ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

ANCOSE caminha para a reposição do efetivo perdido no grande incêndio de 2017 (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) prepara-se para entregar mais 85 borregas Serra da Estrela a criadores…

… que perderam animais no grande incêndio de 15 de outubro de 2017.


Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas”, Manuel Marques, presidente da Direção da Ancose referiu que até ao momento o Centro de Recria, cujo arranque foi acelerado pelos incêndios, já procedeu à entrega de cerca de 900 animais, sendo que o objetivo é chegar aos 1200, número de animais que pereceram no incêndio. Para o efeito contou com o apoio do Ministério da Agricultura e várias entidades parceiras.

Esta manhã, Manuel Marques, lembrou que os estatutos da ANCOSE se centram na defesa da raça bordaleira e no incentivo aos seus associados para adesão ao programa de contraste leiteiro. Mostrou-se com esperança em relação ao futuro do setor, contando o exemplo de um jovem casal, com idade na casa dos 20 anos, que se dirigiu à ANCOSE com o objetivo de avançar com um projeto para “integrar os pastores da Serra da Estrela” com um efetivo entre 100 a 150 ovelhas. “Para mim foi uma alegria”, comentou Manuel Marques

A esta altura, na região demarcada da Serra da Estrela, contam-se cerca de 70 mil animais. “Já foram 120 mil”, recorda o dirigente, lamentando que daquele número apenas cerca de um terço dos criadores façam o contraste leiteiro. Manuel Marques agradece por isso, às queijarias que exigem aos seus fornecedores de leite Serra da Estrela uma declaração emitida pela ANCOSE, que garanta que o leite é proveniente de rebanhos inseridos no programa de contraste leiteiro e no livro genealógico. Esta é uma medida positiva, já que desta forma o leite proveniente da Ovelha Serra da Estrela “é pago de forma diferente daquele que é pago pelas indústrias, rondando 1,30 Euros”. “Não direi que compensa, mas já ajuda”, referiu Manuel Marques na Rádio Boa Nova, notando que esta foi uma situação “que se alterou “há dois, três anos”.

Previous Oliveira do Hospital novamente reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019”
Next Região: GNR apreendeu 38 aves capturadas ilegalmente

Artigos Relacionados

Região

Oliveira do Hospital aprova Plano Operacional Municipal contra incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Oliveira do Hospital aprovou, ontem por unanimidade, o Plano Operacional Municipal 2019 (POM), …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Oliveira do Hospital foi notícia nacional. Interior não rima com inferior”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves reflete sobre a atitude tomada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital em eliminar o

Informação

GNR apreendeu 64 plantas de cannabis na Figueira da Foz

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve um homem de 59 anos, …

Região

GNR do Fundão identifica suspeitos de ameaças com armas de fogo

A GNR identificou, na quinta-feira, dois homens, de 19 e 57 anos, pelo crime de ameaças com recurso a armas de fogo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

Região

Região: Recusada indemnização a família do trabalhador que morreu a combater fogo

O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge, disse hoje que o Governo se recusa a indemnizar a família do trabalhador da autarquia que morreu …

Última Hora

Governo lança campanha #PortugalContraAViolência

Na próxima segunda-feira, dia 25, assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Para assinalar a data,…

Destaque

Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

O Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje uma “edição especial natalícia”, com um vasto programa dirigido às crianças do pré-escolar e 1º

Informação

Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid

Depois de ter conquistado, na semana passada, o título de Campeão Nacional TT3 no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão subiu, este fim-de-semana, ao terceiro lugar do pódio da quarta

Última Hora

Serra da Estrela: Estradas encerradas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso à serra da Estrela estão hoje encerradas devido à queda de neve, formação de gelo e vento forte.

Informação

Volta a Portugal inicia amanhã. No dia 5 de agosto liga Oliveira do Hospital à Guarda

O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta vai para a estrada na quarta-feira, num prólogo em Viseu, e terá como grandes momentos…

Última Hora

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …