Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

image_pdfimage_print

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

… na final nacional do “Parlamento dos Jovens” que vai ter lugar em Lisboa, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio de 2017.

Este ano, a iniciativa “Parlamento dos Jovens” é alusiva ao tema “40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico – a que temos, a que queremos, desafios ao poder local”.  Na final distrital realizada no dia 7 de março e participada por 18 escolas foram ainda escolhidos os deputados da Escola Secundária de Arganil e da Escola Secundária D. Maria. O Projeto de recomendação da escola oliveirense foi também o mais votado e é este, que, depois de ser sujeito a algumas propostas de alteração, de eliminação e de aditamento, irá ser defendido pelos jovens deputados do círculo eleitoral de Coimbra na sessão nacional.

Também a aluna Carolina Soares teve uma excelente prestação como vice-presidente da mesa da sessão distrital.

parlamento basicoJá na sessão distrital do Básico do Parlamento dos Jovens, no dia 6 de março,  o agrupamento oliveirense fez-se representar pelas alunas Inês Brás, da Escola Secundária, Maria Inês Fonseca, da Escola da Cordinha e Mariana Mendes, da Escola de Lagares da Beira.  O tema em debate: “Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer”, foi amplamente discutido por todos e contou com inúmeras intervenções. As alunas oliveirenses contribuíram com algumas ideias para o Projeto de Recomendação, mas não conseguiram ser eleitas, ficando a escola como primeira suplente.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida quer aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, quer aos alunos do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.   Este programa tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade, levando-os ainda a compreender o sistema eleitoral e parlamentar português.

 

Previous Rádio Boa Nova promove “Mesa dos Presidentes” em dia de aniversário
Next ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

Artigos Relacionados

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital cancelam desfile de fanfarras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cancelou o 8º encontro e desfile de fanfarras agendado para sábado, 24 de junho.

Informação

“Rapada” lança nova cerveja e aposta no formato 33 cl

“Lager” é a mais recente aposta da “Rapada”, a cerveja de produção artesanal criada em 2014 por três jovens do concelho de Oliveira do Hospital. Depois da “preta” e da

Região

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a

Informação

Proteção Civil emite aviso à população devido ao risco de incêndio

Para os próximos dias prevê-se o aumento das temperaturas, a diminuição da humidade do ar e a ocorrência de vento – fatores que podem potenciar a rápida propagação de incêndios.

Sociedade

Município oliveirense alerta proprietários de terrenos para remoção de árvores e materiais queimados nos incêndios

Em resultado do grande incêndio que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital no dia 15 de outubro de 2017, o Município alerta para o elevado número de árvores

Informação

SIRESP vai colocar 451 antenas até maio

A Rede de Emergência de Comunicações do Estado (SIRESP) vai colocar 451 antenas satélite, a partir de março, nas áreas consideradas de risco de incêndio este ano, anunciou hoje o

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Região

GNR da Guarda apreende roupa contrafeita em dois concelhos

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje que apreendeu 600 peças de vestuário contrafeito, com um valor total presumível de 15.195 euros, e que identificou nove vendedores ambulantes.

Informação

Loriga celebra Equinócio Lusitano este sábado

A vila de Loriga celebra o Equinócio Lusitano, com a iniciativa “Lusitana 2018”, este sábado, dia 17 de março, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Loriga.

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.

Informação

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Nacional

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.