ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

image_pdfimage_print

Jorge Ribeiro, com 26 anos, de Percelada, no concelho de Tábua foi um dos criadores de ovinos Serra da Estrela que foi contemplado com borregas entregues pela…

… Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE). Desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação está empenhada em repor o efetivo de ovinos Serra da Estrela que morreu no fogo.

À data do incêndio, o jovem pastor contava com 148 ovelhas no seu rebanho. Perdeu 109 cabeças entre cordeiros e ovelhas adultas”. Mas, Jorge Ribeiro não desistiu. “Tenho feito recria e o Centro de Recria da Ancose tem ajudado bastante. Tenho comprado algumas ovelhas já produtoras. As de recria demoram pelo menos dois anos a produzir leite”, afirmou à Rádio Boa Nova. Agora, volvido mais de um ano, Jorge Ribeiro já está a reencontrar a normalidade, estando “quase a chegar ao efetivo que tinha”.

Carlos Dias, de 45 anos, e natural de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, viu o seu rebanho de 108 animais reduzido a apenas dois animais. Também não desistiu da atividade. “Tenho comprado”, referiu à Rádio Boa Nova o criador que prestes a receber as borregas da ANCOSE disse que o seu sentimento “é o mesmo de sempre”, reconhecendo porém que “sempre é uma ajuda”. Para o pastor o pior período já terá passado, até porque “já vai havendo muitos alimentos” para alimentar os animais.

A Jorge Ribeiro e Carlos Dias juntaram-se outros produtores que foram chamados à ANCOSE para receber novas borregas, cerca de 200, e assim se repor o efetivo animal que ardeu no grande incêndio. Na presença de responsáveis da Direção Geral da Agricultura, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Grupo Jerónimo Martins e Associação Força da Natureza, o presidente da ANCOSE, Manuel Marques mostrou-se grato pelo apoio dado por todas as entidades, em particular o Ministério da Agricultura, que com a sua dádiva veio permitir a reposição do efetivo animal ardido de raça bordaleira. O dirigente mostrou-se ainda preocupado com os produtores que perderam animais, mas que não faziam contraste leiteiro. “Quem sabe se com a nossa reposição eles possam vir e colaborar nesse setor”, afirmou confiante.

Previous Região: Homem de 39 anos detido por suspeitas de ter tentado matar a ex-mulher
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Região

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Última Hora

Penacova celebrou dia Mundial da Água com visita à ETAR de S. Paio do Mondego

Com o objetivo de consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em particular para a necessidade de preservação e poupança da água, …

Destaque

Autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira vai mostrar “desagrado” à IP pelo corte de plátanos

O presidente da Junta de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira disse, hoje, à Rádio Boa Nova que vai fazer uma comunicação à Infraestruturas de Portugal (IP) a

Informação

Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela recebeu oito mil visitas em apenas um ano

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que hoje se assinala, está a ser comemorado no Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, …

Última Hora

S. Gião: “Se não houver apoio para recuperar as segundas habitações, isto fica um deserto completo”

O presidente da Junta de Freguesia de S.Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, está preocupado com a demora na recuperação das 25 casas de segunda habitação…

Última Hora

Tribunal de Contas reprova falta de controlo nas contas de Pedrógão

Auditoria demolidora deteta graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande.

Última Hora

13 estrangeiros identificados em situação irregular na região Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje ter identificado 50 cidadãos de nacionalidade estrangeira na zona do Centro do país, 13 dos quais com situação documental irregular em

Última Hora

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Informação

Associação Filarmónica de Arganil promove Concerto de Primavera

A Associação Filarmónica de Arganil (AFA) promove, no próximo dia 27 de abril, pelas 21h30,um Concerto de Primavera. O espetáculo terá lugar no Multiusos da Cerâmica Arganilense.

Informação

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto…

Programas

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 22 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Mangualde: Homem morre atingido por uma árvore

Um homem, com cerca de 35 anos, morreu atingido por uma árvore na manhã de sábado, 24 de novembro, em Mangualde, no distrito de Viseu.