Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

… do caminho percorrido pelo clube, que conta com várias secções: ténis de mesa, natação, motores, pesca, caça, música, pedal e campismo/montanhismo/ pedestrianismo. “Se calhar este é o clube mais eclético do concelho”, refere.


A liderar o clube que foi fundado em 1974 pela “vontade de alguns caçadores e pescadores”, o presidente recorda que herdou “muita coisa boa” dos “pioneiros”, que foram “os que tiveram trabalho mais árduo”, até o clube ter “instalações próprias”, pois “até aí foi um périplo de sedes” até ser construída a atual.

Ténis de mesa, natação, motores, pesca, caça, música, pedal e campismo/montanhismo/ pedestrianismo, são as secções que o clube dispõe atualmente. “As secções são muitas. Com todo o respeito pelos colegas e diretores de outras associações desportivas e culturais, se calhar este é o clube mais eclético do concelho”, afirma o dirigente.

Questionado acerca das conquistas mais relevantes que o clube foi alcançando ao longo do seu percurso, José Matias menciona as modalidades de ténis de mesa e de pesca, “que já sobressaíram mais em atividade desportiva federada”. A equipa de pesca desportiva, que se encontra a “participar no Campeonato Regional da Associação das Beiras, “já andou no Campeonato Nacional da 2ª e 1ª Divisão” que, para o presidente, terá sido “o feito maior”, sem esquecer a “dobradinha” feita quando a secção, em termos regionais, foi campeã no Campeonato Regional, ganhando também a Taça Regional.

O ténis de mesa tem sido a forte aposta do clube. José Matias dá conta de uma “mudança de paradigma”, em que o objetivo tem sido “formar os próprios atletas”. “Optámos por ter atletas do concelho e concelhos limítrofes”, estando uma escola da modalidade “a funcionar regularmente e que já deu os seus frutos”, contando, agora, com seis atletas.

Ao longo de cada época, o clube promove inúmeros eventos e atividades “dispersos pelas várias secções”. A modalidade da caça, “uma atividade de lazer”, foi agora comprometida pelos incêndios que devastaram a região. “Por motivo do que nos aconteceu, que devastou a massa florestal do concelho praticamente toda, até aí fazíamos uma montaria ao javali também para controlar o número de espécies”, refere o dirigente, confessando que “infelizmente” não se saberá “quando é que esta atividade vai recomeçar”. “A sinalética foi toda dizimada em relação à caça”, contou José Matias, esperando por “melhores dias”.

No que diz respeito a dificuldades sentidas, o presidente do CCPOH aponta “algum alheamento dos sócios” relativamente ao número total que o clube tem. “O clube tem um universo de sócios maior que dois milhares e tal, sendo que sócios efetivos resumirão a cerca de 400”, explicou, evidenciando que “é um mal que prolifera pelas associações desportivas e culturais”.

Principal rosto do Clube de Caca e Pesca de Oliveira do Hospital, José Matias não pode “deixar de realçar o papel de todos os colegas de direção e diretores de secção”, pois “eles são os motores, sobretudo nos eventos”. “São eles que fazem com que a atividade do clube cada vez seja maior, porque assim ainda se mantém o espírito e esperemos que continue”, diz o presidente em gesto de agradecimento pela dedicação de todos os órgãos integrantes do clube.

Neste ano em que o CCPOH celebra 44 anos de existência, José Matias lamenta ainda o falecimento de um dos sócios fundadores, o engenheiro Homem Ribeiro, dirigindo um “profundo agradecimento pelo que fez por esta associação”.

image_pdfimage_print
Previous Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia
Next Piódão distinguido com prémio "Portugal Cinco Estrelas 2018"

Artigos Relacionados

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com Dina Dias na Rádio Boa Nova

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Dina Dias.

Informação

Proteção Civil divulga lista com nomes das vítimas dos incêndios

A Proteção Civil divulgou, ontem, a lista com os nomes das 45 vítimas que perderam a vida nos incêndios rurais de 15 e 16 de outubro. No documento, as autoridades

Última Hora

“Temos registo de perto de 10 mil pessoas” que ajudaram Oliveira do Hospital no pós grande incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital prepara-se para, no próximo domingo, juntamente com o Presidente da República, agradecer a solidariedade …

Última Hora

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Destaque

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a “transparência”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves aplaude performance de Oliveira do Hospital no Índice de Transparência.

Informação

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Informação

Maratona Clube da Vila Chã disputou campeonato em Vila Nova de Famalicão

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto em Vila Nova de Famalicão. O Maratona foi representado por duas equipas, seniores e veteranos, que coletivamente

Destaque

Jorge Ramos apresentou “Volto Já…” entre família e amigos

Jorge Ramos apresentou, ontem à noite, o seu quinto livro, intitulado “Volto Já…” que é resultado de “dois anos e meio de escrita” e, através do qual, pergunta “à vida

Última Hora

Federação Portuguesa de Natação atribui Certificação de Qualidade à Escola Municipal de Natação de Arganil

No passado dia 20 de fevereiro, o Salão Nobre do Município de Arganil foi palco da atribuição da Certificação de Qualidade Nível 1 pela Federação Portuguesa de Natação à Escola

Sociedade

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias É uma situação que os habitantes da zona norte e mais alta da cidade, tem vindo

Informação

Evacuada escola primária na Guarda devido a incêndio

Um incêndio deflagrou na Escola Primária Vila Fernando, na Guarda, ao final desta tarde.

Informação

Município de Tábua inova no serviço de limpeza

No âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental, o Município de Tabua recebeu, pela empresa CERTOMA, um aspirador elétrico de resíduos.

Região

GNR da Guarda pede colaboração de padres na sensibilização das pessoas para limpeza de terrenos

A GNR da Guarda anunciou hoje que pediu a colaboração da Igreja para que os padres ajudem a sensibilizar as populações para a necessidade da limpeza dos terrenos em redor

Destaque

Ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital vai ser julgada por peculato, burla qualificada e falsificação de documento

Uma funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital que, no ano passado, foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes,…

Informação

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.

Informação

Estão abertos os concursos ao Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020

A ADIBER, entidade gestora do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20 promoveu em Oliveira do Hospital uma sessão de divulgação…

Cultura

Liga de Travanca de Lagos recria as “Origens” em mais um Festival Cultural (Com vídeo)

Tem hoje início, em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, a 5ª edição do Festival Cultural “Origens” que, até domingo, pretende recriar as tradições e prestar homenagem

Última Hora

Região: Homem detido por violência doméstica com armas de fogo apreendidas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação de Apoio a Vítimas Específicas, deteve na passada segunda-feira, na Covilhã, um homem por suspeita de violência doméstica.

Informação

Greve causa “constrangimentos” mas não fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve de funcionários não docentes convocada para esta sexta-feira está a causar “alguns constrangimentos” na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, onde cerca de 50 por cento

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Informação

GNR deteve jovem na posse de haxixe, uma faca e um moinho em Oliveira do Hospital

Militares do Posto Territorial da GNR de Oliveira do Hospital detiveram, no dia 11 de dezembro, um indivíduo de 20 anos por tráfico de estupefacientes.

Informação

Vitalfisio comemora cinco anos de “saúde e bem-estar” em Oliveira do Hospital

A clínica Vitalfisio completa hoje cinco anos de atividade no concelho de Oliveira do Hospital. Especialista em fisioterapia e outras áreas, a clínica é uma referência de saúde e bem

Informação

Cooperativa promove colóquio sobre “Nutrição Animal”

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza no dia 21 de abril, pelas 11h00, um colóquio alusivo à “Nutrição Animal”.