Altice avançou com projeto “único” para seis concelhos da Serra da Estrela com fibra ótica de nova geração

Altice avançou com projeto “único” para seis concelhos da Serra da Estrela com fibra ótica de nova geração

A Altice Portugal assinalou no sábado, 10 de março, o arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central” que contempla seis concelho da Serra da Estrela…

… (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão) com um fibra ótica de nova geração. Na cerimónia institucional que decorreu no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, o presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca considerou que se trata de um projeto que “é único” e contribui para o aumento da competitividade.

 “Este é um projeto, de facto, único, como vos disse. Um projeto inédito, um projeto de investimento que tem como principal objetivo o desenvolvimento das economias locais e também, obviamente, o aumento da competitividade”, referiu.

Segundo a Altice Portugal, o investimento de “vários milhões de euros” vai abranger mais de 50 freguesias e 150 mil pessoas.

Alexandre Fonseca disse na sua intervenção que com o investimento, mais de 75% da população da região da Serra da Estrela ficará com acesso a fibra ótica, o que considera “um marco histórico”.

“Sabemos que muitas vezes estas regiões têm um défice do ponto de vista de dinamização da sua economia. Pois bem, nós acreditamos que com projetos como estes, trazendo a fibra ótica a estas regiões, o que estamos a fazer é a desenvolver a economia local”, afirmou.

Disse que a empresa executa o projeto de “Conectividade no Maciço Central”, que deve ficar concluído até agosto, porque “são estas as tecnologias que ajudam a captação de investimento”.

“E quando captamos investimento criamos trabalho, criamos postos de emprego e, se criamos postos de trabalho, estamos a criar salários e salários é aquilo que ajuda a fixar as populações. E quando fixamos as populações criamos, obviamente, uma dinâmica completamente nova, combatemos a desertificação e, acima de tudo, reduzimos as assimetrias regionais. Este é, de facto, um projeto extremamente importante também por isto”, justificou.

O presidente executivo da Altice Portugal disse ainda que, no seu entendimento, “este é provavelmente o maior investimento da década” realizado na região da Serra da Estrela.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital congratulou-se e deu os parabéns à Altice pela decisão que considera “histórica num território de baixa densidade”. “Isto é que é coesão do território”, referiu.

Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital, considerou que “o interior precisa de investimento desta envergadura para que possa fazer parte do Portugal tecnológico”.

image_pdfimage_print
Previous Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários"
Next ASAE apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau em Ílhavo

Artigos Relacionados

Última Hora

Três feridos após viatura se ter incendiado na A1

Três pessoas ficaram hoje feridas, uma com gravidade, após se ter incendiado a viatura em que seguiam na A1 na zona de Condeixa-a-Nova, disse hoje uma fonte da GNR de

Região

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Região

Autarca de Seia confia na recuperação após a tragédia que causou 14 milhões de prejuízos

Meio ano após os trágicos incêndios que nos dias 15, 16 e 17 de outubro consumiram mais de 18.500 hectares no concelho de Seia e causaram prejuízos materiais na ordem

Informação

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Informação

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Região

Grupo Turim vai abrir novo hotel em Coimbra

O Grupo Turim Hotels vai abrir um novo hotel em Coimbra, num terreno na Avenida Fernão de Magalhães. De acordo com Ricardo Martins, o CEO do grupo, a unidade hoteleira

Destaque

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Destaque

EPTOLIVA definiu oferta formativa para o próximo ano

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA deu o seu parecer positivo, por unanimidade, relativamente à oferta formativa de cursos profissionais da EPTOLIVA, para o próximo ano letivo de 2016/2017. A corresponder

Sociedade

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.

Última Hora

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia

Região

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Sociedade

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Destaque

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Última Hora

Coimbra na Idade Média é tema de conferência em Oliveira do Hospital

“A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” é o tema da conferência que vai decorrer, no próximo dia 20 de

Informação

Hoje é mais um dia de muito calor e com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e temperaturas altas.

Última Hora

Carnaval: GNR na estrada com detenções por álcool, drogas e armas

O fim-de-semana de Carnaval levou a um conjunto de operações excecionais da Guarda Nacional Republicana, para lá da atividade diária, que resultaram em diversas detenções, apreensões e multas de trânsito. Durante

Sociedade

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Última Hora

Bispo de Coimbra abençoou capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

A capela de Nossa Senhora da Visitação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebeu esta tarde a visita de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, …

Politica

PSD de Oliveira do Hospital propõe programa de saúde oral para os mais carenciados

O grupo municipal do PSD apresentou, na última reunião da Assembleia, uma proposta de recomendação com vista à criação de um programa de saúde oral …

Informação

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Informação

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Última Hora

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Cultura

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Politica

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o