Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião
11 Junho, 2018 2428 Views

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

image_pdfimage_print

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades inspiradas no misticismo e nas tradições rurais de uma Aldeia de Montanha da serra da Estrela.

A festa, de “caráter diferenciador assenta na harmonia entre a natureza e a autenticidade das tradições da aldeia”. A iniciativa integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, e atrai à aldeia, com pouco mais de 400 habitantes, milhares de visitantes.

A animação durante os dois dias de festa reúne as coletividades e habitantes locais, mostrando o que de melhor ali se faz e produz. Da gastronomia ao artesanato, mas também com recriações de músicas e danças pagãs (rufos e roncos, Yolanda Dance, Albaluna, Gondutigui), a Festa do Solstício invade a zona antiga da aldeia. Mas, o ponto alto da festa é a tradicional Caminhada do Lampião. Uma caminhada à luz da lua e de um Lampião.

Esta é uma caminhada que conta histórias e reaviva a memória de todos aqueles que, com a chegada do verão, assistiam ao ritual da rega dos campos durante a noite e à luz de um lampião. A abundância de água e de campos cultivados ao longo da ribeira de Alvoco obrigava a um procedimento comunitário e exímio que fixava os momentos de rega nos campos, designados de “giros da água”.

E é esta história que reúne a magia de momentos passados nas noites de verão em que se avistavam dezenas, ou até mesmo centenas, de lampiões acesos e dispersos pelos campos ao longo da ribeira, que inspirou os habitantes da aldeia na criação deste momento tão genuíno que é a Caminhada do Lampião. Este era o ritual que marcava a chegada do verão, que pela “dança” da luz transportava o momento para o imaginário coletivo.

 

Previous Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves
Next Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

Artigos Relacionados

Última Hora

Professora tornou possível viagem de 670 alunos de Oliveira do Hospital à Vila Natal de Óbidos

As turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital cumprem, nesta quarta-feira, o terceiro dia de uma visita à Vila Natal de Óbidos, …

Informação

Oliveira do Hospital “cuida” de 25 hectares de área reflorestada

No Dia da Floresta Autóctone,  que ontem se assinalou, o Município de Oliveira do Hospital lançou o novo projeto ambiental “É Hora de Cuidar”. Depois da reflorestação de 25 hectares,

Informação

Serra da Estrela: Estradas de acesso encerradas devido à neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje encerradas ao trânsito devido à queda de neve.

Região

HUC vão ter silo-auto com 1200 lugares

A construção de um silo-auto de quatro pisos destinado a estacionamento no Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) é a maior novidade do projeto de intervenção…

Última Hora

Cerâmica arganilense acolhe 12ª edição Arganil Rock no dia 20 de abril

A Cerâmica arganilense acolhe, no próximo dia 20 de abril, a 12ª edição do Arganil Rock, com início pelas 22h30.

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada

No passado dia 12 de janeiro, o Maratona Clube Vila Chã esteve presente no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que se realizou no Estádio Nacional do Jamor.

Informação

Unidade Local de Saúde da Guarda vive situação “explosiva”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos entende que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, onde se demitiram responsáveis de três serviços, vive situação “explosiva”, …

Informação

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Última Hora

Montemor-o-Velho: GNR apreende arma de fogo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, apreendeu ontem, dia 21 de novembro, uma arma de fogo, na localidade de Catarruchos,

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Informação

Acidente em Miranda de Corvo faz quatro feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, esta tarde, em Miranda do Corvo, cerca das 14h00, resultou em quatro feridos, um dos quais encarcerado.

Informação

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …