Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

image_pdfimage_print

A Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza, hoje e amanhã, o 32º Concurso Nacional de Ovinos, …

… com o objetivo de “divulgar a raça” cujo efetivo tem vindo a sofrer uma “acentuada redução”.

O concurso iniciou na manhã desta sexta-feira, nas instalações da Ancose, no concelho de Oliveira do Hospital, com a apresentação, julgamento e exposição dos animais. A divulgação dos resultados do concurso acontece na manhã de sábado.

Acontece assim, em cada ano, pretendendo a Ancose valorizar a incentivar a produção de Ovinos Serra da Estrela. Para Manuel Marques, presidente da Ancose trata-se de uma “festa para os pastores que têm as melhores ovelhas e as podem apresentar no concurso” . “É bom sinal para os pastores e para a região porque permite selecionar a raça”, explica.

No arranque de mais um concurso, Manuel Marques não esconde porém as suas preocupações coma redução “acentuada do efetivo animal” que há cerca de cinco anos era de 120 mil e baixou para 80 mil. O desinteresse dos jovens por esta prática e falta de incentivos por parte dos vários governos são os principais motivos para a redução dos rebanhos na região.

Manuel Marques receia, por isso, que se perca uma das melhores maravilhas da gastronomia portuguesa: o Queijo Serra da Estrela. Alerta para o facto de o leite não ser suficiente para a quantidade de Queijo que é produzido, notando que terá que haver “mais cautela por parte das entidades oficiais e fiscalizadoras.

A Ancose conta com cerca de três mil associados responsáveis pelo efetivo animal na região demarcada da Serra da Estrela.

Previous “Os Amigos de Lagos da Beira- Grupo Musical” lançam novo CD
Next Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Artigos Relacionados

Informação

Candidato da CDU acusa PS de “violar” a lei com colocação de outdoor em Ervedal da Beira

O candidato da CDU à União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira acusa o PS de “violar” a lei. Em causa está a colocação de

Última Hora

Quinze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e neve

Quinze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, esta quinta e sexta-feira.

Última Hora

“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas

As inscrições para a aventura The Castles Quest, iniciativa que desafia ciclistas em BTT a percorrer 600 quilómetros pelas 12 Aldeias Histórias de Portugal, num tempo limite, já estão abertas.

Informação

Hospitais de Coimbra homenagearam 204 enfermeiros em sinal de “respeito”

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) homenageou, ontem, 204 enfermeiros com 35 e mais anos de serviço, numa cerimónia que o presidente do conselho de administração…

Sociedade

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

Informação

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro município do interior a acabar com fossas sépticas

Foi hoje assinado em Oliveira do Hospital o contrato de empreitada da requalificação e ampliação da ETAR da cidade, num investimento de mais de 800 mil Euros

Última Hora

AIP promove seminário sobre o projeto MOVE PME em Coimbra

A Associação Industrial Portuguesa promove no próximo dia 25 de setembro, o II Fórum MOVE PME “Balanço intercalar e novos desafios”,…

Nacional

GNR e IP promovem campanha de Segurança Rodoviária “Vamos Refletir”

Para assinalar o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, hoje, dia 9 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), celebraram um protocolo que marca

Informação

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Informação

Um morto, 54 acidentes e 16 detenções na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial Coimbra da GNR procedeu à detenção, na semana de 18 a 24 de outubro, de 16 indivíduos por condução sob efeito de álcool,…

Região

Leiria: Homem morre soterrado em vala

Um homem morreu, esta manhã, na zona de Barreira, em Leiria, soterrado numa vala.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…