ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas Serra da Estrela aos criadores e produtores que perderam os seus rebanhos no incêndio de outubro de 2017.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Manuel Marques, presidente da direção da ANCOSE, adiantou que vão ser entregues “cerca de 200 borregas”.

Uma vez que o Centro de Recria, criado na sede da ANCOSE após a catástrofe, chegou ao “limite de recria”, diversos pastores acolheram “nas suas instalações os animais” e, por esse gesto, a Associação procedeu ao pagamento de cerca de 110 Euros a cada produtor. “É uma boa prestação para os nossos associados e para nós”, garantiu Manuel Marques.

À Rádio Boa Nova, o responsável referiu que, com esta terceira fase de entrega, o efetivo animal perdido nos incêndios ainda não fica reposto. “Com esta entrega, o efetivo não ficará reposto mas temos um compromisso com o Ministério da Agricultura. Vamos repor todos aqueles que desapareceram no incêndio”, garantiu, adiantando que após a cerimónia de amanhã, ficarão por entregar “cerca de 1 400 animais”.

Confiante na rápida reposição do efetivo animal, Manuel Marques afirmou que “hoje, a ANCOSE felizmente está bem” e prova disso é que vai “restaurar e requalificar o telhado da Associação, comprou uma casa em Celorico da Beira para uma nova delegação e comprou um carro para transportar os animais”. Para além disso, vão ser distribuídos 25 mil Euros de ração aos associados.

“As borregas a que nos propusemos repor são da raça bordaleira Serra da Estrela, o que não quer dizer que não possamos vir a contemplar outras pessoas depois de repormos esta raça que produz Queijo Serra da Estrela”, referiu Manuel Marques.

Satisfeito pelo trabalho que a Associação que dirige tem feito, Manuel Marques afirma que se sente “um presidente realizado”.

“Sou um homem realizado e feliz por neste momento ser presidente da ANCOSE, porque penso que com o trabalho da direção que coordeno, podemos fazer muito por aqueles que vivem da ovinicultura”, concluiu.

Recorde-se que o incêndio de 15 de outubro provocou a morte de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região demarcada da Serra da Estrela tenham morrido cerca de 8 500 ovinos de raça autóctone.

Beatriz Cruz

Previous Orquestra Clássica do Centro dá concerto na Mealhada com Bandas Filarmónicas da Região de Coimbra
Next Calendário Desportivo de Fim de Semana

Artigos Relacionados

Informação

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Informação

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Última Hora

Região: Homem morreu em despiste de viatura ligeira

Um homem com cerca de 50 anos morreu, ontem, após o despiste da viatura ligeira que conduzia numa localidade do concelho de Vouzela.

Informação

Empresa “R6 Living” entregou donativo à Rádio Boa Nova

A empresa R6 Living, especializada em engenharia e construção com madeiras e derivados, atribuiu à Rádio Boa Nova um donativo de dois mil Euros. A medida decorre …

Informação

Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

No ano em que completa 20 anos de agenciamento Vodafone em Oliveira do Hospital, a empresa Gouveiatel surpreendeu os clientes e amigos com um novo e moderno espaço,…

Informação

Alexandrino acusa PSD de “querer ganhar eleições com desgraça alheia”

O deputado do PSD, João Brito, opôs-se na última reunião da Assembleia Municipal ao executivo de José Carlos Alexandrino por continuar a “atribuir verbas para as festas” quando “as suas

Informação

Um morto em despiste de autocarro de viagem de finalistas

O despiste de autocarro de estudantes vindos de viagem de finalistas causou, ontem, cerca das 18h00, a morte a um jovem e feriu com gravidade outros quatro. Há registo de

Destaque

Estudantes ameaçam fechar escola de Oliveira do Hospital devido a amianto

Sem ver resolvido o problema de amianto na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, a Associação de Estudantes fez um ultimato ao Governo,…

Desporto

CCPOH estreia jovem de 15 anos no campeonato nacional de Ténis de Mesa

Na segunda jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu com o

Destaque

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital. A iniciativa foi

Região

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.

Desporto

Taça de Portugal: FCOH disputa 2ª eliminatória frente ao Lusitano FCV

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este domingo, 30 de setembro, pelas 15h00, a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.