Altice liga maciço central da Serra da Estrela por fibra ótica

Altice liga maciço central da Serra da Estrela por fibra ótica

A Altice Portugal vai ligar seis concelhos do maciço central da Serra da Estrela, num investimento de vários milhões de euros. “Este projeto que, tem agora início, vai criar infraestruturas onde nunca houve, permitindo a ligação destas populações às autoestradas da informação, algo que nunca aconteceu em várias décadas”, refere a empresa em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Seis concelhos (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) e perto de meia centena de freguesias, vão ser ligados através de fibra ótica da Altice Portugal, num verdadeiro projeto de interesse público, potenciando a criação de valor nestes territórios e na região como um todo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Seia, “este é um investimento absolutamente histórico, porque vem dotar esta região da Serra da Estrela de novas condições, que tornam este território ainda mais atrativo”. Filipe Camelo considera que “esta aposta, realizada num território de baixa densidade populacional, evidencia o sentido de responsabilidade e equilíbrio da Altice, lançando novos investimentos em função das necessidades do País e não exclusivamente assente em critérios de rentabilidade.” O autarca defende a importância deste investimento, uma vez que “para além de permitir aos cidadãos o acesso a um conjunto de serviços de telecomunicações cada vez mais completo, fiável e resistente, as empresas passam a dispor de novas ferramentas que favorecem o contato com novos modelos de negócio, elevados ganhos de eficiência, otimização de recursos ou a expansão para novos mercados, absolutamente vitais para a melhoria da competitividade do tecido económico instalado e a captação de novas iniciativas empresariais”.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia destaca o impacto do investimento na região: “o investimento que a ALTICE se propõe levar a efeito é fundamental para que territórios do, denominado, interior, possam, finalmente, começar a ter algum tratamento de igualdade em relação, neste caso concreto, à qualidade e rapidez das comunicações”. Para Luís Tadeu Marques “é primordial atrair investimento para projetos a desenvolver em Gouveia, que criem postos de trabalho e que permitam fixar e atrair jovens para empreenderem no concelho, as telecomunicações e a qualidade e rapidez das mesmas são ferramentas essenciais para o sucesso dos seus investimentos. Está, por isso, de Parabéns a Altice por ter tomado a decisão de instalar fibra na maioria das freguesias do concelho de Gouveia”.

Este investimento da Altice Portugal, em estreita parceria com os municípios da região, vai ainda ser uma mais-valia na captação de investimento privado e, a médio e longo prazo, na criação de emprego. Trata-se de uma alavanca para o maior desenvolvimento económico local e regional, com uma preocupação não só com as populações, mas também com o tecido empresarial. Uma aposta da empresa que faz do investimento em zonas de baixa densidade populacional uma prioridade, como são disso exemplo os Call Centers da Guarda, Covilhã e Castelo Branco, na mesma região.

O Presidente Executivo da Altice Portugal sublinha isso mesmo, afirmando que “a Altice Portugal não se rege por critérios exclusivamente comerciais, investindo em todo o país, procurando mitigar as desigualdades territoriais, dotando todos os portugueses de acesso às autoestradas da informação e a serviços de telecomunicações da melhor qualidade. A Altice Portugal vê o território português como um todo, do Vimioso a Lagos, de Vila Real de Santo António a Vieira do Minho. Este projecto reflete a consideração pelas pessoas independentemente de onde residam e demonstra um claro vetor de dignidade pelas pessoas e pelas regiões em maior desvantagem.” Para Alexandre Fonseca, “a Serra da Estrela é um dos pólos turistcos mais marcantes do nosso país, único local em Portugal continental onde neva regularmente, que conta com a visita de milhares de turistas nacionais e internacionais. Por isso mesmo, a Altice Portugal faz questão de valorizar estes territórios dotando-os de fatores que contribuam significativamente para o aumento da sua competitividade”. Um investimento que é visto pela Altice Portugal como um investimento a longo prazo, já que uma das preocupações é “a educação dos mais jovens, que passam agora a dispor de uma uma ferramenta que até agora não tinham. Este é um passo dado também pelas crianças da Serra da Estrela”.

