António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”
7 Junho, 2016 759 Views

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

… dado o facto de, aos olhos da igreja, o matrimónio ser “indissolúvel” e ser por isso uma “união para a vida”.

Em conversa realizada esta manhã na Rádio Boa Nova, o conhecido pároco oliveirense e coordenador da ação pastoral explicou que o livro é um a reflexão que vai no sentido de “em situação de fracasso poderá a igreja, em determinadas circunstâncias, conceder eventualmente o acesso aos sacramentos”. Ainda que um segundo matrimónio seja “irregular”, António Loureiro nota que “a misericórdia de Deus é infinita”. A situar a ação da Misericórdia de Deus em casos de fracassos matrimoniais que merecem a reprovação da Igreja como é o caso da violência doméstica, António Loureiro nota que a possibilidade do segundo matrimónio é uma realidade na igreja ortodoxa, pelo que se põe a “possibilidade” de a Igreja Católica “acolher” tal realidade como “algo que pertencesse ao mistério da fé da igreja”.


Autor de “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”, António Loureiro é pároco no concelho e principal rosto da Unidade Pastoral que, no dia 22 de maio, teve a até agora seu expoente máximo com o acolhimento de S. João Paulo II como padroeiro do concelho. Realidade recente, a Unidade Pastoral visa “uma maior aproximação e criação de laços mais profundos para ajudar a viver melhor a experiência da fé”. A ideia é que “todo o concelho viva a fé de modo mais coerente, fraterno e unido”.

Pese embora as grandes manifestações de fé como foram o caso da receção à imagem peregrina de Nª Srª de Fátima e acolhimento de S. João Paulo II como padroeiro do concelho, o pároco oliveirense entende que “é preciso praticar a fé”. Para António Loureiro “não é suficiente ir uma vez à igreja” e “ir à missa ao domingo não é apenas para mostrar o vestido novo como se dizia antigamente”. Ainda assim, o pároco nota que Oliveira do Hospital “talvez não seja dos concelhos onde haja menos frequência”.

image_pdfimage_print
Previous Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”
Next Seia celebra a Festa da Transumância e dos Pastores

Artigos Relacionados

Sociedade

Sismo sentido entre Évora e Coimbra, mas sem vítimas ou danos materiais

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, ocorrido hoje, foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, mas sem causar vítimas ou danos materiais, segundo a

Informação

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Informação

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Informação

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Última Hora

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Última Hora

FCOH: “Gostar do que Fazemos. Gostar dos Nossos.”

Sérgio Conceição terá vivido anteontem o dia mais fantástico da sua vida profissional, repleto de festa e emoções – foi Campeão Nacional pelo FC Porto.

Região

Incêndio consumiu armazém em Gouveia

Um incêndio deflagrou, ontem, num armazém na freguesia de São Pedro e São Julião, em Gouveia.

Informação

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Informação

ULS Guarda instaura processo a funcionário detido por abuso sexual de pessoas internadas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda instaurou um processo de inquérito ao funcionário detido pela Polícia Judiciária (PJ) por alegado abuso sexual…

Informação

Visita do Papa deverá levar um milhão de pessoas a Fátima

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do

Última Hora

Ciclista morre em colisão com automóvel em Cantanhede

Um homem de cerca de 40 anos morreu, ontem à tarde, numa colisão entre a bicicleta em que seguia e um carro, na localidade da Póvoa da Lomba, em Cantanhede.

Última Hora

Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre a manhã de hoje e as 08h00 de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.

Última Hora

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …

Última Hora

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

  Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Região

PJ deteve homem suspeito de atear incêndio em Mangualde

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem de 41 anos, solteiro, copeiro, pela presumível prática …

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 9 de junho, a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Informação

Rádio Boa Nova sem telefone e internet 18 dias após o incêndio

O corte nas comunicações foi uma das consequências do forte incêndio que afetou o concelho de Oliveira do Hospital e a região.

Informação

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Informação

 Homem detido por furto a estabelecimento comercial em Seia

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gouveia, deteve ontem, em Seia, um homem de 28 anos, …

Desporto

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Informação

Dez concelhos do continente estão hoje com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Informação

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Última Hora

“Eptoliva em Ação” resultou na oferta de uma centena de pijamas a Centro de Acolhimento Temporário

No âmbito do 25º Aniversário da Eptoliva, realizou-se a primeira das 25 ações do Projeto “Eptoliva em Ação”.