ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

Jorge Ribeiro, com 26 anos, de Percelada, no concelho de Tábua foi um dos criadores de ovinos Serra da Estrela que foi contemplado com borregas entregues pela…

… Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE). Desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação está empenhada em repor o efetivo de ovinos Serra da Estrela que morreu no fogo.

À data do incêndio, o jovem pastor contava com 148 ovelhas no seu rebanho. Perdeu 109 cabeças entre cordeiros e ovelhas adultas”. Mas, Jorge Ribeiro não desistiu. “Tenho feito recria e o Centro de Recria da Ancose tem ajudado bastante. Tenho comprado algumas ovelhas já produtoras. As de recria demoram pelo menos dois anos a produzir leite”, afirmou à Rádio Boa Nova. Agora, volvido mais de um ano, Jorge Ribeiro já está a reencontrar a normalidade, estando “quase a chegar ao efetivo que tinha”.

Carlos Dias, de 45 anos, e natural de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, viu o seu rebanho de 108 animais reduzido a apenas dois animais. Também não desistiu da atividade. “Tenho comprado”, referiu à Rádio Boa Nova o criador que prestes a receber as borregas da ANCOSE disse que o seu sentimento “é o mesmo de sempre”, reconhecendo porém que “sempre é uma ajuda”. Para o pastor o pior período já terá passado, até porque “já vai havendo muitos alimentos” para alimentar os animais.

A Jorge Ribeiro e Carlos Dias juntaram-se outros produtores que foram chamados à ANCOSE para receber novas borregas, cerca de 200, e assim se repor o efetivo animal que ardeu no grande incêndio. Na presença de responsáveis da Direção Geral da Agricultura, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Grupo Jerónimo Martins e Associação Força da Natureza, o presidente da ANCOSE, Manuel Marques mostrou-se grato pelo apoio dado por todas as entidades, em particular o Ministério da Agricultura, que com a sua dádiva veio permitir a reposição do efetivo animal ardido de raça bordaleira. O dirigente mostrou-se ainda preocupado com os produtores que perderam animais, mas que não faziam contraste leiteiro. “Quem sabe se com a nossa reposição eles possam vir e colaborar nesse setor”, afirmou confiante.

Previous Região: Homem de 39 anos detido por suspeitas de ter tentado matar a ex-mulher
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Última Hora

Condutor acusado de homicídio por negligência no caso da morte de peregrinos

O Ministério Público (MP) acusou o condutor envolvido no acidente que matou cinco peregrinos em Coimbra, em 2015, de cinco crimes de homicídio por negligência …

Última Hora

Região: ASAE apreende mais de cinco mil litros de azeite e 17 500 rótulos no valor de 21 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 5 705 litros de azeite e 17 500 rótulos, num valor de cerca de 21 000 euros, no âmbito do combate

Última Hora

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Informação

Região: Homem de 39 anos detido por suspeitas de ter tentado matar a ex-mulher

Um homem de 39 anos foi detido por alegadamente ter tentado matar a ex-mulher com uma arma de fogo, no concelho de Nelas.

Destaque

“The Black Mamba” animou a sexta noite da EXPOH

O grupo “The Black Mamba” subiu ontem ao palco principal do parque do Mandanelho naquela que foi a sexta noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Região

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Última Hora

Bispo de Coimbra ordenou dois sacerdotes e 17 diáconos permanentes

O bispo de Coimbra presidiu, ontem, à ordenação dos padres Rodolfo Albuquerque (Midões- Tábua) e Daniel Rodrigues (Nogueira do Cravo – Oliveira do Hospital). Na mesma cerimónia, que teve lugar

Informação

Luís Lagos diz que a sua queijaria nunca foi convidada para Feira do Queijo e considera “um erro” a promoção de um queijo contra outro queijo

O deputado do CDS-PP criticou na última Assembleia Municipal o modelo da Feira do Queijo que é realizada em Oliveira do Hospital. Luís Lagos referiu …

Informação

Colisão entre carro e camião provoca um morto em Aveiro

Uma colisão entre um camião de mercadorias e um reboque de assistência em viagem, ao quilómetro 217 da A1, sentido Porto/Lisboa, provocou um morto, um ferido grave e um ligeiro, na

Informação

Deputado do BE, solidário com oliveirenses, defende igualdade no apoio às empresas e à agricultura

José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra, escolheu hoje o concelho…

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe 11º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra

Oliveira do Hospital vai receber, pela primeira vez, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra.