Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

A Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza, hoje e amanhã, o 32º Concurso Nacional de Ovinos, …

… com o objetivo de “divulgar a raça” cujo efetivo tem vindo a sofrer uma “acentuada redução”.

O concurso iniciou na manhã desta sexta-feira, nas instalações da Ancose, no concelho de Oliveira do Hospital, com a apresentação, julgamento e exposição dos animais. A divulgação dos resultados do concurso acontece na manhã de sábado.

Acontece assim, em cada ano, pretendendo a Ancose valorizar a incentivar a produção de Ovinos Serra da Estrela. Para Manuel Marques, presidente da Ancose trata-se de uma “festa para os pastores que têm as melhores ovelhas e as podem apresentar no concurso” . “É bom sinal para os pastores e para a região porque permite selecionar a raça”, explica.

No arranque de mais um concurso, Manuel Marques não esconde porém as suas preocupações coma redução “acentuada do efetivo animal” que há cerca de cinco anos era de 120 mil e baixou para 80 mil. O desinteresse dos jovens por esta prática e falta de incentivos por parte dos vários governos são os principais motivos para a redução dos rebanhos na região.

Manuel Marques receia, por isso, que se perca uma das melhores maravilhas da gastronomia portuguesa: o Queijo Serra da Estrela. Alerta para o facto de o leite não ser suficiente para a quantidade de Queijo que é produzido, notando que terá que haver “mais cautela por parte das entidades oficiais e fiscalizadoras.

A Ancose conta com cerca de três mil associados responsáveis pelo efetivo animal na região demarcada da Serra da Estrela.

Previous “Os Amigos de Lagos da Beira- Grupo Musical” lançam novo CD
Next Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Artigos Relacionados

Destaque

Meninos da “sala verde” da FAAD visitaram a Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova recebeu, esta manhã, a visita do grupo de meninos da “Sala Verde” do infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Informação

Assembleia Municipal aprova contratação de empréstimo de 250 mil Euros para antecipar pagamentos de obras

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da contratação de um empréstimo a curto prazo, de 250 mil Euros para o ano de 2017.

Última Hora

Detenção de incendiário florestal no concelho de Lousã

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do grupo de trabalho criado na Unidade de Missão Para a Valorização do Interior para redução do número de 

Informação

Serra da Estrela: Estradas de acesso encerradas devido à neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje encerradas ao trânsito devido à queda de neve.

Informação

Despiste de automóvel provocou um morto e um ferido ligeiro em Viseu

O despiste de uma viatura provocou, ontem, um morto e um ferido ligeiro na Estrada Nacional 2, em Bigas, no concelho de Viseu.

Destaque

FCOH vence o Febres por 2-1 em jogo do Distrital de Honra – 5ª jornada

Uma primeira parte totalmente de domínio da equipa oliveirense, que nunca mostrou, ou teve soluções para ultrapassar uma defesa do Febres muito disciplinada. FCOH pouco pressionaste e sem ter alguém

Informação

FCOH mantém luta pela liderança. ADN termina época com derrota mas assegura manutenção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu a 27ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra frente ao Penelense por 1-0. A

Região

Cáritas Coimbra vai reconstruir 40 casas afetadas pelos incêndios

A Cáritas de Coimbra vai reconstruir 40 habitações afetadas pelos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e em Góis, foi hoje anunciado.  

Informação

Acidentes rodoviários mataram 513 pessoas em 2018. No distrito de Coimbra morreram 29

Um total de 513 pessoas morreu em acidentes rodoviários no ano passado, mais três do que em 2017, registando-se uma subida pelo segundo ano consecutivo do número de mortos. No

Informação

Vereadores de saída prometem continuar a trabalhar e a defender o concelho

O vereador do PSD, João Brito, teve ontem a sua última intervenção no executivo municipal de Oliveira do Hospital. De saída, o social-democrata apreciou…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital revela sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar

O Município de Oliveira do Hospital regressou, na semana passada, às escolas do 1.º CEB para verificar o sucesso da iniciativa #AdoptarParaCuidar,…

Última Hora

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a