Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião
11 Junho, 2018 2085 Views

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades inspiradas no misticismo e nas tradições rurais de uma Aldeia de Montanha da serra da Estrela.

A festa, de “caráter diferenciador assenta na harmonia entre a natureza e a autenticidade das tradições da aldeia”. A iniciativa integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, e atrai à aldeia, com pouco mais de 400 habitantes, milhares de visitantes.

A animação durante os dois dias de festa reúne as coletividades e habitantes locais, mostrando o que de melhor ali se faz e produz. Da gastronomia ao artesanato, mas também com recriações de músicas e danças pagãs (rufos e roncos, Yolanda Dance, Albaluna, Gondutigui), a Festa do Solstício invade a zona antiga da aldeia. Mas, o ponto alto da festa é a tradicional Caminhada do Lampião. Uma caminhada à luz da lua e de um Lampião.

Esta é uma caminhada que conta histórias e reaviva a memória de todos aqueles que, com a chegada do verão, assistiam ao ritual da rega dos campos durante a noite e à luz de um lampião. A abundância de água e de campos cultivados ao longo da ribeira de Alvoco obrigava a um procedimento comunitário e exímio que fixava os momentos de rega nos campos, designados de “giros da água”.

E é esta história que reúne a magia de momentos passados nas noites de verão em que se avistavam dezenas, ou até mesmo centenas, de lampiões acesos e dispersos pelos campos ao longo da ribeira, que inspirou os habitantes da aldeia na criação deste momento tão genuíno que é a Caminhada do Lampião. Este era o ritual que marcava a chegada do verão, que pela “dança” da luz transportava o momento para o imaginário coletivo.

 

Previous Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves
Next Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

Artigos Relacionados

Nacional

GNR realiza operação “Comércio Seguro” para garantir a segurança dos comerciantes e clientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, durante o período de 14 a 24 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro”,…

Informação

Operação ‘Todos os Santos’ regista mais acidentes e mais mortos

GNR intensificou a patrulha nas estradas portuguesas entre a passada sexta-feira e esta terça-feira, dia 1 de novembro. Neste período, morreram sete pessoas vítimas de acidentes.

Sociedade

Liga de Travanca de Lagos promove “LigARTE”

“LigARTE” é a nova proposta, para o ano de 2017, da Liga de Travanca de Lagos em parceria com o projecto Espaço _Tempo. Através de Oficinas, Workshops entre outros encontros mensais,…

Última Hora

Colisão com camião faz três feridos na Covilhã

Ao início da tarde de hoje, três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros na Covilhã.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Última Hora

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Região

Banco Alimentar Contra a Fome promove campanha no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome promove, no próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, mais uma recolha de alimentos. Às portas da última campanha do ano, o

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Informação

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Nacional

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Informação

Idoso morre em incêndio no Sabugal

Um homem foi hoje encontrado morto na zona onde deflagrou um incêndio florestal, na área da freguesia de Santo Estevão e Moita, no concelho do Sabugal, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil e da GNR.

Região

Apoios aos rendimentos e limpeza da floresta em destaque em colóquio promovido pela Cooperativa da Beira Central

Os apoios aos rendimentos na agricultura estiveram hoje em debate no Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, no âmbito de um colóquio promovido…