Com este projeto, a Altice Portugal volta a afirmar-se como uma empresa responsável, assumindo o compromisso de não deixar nenhum português à margem dos melhores serviços, substituindo-se mesmo a outras entidades.

A Altice Portugal mantém, assim, o foco de investir em infraestruturas de fibra ótica de última geração, assim como na modernização da Rede Móvel e na expansão do 4G, de forma a garantir a qualidade do serviço e a evidente satisfação do cliente, ligando populações e empresas até agora privadas de acesso a tecnologia de última geração.

 

image_pdfimage_print
Previous Seia entregou primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento
Next “Profissionalismo e humanismo” na base do sucesso da Eptoliva

Artigos Relacionados

Informação

Trinta mil pessoas fiscalizadas no primeiro dia de controlo fronteiriço

Entre as 00h00 do dia 10 de maio e as 00h00 de 14 de maio está em vigor em Portugal o controlo de fronteiras, medida de segurança implementada devido à

Sociedade

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Última Hora

Tiveram hoje início os funerais das vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital. Número de mortes subiu para 12

O funeral de Pedro Neves, de 46 anos, em Nogueira do Cravo, marcou esta sexta-feira o início das cerimónias fúnebres das vítimas…

Região

Um ferido grave e outro ligeiro em colisão frontal no IC2

Uma colisão frontal, entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro resultou, ontem à tarde, num ferido grave e outro ligeiro, no IC2, na Zona de Pombal.

Última Hora

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Livro apresenta “Contributos para a história da Freguesia de Meruge”

O arqueólogo Pedro Pina Nóbrega é o autor do livro “Contributos para a História da Freguesia de Meruge” que vai ser apresentado dia 15 de abril, pelas 21h00, no Salão

Informação

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Educação

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…

Região

Campeão do Mundo de Ralis regressa a Góis

A Equipa M-Sport, que representa oficialmente a Ford no Mundial de Ralis e na qual está integrado o actual Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Ogier, irá a testar o

Informação

Estão abertas as inscrições para o “Soltem Talentos 2017”

Encontram-se a decorrer as inscrições para o concurso “Soltem Talentos 2017” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do Pelouro da Cultura.

Educação

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Região

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Informação

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Última Hora

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…

Destaque

Incendio destruiu parte do teto de habitação de bombeiro em Lagares da Beira

O teto de uma habitação em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital ficou, ontem, parcialmente destruído por um incêndio que terá sido provocado pela chaminé de um

Destaque

“São Silvestre” à espera de mobilizar perto de meio milhar de participantes em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado que acontece a Caminhada/ Corrida São Silvestre, a partir das 16 horas no Largo Ribeiro Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.

Destaque

AD Nogueirense apresentou-se com caras novas para a época 2016/17

Rui Vale técnico da AD Nogueirense tem como principal objectivo para esta época a manutenção. Depois, e como todos os treinadores costumam dizer “quer o melhor que se vai conseguindo

Informação

ACT realizou sessão de informação em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de informação  da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) relacionada com…

Região

Pizzaiolo Casimiro Santos comemora 50 anos com amigos e clientes

Casimiro Santos, o conhecido pizzaiolo que integrou a seleção nacional vencedora do campeonato do mundo de Pizzaiolos em Nápoles comemora hoje, dia 12 de junho, 50 anos.

Sociedade

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Informação

União Sportiva venceu Taça Nacional de Sub 19 Femininos em Basquetebol

O União Sportiva conquistou, ontem, a primeira Taça Nacional de Sub 19 Femininos da sua história, depois de bater o Galitos por 74-72, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

Marcelo Rebelo de Sousa considerou Festa do Queijo um “certame nacional”

O presidente da República que, no sábado esteve de visita a Oliveira do Hospital, disse que a Festa do Queijo Serra da Estrela “já é um certame nacional”.