Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

… parte para o terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

oh renasce

A cerimónia de tomada de posse que decorreu, esta tarde, na Casa da Cultura César Oliveira, ficou marcada pela tragédia decorrente do forte incêndio, que no dia 15 de outubro afetou fortemente o concelho, provocando 12 vítimas mortais.

A sessão iniciou com um minuto de silêncio e as habituais flores deram lugar a uma faixa negra colocada na mesa onde todos os eleitos juraram cumprir as funções para que foram eleitos.

tomada posse sala

Na memória de todos está o incêndio que “em poucas horas, com temperaturas elevadas e ventos ciclónicos que mais parecia um tufão de chamas”, recordou o presidente da Câmara Municipal, notando que diante de tamanha dimensão “era humanamente impossível” acudir às populações.

“Agora é hora de fazer renascer Oliveira do Hospital”, entende José Carlos Alexandrino, verificando que logo após o incêndio foram sendo tomadas medidas para repor a normalidade no concelho.

Num território em que as empresas também foram muito afetadas, com prejuízos estimados em 98 milhões de Euros, o autarca verifica a insuficiência dos apoios anunciados pelo governo, e garante estar a trabalhar junto dos empresários na recuperação das suas unidades, para que juntos consigam reerguer o concelho.

Diante da tragédia que se abateu sobre o concelho, Alexandrino entende que “é bom que o governo olhe para o interior de outra forma”. “É preciso fazer um investimento e dar um sinal às empresas de Oliveira do Hospital com a construção do IC6”, referiu.


A tomar posse para um terceiro mandato, José Carlos Alexandrino agradeceu a “confiança”, notando que a “principal responsabilidade é reerguer Oliveira do Hospital”, obrigando a um reajustamento do programa com que se apresentou a eleições. “As pessoas que perderam tudo ou quase tudo serão sempre a nossa prioridade”, assegurou, tratando-se de uma questão de “dignidade humana”.

dulce passaroA tomada de posse foi extensiva ao orgão da Assembleia Municipal, que passa a ser presidida por Dulce Pássaro, ex ministra do Ambiente do governo de José Socrates. Na ocasião, Dulce Pássaro fez notar aos deputados e autarcas que os desafios de reconstrução do concelho exigem uma “atitude de maior responsabilidade”. Na liderança da Assembleia, Dulce Pássaro propõe-se  a “tudo fazer” para que aquele órgão seja “respeitado e prestigiado”.


Dulce Pássaro partilhou ainda a a confiança na capacidade de recuperação do concelho após o fogo. Alertou, porém, para que as pessoas que se encontram “mais destabilizadas”  não sejam ainda mais fragilizadas pelos velhos do restelo”. “Tenho verificado um compromisso no apoio aos habitantes nas áreas afetadas”, tranquilizou.

Previous Lucro do próximo jogo do FCOH reverterá a favor das vítimas dos incêndios
Next Chuva regressa na quarta-feira

Artigos Relacionados

Destaque

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos

Última Hora

Região de Coimbra com ações de fogo controlado

As ações de fogo controlado começaram, na passada sexta-feira, na Região de Coimbra, na sequência da candidatura apresentada pela CIM Região de Coimbra…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Nacional

ASAE instaura 66 processos de contraordenação em operação Black Friday

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou, a nível nacional, durante cerca de uma semana, uma operação de fiscalização direcionada à verificação do cumprimento das regras legais do exercício

Informação

IP3 reabre ao trânsito após acidente mortal na zona de Tondela

O Itinerário Principal (IP) 3 reabriu ao trânsito cerca das 14h30 de hoje após ter estado cortado na zona de Tondela devido a um acidente, …

Região

Camionistas queixam-se de furto de combustível em Oliveira do Hospital

No período de duas semanas, pelo menos dois condutores de pesados depararam-se com situações de furto de combustível nos depósitos dos camiões, estacionados na cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

BLC3 promove “Open Day” dirigido à comunidade

A BLC3 arrancou, no passado dia 14 de novembro, com o primeiro dia da iniciativa “Open Day”, …

Última Hora

Município de Seia lança 3º Orçamento Participativo Escolar

O Município de Seia deu hoje, 1 de outubro, inicio ao período de apresentação de candidaturas ao 3º Orçamento Participativo Escolar, que desafia os alunos do concelho …

Última Hora

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

Desporto

Futebol: Nogueirense venceu e FCOH empatou na 5ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN), de Nogueira do Cravo, venceu ontem a AD Mação por 3-1. No mesmo campeonato, na série C, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa: “A ideia da Etapa Vida foi espetacular”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, da chegada da “Etapa Vida”, que teve partida na Sertã e percorreu o território afetado pelos incêndios do ano passado. Marcelo Rebelo de

Cultura

“Origens” une artistas e passa da fotografia para a tela

Alguns dos elementos que Tiago Cerveira, jovem de Oliveira do Hospital, captou através da objetiva que todos os dias o acompanha, estão agora reproduzidos em tela,…