Alunos participaram no programa “Escola Feliz”

Alunos participaram no programa “Escola Feliz”

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital dinamizou, na primeira semana de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz”, …

… que tem como objetivo “consolidar aprendizagens e preparar os alunos, que foram acompanhados ao longo do ano letivo transato, para o regresso às aulas”.

“Desenvolvido desde 2012 por uma equipa multidisciplinar do Município de Oliveira do Hospital, em parceria com diversas entidades, o programa distingue-se pelos resultados de sucesso e pela avaliação positiva dos participantes e dos seus encarregados de educação”, refere a autarquia em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Na semana anterior ao arranque de mais um ano letivo, “o programa envolveu 23 participantes, com idades entre os 6 e os 12 anos, que participaram em diversas atividades pedagógicas de desenvolvimento de competências como o raciocínio, a criatividade e a concentração, entre outras. Vários conteúdos foram trabalhados em contexto de sala de aula, como a matemática e o português, para recordar e reforçar as matérias aprendidas, mas houve também espaço para a participação noutras iniciativas com vista à aquisição de novos conhecimentos, como um jogo relacionado com o ambiente, e ainda de formação cívica através do encontro intergeracional com os idosos da Fundação Aurélio Amaro Dinis (FAAD) e do dia dedicado à família, em que contaram com a participação dos irmãos, que os ajudou a perceber que há vários tipos de família na sociedade”.

No último dia, passado em comunhão com a natureza no Parque do Mandanelho, enquanto uns descobriam os jogos tradicionais, outros faziam uma avaliação positiva dos últimos cinco dias em que participaram na edição 2019 do “Escola Feliz”.

“Uma semana muito boa” era a opinião unânime do Marco, 8 anos,  do Leonardo, 9 anos, do Pedro, 12 anos, e do Marcos de 11 anos, vestidos com a t-shirt que cada um deles pintou numa das atividades. “Fizemos trabalhos de matemática e também de português, em que tivemos de criar uma história”, explicavam, enquanto destacavam o “Dia da Família”, em que “convidámos os nossos irmãos e fizemos o jogo da teia para os apresentar aos nossos colegas” e os momentos partilhados no encontro intergeracional com os utentes idosos da FAAD.

De acordo estão também na certeza de que o regresso às aulas será feito de forma mais motivada, após esta semana, como explica o Leonardo. “O regresso à escola vai ser mais fácil, pelo menos para mim que vou mudar para uma escola maior com mais alunos e mais velhos do que eu”, explicou.

O programa “Escola Feliz” assume-se como “uma participação ativa e motivadora no processo educativo destas crianças, de modo a desvanecer a desmotivação, o desinteresse e a angústia que muitas delas trazem consigo no início de cada ano letivo, e em simultâneo possibilitar experiências que promovam, de forma lúdica, a consolidação dos conteúdos escolares, preparando para o regresso às aulas ao nível da aprendizagem e da adequação comportamental ao contexto de sala de aula”.

Previous Homem de 73 anos detido por suspeita de abuso sexual de crianças
Next Município de Oliveira do Hospital substitui-se a privados no corte de árvores ardidas na berma das estradas

Artigos Relacionados

Informação

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …

Informação

Homem encontrado sem vida no rio em S. Sebastião da Feira

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado, esta manhã, já sem vida, no rio Alva, em S. Sebastião da Feira, concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas decorre em Seia

O concelho de Seia vai beneficiar, de 12 de agosto a 2 de setembro, de uma segunda fase do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2019.

Sociedade

Camião que tombou junto ao nó do IC6 foi retirado ao início da tarde

O camião que, esta manhã, se virou junto ao nó de Tábua do IC6 foi retirado ao início da tarde e a circulação rodoviária está normalizada, adiantou fonte da GNR

Destaque

Luís Falcão de Brito partilha homenagem com todos “os oliveirenses que passaram por esta grande tragédia”

O oliveirense Luís Falcão de Brito foi homenageado, pelo Rotary Club de Oliveira do Hospital, como profissional do ano. Honrado com a distinção o técnico agro florestal, com 50 anos,

Última Hora

Carlos Veiga reconduzido na presidência da ESTGOH

Não há alterações na equipa presidencial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital que, ontem, tomou posse. Carlos Veiga foi reconduzido …

Sociedade

Câmara de Oliveira do Hospital assegura que água “pode ser consumida sem qualquer restrição”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou hoje, em comunicado, que a água de abastecimento público que está a ser distribuída aos munícipes, …

Desporto

Objetivos cumpridos por Filipe Abrantes em Mortágua

Decorreu no passado fim de semana a terceira prova do Campeonato Centro de Ralis, o Rali de Mortágua, com organização do Clube Automóvel do Centro.

Destaque

Bombeiros de Oliveira do Hospital comemoram 97º aniversário com sentimento de “dever cumprido”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, 24 de março, o 97º aniversário.

Sociedade

MEMÓRIAS:  Na véspera das comemorações do feriado Municipal, a Rádio Boa Nova faz a reposição das entrevistas destes dois homenageados, Carlos Martins e Dulce Pássaro e emitidas nas comemorações dos

Região

Foi detido um homem fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal em Vila Verde

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da GNR, identificou e deteve o presumível autor da prática de um crime de incêndio florestal, ocorrido

Última Hora

Lesados pelos incêndios exigem recuperação das habitações

Vários lesados pelos incêndios de outubro do ano passado exigiram hoje, em Coimbra, a resolução dos seus problemas de habitação e outros decorrentes da tragédia.