Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

… parte para o terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

oh renasce

A cerimónia de tomada de posse que decorreu, esta tarde, na Casa da Cultura César Oliveira, ficou marcada pela tragédia decorrente do forte incêndio, que no dia 15 de outubro afetou fortemente o concelho, provocando 12 vítimas mortais.

A sessão iniciou com um minuto de silêncio e as habituais flores deram lugar a uma faixa negra colocada na mesa onde todos os eleitos juraram cumprir as funções para que foram eleitos.

tomada posse sala

Na memória de todos está o incêndio que “em poucas horas, com temperaturas elevadas e ventos ciclónicos que mais parecia um tufão de chamas”, recordou o presidente da Câmara Municipal, notando que diante de tamanha dimensão “era humanamente impossível” acudir às populações.

“Agora é hora de fazer renascer Oliveira do Hospital”, entende José Carlos Alexandrino, verificando que logo após o incêndio foram sendo tomadas medidas para repor a normalidade no concelho.

Num território em que as empresas também foram muito afetadas, com prejuízos estimados em 98 milhões de Euros, o autarca verifica a insuficiência dos apoios anunciados pelo governo, e garante estar a trabalhar junto dos empresários na recuperação das suas unidades, para que juntos consigam reerguer o concelho.

Diante da tragédia que se abateu sobre o concelho, Alexandrino entende que “é bom que o governo olhe para o interior de outra forma”. “É preciso fazer um investimento e dar um sinal às empresas de Oliveira do Hospital com a construção do IC6”, referiu.


A tomar posse para um terceiro mandato, José Carlos Alexandrino agradeceu a “confiança”, notando que a “principal responsabilidade é reerguer Oliveira do Hospital”, obrigando a um reajustamento do programa com que se apresentou a eleições. “As pessoas que perderam tudo ou quase tudo serão sempre a nossa prioridade”, assegurou, tratando-se de uma questão de “dignidade humana”.

dulce passaroA tomada de posse foi extensiva ao orgão da Assembleia Municipal, que passa a ser presidida por Dulce Pássaro, ex ministra do Ambiente do governo de José Socrates. Na ocasião, Dulce Pássaro fez notar aos deputados e autarcas que os desafios de reconstrução do concelho exigem uma “atitude de maior responsabilidade”. Na liderança da Assembleia, Dulce Pássaro propõe-se  a “tudo fazer” para que aquele órgão seja “respeitado e prestigiado”.


Dulce Pássaro partilhou ainda a a confiança na capacidade de recuperação do concelho após o fogo. Alertou, porém, para que as pessoas que se encontram “mais destabilizadas”  não sejam ainda mais fragilizadas pelos velhos do restelo”. “Tenho verificado um compromisso no apoio aos habitantes nas áreas afetadas”, tranquilizou.

image_pdfimage_print
Previous Lucro do próximo jogo do FCOH reverterá a favor das vítimas dos incêndios
Next Chuva regressa na quarta-feira

Artigos Relacionados

Destaque

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Destaque

Oliveira do Hospital renova galardão de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

O Município de Oliveira do Hospital foi mais uma vez distinguido como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2016”  – um galardão atribuído pelo Observatório das…

Última Hora

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará

Última Hora

Prémio Portugal é Nobre: Associação dos Amigos da Lageosa recebe 70,9 quilos de produtos alimentares

A Associação dos Amigos da Lageosa vai receber 70,9 quilos de produtos alimentares correspondentes ao peso do vencedor da 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta na cidade de

Sociedade

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Nacional

Volta a Portugal começa hoje. No sábado tem chegada a Oliveira do Hospital

A 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa hoje com um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor em 2017,

Informação

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Última Hora

Oito distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, …

Informação

Bibliotecas levam a “Degustação de leituras” aos cafés da cidade

O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar, através das Bibliotecas Públicas Municipais, o novo projeto denominado “Degustação de Leituras” que pretende levar a leitura até aos cafés de Oliveira

Politica

Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros…

Destaque

“Stormbringer” foi o grande vencedor do Concurso Soltem Talentos de Oliveira do Hospital

O grupo Stormbringer convenceu ontem à noite o júri do concurso Soltem Talentos, conquistando o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o grupo “Overlay” e em terceiro o grupo “Quatro

Vídeos

52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)

Cinquenta e duas casas reconstruídas em Oliveira do Hospital é o balanço que faz José Carlos Alexandrino, presidente do Município, um ano após a tragédia que assolou o concelho.

Região

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Destaque

Marcha de Alfama ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

A Marcha de Alfama voltou a brilhar na última edição das marchas populares de Oliveira do Hospital. Para além da brilhante atuação, a marcha vencedora do concurso promovido na capital,

Sociedade

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Região

Cinco pessoas constituídas arguidas por maus tratos a idosos

A GNR de Aveiro constituiu arguidos três homens e duas mulheres, com idades entre os 40 e 85 anos, pela prática do crime de maus-tratos a cinco idosos.

Última Hora

Prejuízos na agricultura estão a ser contabilizados em Lamego

A Câmara de Lamego disse hoje que, em conjunto com representantes de proprietários e agricultores, está a desenvolver esforços para quantificar …

Última Hora

Governo proíbe o uso do fogo devido às altas temperaturas

Diante das temperaturas elevadas previstas para os próximos dias, o Ministério da Administração Interna recorda que estão proibidas todas as atividades com uso de fogo e que devem ser adotadas

Cultura

Tuna Recreativa Penalvense realizou X Sarau Musical da Primavera

O salão da Sociedade Recreativa Penalvense recebeu, no passado dia 21, o X Sarau Musical da Primavera, em Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Jovem suspeito de tráfico ficou com termo de identidade e residência

A GNR de Castelo Branco, através do Núcleo de Investigação Criminal do Fundão, deteve no dia 7 de fevereiro, um homem de 18 anos, por tráfico de estupefacientes, em Paúl

Última Hora

Mais de 170 homens combatem chamas em Águeda

Mais de 170 homens combatem desde a madrugada de hoje um incêndio em Águeda e, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, terão o apoio de

Informação

Familiares das vítimas de outubro exigem relatório ‘Xavier Viegas’

A associação das vítimas dos incêndios de outubro exigiu hoje um relatório como o encomendado pelo Governo à equipa de Xavier Viegas sobre Pedrógão Grande,…

Informação

Arganil promove esclarecimento sobre a Estratégia para a Floresta e o Território

No âmbito da Estratégia para a Floresta e para o Território, que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Arganil, terão lugar três sessões de esclarecimento, …

Última Hora

PJ deteve casal suspeito de escravizar cidadão estrangeiro em Viseu

A PJ anunciou hoje a detenção, através da Diretoria do Centro,  de um homem e uma mulher pela presumível prática de um crime de tráfico de pessoas para fins de