Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

image_pdfimage_print

O Instituto Politécnico de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra celebraram, ontem, um Protocolo de Cooperação relativo a Estágios Erasmus +, assinado pelo presidente do IPC, Jorge Conde, e o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMRC, João Ataíde.

Através do acordo, a CIM RC, como entidade intermediária, indicará ofertas de estágios destinados a estudantes e/ou diplomados de instituições de ensino superior estrangeiras parceiras do IPC, entre outras contribuições estratégicas para o aprofundamento da cooperação em domínios de interesse comum.

Os locais de estágio serão os municípios que fazem parte da referida Comunidade lntermunicipal: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila  Nova  de Poiares, ou na própria CIM RC.

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra está empenhada em proporcionar uma oferta diversificada e de qualidade para todos os seus cidadãos, que seja adequada a cada percurso de vida, através de um trabalho concertado e construtivo com todos os agentes regionais, tornando-se num Território mais empreendedor, com mais coesão social, melhor qualidade de vida e mais riqueza.

O IPC, como detentor da Erasmus Charter for Higher Education (ECHE) no programa ERASMUS, promove a formação internacional de estudantes, docentes e outros profissionais das organizações ligadas à educação e formação. Esta formação é realizada através de períodos de mobilidade para estudos e /ou estágios, no caso dos estudantes e para períodos de lecionação e/ou formação no caso de docentes e pessoal não docente.

No caso de períodos de mobilidade para estágios, o Erasmus+ apoia a realização de estágios no estrangeiro por estudantes atualmente matriculados em instituições de ensino superior nos níveis de licenciatura, mestrado ou doutoramento nos países do programa. Os recém-diplomados podem, também, beneficiar destas oportunidades. O período elegível de estágio Erasmus+ tem início a 1 de junho e prolonga-se até 30 de setembro do ano seguinte.

O programa Erasmus+ Educação e Formação visa desenvolver a Europa do Conhecimento, a todos os níveis da educação e formação; contribuir para a internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, promovendo a igualdade, coesão social e cidadania ativa.

É também objetivo do Erasmus +, agora disponível em toda a Região de Coimbra, contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, através do desenvolvimento do ensino pré-escolar, diminuição do abandono escolar, melhoria da formação profissional, aumento do número de licenciados na Europa, e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.

Fonte: Notícias de Coimbra

Previous José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro
Next Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

Artigos Relacionados

Sociedade

GNR deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 110 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu seis milhões de cigarros, informou hoje a GNR.

Informação

Café Nicola em Coimbra consumido pelas chamas

O conhecido café Nicola, em Coimbra, foi alvo um incêndio, cerca das 7 horas desta manhã, que deflagrou na cozinha.

Região

Fábio Oliveira “Fux Acústico” em entrevista na Rádio Boa Nova

Fábio Oliveira inicia agora um novo projecto de música a solo. O rosto principal do filme “Aquele querido mês de agosto” lançado a 21 de agosto de 2008 e com

Última Hora

Oliveira do Hospital: Orçamento Participativo Jovem aprovou oito candidaturas

Terminado o prazo de entrega das propostas para o Orçamento Participativo Jovem, em Oliveira do Hospital, “deram entrada oito candidaturas depois de todo o processo que foi desenvolvido…

Politica

Alexandrino é presidente interino da CIM até à realização de novas eleições

O presidente do Município de Oliveira do Hospital e primeiro vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da (CIM) da Região de Coimbra desempenha, até à realização de nova eleição, …

Região

Coimbra: Ressonância Magnética tem lista de espera de mais de ano e meio

A secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está preocupada com  o tempo de espera para a realização de um exame de ressonância magnética no Centro Hospitalar…

Última Hora

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República

Passados cerca de dois meses após o lançamento da Petição “Melhoria e Alargamento do IP3 sem Portagens – Pela Segurança, Acessibilidade e Desenvolvimento”, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3

Sociedade

Carta de condução com novas regras a partir de Janeiro 2017

A partir de Janeiro, os condutores não vão ter de alterar a carta de condução quando mudam de morada, já que passa a ser considerada a que está registada no

Última Hora

Festa do Bodo realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro em Vila Pouca da Beira

A Festa do Bodo, de Vila Pouca da Beira, realiza-se nos dias 19 e 20 de Janeiro, em Honra de S. Sebastião, junto à Pousada do Convento do Desagravo. A

Última Hora

Operação “Pesados de mercadorias”: GNR fiscalizou 2 830 condutores e elaborou 1 933 autos

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 19 e 23 de novembro, executou várias operações de fiscalização de veículos pesados de mercadorias, nas vias mais críticas e de maior volume

Região

Fogos de outubro: Relatório de comissão será entregue a 20 de março

A comissão técnica independente para analisar os incêndios de outubro de 2017 vai entregar o seu relatório ao parlamento em 20 de março, foi hoje anunciado.

Sociedade

Estão abertas as inscrições para expositores das Festas do Concelho de Seia

A Câmara Municipal de Seia abriu, hoje, as inscrições para os expositores interessados em participar nas Festas do Concelho de Seia, certame que decorre na praça do município e espaço