ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

image_pdfimage_print

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas Serra da Estrela aos criadores e produtores que perderam os seus rebanhos no incêndio de outubro de 2017.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Manuel Marques, presidente da direção da ANCOSE, adiantou que vão ser entregues “cerca de 200 borregas”.

Uma vez que o Centro de Recria, criado na sede da ANCOSE após a catástrofe, chegou ao “limite de recria”, diversos pastores acolheram “nas suas instalações os animais” e, por esse gesto, a Associação procedeu ao pagamento de cerca de 110 Euros a cada produtor. “É uma boa prestação para os nossos associados e para nós”, garantiu Manuel Marques.

À Rádio Boa Nova, o responsável referiu que, com esta terceira fase de entrega, o efetivo animal perdido nos incêndios ainda não fica reposto. “Com esta entrega, o efetivo não ficará reposto mas temos um compromisso com o Ministério da Agricultura. Vamos repor todos aqueles que desapareceram no incêndio”, garantiu, adiantando que após a cerimónia de amanhã, ficarão por entregar “cerca de 1 400 animais”.

Confiante na rápida reposição do efetivo animal, Manuel Marques afirmou que “hoje, a ANCOSE felizmente está bem” e prova disso é que vai “restaurar e requalificar o telhado da Associação, comprou uma casa em Celorico da Beira para uma nova delegação e comprou um carro para transportar os animais”. Para além disso, vão ser distribuídos 25 mil Euros de ração aos associados.

“As borregas a que nos propusemos repor são da raça bordaleira Serra da Estrela, o que não quer dizer que não possamos vir a contemplar outras pessoas depois de repormos esta raça que produz Queijo Serra da Estrela”, referiu Manuel Marques.

Satisfeito pelo trabalho que a Associação que dirige tem feito, Manuel Marques afirma que se sente “um presidente realizado”.

“Sou um homem realizado e feliz por neste momento ser presidente da ANCOSE, porque penso que com o trabalho da direção que coordeno, podemos fazer muito por aqueles que vivem da ovinicultura”, concluiu.

Recorde-se que o incêndio de 15 de outubro provocou a morte de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região demarcada da Serra da Estrela tenham morrido cerca de 8 500 ovinos de raça autóctone.

Beatriz Cruz

Previous Orquestra Clássica do Centro dá concerto na Mealhada com Bandas Filarmónicas da Região de Coimbra
Next Calendário Desportivo de Fim de Semana

Artigos Relacionados

Informação

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Última Hora

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Região

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Última Hora

O nosso MIMO deste Natal 2016

Rádio Boa Nova – Oliveira do Hospital **** O nosso MIMO de Natal… CHEGOU 😉 😉 🙂 Um agradecimento muito, mas mesmo, muito especial ao Zé Luís, Paulo Luís e

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Informação

Idosa desaparecida em Folgosinho foi encontrada numa “mata a cerca de um quilómetro da sua residência”

Militares da GNR, do Destacamento Territorial de Gouveia, informaram hoje que “encontraram ontem, dia 28 setembro, uma idosa de 84 anos,…

Última Hora

Agricultores afetados pelos fogos de outubro só recebem vales postais na quarta-feira

Afinal, os agricultores afetados pelos incêndios de outubro só recebem os vales postais com as devidas indemnizações até cinco mil Euros na quarta-feira, dia 10 de janeiro.

Região

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Sociedade

Festival Municipal da Canção revelou jovens talentos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu no passado sábado, 4 de junho, a primeira edição do Festival Municipal da Canção que revelou novos talentos.

Informação

Lurdes Castanheira é candidata ao terceiro mandato na Câmara de Góis

A atual presidente da Câmara Municipal de Góis vai avançar com uma recandidatura àquele lugar. Dia 27 de novembro, acontece um almoço de apoio…

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão” no dia 23 de setembro

A Junta de Freguesia de Meruge e a ADSC Vale do Cobral realizam, no próximo dia 23 de setembro, pelas 15h00, na eira singular da Lage Grande, em Meruge, a