Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”
18 Abril, 2018 1045 Views

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

… do caminho percorrido pelo clube, que conta com várias secções: ténis de mesa, natação, motores, pesca, caça, música, pedal e campismo/montanhismo/ pedestrianismo. “Se calhar este é o clube mais eclético do concelho”, refere.


A liderar o clube que foi fundado em 1974 pela “vontade de alguns caçadores e pescadores”, o presidente recorda que herdou “muita coisa boa” dos “pioneiros”, que foram “os que tiveram trabalho mais árduo”, até o clube ter “instalações próprias”, pois “até aí foi um périplo de sedes” até ser construída a atual.

Ténis de mesa, natação, motores, pesca, caça, música, pedal e campismo/montanhismo/ pedestrianismo, são as secções que o clube dispõe atualmente. “As secções são muitas. Com todo o respeito pelos colegas e diretores de outras associações desportivas e culturais, se calhar este é o clube mais eclético do concelho”, afirma o dirigente.

Questionado acerca das conquistas mais relevantes que o clube foi alcançando ao longo do seu percurso, José Matias menciona as modalidades de ténis de mesa e de pesca, “que já sobressaíram mais em atividade desportiva federada”. A equipa de pesca desportiva, que se encontra a “participar no Campeonato Regional da Associação das Beiras, “já andou no Campeonato Nacional da 2ª e 1ª Divisão” que, para o presidente, terá sido “o feito maior”, sem esquecer a “dobradinha” feita quando a secção, em termos regionais, foi campeã no Campeonato Regional, ganhando também a Taça Regional.

O ténis de mesa tem sido a forte aposta do clube. José Matias dá conta de uma “mudança de paradigma”, em que o objetivo tem sido “formar os próprios atletas”. “Optámos por ter atletas do concelho e concelhos limítrofes”, estando uma escola da modalidade “a funcionar regularmente e que já deu os seus frutos”, contando, agora, com seis atletas.

Ao longo de cada época, o clube promove inúmeros eventos e atividades “dispersos pelas várias secções”. A modalidade da caça, “uma atividade de lazer”, foi agora comprometida pelos incêndios que devastaram a região. “Por motivo do que nos aconteceu, que devastou a massa florestal do concelho praticamente toda, até aí fazíamos uma montaria ao javali também para controlar o número de espécies”, refere o dirigente, confessando que “infelizmente” não se saberá “quando é que esta atividade vai recomeçar”. “A sinalética foi toda dizimada em relação à caça”, contou José Matias, esperando por “melhores dias”.

No que diz respeito a dificuldades sentidas, o presidente do CCPOH aponta “algum alheamento dos sócios” relativamente ao número total que o clube tem. “O clube tem um universo de sócios maior que dois milhares e tal, sendo que sócios efetivos resumirão a cerca de 400”, explicou, evidenciando que “é um mal que prolifera pelas associações desportivas e culturais”.

Principal rosto do Clube de Caca e Pesca de Oliveira do Hospital, José Matias não pode “deixar de realçar o papel de todos os colegas de direção e diretores de secção”, pois “eles são os motores, sobretudo nos eventos”. “São eles que fazem com que a atividade do clube cada vez seja maior, porque assim ainda se mantém o espírito e esperemos que continue”, diz o presidente em gesto de agradecimento pela dedicação de todos os órgãos integrantes do clube.

Neste ano em que o CCPOH celebra 44 anos de existência, José Matias lamenta ainda o falecimento de um dos sócios fundadores, o engenheiro Homem Ribeiro, dirigindo um “profundo agradecimento pelo que fez por esta associação”.

image_pdfimage_print
Previous Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia
Next Piódão distinguido com prémio "Portugal Cinco Estrelas 2018"

Artigos Relacionados

Sociedade

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Informação

Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil

Arganil esteve em festa na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, com a primeira edição das Marchas do Concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que levou às ruas

Região

População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital

Mais de uma centena de pessoas mobilizou-se, sexta feira à noite, numa vigília em defesa do hospital de Seia, que recentemente viu desativadas três camas de internamento …

Informação

Call Center arranca com primeiros formandos e promete “não baixar os braços” em Oliveira do Hospital

A Randstad e o Município de Oliveira do Hospital assinaram, hoje, o protocolo de instalação da unidade Call Center da Altice que, dentro de duas semanas, deverá iniciar “produção” com

Informação

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Região

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Informação

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

Informação

Oliveira do Hospital: Homem que abusou sexualmente da mãe condenado a pena de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a oito anos e meio de prisão um homem, de 53 anos, por ter abusado sexualmente e coagido a mãe, de 70 anos, em

Sociedade

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…

Última Hora

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Nacional

Stacchiotti imita Alarcón e também repete vitória

Sprints é com Riccardo Stacchiotti. O italiano, na chegada esta segunda-feira a Viseu, voltou a superiorizar-se a uma concorrência que o ficou a ver pelas costas quando arrancou rumo ao

Região

Acidente com trator faz uma vítima mortal em Arganil

Um funcionário do Município de Arganil, destacado na união de freguesias de Cepos – Teixeira, faleceu, hoje, vítima de acidente com um trator. Segundo avança a Comarca de Arganil, o

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital lança concurso para resolver problema na praia fluvial de Avô

José Carlos Alexandrino anunciou, hoje, que o Município de Oliveira do Hospital vai avançar com concurso público para a execução imediata da requalificação da praia fluvial de Avô.

Última Hora

Operação de rescaldo do fogo em Góis com 600 operacionais no terreno

A operação de “rescaldo e vigilância” no perímetro do incêndio que deflagrou no sábado em Góis, distrito de Coimbra, está a ser feita hoje por 600 operacionais, apoiados por 140

Região

Relatório sobre fogos de outubro é entregue hoje no Parlamento

O relatório de análise aos incêndios de outubro de 2017, produzido pela comissão técnica independente, que integra 12 peritos e que é liderada pelo professor universitário João Guerreiro, vai hoje

Região

GNR na estrada durante a Páscoa 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas estradas mais movimentadas do país, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com o intuito de “apoiar

Informação

Assembleia Municipal aprecia renúncia de Luís Lagos ao mandato de deputado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne esta sexta-feira em sessão ordinária, pelas 14h30. A apreciação à renúncia de Luís Lagos e a votação…

Cultura

“Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital acolhe, no dia 26 de janeiro, pelas 18h00, a sessão de lançamento do novo livro de Luís Filipe Torgal: ““Fátima. A (des)contrução

Sociedade

Zona Histórica acolheu mais um “Há Festa…” de olhos postos na requalificação

No passado fim de semana cumpriu-se mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”. Milhares de pessoas acorreram à 7ª edição do evento que…

Região

21 detenções, 785 infrações e 78 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 24 a 30 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

ASAE deteta 23 infrações e apreende mais de 800 artigos de Carnaval

A ASAE instaurou 23 processos de contraordenação e apreendeu cerca de 840 artigos de Carnaval, num valor que rondou os nove mil euros, durante uma operação de fiscalização realizada em

Região

Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande recebe prémio

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e a sua presidente, Nádia Piazza, recebem hoje o Prémio Cidadania 2017 …

Última Hora

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.