Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Os novos alunos que vêm, sobretudo, do Norte do país gostam da cidade e acreditam que a escola “tem muito para dar”.

Chaves, Fafe e Guimarães, no Norte do país, são alguns dos locais de origem dos novos alunos da ESTGOH que, por estes dias, realizam matrícula na escola oliveirense onde foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Francisca Lopes, com 17 anos, chegou hoje, ao início da tarde, à ESTGOH acompanhada pelos pais. Conseguiu lugar no curso de Contabilidade e Administração, mas “preferia Gestão”. À Rádio Boa Nova, a jovem estudante conta que o curso da ESTGOH foi a segunda opção, mas diz não estar desapontada, porque os cursos “são quase a mesma coisa, as cadeiras são praticamente as mesmas”. O dia da matrícula é para Francisca o dia em que pela primeira vez visita a cidade e fica a conhecer a escola. Na primeira impressão verifica que “escola é muito pequenina, onde todos se conhecem”. “Parecem todos muito simpáticos”, disse, contando que já estava à espera porque já tinha pesquisado informação sobre a escola.

No arranque do novo ciclo de estudos da filha, o pai, Pedro Lopes, aconselha Francisca a “estudar”. “Que remédio”, disse à Boa Nova, referindo que já conhecida um “bocadinho” Oliveira do Hospital. Considera que esta é “uma cidade muito simpática e muito acolhedora” e que a filha, Francisca Lopes, vai conseguir “prosseguir bem os estudos” por cá.

Com 19 anos, Paulo Ricardo Silva, colocado em Engenharia Informática, já tinha ao início da tarde, realizado a matrícula. Seguia-se o momento de conhecer melhor a cidade que “só conhecia de nome”. Tratar do alojamento é o passo seguinte para o jovem estudante, oriundo de Guimarães, que considera que a escola “tem muito para dar a quem nela anda”.

Helena Teixeira, vem de Chaves e o curso de Contabilidade e Administração da ESTGOH foi a sua primeira opção no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Contou à Rádio Boa Nova que “nunca tinha vindo a Oliveira do Hospital”, nem “conhece ninguém que aqui tivesse estudado”. Ainda não teve tempo para visitar a cidade, mas disse que está “confiante” na fase que se avizinha. Procurar alojamento é, por agora, uma das suas preocupações.

De mais perto, de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Carolina Batista, com 20 anos, também realizou hoje a matrícula em Contabilidade e Administração na ESTGOH, a sua segunda opção. “Já conhecia mais ou menos Oliveira do Hospital”, contou à Rádio Boa Nova a jovem que, atendendo à proximidade, pondera deslocar-se diariamente, em viatura própria, para a escola. “Tenho carta, é mais fácil”, referiu.

O período para efetivação de matrículas na ESTGOH iniciou, ontem, e decorre até à próxima sexta-feira. Até ao momento, mais de meia centena de alunos já se deslocou à escola para o efeito. Uma das preocupações manifestadas pelos novos alunos prende-se com a escassez de transportes diretos para Oliveira do Hospital, sobretudo os que são provenientes de distritos como Viseu e Aveiro.

Na primeira fase de acesso ao ensino superior, a ESTGOH conseguiu a colocação de 143 novos alunos.

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital acolhe projeto “Coimbra Região de Cultura”
Next Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Artigos Relacionados

Região

Aveiro: Despiste na A1 faz quatro feridos. O trânsito está cortado

O despiste de uma viatura ligeira provocou, ao início desta tarde, ferimentos a quatro pessoas que seguiam na A1, na zona de Santa Maria da Feira.

Informação

Secretária de Estado do Turismo visita Tábua para assinar contratos da Praia da Ronqueira e do Hotel de Tábua

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, desloca-se a Tábua, no próximo dia 21 de março, para a assinatura do projeto “Condições de acessibilidade à praia fluvial da

Sociedade

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias É uma situação que os habitantes da zona norte e mais alta da cidade, tem vindo

Informação

Páscoa com chuva e queda de neve

O fim de semana da Páscoa vai ser dominado pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou hoje à agência

Região

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.

Última Hora

Alerta vermelho de incêndio prolongado até quarta-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou que vai prolongar o estado especial de alerta vermelho (nível máximo de alerta de incêndio) em sete distritos do país até quarta-feira.

Região

Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina

O Município de Penacova e a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental promoveram, no passado dia 30 de junho, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo

Região

Empregado fabril detido por abuso sexual de duas menores na Covilhã

Um empregado fabril, de 42 anos, foi detido por abuso sexual de menores na Covilhã. O homem terá perpetrado os crimes contra duas meninas de 14 e 16 anos, no

Última Hora

Rafael Delaunay Gomes conseguiu 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo

Rafael Delaunay Gomes conseguiu o 4º Lugar da Geral no Campeonato Nacional Individual de triatlo disputado em Vilamoura.

Região

Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Está marcada para amanhã, 11 de setembro, às 11h20, a assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da EN 342, entre Arganil e Côja. A sessão realiza-se no

Informação

Poker de vitórias para Mário Patrão no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão está imparável no Morocco Desert Challenge. O piloto inscrito pelo CRÉDITO AGRICOLA KTM BAHCO voltou a vencer, alargando assim, para quatro o número de triunfos em etapas desta grande maratona africana. 

Informação

Município de Seia divulga oferta turística na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Seia volta a marcar presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se inicia amanhã e decorre até 4 de março,

Informação

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Última Hora

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Informação

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Região

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabriu ao público

O Centro Interpretativo de Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão, reabriu no passado dia 18 de maio, assinalando de forma simbólica o Dia Internacional dos Museus.

Sociedade

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Região

Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

O Comando Territorial da GNR de Viseu apreendeu, no passado domingo, 19 viaturas envolvidas em corridas ilegais em Viseu. No âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal …

Politica

PSD vai tirar “conclusões” da derrota em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital escusou-se, ontem. a confirmar a sua demissão daquele cargo.

Informação

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Região

ADIBER agradece entusiasmo na candidatura da Mesa da Beira Serra às “7 Maravilhas à Mesa”

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de Entidade Promotora da candidatura da Mesa da Beira Serra ao concurso 7 Maravilhas à Mesa, agradece a

Região

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Região

Fogo que começou na sexta-feira na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi considerado dominado hoje pouco depois das 11h00,…

Informação

Neve corta estradas da Serra da Estrela

A maioria das estradas da Serra da Estrela estão, esta segunda-feira, encerradas devido à queda de neve e às condições atmosféricas adversas.