defende reformulação das ajudas à agricultura

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou, por unanimidade, um documento que propõe a reformulação das ajudas públicas previstas…

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Última Hora

Município de Arganil distinguido por pagar a tempo e horas aos seus fornecedores

O Município de Arganil foi reconhecido com o Diploma Compromisso Pagamento Pontual pelo quinto ano consecutivo, pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores),…

Informação

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Região

Feira de S. Mateus quer novo record de visitantes

A Feira de S. Mateus vai realizar-se de 11 de agosto a 17 de setembro, esperando a organização superar o milhão de entradas registadas em 2016.

Informação

Circulação restabelecida na Linha do Norte após descarrilamento de vagão

A circulação entre Souselas e Pampilhosa esteve cerca de duas horas interrompida, após o descarrilamento de um vagão de mercadorias, mas foi entretanto foi retomada “de forma alternada”.