ANCOSE quer repor “60 a 70 por cento” dos animais perdidos no ano passado na região

ANCOSE quer repor “60 a 70 por cento” dos animais perdidos no ano passado na região

image_pdfimage_print

A Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) já procedeu à entrega de 400 borregas aos pastores que perderam animais no grande incêndio, e espera chegar às “800 borregas doadas”.

Manuel Marques, presidente da direção da ANCOSE disse hoje na Rádio Boa Nova que o objetivo da associação é “repor entre 60 a 70 por cento” dos animais perdidos no incêndio de 15 e 16 de outubro. Segundo o dirigente, o Centro de Recria que entrou em funcionamento na ANCOSE, logo após a tragédia, já possibilitou a entrega de 400 borregas aos pastores afetados pelo incêndio, mas o objetivo é chegar “às 800 borregas  doadas”. “São números muito positivos para a Ancose e seus associados”, observa Manuel Marques, que neste processo tem contado com vários apoios que possibilitam a aquisição de borregas para o centro de recria, com o objetivo de depois serem doadas aos pastores.


Como forma de incentivar a atividade, a Ancose também não hesita em repartir os proveitos próprios com os pastores. Na Rádio Boa Nova, Manuel Marques informou que em Novembro a ANCOSE vai proceder à aquisição de “25 mil a 30 mil euros de ração” para entregar aos pastores “com o objetivo de os incentivar”. “Sentir-me-ei feliz”, contou o dirigente.

A esta altura, a ANCOSE contabiliza 30 mil ovelhas inscritas no livro genealógico e presta apoio médico-sanitário a cerca de 70 mil animais. Este é um número que Manuel Marques quer ver crescer, sob pena de se comprometer a produção do verdadeiro queijo Serra da Estrela, situação que “não é desejável”, tratando-se de uma iguaria que remonta “aos tempos ancestrais”.

Para o efeito, o responsável entende que o governo deveria disponibilizar um “apoio diferenciado” aos criadores de Ovinos Serra da Estrela, em relação aos criadores de raças exóticas. Esta é uma mensagem que Manuel Marques pretende transmitir, no próximo sábado ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que deverá marcar presença na sessão de entrega de prémios e de encerramento do 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela que começa amanhã (dia 14) nas instalações da Ancose, em Oliveira do Hospital.

Na Rádio Boa Nova, Manuel Marques adiantou que o concurso “demonstra a vivência da Ancose e da Ovinicultura” e é um momento de “confraternização” onde os pastores se apresentam com os “seus melhores exemplares”. No concurso deverão participar cerca de 30 pastores/criadores .

 

Previous Equipa de hóquei do Benfica desloca-se a Oliveira do Hospital para jogo solidário
Next Município de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

Artigos Relacionados

Informação

Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios

Treze dos 32 meios aéreos previstos para a fase reforçada (nível II), que começa esta terça-feira, estão disponíveis a partir desta data, disse o Governo.

Desporto

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Sociedade

Apreensão de sete toneladas em Oliveira do Hospital “protege o consumidor e a saúde pública”, refere inspetor Geral da ASAE

O Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, destacou hoje em declarações à Rádio Boa Nova a importância da apreensão feita, na semana passada, …

Última Hora

Duas máquinas multibanco roubadas por explosão no distrito de Coimbra

Duas máquinas multibanco foram assaltadas na madrugada de hoje, com recurso a explosão, em Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra.

Região

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Informação

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

Última Hora

Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 7 de agosto, salvou um cão caído num poço, na localidade de Trouxemil.

Última Hora

Homem encontrado quase degolado afinal feriu-se a ele próprio

O homem que, na terça-feira, foi encontrado na berma da estrada em Cantanhede com ferimentos no pescoço provocados por uma arma branca não foi, afinal, vítima de agressões.

Região

Voluntários começam reflorestação com 5.000 árvores em Arganil

Mais de 5.000 árvores serão plantadas na Serra do Açor, concelho de Arganil, na quinta-feira, numa ação solidária de reflorestação que envolve 500 voluntários de vários pontos do país.

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu e autografou livro “Dia 15” da Rádio Boa Nova

De visita à Festa do Queijo Serra da Estrela que decorre este fim de semana, em Oliveira do Hospital, o presidente da República visitou o espaço da Rádio Boa Nova,

Nacional

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão