ANCOSE quer repor “60 a 70 por cento” dos animais perdidos no ano passado na região

ANCOSE quer repor “60 a 70 por cento” dos animais perdidos no ano passado na região

image_pdfimage_print

A Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) já procedeu à entrega de 400 borregas aos pastores que perderam animais no grande incêndio, e espera chegar às “800 borregas doadas”.

Manuel Marques, presidente da direção da ANCOSE disse hoje na Rádio Boa Nova que o objetivo da associação é “repor entre 60 a 70 por cento” dos animais perdidos no incêndio de 15 e 16 de outubro. Segundo o dirigente, o Centro de Recria que entrou em funcionamento na ANCOSE, logo após a tragédia, já possibilitou a entrega de 400 borregas aos pastores afetados pelo incêndio, mas o objetivo é chegar “às 800 borregas  doadas”. “São números muito positivos para a Ancose e seus associados”, observa Manuel Marques, que neste processo tem contado com vários apoios que possibilitam a aquisição de borregas para o centro de recria, com o objetivo de depois serem doadas aos pastores.


Como forma de incentivar a atividade, a Ancose também não hesita em repartir os proveitos próprios com os pastores. Na Rádio Boa Nova, Manuel Marques informou que em Novembro a ANCOSE vai proceder à aquisição de “25 mil a 30 mil euros de ração” para entregar aos pastores “com o objetivo de os incentivar”. “Sentir-me-ei feliz”, contou o dirigente.

A esta altura, a ANCOSE contabiliza 30 mil ovelhas inscritas no livro genealógico e presta apoio médico-sanitário a cerca de 70 mil animais. Este é um número que Manuel Marques quer ver crescer, sob pena de se comprometer a produção do verdadeiro queijo Serra da Estrela, situação que “não é desejável”, tratando-se de uma iguaria que remonta “aos tempos ancestrais”.

Para o efeito, o responsável entende que o governo deveria disponibilizar um “apoio diferenciado” aos criadores de Ovinos Serra da Estrela, em relação aos criadores de raças exóticas. Esta é uma mensagem que Manuel Marques pretende transmitir, no próximo sábado ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que deverá marcar presença na sessão de entrega de prémios e de encerramento do 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela que começa amanhã (dia 14) nas instalações da Ancose, em Oliveira do Hospital.

Na Rádio Boa Nova, Manuel Marques adiantou que o concurso “demonstra a vivência da Ancose e da Ovinicultura” e é um momento de “confraternização” onde os pastores se apresentam com os “seus melhores exemplares”. No concurso deverão participar cerca de 30 pastores/criadores .

 

Previous Equipa de hóquei do Benfica desloca-se a Oliveira do Hospital para jogo solidário
Next Município de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

Artigos Relacionados

Região

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela

Informação

Marchas de Oliveira do Hospital prometem a “melhor noite de sempre” no Mandanelho (Com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara mais uma edição das Marchas Populares. Na noite de sábado, 17 de junho, às três marchas infantis e seis seniores, …

Última Hora

Seia: “Oh Meu Deus Serra da Estrela” vai decorrer de 8 a 10 de junho

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem

Informação

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Destaque

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa

Informação

Câmara de Tondela apoia reconstrução de habitações não permanentes

A Câmara de Tondela vai apoiar a reconstrução de habitações não permanentes que foram afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017, o que deverá ter um impacto de 1,5 a

Região

PJ da Guarda deteve casal suspeito de sequestrar e extorquir uma mulher de 37 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve duas pessoas, pela presumível prática de, pelo menos, …

Última Hora

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Região

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …

Última Hora

Termómetros voltam a descer e estão previstos aguaceiros

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, com nuvens altas na região Sul e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos

Última Hora

Incêndios: Provedora já recebeu mais de 60 requerimentos de indemnização

Mais de 60 familiares das vítimas mortais dos incêndios florestais de junho e outubro já entregaram à Provedora de Justiça requerimentos para os pagamentos de indemnização.

Vídeos

“Zumbásticas RDSports” promovem aula de Zumba na Luta Contra o Cancro (com vídeo)

Esta sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 20h30 acontece mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou Mais Tempo à Vida”.