ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

image_pdfimage_print

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas Serra da Estrela aos criadores e produtores que perderam os seus rebanhos no incêndio de outubro de 2017.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Manuel Marques, presidente da direção da ANCOSE, adiantou que vão ser entregues “cerca de 200 borregas”.

Uma vez que o Centro de Recria, criado na sede da ANCOSE após a catástrofe, chegou ao “limite de recria”, diversos pastores acolheram “nas suas instalações os animais” e, por esse gesto, a Associação procedeu ao pagamento de cerca de 110 Euros a cada produtor. “É uma boa prestação para os nossos associados e para nós”, garantiu Manuel Marques.

À Rádio Boa Nova, o responsável referiu que, com esta terceira fase de entrega, o efetivo animal perdido nos incêndios ainda não fica reposto. “Com esta entrega, o efetivo não ficará reposto mas temos um compromisso com o Ministério da Agricultura. Vamos repor todos aqueles que desapareceram no incêndio”, garantiu, adiantando que após a cerimónia de amanhã, ficarão por entregar “cerca de 1 400 animais”.

Confiante na rápida reposição do efetivo animal, Manuel Marques afirmou que “hoje, a ANCOSE felizmente está bem” e prova disso é que vai “restaurar e requalificar o telhado da Associação, comprou uma casa em Celorico da Beira para uma nova delegação e comprou um carro para transportar os animais”. Para além disso, vão ser distribuídos 25 mil Euros de ração aos associados.

“As borregas a que nos propusemos repor são da raça bordaleira Serra da Estrela, o que não quer dizer que não possamos vir a contemplar outras pessoas depois de repormos esta raça que produz Queijo Serra da Estrela”, referiu Manuel Marques.

Satisfeito pelo trabalho que a Associação que dirige tem feito, Manuel Marques afirma que se sente “um presidente realizado”.

“Sou um homem realizado e feliz por neste momento ser presidente da ANCOSE, porque penso que com o trabalho da direção que coordeno, podemos fazer muito por aqueles que vivem da ovinicultura”, concluiu.

Recorde-se que o incêndio de 15 de outubro provocou a morte de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região demarcada da Serra da Estrela tenham morrido cerca de 8 500 ovinos de raça autóctone.

Beatriz Cruz

Previous Orquestra Clássica do Centro dá concerto na Mealhada com Bandas Filarmónicas da Região de Coimbra
Next Calendário Desportivo de Fim de Semana

Artigos Relacionados

Politica

CDU responsabiliza PS por resultados insatisfatórios e de fabricar “votos a martelo”

A CDU reduziu a votação conseguida quer para a Câmara Municipal com Luís Almeida (263 votos) quer para a Assembleia Municipal (426 votos)…

Última Hora

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Cultura

Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

A Tuna Cantares de Avô prepara-se para comemorar o seu 8º aniversário no próximo domingo, 29 de abril, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, numa tarde onde

Última Hora

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Última Hora

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

Região

Desporto de fim de semana

Está aí mais um fim de semana e com ele, muito desporto para acompanhar. No CNS, o Nogueirense recebe em casa o Mortágua e o Tourizense vai receber o líder

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

Está marcada para as 14h30 desta sexta-feira, 9 de junho, a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Despiste de viatura perto de Viseu provoca um morto

Um homem de 56 anos morreu ontem à noite na sequência do despiste da viatura que conduzia na zona de Viseu.

Informação

Município de Góis comemora Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

A Câmara Municipal de Góis associa-se uma vez mais ao Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) de modo a assinalar as efemérides Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A cidade de Oliveira do Hospital vai acolher a caminhada designada “O Que Nos Liga”, organizada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dia 27 de

Informação

Apreensão de sete toneladas em Oliveira do Hospital “protege o consumidor e a saúde pública”, refere inspetor Geral da ASAE

O Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, destacou hoje em declarações à Rádio Boa Nova a importância da apreensão feita, na semana passada, …