Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

… na final nacional do “Parlamento dos Jovens” que vai ter lugar em Lisboa, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio de 2017.

Este ano, a iniciativa “Parlamento dos Jovens” é alusiva ao tema “40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico – a que temos, a que queremos, desafios ao poder local”.  Na final distrital realizada no dia 7 de março e participada por 18 escolas foram ainda escolhidos os deputados da Escola Secundária de Arganil e da Escola Secundária D. Maria. O Projeto de recomendação da escola oliveirense foi também o mais votado e é este, que, depois de ser sujeito a algumas propostas de alteração, de eliminação e de aditamento, irá ser defendido pelos jovens deputados do círculo eleitoral de Coimbra na sessão nacional.

Também a aluna Carolina Soares teve uma excelente prestação como vice-presidente da mesa da sessão distrital.

parlamento basicoJá na sessão distrital do Básico do Parlamento dos Jovens, no dia 6 de março,  o agrupamento oliveirense fez-se representar pelas alunas Inês Brás, da Escola Secundária, Maria Inês Fonseca, da Escola da Cordinha e Mariana Mendes, da Escola de Lagares da Beira.  O tema em debate: “Os jovens e a Constituição – tens uma palavra a dizer”, foi amplamente discutido por todos e contou com inúmeras intervenções. As alunas oliveirenses contribuíram com algumas ideias para o Projeto de Recomendação, mas não conseguiram ser eleitas, ficando a escola como primeira suplente.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida quer aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, quer aos alunos do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.   Este programa tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade, levando-os ainda a compreender o sistema eleitoral e parlamentar português.

 

Previous Rádio Boa Nova promove “Mesa dos Presidentes” em dia de aniversário
Next ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

Artigos Relacionados

Desporto

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

A 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate sem golos ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma vitória à Associação Desportiva Nogueirense (ADN).

Região

Estado vai apoiar reconstrução de habitações em situação ilegal em Arganil

Várias casas do concelho de Arganil, em situação ilegal, e que foram destruídas pelo incêndio de outubro de 2017, podem ser recuperadas com apoio do Estado.

Última Hora

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Última Hora

Aveiro: Homem despista-se após sofrer ataque cardíaco e acaba por morrer

Um homem morreu, esta terça-feira, depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória enquanto conduzia em Mamodeiro, em Aveiro.

Sociedade

Município oliveirense aposta em equipamentos de “medição de ar” e “educação ambiental”

O Município de Oliveira do Hospital, através de um projeto aprovado pelo Fundo Ambiental, vai colocar cinco equipamentos de “medição de ar”.

Informação

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Região

15 detenções, 799 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 24 a 30 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Natal e Ano Novo, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados

Informação

Viseu: PSP deteve homem suspeito de assaltos a residências

A PSP de Viseu anunciou hoje a detenção de um homem de 60 anos por ser suspeito da prática de vários assaltos a residências e a estabelecimentos de restauração.

Região

BE considera “dúbia” a criação de Empresa Intermunicipal de Águas Residuais e critica ETARs de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua

Os coordenadores do Bloco de Esquerda de quatro municípios do distrito de Viseu e um de Coimbra consideraram, esta quarta-feira (26 de dezembro), a criação da Empresa Intermunicipal de Águas

Última Hora

Operação Natal Tranquilo: 190 acidentes no domingo com cinco vítimas mortais

A operação “Natal Tranquilo” registou no terceiro dia, domingo, 190 acidentes na estrada, que resultaram em cinco mortos e três feridos graves, elevando para 12 as vítimas mortais desde o

Cultura

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.