Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH

Mais de meia centena de alunos já realizou, desde ontem, a matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Os novos alunos que vêm, sobretudo, do Norte do país gostam da cidade e acreditam que a escola “tem muito para dar”.

Chaves, Fafe e Guimarães, no Norte do país, são alguns dos locais de origem dos novos alunos da ESTGOH que, por estes dias, realizam matrícula na escola oliveirense onde foram colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Francisca Lopes, com 17 anos, chegou hoje, ao início da tarde, à ESTGOH acompanhada pelos pais. Conseguiu lugar no curso de Contabilidade e Administração, mas “preferia Gestão”. À Rádio Boa Nova, a jovem estudante conta que o curso da ESTGOH foi a segunda opção, mas diz não estar desapontada, porque os cursos “são quase a mesma coisa, as cadeiras são praticamente as mesmas”. O dia da matrícula é para Francisca o dia em que pela primeira vez visita a cidade e fica a conhecer a escola. Na primeira impressão verifica que “escola é muito pequenina, onde todos se conhecem”. “Parecem todos muito simpáticos”, disse, contando que já estava à espera porque já tinha pesquisado informação sobre a escola.

No arranque do novo ciclo de estudos da filha, o pai, Pedro Lopes, aconselha Francisca a “estudar”. “Que remédio”, disse à Boa Nova, referindo que já conhecida um “bocadinho” Oliveira do Hospital. Considera que esta é “uma cidade muito simpática e muito acolhedora” e que a filha, Francisca Lopes, vai conseguir “prosseguir bem os estudos” por cá.

Com 19 anos, Paulo Ricardo Silva, colocado em Engenharia Informática, já tinha ao início da tarde, realizado a matrícula. Seguia-se o momento de conhecer melhor a cidade que “só conhecia de nome”. Tratar do alojamento é o passo seguinte para o jovem estudante, oriundo de Guimarães, que considera que a escola “tem muito para dar a quem nela anda”.

Helena Teixeira, vem de Chaves e o curso de Contabilidade e Administração da ESTGOH foi a sua primeira opção no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Contou à Rádio Boa Nova que “nunca tinha vindo a Oliveira do Hospital”, nem “conhece ninguém que aqui tivesse estudado”. Ainda não teve tempo para visitar a cidade, mas disse que está “confiante” na fase que se avizinha. Procurar alojamento é, por agora, uma das suas preocupações.

De mais perto, de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Carolina Batista, com 20 anos, também realizou hoje a matrícula em Contabilidade e Administração na ESTGOH, a sua segunda opção. “Já conhecia mais ou menos Oliveira do Hospital”, contou à Rádio Boa Nova a jovem que, atendendo à proximidade, pondera deslocar-se diariamente, em viatura própria, para a escola. “Tenho carta, é mais fácil”, referiu.

O período para efetivação de matrículas na ESTGOH iniciou, ontem, e decorre até à próxima sexta-feira. Até ao momento, mais de meia centena de alunos já se deslocou à escola para o efeito. Uma das preocupações manifestadas pelos novos alunos prende-se com a escassez de transportes diretos para Oliveira do Hospital, sobretudo os que são provenientes de distritos como Viseu e Aveiro.

Na primeira fase de acesso ao ensino superior, a ESTGOH conseguiu a colocação de 143 novos alunos.

Previous Oliveira do Hospital acolhe projeto “Coimbra Região de Cultura”
Next Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Artigos Relacionados

Politica

Nuno Alves é o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Nuno Alves, presidente da Concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital, é candidato da coligação liderada por aquele partido à Câmara Municipal oliveirense.

Informação

Mulher detida quando tentava introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, desempregada, presumível autora da prática de um crime de tráfico de

Destaque

IC6 no PNI 2030: “É um sinal positivo, mas não me deixa feliz” (áudio)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje à Rádio Boa Nova que inscrição do IC6 no Plano Nacional de Investimentos (PNI) para o período 2020-2030, é “positiva”,

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a

Região

Incêndio deflagrou em hotel desativado em Penacova

Um incêndio deflagrou, ao inicio da tarde desta sexta-feira, num hotel que estava desativado há um ano, em Penacova. O incêndio já se encontra em fase de rescaldo. São desconhecidas

Região

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Última Hora

Temperaturas vão manter-se elevadas nesta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius …

Última Hora

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …

Última Hora

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro

Última Hora

Primeiro concurso de requalificação do IP3 está previsto avançar este ano

Na Assembleia da República realizada hoje, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que o primeiro concurso para a requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Viseu

Sociedade

PJ da Guarda deteve suspeito de abuso sexual de menor e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente indiciado “pela prática de vários crimes de abuso sexual de criança…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro:”Há que tirar o chapéu aos irmãos (Rui e Carlos) Gonçalves”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro”, espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves lança o olhar “pelo interior”…