“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

… em particular na zona do Vale do Alva, impedindo mesmo a circulação em algumas vias.

Em declarações à Rádio Boa Nova, José Carlos Marques, comandante operacional da proteção civil no concelho de Oliveira do Hospital referiu que o “pico dos problemas” se verificou por volta das 21h00, “com vários deslizamentos de terras e quedas de árvores”. “Houve várias dezenas de deslizamentos com maior influência na zona do Vale do Alva”, adiantou, notando que graças “a todos os meios”, nomeadamente as duas corporações de bombeiro, e elementos da proteção civil apoiados por duas retroescavadoras e  duas motos niveladoras e GNR foi possível desobstruir as vias afetadas.

Foto: José Carlos Marques

Foto: José Carlos Marques

Durante a noite, o mau tempo cortou o trânsito nas ligações entre a Catraia de S. Paio e Ponte de S. Gião, acessos a Chão Sobral e Gramaça, ligação entre Penalva de Alva e Ponte das Três Entradas, registando-se ainda outros casos pontuais um pouco por todo o concelho, devido a queda de árvores para a via pública. José Carlos Marques estima que cerca de 20 árvores tenham caído durante a noite e madrugada, mas sem registo de danos em habitações ou viaturas. Segundo o responsável também não há pessoas feridas a registar. Segundo adiantou, “durante a noite não houve habitações em risco”, no entanto, admite que algumas casas possam correr algum perigo, sobretudo as que estão localizadas em zona de encosta, que são já consideradas “zonas de algum risco”.

Fruto da chuva intensa, uma casa não habitada em Penalva de Alva foi afetada pelo “extravasamento de um ribeiro”, que também arrastou detritos.

Outro dos efeitos do mau tempo foi o arrastamento de troncos de árvores e outros detritos pelo leito do rio, nomeadamente do Alva, provocando alguns estragos nas zonas de veraneio. “É normal com a força das chuvas que os sedimentos venham em direção aos cursos de água. Esperamos que a chuva abrande e não venha piorar esta situação”, referiu o responsável pela Proteção Civil, que desde o início da manhã desta segunda-feira procede a trabalhos de monitorização.

Previous Proteção Civil registou mais de 3.010 ocorrências até às 07h30
Next Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do

Sociedade

Deputado do PSD criticou “festas, festinhas e festarolas”. Alexandrino acusou Rafael Costa de “tiques de autoritarismo de direita”

O período antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital ficou marcado pela intensa troca de palavras entre o deputado do PSD, Rafael Costa  e o

Destaque

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Última Hora

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Informação

Explosão em habitação faz três feridos em Castelo Branco

Dois adultos e um bebé de um ano foram assistidos depois de uma explosão que ocorreu numa habitação, ao final da manhã desta quarta-feira, em Castelo Branco.

Politica

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Última Hora

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Última Hora

Ténis de Mesa: CCPOH com derrota frente à AC Mocidade de Coimbra

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), a competir no Campeonato Distrital de Equipas Seniores da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra, perdeu, na passada

Última Hora

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Informação

Ficabeira arranca hoje em Arganil

Tem hoje início, em Arganil, a 36ª edição da FICABEIRA (Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra) e Feira do Mont’Alto 2017, …