Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

Alunos do Erasmus + do IPC podem estagiar em concelhos da Região de Coimbra

O Instituto Politécnico de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra celebraram, ontem, um Protocolo de Cooperação relativo a Estágios Erasmus +, assinado pelo presidente do IPC, Jorge Conde, e o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMRC, João Ataíde.

Através do acordo, a CIM RC, como entidade intermediária, indicará ofertas de estágios destinados a estudantes e/ou diplomados de instituições de ensino superior estrangeiras parceiras do IPC, entre outras contribuições estratégicas para o aprofundamento da cooperação em domínios de interesse comum.

Os locais de estágio serão os municípios que fazem parte da referida Comunidade lntermunicipal: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila  Nova  de Poiares, ou na própria CIM RC.

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra está empenhada em proporcionar uma oferta diversificada e de qualidade para todos os seus cidadãos, que seja adequada a cada percurso de vida, através de um trabalho concertado e construtivo com todos os agentes regionais, tornando-se num Território mais empreendedor, com mais coesão social, melhor qualidade de vida e mais riqueza.

O IPC, como detentor da Erasmus Charter for Higher Education (ECHE) no programa ERASMUS, promove a formação internacional de estudantes, docentes e outros profissionais das organizações ligadas à educação e formação. Esta formação é realizada através de períodos de mobilidade para estudos e /ou estágios, no caso dos estudantes e para períodos de lecionação e/ou formação no caso de docentes e pessoal não docente.

No caso de períodos de mobilidade para estágios, o Erasmus+ apoia a realização de estágios no estrangeiro por estudantes atualmente matriculados em instituições de ensino superior nos níveis de licenciatura, mestrado ou doutoramento nos países do programa. Os recém-diplomados podem, também, beneficiar destas oportunidades. O período elegível de estágio Erasmus+ tem início a 1 de junho e prolonga-se até 30 de setembro do ano seguinte.

O programa Erasmus+ Educação e Formação visa desenvolver a Europa do Conhecimento, a todos os níveis da educação e formação; contribuir para a internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, promovendo a igualdade, coesão social e cidadania ativa.

É também objetivo do Erasmus +, agora disponível em toda a Região de Coimbra, contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, através do desenvolvimento do ensino pré-escolar, diminuição do abandono escolar, melhoria da formação profissional, aumento do número de licenciados na Europa, e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.

Fonte: Notícias de Coimbra

Previous José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro
Next Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

Artigos Relacionados

Última Hora

Turismo Centro de Portugal quer atrair produções de cinema à região

O Turismo Centro de Portugal apresenta no dia 16 de outubro, pelas 12h00 no Seminário Maior de Coimbra, o “Centro Portugal Film Commission”,…

Informação

Penacova moderniza luminárias e poupa na fatura energética

O município de Penacova vai poder poupar na fatura de consumo elétrico com o investimento que acabou de realizar na iluminação pública, cifrado em mais de 58 mil euros.

Região

Tábua participa em encontro internacional sobre desemprego jovem

O Conselho Municipal da Juventude de Tábua participou nos dias 4 e 5 de maio, em Lugo, Espanha, no primeiro encontro do projeto “Young Lab”.  

Informação

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Última Hora

Autoridade Tributária apresentou programa e fez homenagens em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o local escolhido pela Autoridade Tributária para a apresentação do programa “Partilha do Conhecimento Intergeracional na AT”, que aconteceu ontem à tarde na Casa da Cultura

Informação

Adiber promove sessões de divulgação do PDR2020

A ADIBER vai promover um conjunto de sessões, nos concelhos onde intervém, a propósito das candidaturas ao DLBC no âmbito da implementação …

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Última Hora

Unidade de Saúde da Guarda instala sistema de informação para melhorar serviços

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda iniciou o processo de implementação de um sistema de informação, que custa 1,2 milhões de Euros.

Informação

PJ desmantelou associação criminosa de tráfico de pessoas para  exploração laboral

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a intervenção direta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, numa ação conjunta com a Guarda Civil espanhola, …

Região

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense disputam, em casa, no próximo domingo, 16 de dezembro, pelas 15h00, a 15ª jornada da Série C

Região

Proteção Civil dá o incêndio de Pedrógão como dominado

O Comandante da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto informou há instantes que o incêndio de Pedrógão Grande está dominado num perímetro de 153 km.