Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

… parte para o terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

oh renasce

A cerimónia de tomada de posse que decorreu, esta tarde, na Casa da Cultura César Oliveira, ficou marcada pela tragédia decorrente do forte incêndio, que no dia 15 de outubro afetou fortemente o concelho, provocando 12 vítimas mortais.

A sessão iniciou com um minuto de silêncio e as habituais flores deram lugar a uma faixa negra colocada na mesa onde todos os eleitos juraram cumprir as funções para que foram eleitos.

tomada posse sala

Na memória de todos está o incêndio que “em poucas horas, com temperaturas elevadas e ventos ciclónicos que mais parecia um tufão de chamas”, recordou o presidente da Câmara Municipal, notando que diante de tamanha dimensão “era humanamente impossível” acudir às populações.

“Agora é hora de fazer renascer Oliveira do Hospital”, entende José Carlos Alexandrino, verificando que logo após o incêndio foram sendo tomadas medidas para repor a normalidade no concelho.

Num território em que as empresas também foram muito afetadas, com prejuízos estimados em 98 milhões de Euros, o autarca verifica a insuficiência dos apoios anunciados pelo governo, e garante estar a trabalhar junto dos empresários na recuperação das suas unidades, para que juntos consigam reerguer o concelho.

Diante da tragédia que se abateu sobre o concelho, Alexandrino entende que “é bom que o governo olhe para o interior de outra forma”. “É preciso fazer um investimento e dar um sinal às empresas de Oliveira do Hospital com a construção do IC6”, referiu.


A tomar posse para um terceiro mandato, José Carlos Alexandrino agradeceu a “confiança”, notando que a “principal responsabilidade é reerguer Oliveira do Hospital”, obrigando a um reajustamento do programa com que se apresentou a eleições. “As pessoas que perderam tudo ou quase tudo serão sempre a nossa prioridade”, assegurou, tratando-se de uma questão de “dignidade humana”.

dulce passaroA tomada de posse foi extensiva ao orgão da Assembleia Municipal, que passa a ser presidida por Dulce Pássaro, ex ministra do Ambiente do governo de José Socrates. Na ocasião, Dulce Pássaro fez notar aos deputados e autarcas que os desafios de reconstrução do concelho exigem uma “atitude de maior responsabilidade”. Na liderança da Assembleia, Dulce Pássaro propõe-se  a “tudo fazer” para que aquele órgão seja “respeitado e prestigiado”.


Dulce Pássaro partilhou ainda a a confiança na capacidade de recuperação do concelho após o fogo. Alertou, porém, para que as pessoas que se encontram “mais destabilizadas”  não sejam ainda mais fragilizadas pelos velhos do restelo”. “Tenho verificado um compromisso no apoio aos habitantes nas áreas afetadas”, tranquilizou.

image_pdfimage_print
Previous Lucro do próximo jogo do FCOH reverterá a favor das vítimas dos incêndios
Next Chuva regressa na quarta-feira

Artigos Relacionados

Última Hora

Bibliotecas promovem oficina “Mini Árvores de Natal Criativas”

  As Bibliotecas Públicas Municipais vão dinamizar uma oficina subordinada ao tema “Mini Árvores de Natal Criativas”,…

Informação

Oliveira do Hospital confecionou maior requeijão do mundo com 63,5 Kg. A iguaria foi servida com 26 Kg de doce de abóbora

Em Oliveira do Hospital repetiu-se, este ano, a iniciativa de confeção do maior requeijão do mundo. No último domingo, foi atingido um novo recorde, 63,5 quilos, mais 10 quilos do

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Última Hora

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…

Informação

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de dezembro, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, uma

Desporto

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Última Hora

Projeto quer criar ecopontos para resíduos florestais em Viseu

O promotor da central de biomassa de Viseu quer criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho, com as receitas a reverterem a favor das autarquias, informou o

Sociedade

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Desporto

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Última Hora

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até ao final do mês de dezembro, uma exposição de Pintura coletiva de caráter solidário.

Informação

FCOH venceu a Académica. AD Nogueirense perdeu no Sabugal

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebeu e venceu a equipa da Académica SF por 2-0 em jogo da jornada 10 do Campeonato de Portugal Prio, série E,

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Destaque

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal

Informação

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…

Última Hora

Câmara Municipal de Seia vai integrar 78 trabalhadores precários

A Câmara Municipal de Seia abriu hoje, e até dia 20 de abril, os procedimentos concursais para a regularização extraordinária dos vínculos precários de 78 trabalhadores, ao abrigo do Programa

Última Hora

Previsão de neve acima de 800 metros coloca cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão a partir de hoje sob aviso amarelo por causa das previsões de queda de neve acima da cota de 800 metros.

Última Hora

PJ identificou cinco suspeitos de roubo e sequestro em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter identificado cinco homens suspeitos de um crime de roubo ocorrido em março de 2014, numa localidade…

Região

Região: Colisão entre carro e camião mata jovem de 20 anos

Um choque frontal, no IC2, entre um pesado e um carro fez, na noite passada, uma vítima mortal, na localidade de Matos de Ranha, em Pombal.

Última Hora

PJ detém homem por alegado abuso sexual de criança

Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) da Guarda por crime de abuso sexual de crianças, cometido de “forma continuada” e num contexto de “habitual convivência”

Última Hora

Desporto de Fim de Semana

A Associação Desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 18, o Águeda em jogo da jornada 14 do Campeonato de Portugal Prio, série D. No mesmo campeonato que é liderado pelo Gafanha,

Destaque

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver