Altice avançou com projeto “único” para seis concelhos da Serra da Estrela com fibra ótica de nova geração

Altice avançou com projeto “único” para seis concelhos da Serra da Estrela com fibra ótica de nova geração

A Altice Portugal assinalou no sábado, 10 de março, o arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central” que contempla seis concelho da Serra da Estrela…

… (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão) com um fibra ótica de nova geração. Na cerimónia institucional que decorreu no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, o presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca considerou que se trata de um projeto que “é único” e contribui para o aumento da competitividade.

 “Este é um projeto, de facto, único, como vos disse. Um projeto inédito, um projeto de investimento que tem como principal objetivo o desenvolvimento das economias locais e também, obviamente, o aumento da competitividade”, referiu.

Segundo a Altice Portugal, o investimento de “vários milhões de euros” vai abranger mais de 50 freguesias e 150 mil pessoas.

Alexandre Fonseca disse na sua intervenção que com o investimento, mais de 75% da população da região da Serra da Estrela ficará com acesso a fibra ótica, o que considera “um marco histórico”.

“Sabemos que muitas vezes estas regiões têm um défice do ponto de vista de dinamização da sua economia. Pois bem, nós acreditamos que com projetos como estes, trazendo a fibra ótica a estas regiões, o que estamos a fazer é a desenvolver a economia local”, afirmou.

Disse que a empresa executa o projeto de “Conectividade no Maciço Central”, que deve ficar concluído até agosto, porque “são estas as tecnologias que ajudam a captação de investimento”.

“E quando captamos investimento criamos trabalho, criamos postos de emprego e, se criamos postos de trabalho, estamos a criar salários e salários é aquilo que ajuda a fixar as populações. E quando fixamos as populações criamos, obviamente, uma dinâmica completamente nova, combatemos a desertificação e, acima de tudo, reduzimos as assimetrias regionais. Este é, de facto, um projeto extremamente importante também por isto”, justificou.

O presidente executivo da Altice Portugal disse ainda que, no seu entendimento, “este é provavelmente o maior investimento da década” realizado na região da Serra da Estrela.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital congratulou-se e deu os parabéns à Altice pela decisão que considera “histórica num território de baixa densidade”. “Isto é que é coesão do território”, referiu.

Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital, considerou que “o interior precisa de investimento desta envergadura para que possa fazer parte do Portugal tecnológico”.

image_pdfimage_print
Previous Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários"
Next ASAE apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau em Ílhavo

Artigos Relacionados

Última Hora

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Sociedade

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Informação

“Leitores de verão” nas praias fluviais e piscinas do concelho de Oliveira do Hospital

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão acompanhar o leitores durante as suas férias.

Nacional

Provedoria da Justiça já recebeu 15 requerimentos de feridos graves dos incêndios de 2017

Na sequência dos incêndios do ano passado, já foram entregues 15 requerimentos de feridos graves à Provedoria da Justiça para que sejam indemnizados pelos danos causados.

Informação

Chuva forte motiva aviso amarelo em 13 distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou, esta quarta-feira, de nove para 13 os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” devido à previsão de chuva, pontualmente forte

Sociedade

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Informação

Vinte e três concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Três detidos em Mangualde por tráfico de droga

Três homens, com idades compreendidas entre os 21 e 54 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Viseu, por tráfico de estupefacientes, em Penalva do Castelo.

Politica

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

Última Hora

DGS alerta para tempo quente e deixa conselhos para se proteger

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas nos próximos dias e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população

Sociedade

Domingo é dia de ir votar. Esteja preparado

As eleições autárquicas realizam-se já no domingo, dia 1 de outubro. Se não sabe o seu número de eleitor, nem o local onde votar,…

Região

Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro

A comissão técnica independente elevou para 48 o número de mortos nos incêndios de outubro, segundo o relatório entregue na Assembleia da República, quando estavam noticiados 46.

Destaque

Senhor das Almas: “Stop Solidário” volta a apoiar peregrinos de Fátima

O grupo “Stop Solidário” cumpre, este ano, mais uma missão de apoiar os peregrinos que, por esta altura, rumam ao Santuário de Fátima. Os irmãos André e Carlos Silva e

Informação

Ventos fortes provocaram estragos em habitações em Pombal e Aveiro

Ventos fortes ocorridos hoje em Vale das Moitas, Carnide, no concelho de Pombal, provocou estragos em habitações.

Última Hora

Vento e chuva colocam dez distritos do continente sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Zona Histórica acolheu mais um “Há Festa…” de olhos postos na requalificação

No passado fim de semana cumpriu-se mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”. Milhares de pessoas acorreram à 7ª edição do evento que…

Nacional

Ténis de Mesa: derrota em Seia mantém CCPOH no 9º no campeonato nacional

Na 15ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  (CCPOH) foi até à

Programas

Eptoradio na Boa Nova

Esta sexta, a partir das 14h00, o  EPTORADIO será um programa musical. No decorrer do programa serão apresentadas as principais notícias, sobre as várias atividades que se desenvolvem na Escola

Informação

Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu fim-de-semana cultural

A Associação Progressiva de Santo António do Alva promoveu um conjunto de atividades que visaram, essencialmente, a promoção da prática desportiva, a valorização  cultural e a convivência entre a população. 

Última Hora

Camião virou-se à entrada para o IC6

Um camião virou-se esta manhã à entrada para o IC6, no concelho de Tábua. O acidente aconteceu cerca das 07h40 e provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado.

Informação

Tondela: Doente internado em Coimbra com prognóstico reservado. Em Viseu os feridos estão estáveis

Um dos feridos no incêndio de sábado numa associação recreativa em Tondela, que está internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresenta-se com prognóstico reservado, disse hoje fonte

Educação

Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

A aluna Madalena Leitão, do 12.º D, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi a grande vencedora do II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia, …

Destaque

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Antevisão: FCOH vs Alverca. ARC Oleiros vs ADN

As equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, jogam, este domingo, a 4ª jornada.