Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

… parte para o terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

oh renasce

A cerimónia de tomada de posse que decorreu, esta tarde, na Casa da Cultura César Oliveira, ficou marcada pela tragédia decorrente do forte incêndio, que no dia 15 de outubro afetou fortemente o concelho, provocando 12 vítimas mortais.

A sessão iniciou com um minuto de silêncio e as habituais flores deram lugar a uma faixa negra colocada na mesa onde todos os eleitos juraram cumprir as funções para que foram eleitos.

tomada posse sala

Na memória de todos está o incêndio que “em poucas horas, com temperaturas elevadas e ventos ciclónicos que mais parecia um tufão de chamas”, recordou o presidente da Câmara Municipal, notando que diante de tamanha dimensão “era humanamente impossível” acudir às populações.

“Agora é hora de fazer renascer Oliveira do Hospital”, entende José Carlos Alexandrino, verificando que logo após o incêndio foram sendo tomadas medidas para repor a normalidade no concelho.

Num território em que as empresas também foram muito afetadas, com prejuízos estimados em 98 milhões de Euros, o autarca verifica a insuficiência dos apoios anunciados pelo governo, e garante estar a trabalhar junto dos empresários na recuperação das suas unidades, para que juntos consigam reerguer o concelho.

Diante da tragédia que se abateu sobre o concelho, Alexandrino entende que “é bom que o governo olhe para o interior de outra forma”. “É preciso fazer um investimento e dar um sinal às empresas de Oliveira do Hospital com a construção do IC6”, referiu.


A tomar posse para um terceiro mandato, José Carlos Alexandrino agradeceu a “confiança”, notando que a “principal responsabilidade é reerguer Oliveira do Hospital”, obrigando a um reajustamento do programa com que se apresentou a eleições. “As pessoas que perderam tudo ou quase tudo serão sempre a nossa prioridade”, assegurou, tratando-se de uma questão de “dignidade humana”.

dulce passaroA tomada de posse foi extensiva ao orgão da Assembleia Municipal, que passa a ser presidida por Dulce Pássaro, ex ministra do Ambiente do governo de José Socrates. Na ocasião, Dulce Pássaro fez notar aos deputados e autarcas que os desafios de reconstrução do concelho exigem uma “atitude de maior responsabilidade”. Na liderança da Assembleia, Dulce Pássaro propõe-se  a “tudo fazer” para que aquele órgão seja “respeitado e prestigiado”.


Dulce Pássaro partilhou ainda a a confiança na capacidade de recuperação do concelho após o fogo. Alertou, porém, para que as pessoas que se encontram “mais destabilizadas”  não sejam ainda mais fragilizadas pelos velhos do restelo”. “Tenho verificado um compromisso no apoio aos habitantes nas áreas afetadas”, tranquilizou.

image_pdfimage_print
Previous Lucro do próximo jogo do FCOH reverterá a favor das vítimas dos incêndios
Next Chuva regressa na quarta-feira

Artigos Relacionados

Região

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Última Hora

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Informação

Seia monitoriza águas das praias fluviais em áreas ardidas

As linhas de água que abastecem as praias fluviais do concelho de Seia, na Serra da Estrela, situadas em áreas atingidas pelos incêndios de 2017, estão a ser monitorizadas para

Última Hora

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Informação

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Informação

PJ deteve homem que tentou matar companheira em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da G.N.R. de Tábua, identificou e deteve um homem, …

Última Hora

Festival literário “Palavras de Fogo” quer ajudar Pinhal Interior a renascer

Escritores de renome nacional e internacional, como José Luís Peixoto, Luís Sepúlveda ou Mempo Giardinelli, participam na primeira edição do Festival Internacional do Pinhal Interior…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Sociedade

Mercadinho da Montanha valoriza candidatura da Estrela a Geopark da Unesco

É já no próximo domingo, dia 11, que se realiza no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, a edição especial da Mostra da Nossa Terra, sob o desígnio de Mercadinho

Região

Operação Natal da GNR, terminou com mais acidentes.

Terminou com mais acidentes a operação Natal Tranquilo da GNR. Este ano, entre sexta e domingo, houve 594 acidentes, mais do que em 2015. Por outro lado, foram menos as

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

Desporto

Etapa da Volta Via Verde RTP juntou 900 cicloturistas

No dia de ontem, o Dia de Descanso da Volta, decorreu, em Viseu, a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP, que juntou cerca de 900 cicloturistas, numa jornada de

Nacional

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Informação

Associação da Serra da Estrela pede recuperação de áreas ardidas

A URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela defendeu hoje a recuperação das áreas destruídas pelos incêndios naquela região…

Região

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Última Hora

Quim Machado é o novo treinador da Académica

Quim Machado é o novo treinador da Académica, substituindo Ricardo Soares, que abandonou o seu cargo após derrota frente ao Oliveirense, no passado sábado, que pode ter comprometido as aspirações

Cultura

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

Desporto

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Região

Idanha-a-Nova: Homem morreu após ser eletrocutado em acidente de trabalho

Um homem de 45 anos morreu, na manhã desta sexta-feira, após ter sido eletrocutado em plena via pública.

Região

Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção, o Nogueirense foi perder ao Pampilhosa por 1-0 mas, mantém a 2ª posição beneficiando da derrota do Cinfães em S. João da

Informação

Município de Oliveira do Hospital obtém financiamento de 450 mil euros para investimentos na rede hidrográfica

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assinou, no passado dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no

Opinião

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Última Hora

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital isenta de IMI imóveis destruídos pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, em reunião do executivo camarário,…

Informação

Plano de Coimbra mantém meios no período mais crítico

O Plano Operacional Distrital de Coimbra de combate a incêndios está “aprovado e homologado desde 15 de maio”, mantendo no período mais crítico de fogos um dispositivo semelhante ao dos