Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural
24 Maio, 2018 2646 Views

Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural

image_pdfimage_print

A comunidade de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que frequenta a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) comemora, nos dias 25 e 26 de maio, o Dia Internacional de África.

 Entrevista aos representantes da organização do evento pela Rádio Boa Nova:

Através da iniciativa “Viver África” vão ser dinamizadas diversas atividades que visam a divulgação da diversidade cultural africana, contando com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, no âmbito do programa “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality”.

Na sexta-feira, em que se assinala a efeméride, vai ser dinamizado um jantar, no refeitório da ESTGOH, com a gastronomia africana no centro das atenções, nomeadamente os pratos mais conhecidos de S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. Já no dia seguinte, depois de uma tarde desportiva com a realização de um torneio de futebol no Pavilhão Municipal, seguido de convívio no parque da cidade, os estudantes convidam a população para participar na festa temática “Ritmos Quentes”. A festa vai ter lugar no Mercado Municipal, a partir das 22h00, aberto como Mercado Noturno, com animação musical a cargo de vários DJ’s, com gastronomia, dança e música tradicionais destes países.

Adler Vera Cuz e Marionel Nascimento, alunos da ESTGOH e representantes da organização do evento “Viver África”, explicam que o objetivo da iniciativa é “a comemoração do Dia Internacional de África promovendo-a no concelho de Oliveira do Hospital para que fique a conhecer a nossa cultura. Queremos também transmitir o calor humano do povo africano aos oliveirenses, nomeadamente depois dos momentos difíceis que o concelho atravessou”.

 

São mais de cinco dezenas de estudantes dos PALOP que estudam na ESTGOH, provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, e que têm nesta iniciativa um momento de intercâmbio cultural que contribui para o estreitar de laços com os oliveirenses, ao mesmo tempo que valoriza o ensino superior. “Queremos transmitir a nossa energia, a nossa dança, a nossa cultura”, sublinham estes jovens estudantes que desafiam os oliveirenses a participar ativamente nestas atividades, nos próximos dias 25 e 26 de maio. De referir ainda que, vão ser responsáveis pela dinamização de um showcooking de “Iguarias Africanas”, no dia inaugural da Feira do Livro, pelas 11h30, no dia 27 de maio.

Previous Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo
Next Eptoliva: Curso de “Técnico de Turismo” regista elevados índices empregabilidade

Artigos Relacionados

Informação

Centro de Portugal recebeu visita da Ministra do Turismo da Jordânia

O Centro de Portugal recebeu hoje a visita da Ministra do Turismo e das Antiguidades do Reino Hachemita da Jordânia. Lina Mazhar Ennab pernoitou em Fátima…

Última Hora

Ângela Cunha é…Boa Nova!

Ângela Cunha, conhecida locutora e apresentadora, está de regresso às manhãs da Rádio na Boa Nova, das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira.

Última Hora

Daniela Simões é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Daniela Simões , que integra a equipa de “Suporte Geral à Investigação”.

Desporto

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Região

Museu da Vista Alegre e Centro de Negócios do Fundão venceram nos RegioStars 2018

O Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios do Fundão saíram vitoriosos no concurso RegioStars, considerados uma espécie de “óscares europeus” para projectos de desenvolvimento regional.

Última Hora

ANPC emite aviso sobre o aumento de temperatura para a próxima semana

Autoridade Nacional de Proteção Civil emite aviso sobre o aumento das temperaturas para os próximos dias, já a partir de domingo e os cuidados com o tempo seca e perigos

Sociedade

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.

Informação

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

Última Hora

Dia do Emigrante e do Ouvinte acontece no último dia da EXPOH

A EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital dedica o último dia, 7 de agosto, à comunidade emigrante e ouvintes da Rádio Boa Nova.

Informação

Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos

Um camião embateu em veículos da concessionária Ascendi que se encontravam a fazer a manutenção das vias, acabando por provocar um morto e cinco feridos, um deles grave.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana, há interrupção no Campeonato Nacional, uma vez que se realizam jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital

Região

Arganil: PSD destaca apoio a Paulo Leitão que foi eleito presidente da Comissão Politica Distrital do PSD

O PSD de Arganil destaca o apoio a Paulo Leitão, que  foi eleito presidente da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata, no passado sábado, 9 de março.