ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

ANCOSE ajuda criadores na reposição de ovelhas perdidas no grande incêndio

image_pdfimage_print

Jorge Ribeiro, com 26 anos, de Percelada, no concelho de Tábua foi um dos criadores de ovinos Serra da Estrela que foi contemplado com borregas entregues pela…

… Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE). Desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação está empenhada em repor o efetivo de ovinos Serra da Estrela que morreu no fogo.

À data do incêndio, o jovem pastor contava com 148 ovelhas no seu rebanho. Perdeu 109 cabeças entre cordeiros e ovelhas adultas”. Mas, Jorge Ribeiro não desistiu. “Tenho feito recria e o Centro de Recria da Ancose tem ajudado bastante. Tenho comprado algumas ovelhas já produtoras. As de recria demoram pelo menos dois anos a produzir leite”, afirmou à Rádio Boa Nova. Agora, volvido mais de um ano, Jorge Ribeiro já está a reencontrar a normalidade, estando “quase a chegar ao efetivo que tinha”.

Carlos Dias, de 45 anos, e natural de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, viu o seu rebanho de 108 animais reduzido a apenas dois animais. Também não desistiu da atividade. “Tenho comprado”, referiu à Rádio Boa Nova o criador que prestes a receber as borregas da ANCOSE disse que o seu sentimento “é o mesmo de sempre”, reconhecendo porém que “sempre é uma ajuda”. Para o pastor o pior período já terá passado, até porque “já vai havendo muitos alimentos” para alimentar os animais.

A Jorge Ribeiro e Carlos Dias juntaram-se outros produtores que foram chamados à ANCOSE para receber novas borregas, cerca de 200, e assim se repor o efetivo animal que ardeu no grande incêndio. Na presença de responsáveis da Direção Geral da Agricultura, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Grupo Jerónimo Martins e Associação Força da Natureza, o presidente da ANCOSE, Manuel Marques mostrou-se grato pelo apoio dado por todas as entidades, em particular o Ministério da Agricultura, que com a sua dádiva veio permitir a reposição do efetivo animal ardido de raça bordaleira. O dirigente mostrou-se ainda preocupado com os produtores que perderam animais, mas que não faziam contraste leiteiro. “Quem sabe se com a nossa reposição eles possam vir e colaborar nesse setor”, afirmou confiante.

Previous Região: Homem de 39 anos detido por suspeitas de ter tentado matar a ex-mulher
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Cultura

Alice Gouveia apresenta novo livro “De Costas Voltadas” (Com vídeo)

Alice Gouveia, conhecida autora do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para lançar o seu quinto livro escrito em português, o primeiro que lançou foi nos EUA e escrito em

Região

Polícia Judiciária detém incendiários florestais em Figueira de Castelo Rodrigo

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR e de elementos dos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, identificou e

Informação

Festa Solidária ajuda vítimas dos incêndios em Nelas

O “Indiferente” com o apoio do Município de Nelas realiza nos dias 10,11, 17 e 18 de novembro (dois fins de semana), a partir das 22h00, uma “Festa Solidária”, …

Sociedade

A Catedral de Notre-Dame sofreu incêndio de grandes dimensões,  mas estrutura principal “está a salvo”

O fogo que ontem  deflagrou naquele que é o monumento histórico mais visitado da Europa,  a Catedral de Notre Dame, causou elevados danos e …

Região

Grande Rota do Alva valoriza percurso ribeirinho entre Seia e Penacova

Sete municípios criaram ontem a Grande Rota do Alva, numa sessão realizada em Penacova em que as partes assumiram o compromisso de valorização ambiental …

Sociedade

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” …

Desporto

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital

A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital foi, mais uma vez, o palco dos festejos do Tetra pelos benfiquistas.

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

A disputa pela liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) permanece em primeiro lugar após

Vídeos

5º aniversário: UCC Pinheiro dos Abraços aproxima cuidados de saúde e sensibiliza jovens sobre sexualidade e comportamentos aditivos (com vídeo)

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro do Abraços comemorou, na sexta-feira, cinco anos de trabalho de proximidade…

Informação

Presidente da República em Viseu para homenagear piloto que morreu na sequência da queda do helicóptero do INEM

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar presente na cerimónia de homenagem a João Lima que vai decorrer esta quarta-feira, 19 de dezembro, no Aeródromo de Viseu.

Informação

Região: Ministro do Ambiente visita obras de compensação pela não construção da Barragem de Girabolhos

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visita os concelhos de Nelas, Gouveia, Mangualde e Seia, no próximo dia 5 de setembro,…