Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)

Alexandrino quer voltar a ver JI com “10, 15 ou 20 alunos”. Autarca prepara arranque de novo centro escolar na cidade (com vídeo)

image_pdfimage_print

O Jardim de Infância (JI) de Alvôco de Várzeas foi, esta manhã, o local escolhido pelo Município de Oliveira do hospital para assinalar o arranque do novo ano escolar.

No espaço que é frequentado por sete crianças, José Carlos Alexandrino disse que a sua vontade é “que este Jardim de Infância volte a ter 10, 15 ou 20 alunos”.

O ato foi simbólico, mas a mensagem foi clara e de defesa da manutenção dos jardins de infância e das escolas do 1º ciclo nas freguesias do concelho. “Houve uma lei de fecho das escolas com menos de 16 alunos e o que aconteceu foi que as aldeias ficaram muito abandonadas”, afirmou, esta manhã, o presidente do Município oliveirense. José Carlos Alexandrino assegurou que o seu executivo tem defendido as escolas do 1º ciclo e os Jardins de Infância, evitando que os alunos sejam deslocados “porque as aldeias quando têm alunos ainda têm vida, e quando deixam de ter há uma série de consequências”.

Na visita ao Jardim de Infância de Alvôco, onde se cantaram os parabéns à pequena Andreia pelo seu 4º aniversário, Alexandrino foi claro: “o que queremos é que este Jardim de Infância volte a ter 10, 15 ou 20 alunos”. A par dos números da perda de alunos no país, que nos últimos 10 anos, foi na ordem dos dois milhões, e que considerou “dramático”, o autarca deu conta de que Oliveira do Hospital a situação “tem-se mantido estável “. “Este foi o ano em que (o concelho) perdeu o menor número de alunos”, observou.

No caso do Jardim de Infância de Alvôco de Várzeas, o autarca destacou a boa parceria e apoio que tem sido dado pela Junta de Freguesia e pelo CERCAV, instituição que assegura o apoio social na freguesia.

O futuro Centro Escolar “terá as melhores condições”

Ao mesmo tempo que defende a manutenção dos JI e escolas do 1º ciclo nas freguesias mais afastadas da sede de concelho, Alexandrino prepara o arranque do novo centro escolar num investimento a rondar os cinco milhões de Euros e que ficará situado junto à Escola Secundária da cidade. “Já adquirimos os terrenos. É um projeto que é um sonho meu e da vereadora da Educação”, referiu o autarca, explicando que a atual EB1 será depois remodelada para acolher a ESTGOH. Para José Carlos Alexandrino trata-se de “um ganho em duas frentes”.

O futuro Centro Escolar, que implica alteração de vias, tem um investimento associado de cinco milhões de Euros e está referenciado no Pacto de Coesão da CIM da Região de Coimbra, não sendo ainda certo o seu montante do seu financiamento. Alexandrino disse hoje que espera levar a abertura da adjudicação da obra à primeira reunião pública do executivo do mês de outubro. “Estaremos muitos próximos de lançar a obra”, referiu.

Na opinião do autarca, o futuro centro escolar “terá as melhores condições. Pode não ser inaugurado no meu tempo. Mas vai ser uma realidade”.

“O ano escolar começou de forma calma, tranquila e organizada”

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, acompanhou o autarca na visita ao JI de Alvôco de Várzeas, onde fez um balanço positivo do início do novo ano escolar. “Começou de forma calma, tranquila e organizada”, referiu o responsável, notando, no caso concreto, que “o pré-escolar merece a atenção e dedicação” da direção do Agrupamento de Escolas”. Carvalheira sublinhou o “ensino de proximidade e de contacto com as populações”. “Esta é a escola pública que temos”, frisou, apreciando o trabalho de parceria com a Câmara Municipal e que “é importante mantermos”.


Esta manhã, Carlos Carvalheira referiu que, no novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas oliveirense conta com um total de 2231 alunos, distribuídos por 17 salas de Jardim de Infância, 37 salas do 1º Ciclo e 85 turmas.

Previous AD Lagares: "A equipa está extremamente motivada para fazer uma grande época" (com vídeo)
Next Idoso detido por suspeita de abusar sexualmente de mulher com deficiência

Artigos Relacionados

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Disputa-se, este domingo, 17 de fevereiro, a 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Casa da Cultura de Seia acolhe Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”

A Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”, uma iniciativa do Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva e os Guardiões da Serra da Estrela, vai ter inauguração no próximo

Última Hora

Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Bruno Amado, presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, eleito pelo PSD, foi condenado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra a perda

Última Hora

Mundo: Nobel da Paz para Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares

O Nobel da Paz de 2017 foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. A presidente do Comité, Berit Reiss-Andersen, …

Informação

“Grande Rota do Alva” vai ser apresentada hoje em Penacova

A Grande Rota do Alva é apresentada hoje, às 15h00, na Casa do  Povo de São Pedro de Alva, numa parceria do Município de Penacova  com a CIM Região de

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2017

Está marcada para as 14h45 desta sexta-feira, 30 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Informação

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Região

Irmãos espancaram jovem em Coimbra

Um jovem de 24 anos foi, ontem de manhã, brutalmente agredido com pontapés na cabeça por dois homens, em Coimbra,…

Informação

Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma viatura foi alvo de furto na última madrugada, na cidade de Oliveira do Hospital. A GNR registou ainda uma tentativa de assalto numa empresa de transformação de pedra na

Informação

Seia comemora feriado 25 de abril com espetáculo musical e sessão solene

A Revolução do 25 de abril, que pôs termo à ditadura em Portugal há 45 anos, vai ser celebrada em Seia com um espetáculo musical, na noite de 24 de

Cultura

Ministro da Agricultura anunciou medida de rotulagem do leite

Capoulas Santos marcou hoje presença na ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, realizada em Lisboa, e anunciou a entrada em vigor da medida que obriga

Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.