Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

image_pdfimage_print

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Os novos alunos que vêm, sobretudo, do Norte do país gostam da cidade e acreditam que a escola “tem muito para dar”.

Chaves, Fafe e Guimarães, no Norte do país, são alguns dos locais de origem dos novos alunos da ESTGOH que, por estes dias, realizam matrícula na escola oliveirense onde foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Francisca Lopes, com 17 anos, chegou hoje, ao início da tarde, à ESTGOH acompanhada pelos pais. Conseguiu lugar no curso de Contabilidade e Administração, mas “preferia Gestão”. À Rádio Boa Nova, a jovem estudante conta que o curso da ESTGOH foi a segunda opção, mas diz não estar desapontada, porque os cursos “são quase a mesma coisa, as cadeiras são praticamente as mesmas”. O dia da matrícula é para Francisca o dia em que pela primeira vez visita a cidade e fica a conhecer a escola. Na primeira impressão verifica que “escola é muito pequenina, onde todos se conhecem”. “Parecem todos muito simpáticos”, disse, contando que já estava à espera porque já tinha pesquisado informação sobre a escola.

No arranque do novo ciclo de estudos da filha, o pai, Pedro Lopes, aconselha Francisca a “estudar”. “Que remédio”, disse à Boa Nova, referindo que já conhecida um “bocadinho” Oliveira do Hospital. Considera que esta é “uma cidade muito simpática e muito acolhedora” e que a filha, Francisca Lopes, vai conseguir “prosseguir bem os estudos” por cá.

Com 19 anos, Paulo Ricardo Silva, colocado em Engenharia Informática, já tinha ao início da tarde, realizado a matrícula. Seguia-se o momento de conhecer melhor a cidade que “só conhecia de nome”. Tratar do alojamento é o passo seguinte para o jovem estudante, oriundo de Guimarães, que considera que a escola “tem muito para dar a quem nela anda”.

Helena Teixeira, vem de Chaves e o curso de Contabilidade e Administração da ESTGOH foi a sua primeira opção no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Contou à Rádio Boa Nova que “nunca tinha vindo a Oliveira do Hospital”, nem “conhece ninguém que aqui tivesse estudado”. Ainda não teve tempo para visitar a cidade, mas disse que está “confiante” na fase que se avizinha. Procurar alojamento é, por agora, uma das suas preocupações.

De mais perto, de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Carolina Batista, com 20 anos, também realizou hoje a matrícula em Contabilidade e Administração na ESTGOH, a sua segunda opção. “Já conhecia mais ou menos Oliveira do Hospital”, contou à Rádio Boa Nova a jovem que, atendendo à proximidade, pondera deslocar-se diariamente, em viatura própria, para a escola. “Tenho carta, é mais fácil”, referiu.

O período para efetivação de matrículas na ESTGOH iniciou, ontem, e decorre até à próxima sexta-feira. Até ao momento, mais de meia centena de alunos já se deslocou à escola para o efeito. Uma das preocupações manifestadas pelos novos alunos prende-se com a escassez de transportes diretos para Oliveira do Hospital, sobretudo os que são provenientes de distritos como Viseu e Aveiro.

Na primeira fase de acesso ao ensino superior, a ESTGOH conseguiu a colocação de 143 novos alunos.

Previous Oliveira do Hospital acolhe projeto “Coimbra Região de Cultura”
Next Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Artigos Relacionados

Última Hora

Vítimas dos incêndios podem pedir indemnização sem ser à provedora de Justiça

As vítimas dos incêndios que não sejam consideradas feridos graves para efeitos de indemnização podem aceder à Comissão de Avaliação dos Pedidos de Indemnização, um mecanismo extrajudicial gratuito.

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a

Informação

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Informação

Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Um homem de 65 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, na localidade de Santa Joana, em Aveiro. Fonte dos Bombeiros Novos de Aveiro adiantou que o homem seguia num motociclo

Última Hora

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Última Hora

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Região

Adolescente e um adulto detidos por suspeita de tentarem matar um homem de 29 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos e de um jovem de 15 anos suspeitos de tentativa de homicídio, em Lamego, na madrugada de 19 de agosto.

Última Hora

Septuagenário detido em Viseu por posse ilegal de armas

  O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, procedeu ontem …

Nacional

Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

A Provedora de Justiça recebeu, até hoje, 162 requerimentos de indemnizações, referentes a 74 vítimas mortais dos incêndios do ano passado,…

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão extraordinária

Esta sexta feira, 29 de março, realiza-se uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos têm início às 17h30.

Cultura

Grupo de ginastas “Gym Dream” venceu concurso “Soltem Talentos”

Gym Dream, um grupo de ginastas, foi o grande vencedor da 7ª edição do concurso “Soltem Talentos”, que se realizou ontem à noite na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do

Informação

Secção Regional da Ordem dos Médicos lamenta falta de quórum na ARS Centro e fala de “irresponsabilidade”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) tenha estado sem quórum…