Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Os novos alunos que vêm, sobretudo, do Norte do país gostam da cidade e acreditam que a escola “tem muito para dar”.

Chaves, Fafe e Guimarães, no Norte do país, são alguns dos locais de origem dos novos alunos da ESTGOH que, por estes dias, realizam matrícula na escola oliveirense onde foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Francisca Lopes, com 17 anos, chegou hoje, ao início da tarde, à ESTGOH acompanhada pelos pais. Conseguiu lugar no curso de Contabilidade e Administração, mas “preferia Gestão”. À Rádio Boa Nova, a jovem estudante conta que o curso da ESTGOH foi a segunda opção, mas diz não estar desapontada, porque os cursos “são quase a mesma coisa, as cadeiras são praticamente as mesmas”. O dia da matrícula é para Francisca o dia em que pela primeira vez visita a cidade e fica a conhecer a escola. Na primeira impressão verifica que “escola é muito pequenina, onde todos se conhecem”. “Parecem todos muito simpáticos”, disse, contando que já estava à espera porque já tinha pesquisado informação sobre a escola.

No arranque do novo ciclo de estudos da filha, o pai, Pedro Lopes, aconselha Francisca a “estudar”. “Que remédio”, disse à Boa Nova, referindo que já conhecida um “bocadinho” Oliveira do Hospital. Considera que esta é “uma cidade muito simpática e muito acolhedora” e que a filha, Francisca Lopes, vai conseguir “prosseguir bem os estudos” por cá.

Com 19 anos, Paulo Ricardo Silva, colocado em Engenharia Informática, já tinha ao início da tarde, realizado a matrícula. Seguia-se o momento de conhecer melhor a cidade que “só conhecia de nome”. Tratar do alojamento é o passo seguinte para o jovem estudante, oriundo de Guimarães, que considera que a escola “tem muito para dar a quem nela anda”.

Helena Teixeira, vem de Chaves e o curso de Contabilidade e Administração da ESTGOH foi a sua primeira opção no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Contou à Rádio Boa Nova que “nunca tinha vindo a Oliveira do Hospital”, nem “conhece ninguém que aqui tivesse estudado”. Ainda não teve tempo para visitar a cidade, mas disse que está “confiante” na fase que se avizinha. Procurar alojamento é, por agora, uma das suas preocupações.

De mais perto, de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Carolina Batista, com 20 anos, também realizou hoje a matrícula em Contabilidade e Administração na ESTGOH, a sua segunda opção. “Já conhecia mais ou menos Oliveira do Hospital”, contou à Rádio Boa Nova a jovem que, atendendo à proximidade, pondera deslocar-se diariamente, em viatura própria, para a escola. “Tenho carta, é mais fácil”, referiu.

O período para efetivação de matrículas na ESTGOH iniciou, ontem, e decorre até à próxima sexta-feira. Até ao momento, mais de meia centena de alunos já se deslocou à escola para o efeito. Uma das preocupações manifestadas pelos novos alunos prende-se com a escassez de transportes diretos para Oliveira do Hospital, sobretudo os que são provenientes de distritos como Viseu e Aveiro.

Na primeira fase de acesso ao ensino superior, a ESTGOH conseguiu a colocação de 143 novos alunos.

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital acolhe projeto “Coimbra Região de Cultura”
Next Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Informação

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de

Informação

Altice garante fibra ótica em 95 por cento do concelho de Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…

Informação

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Sociedade

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Última Hora

Casa da Cultura acolhe “Uma Exposição em Azul” no âmbito do feriado municipal

“An Exhibition in Blue – Uma exposição em Azul” é o tema da exposição de pintura que vai estar patente na Casa da Cultura César Oliveira, a partir de 6

Última Hora

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Última Hora

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Informação

Incêndios: Associação de vítimas recebida pelo primeiro-ministro no dia 9

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai ser recebida em audiência pelo primeiro-ministro, no dia 09, disse hoje o presidente da organização à agência

Última Hora

Agrupamento de Escolas assinala o “renascer” do concelho com Festa da Primavera (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, nos dias 19, 20 e 21 de março, a primeira edição da Festa da Primavera. A iniciativa que reúne um

Informação

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Última Hora

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Destaque

4ª Corrida do Alva à espera de mais de 200 participantes no próximo domingo

É já no próximo domingo, dia 4 de março, que se realiza a 4ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e

Informação

Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser cardeal

O Papa Francisco anunciou ontem, em Roma, que o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai ser nomeado cardeal. O consistório (reunião de Cardeais que aconselham o Papa)…

Região

Região: Homem morre em despiste

Um homem de 40 anos morreu esta madrugada na sequência do despiste da viatura ligeira que conduzia, na Estrada Nacional 113,…

Última Hora

Seia: Buscas no rio Mondego para encontrar pescador desaparecido

A GNR e os bombeiros de Seia estão a realizar buscas no rio Mondego à procura de um homem de 64 anos que está desaparecido desde as 23h51 de segunda-feira.

Informação

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Última Hora

Cadastro predial que arrancou em 2014 devia terminar em junho

O cadastro predial que arrancou em 2014 com fundos comunitários deve terminar até junho em Seia e Oliveira do Hospital, concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017 …

Informação

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Destaque

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Informação

Empresas: “Os nossos clientes têm sido espetaculares connosco”

A assinalar 19 anos de atividade, a Papelaria e Livraria Meio Mundo ampliou e melhorou as suas instalações na cidade de Oliveira do Hospital. Uma aposta a pensar nos clientes

Desporto

Mário Patrão vence etapa e reforça liderança no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão reforçou, ontem, a sua liderança no Morocco Desert Challenge após vencer a quarta etapa desta grande maratona africana.

Informação

13 detenções, 447 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 1 a 7 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Coimbra: PJ deteve recluso que esteve três anos fugido no Brasil

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem que, após uma licença de saída de curta duração do Estabelecimento Prisional de Coimbra,…