Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”
18 Abril, 2018 1109 Views

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

… do caminho percorrido pelo clube, que conta com várias secções: ténis de mesa, natação, motores, pesca, caça, música, pedal e campismo/montanhismo/ pedestrianismo. “Se calhar este é o clube mais eclético do concelho”, refere.


A liderar o clube que foi fundado em 1974 pela “vontade de alguns caçadores e pescadores”, o presidente recorda que herdou “muita coisa boa” dos “pioneiros”, que foram “os que tiveram trabalho mais árduo”, até o clube ter “instalações próprias”, pois “até aí foi um périplo de sedes” até ser construída a atual.

Ténis de mesa, natação, motores, pesca, caça, música, pedal e campismo/montanhismo/ pedestrianismo, são as secções que o clube dispõe atualmente. “As secções são muitas. Com todo o respeito pelos colegas e diretores de outras associações desportivas e culturais, se calhar este é o clube mais eclético do concelho”, afirma o dirigente.

Questionado acerca das conquistas mais relevantes que o clube foi alcançando ao longo do seu percurso, José Matias menciona as modalidades de ténis de mesa e de pesca, “que já sobressaíram mais em atividade desportiva federada”. A equipa de pesca desportiva, que se encontra a “participar no Campeonato Regional da Associação das Beiras, “já andou no Campeonato Nacional da 2ª e 1ª Divisão” que, para o presidente, terá sido “o feito maior”, sem esquecer a “dobradinha” feita quando a secção, em termos regionais, foi campeã no Campeonato Regional, ganhando também a Taça Regional.

O ténis de mesa tem sido a forte aposta do clube. José Matias dá conta de uma “mudança de paradigma”, em que o objetivo tem sido “formar os próprios atletas”. “Optámos por ter atletas do concelho e concelhos limítrofes”, estando uma escola da modalidade “a funcionar regularmente e que já deu os seus frutos”, contando, agora, com seis atletas.

Ao longo de cada época, o clube promove inúmeros eventos e atividades “dispersos pelas várias secções”. A modalidade da caça, “uma atividade de lazer”, foi agora comprometida pelos incêndios que devastaram a região. “Por motivo do que nos aconteceu, que devastou a massa florestal do concelho praticamente toda, até aí fazíamos uma montaria ao javali também para controlar o número de espécies”, refere o dirigente, confessando que “infelizmente” não se saberá “quando é que esta atividade vai recomeçar”. “A sinalética foi toda dizimada em relação à caça”, contou José Matias, esperando por “melhores dias”.

No que diz respeito a dificuldades sentidas, o presidente do CCPOH aponta “algum alheamento dos sócios” relativamente ao número total que o clube tem. “O clube tem um universo de sócios maior que dois milhares e tal, sendo que sócios efetivos resumirão a cerca de 400”, explicou, evidenciando que “é um mal que prolifera pelas associações desportivas e culturais”.

Principal rosto do Clube de Caca e Pesca de Oliveira do Hospital, José Matias não pode “deixar de realçar o papel de todos os colegas de direção e diretores de secção”, pois “eles são os motores, sobretudo nos eventos”. “São eles que fazem com que a atividade do clube cada vez seja maior, porque assim ainda se mantém o espírito e esperemos que continue”, diz o presidente em gesto de agradecimento pela dedicação de todos os órgãos integrantes do clube.

Neste ano em que o CCPOH celebra 44 anos de existência, José Matias lamenta ainda o falecimento de um dos sócios fundadores, o engenheiro Homem Ribeiro, dirigindo um “profundo agradecimento pelo que fez por esta associação”.

image_pdfimage_print
Previous Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia
Next Piódão distinguido com prémio "Portugal Cinco Estrelas 2018"

Artigos Relacionados

Nacional

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

Informação

Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril – Celebração da Liberdade

O Município de Oliveira do Hospital protagoniza, no dia 22 de abril, a partir das 21h30 na Casa da Cultura, o Concerto do 25 de Abril – Celebração da liberdade.

Última Hora

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Última Hora

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Região

Greve dos enfermeiros: blocos fechados e cirurgias canceladas em Viseu e Tondela

A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a ter uma adesão de 67% no hospital de Viseu e de 90% no hospital de Tondela.

Última Hora

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Informação

Vítimas dos incêndios podem pedir indemnização sem ser à provedora de Justiça

As vítimas dos incêndios que não sejam consideradas feridos graves para efeitos de indemnização podem aceder à Comissão de Avaliação dos Pedidos de Indemnização, um mecanismo extrajudicial gratuito.

Última Hora

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Última Hora

Fundação Luís Figo distribuiu presentes às crianças de Oliveira do Hospital

A Fundação Luís Figo concentrou a campanha de Natal que tem vindo a realizar todos os anos numa ação de distribuição de presentes a todas as crianças em idade pré-escolar…

Região

Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Dirigentes e técnicos do Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da FNAPF – Federação Nacional

Educação

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Informação

A1 reaberta pelas 7h00 após acidente na Mealhada

A Autoestrada do Norte (A1) foi reaberta cerca das 07h00 de hoje no nó da Mealhada, distrito de Aveiro, depois de ter estado cortada várias horas devido a um acidente

Informação

Trancoso: Pesado incendeia-se no IP2 e condiciona trânsito

Um pesado de transporte de areia incendiou-se esta tarde no IP2, no concelho de Trancoso, sem provocar feridos.

Última Hora

José Carlos Alexandrino lamenta vandalismo na cidade e pede vigilância à GNR

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, lamenta situações de vandalismo que têm ocorrido na cidade oliveirense nos últimos dias.

Última Hora

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Destaque

Oliveira do Hospital valoriza autores concelhios em mais uma edição da Feira do Livro

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital abriu portas no domingo, dia 28 de maio, com uma homenagem aos vários autores do concelho. O certame que está de regresso

Educação

ESTGOH recebe 88 novos alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 88 novos alunos colocados na segunda fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Última Hora

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Informação

CIM Região de Coimbra promove “Volta de Apoio ao Emprego”

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), promove a

Destaque

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Última Hora

Santuário de N. S. das Preces recebe Prémio Vilalva na próxima terça-feira

O Prémio Vilalva, que distinguiu o projeto de recuperação dos jardins do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, é entregue na próxima terça-feira.

Última Hora

“Ataques” levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado reeleito pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, resignou ao mandato naquele órgão. Luís Lagos já comunicou a decisão… … à presidente da Assembleia

Informação

Vítimas exigem demissão de ministro da Agricultura e de direção da CCDR Centro

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) exigiu este sábado que o ministro da Agricultura e que a direção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento

Região

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que