ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um Centro de Recria…

… que, dentro de um mês, está em condições de distribuir 400 borregas pelos produtores que perderam os animais no incêndio de 15 de outubro.

Com a medida, Manuel Marques, presidente da ANCOSE quer garantir o repovoamento da região demarcada da Serra da Estrela e a consequente produção do leite tão necessário para o genuíno Queijo da Serra da Estrela.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o dirigente referiu que o Centro de Recria já estava a ser planeado pela ANCOSE e o Município de Oliveira do Hospital com o objetivo de aumentar o efetivo animal na região, ”substituindo-se ao Estado” naquela missão. A situação acabou por ser precipitada com o grande incêndio. “A Ancose deitou mãos à obra e começou a comprar borregas”, conta o responsável, verificando que se no início o centro foi provisório, agora trata-se de “um centro de recria a sério” e que tem contado com vários contributos financeiros. Nesta primeira fase, a Ancose vai proceder à doação de borregas aos produtores que comprovem a perda de animais no incêndio, mas futuramente o Centro de Recria vai proceder à venda dos animais. De acordo com Manuel Marques, daqui por mais um mês ou dois, a associação está em condições de distribuir 400 borregas. Assegura que a distribuição vai ser feita de forma equitativa.

Após a morte de cerca de 8500 animais, o efetivo animal na região demarcada ficou reduzido a cerca de 40 mil ovelhas Serra da Estrela. Manuel Marques estima que a quebra na produção de leite seja na ordem de um terço, com consequente quebra na produção do Queijo Serra da Estrela. Admite, por isso, que o preço desta que é uma maravilha da gastronomia portuguesa possa subir, considerando porém que “há queijo” e “há queijo Serra da Estrela”.

Ainda que com menos queijo, o dirigente considera determinante a realização da Feira do Queijo em Oliveira do Hospital, município que tem apostado no renascer do seu território.

image_pdfimage_print
Previous Dia + Contigo promove saúde mental nos jovens
Next Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

Artigos Relacionados

Última Hora

Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

O Ministério da Agricultura desmente o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017, informando que os apoios pagos

Destaque

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo quinto ano consecutivo, galardoada pela bandeira azul e “considerada pela primeira vez qualidade de ouro”.

Região

Independente Mário Loureiro recandidata-se pelo PS à Câmara de Tábua

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, vai recandidatar-se ao cargo pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

Informação

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o agravamento das condições meteorológicas…

Informação

Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital anunciou, hoje, que o abastecimento de água no concelho deverá ficar normalizado “até ao meio desta semana”, na altura em que…

Informação

Nuno Alves é o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Nuno Alves, presidente da Concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital, é candidato da coligação liderada por aquele partido à Câmara Municipal oliveirense.

Informação

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Região

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Informação

Bispo de Coimbra preside a missa pelas vítimas dos incêndios

D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, celebra hoje, pelas 19h00, a missa de sétimo dia pelas 12 vítimas dos incêndios que assolaram o concelho na tarde …

Informação

Tábua acolhe IV Encontro Internacional Renault 4L

A Associação de Desportos e Makinas vai realizar, o próximo sábado, 30 de junho, a 4ª edição do Encontro Internacional de Renault 4L, em Tábua.

Informação

PJ deteve mais um elemento de grupo traficante em Ovar

A Polícia Judiciária (PJ), em ação levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu, ontem, a uma detenção em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes,

Cultura

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Última Hora

Guarda investe 400 mil euros em faixas de gestão de combustível

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que está a investir cerca de 400 mil euros em ações de execução de faixas de gestão de combustível junto de vias rodoviárias

Informação

 CIM da Região de Coimbra lança catálogo de apoio a visitas de estudo

A CIM Região de Coimbra acaba de editar, sob o título “Descobre a tua Região! – Catálogo de Pontos de Interesse da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, uma publicação…

Última Hora

De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista

Destaque

Município de Oliveira do Hospital fechou ano de 2016 com saldo positivo de 666 mil Euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital encerrou o ano de 2016 com um saldo positivo de 666 mil Euros, resultado de uma receita de cerca de 15 milhões e

Região

Seia: Curto-circuito provocou incêndio em habitação

Um curto-circuito num desumidificador provocou um incêndio numa habitação, esta quinta-feira de manhã, em Seia. Três pessoas foram assistidas por inalação de fumos, avança o JN na sua edição online.

Última Hora

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.

Última Hora

“Uma Caminhada por Todos” somou 700 euros à conta solidária do Município de Arganil

A conta solidária da Câmara Municipal de Arganil recebeu, no passado dia 28 de junho, um significativo e precioso reforço de 700 euros,…

Última Hora

Proteção Civil registou mais de 3.010 ocorrências até às 07h30

A Proteção Civil registou durante a madrugada de hoje mais de 3.010 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que provocou mais de 1.900 quedas de árvores, …

Informação

Coimbra com nova materinidade

O Ministério da Saúde confirma, há luz verde para construir uma nova maternidade em Coimbra. A notícia foi dada pelo ministro Adalberto Campos Fernandes na visita que fez este fim-de-semana

Região

Biblioteca Municipal de Nelas promove “Oficina do Óscar”

A Biblioteca Municipal de Nelas acolhe, amanhã, 18 de maio, a “Oficina do Óscar”- Projeto P.A.I.S., com diversas atividades.

Destaque

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…

Informação

Mão da Rainha Santa Isabel vai estar exposta durante 13 dias em Coimbra  

As festas religiosas de Coimbra, que decorrem de 01 a 13 de julho, assinalam os 500 anos da beatificação da padroeira da cidade com a exposição da mão da Rainha