Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

image_pdfimage_print

A polémica em torno da entrega dos 19 tratores oferecidos pela Cáritas a lesados pelo grande incêndio de 15 de outubro em Oliveira do Hospital marcou o início da reunião pública do executivo…

…municipal, realizada esta manhã. O vereador do PSD acusou o presidente da Câmara de “incúria” ao proceder à entrega depois da reportagem da TVI.

João Paulo Pombo Albuquerque (PSD) até começou por lamentar “ que na reportagem seja ignorada a oposição e seja dada visibilidade a uma personalidade” a quem “não reconhece idoneidade política, ética ou outra para representar os oliveirenses, mas não tardou em acusar o presidente do Município de Oliveira do Hospital demonstrar “alguma incúria e culpabilidade no processo” ao proceder à entrega dos tratores no pós reportagem. O eleito pelo PSD disse, ainda, esperar que quanto à conta solidária “o processo seja diligente e transparente” e que José Carlos Alexandrino não esteja a usar “argumentos falaciosos para obstar a entrega dos donativos a quem deles mais precisa”.

Mas se concordou com a intervenção inicial de João Paulo Albuquerque, o autarca oliveirense logo rejeitou a acusação de “incúria”, assegurando que o seu executivo faz “as coisas bem”. “Alguns já foram a eleições e ficaram para trás”, referiu, notando agora que “querem a televisão para terem protagonismo”, quando, dadas as boas relações, poderiam ter-lhe ligado que informaria sobre o processo.


Em causa está um “processo que foi complexo, mas rigoroso e transparente” já que, inicialmente, havia 72 candidaturas para 19 tratores. Alexandrino lamentou a “manipulação” a que assistiu, notando que na reportagem da TVI parecia que o presidente da Câmara queria ficar com os tratores e “eu não quis ficar com trator nenhum”.

O autarca oliveirense não deixou de criticar o “denunciante do caso para a jornalista Ana Leal, que deve ter outros fins”. “Liga-me tantas vezes para assuntos pessoais e para o concelho e não me ligou”, comentou, apontando ainda o dedo a um dos queixosos na reportagem, que já tinha recebido um moto-cultivador, obteve subsídio de 4500 Euros e “agora até lhe foi atribuído um trator pela Cáritas”. O autarca escusou-se a revelar outros casos semelhantes.


Sobre a conta solidária, que soma cerca de 74 mil Euros, Alexandrino questionou porque é que em reunião de executivo de 6 dezembro e Assembleia Municipal de 28 de dezembro, ninguém questionou a demora na distribuição dos donativos acumulados na conta solidária. “Todos tinham consciência de que a Câmara Municipal deu respostas rápidas às pessoas com problemas”, observou.

Previous Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho
Next Pousada do Convento do Desagravo vai reabrir com Flagworld Group

Artigos Relacionados

Nacional

Sete distritos sob aviso amarelo devido à trovoada e vento forte

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de trovoada e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desporto

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 28ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou derrotas para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense.

Última Hora

Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo

A secretaria de Estado das Comunidades confirmou hoje à agência Lusa a existência de um português a bordo do avião da EgyptAir, que voava de Paris para o Cairo e

Sociedade

ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos e 69 peças de vestuário em operação nacional

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 80 quilos de géneros alimentícios e 69 peças de vestuário contrafeito, …

Última Hora

Vítimas dos incêndios podem pedir indemnização sem ser à provedora de Justiça

As vítimas dos incêndios que não sejam consideradas feridos graves para efeitos de indemnização podem aceder à Comissão de Avaliação dos Pedidos de Indemnização, um mecanismo extrajudicial gratuito.

Região

PJ deteve três suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de duas mulheres e de um homem, suspeitos de se dedicarem, em “conjugação de esforços”, ao tráfico de estupefacientes, na zona de

Última Hora

Região: GNR deteve dez pessoas na posse de mais de cinco mil doses de haxixe

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede detiveram, nos dias 12 e 13 de dezembro, dez pessoas por tráfico de droga e apreenderam 5066 doses de haxixe.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a inauguração da BLC3 pelo Primeiro-Ministro

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o que vai acontecer neste sábado, dia 27 de maio, em particular a visita…

Cultura

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que

Informação

A1 reaberta pelas 7h00 após acidente na Mealhada

A Autoestrada do Norte (A1) foi reaberta cerca das 07h00 de hoje no nó da Mealhada, distrito de Aveiro, depois de ter estado cortada várias horas devido a um acidente

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 6 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Município de Seia promove festividades de Natal

Pai Natal, Oficina dos Duendes e Frozen dinamizam, este ano, o Mercado de Natal em Seia.