Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião
11 Junho, 2018 1982 Views

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades inspiradas no misticismo e nas tradições rurais de uma Aldeia de Montanha da serra da Estrela.

A festa, de “caráter diferenciador assenta na harmonia entre a natureza e a autenticidade das tradições da aldeia”. A iniciativa integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, e atrai à aldeia, com pouco mais de 400 habitantes, milhares de visitantes.

A animação durante os dois dias de festa reúne as coletividades e habitantes locais, mostrando o que de melhor ali se faz e produz. Da gastronomia ao artesanato, mas também com recriações de músicas e danças pagãs (rufos e roncos, Yolanda Dance, Albaluna, Gondutigui), a Festa do Solstício invade a zona antiga da aldeia. Mas, o ponto alto da festa é a tradicional Caminhada do Lampião. Uma caminhada à luz da lua e de um Lampião.

Esta é uma caminhada que conta histórias e reaviva a memória de todos aqueles que, com a chegada do verão, assistiam ao ritual da rega dos campos durante a noite e à luz de um lampião. A abundância de água e de campos cultivados ao longo da ribeira de Alvoco obrigava a um procedimento comunitário e exímio que fixava os momentos de rega nos campos, designados de “giros da água”.

E é esta história que reúne a magia de momentos passados nas noites de verão em que se avistavam dezenas, ou até mesmo centenas, de lampiões acesos e dispersos pelos campos ao longo da ribeira, que inspirou os habitantes da aldeia na criação deste momento tão genuíno que é a Caminhada do Lampião. Este era o ritual que marcava a chegada do verão, que pela “dança” da luz transportava o momento para o imaginário coletivo.

 

Previous Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves
Next Temperaturas começam a subir e podem ultrapassar os 30 graus

Artigos Relacionados

Região

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Informação

Atleta oliveirense sagra-se campeão nacional de atletismo

O jovem atleta José Carlos Pinto, de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, venceu o Campeonato de Portugal de Atletismo 2018, na distância de 800 metros,…

Destaque

Assembleia Municipal aprovou moção de reivindicação pela requalificação total da EN230

A requalificação da Estrada Nacional 230 voltou a ser tema na última Assembleia Municipal. Na passada sexta-feira, foi votada, por unanimidade, uma moção de reivindicação pela “imediata requalificação do troço

Nacional

Estado do tempo melhora a partir de hoje

Depois de o mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana, em especial no domingo, prevê-se, a partir do início da tarde de hoje, céu pouco nublado ou limpo,

Cultura

Município de Seia distingue personalidades e alunos no 32º aniversário de elevação a cidade

As comemorações do 32º aniversário de elevação de Seia a cidade iniciam-se amanhã, dia 3 de julho.

Sociedade

Sopas reinaram em mais um Festival em Santa Ovaia

O Festival das Sopas voltou a animar Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital. No sábado, foram várias as sopas a concurso num festival onde reinaram os sabores da

Informação

Idosa desaparecida em Folgosinho foi encontrada numa “mata a cerca de um quilómetro da sua residência”

Militares da GNR, do Destacamento Territorial de Gouveia, informaram hoje que “encontraram ontem, dia 28 setembro, uma idosa de 84 anos,…

Região

Tondela: Despiste mata jovem de 23 anos

Um jovem de 23 anos morreu esta madrugada no IP3, no concelho de Tondela, na sequência de um despiste de automóvel. A vítima é natural de Santa Comba Dão.

Região

Cáritas Diocesana de Coimbra ofereceu tratores a agricultores de Tábua

A Cáritas Diocesana de Coimbra entregou ontem, dia 13 de dezembro, cinco tratores a agricultores do concelho de Tábua, vítimas dos incêndios de 15 de outubro,…

Região

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Informação

Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

A Serra da Estrela foi o pano de fundo para a 3ª edição da MARATONA do PEDAL – prova que integra o calendário da Taça Regional de XCM da Associação

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que estavam encerradas ao trânsito desde domingo à noite devido à neve, foram todas reabertas hoje de manhã, …