ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela
9 Março, 2018 1301 Views

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um Centro de Recria…

… que, dentro de um mês, está em condições de distribuir 400 borregas pelos produtores que perderam os animais no incêndio de 15 de outubro.

Com a medida, Manuel Marques, presidente da ANCOSE quer garantir o repovoamento da região demarcada da Serra da Estrela e a consequente produção do leite tão necessário para o genuíno Queijo da Serra da Estrela.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, o dirigente referiu que o Centro de Recria já estava a ser planeado pela ANCOSE e o Município de Oliveira do Hospital com o objetivo de aumentar o efetivo animal na região, ”substituindo-se ao Estado” naquela missão. A situação acabou por ser precipitada com o grande incêndio. “A Ancose deitou mãos à obra e começou a comprar borregas”, conta o responsável, verificando que se no início o centro foi provisório, agora trata-se de “um centro de recria a sério” e que tem contado com vários contributos financeiros. Nesta primeira fase, a Ancose vai proceder à doação de borregas aos produtores que comprovem a perda de animais no incêndio, mas futuramente o Centro de Recria vai proceder à venda dos animais. De acordo com Manuel Marques, daqui por mais um mês ou dois, a associação está em condições de distribuir 400 borregas. Assegura que a distribuição vai ser feita de forma equitativa.

Após a morte de cerca de 8500 animais, o efetivo animal na região demarcada ficou reduzido a cerca de 40 mil ovelhas Serra da Estrela. Manuel Marques estima que a quebra na produção de leite seja na ordem de um terço, com consequente quebra na produção do Queijo Serra da Estrela. Admite, por isso, que o preço desta que é uma maravilha da gastronomia portuguesa possa subir, considerando porém que “há queijo” e “há queijo Serra da Estrela”.

Ainda que com menos queijo, o dirigente considera determinante a realização da Feira do Queijo em Oliveira do Hospital, município que tem apostado no renascer do seu território.

Previous Dia + Contigo promove saúde mental nos jovens
Next Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

Artigos Relacionados

Informação

Septuagenário morreu após queda no Rio Alva, na Ponte das Três Entradas

Joaquim Conceição Dias, com 71 anos, morreu ao início da noite de ontem na sequência de uma queda no Rio Alva, na localidade da Ponte das Três Entradas, no concelho

Informação

Seia: Casa Municipal da Cultura recebe peça “Eu sou o Outro” da companhia Teatro em Caixa

No dia 31 de janeiro, pelas 10h30, a peça “Eu sou o Outro”, da companhia Teatro em Caixa, chega à Casa Municipal da Cultura de Seia.

Destaque

Rádio Boa Nova promoveu debate sobre “Igualdades e Desigualdades entre Mulheres e Homens” (com vídeo)

No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, a Rádio Boa Nova promoveu esta sexta-feira um debate alusivo ao tema “Igualdades e Desigualdades

Última Hora

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Informação

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Região

Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital

O ex presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje Oliveira do Hospital num gesto de solidariedade depois do…

Informação

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Informação

Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Deflagrou, na tarde desta quinta-feira, um incêndio que atingiu quatro habitações no Bairro da Bela Vista, na freguesia de Silgueiros, em Viseu, sem registo de vítimas.

Informação

Idanha-a-Nova: Homem morreu após ser eletrocutado em acidente de trabalho

Um homem de 45 anos morreu, na manhã desta sexta-feira, após ter sido eletrocutado em plena via pública.

Educação

Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar” em Oliveira do Hospital

A 10ª edição do “Dramatizando” – Jornadas de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, tem início nos próximos dias 19 e 20 de maio.

Informação

ASAE apreende 600 quilos de produtos à base de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização de talhos com o objetivo de verificação dos requisitos legais específicos da atividade,…