Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

A polémica em torno da entrega dos 19 tratores oferecidos pela Cáritas a lesados pelo grande incêndio de 15 de outubro em Oliveira do Hospital marcou o início da reunião pública do executivo…

…municipal, realizada esta manhã. O vereador do PSD acusou o presidente da Câmara de “incúria” ao proceder à entrega depois da reportagem da TVI.

João Paulo Pombo Albuquerque (PSD) até começou por lamentar “ que na reportagem seja ignorada a oposição e seja dada visibilidade a uma personalidade” a quem “não reconhece idoneidade política, ética ou outra para representar os oliveirenses, mas não tardou em acusar o presidente do Município de Oliveira do Hospital demonstrar “alguma incúria e culpabilidade no processo” ao proceder à entrega dos tratores no pós reportagem. O eleito pelo PSD disse, ainda, esperar que quanto à conta solidária “o processo seja diligente e transparente” e que José Carlos Alexandrino não esteja a usar “argumentos falaciosos para obstar a entrega dos donativos a quem deles mais precisa”.

Mas se concordou com a intervenção inicial de João Paulo Albuquerque, o autarca oliveirense logo rejeitou a acusação de “incúria”, assegurando que o seu executivo faz “as coisas bem”. “Alguns já foram a eleições e ficaram para trás”, referiu, notando agora que “querem a televisão para terem protagonismo”, quando, dadas as boas relações, poderiam ter-lhe ligado que informaria sobre o processo.


Em causa está um “processo que foi complexo, mas rigoroso e transparente” já que, inicialmente, havia 72 candidaturas para 19 tratores. Alexandrino lamentou a “manipulação” a que assistiu, notando que na reportagem da TVI parecia que o presidente da Câmara queria ficar com os tratores e “eu não quis ficar com trator nenhum”.

O autarca oliveirense não deixou de criticar o “denunciante do caso para a jornalista Ana Leal, que deve ter outros fins”. “Liga-me tantas vezes para assuntos pessoais e para o concelho e não me ligou”, comentou, apontando ainda o dedo a um dos queixosos na reportagem, que já tinha recebido um moto-cultivador, obteve subsídio de 4500 Euros e “agora até lhe foi atribuído um trator pela Cáritas”. O autarca escusou-se a revelar outros casos semelhantes.


Sobre a conta solidária, que soma cerca de 74 mil Euros, Alexandrino questionou porque é que em reunião de executivo de 6 dezembro e Assembleia Municipal de 28 de dezembro, ninguém questionou a demora na distribuição dos donativos acumulados na conta solidária. “Todos tinham consciência de que a Câmara Municipal deu respostas rápidas às pessoas com problemas”, observou.

Previous Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho
Next Pousada do Convento do Desagravo vai reabrir com Flagworld Group

Artigos Relacionados

Informação

Sinistralidade: sete detenções, 578 infrações e 72 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 2 a 8 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Militares do Destacamento Territorial da Lousã detiveram, ontem, dia 20 de junho, dois indivíduos suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de uma fiscalização rodoviária, em Oliveira do Hospital.

Informação

Vila Cova de Alva promove “Passos do Senhor”

Nos dias 17 e 18 de março, acontece, em Vila Cova de Alva, a cerimónia “Passos do Senhor”, organizada pela Comunidade Interparoquial Serra do Açor e Vale do Alva. No

Informação

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Região

Detido suspeito de peculato e falsificação de documentos no Sabugal

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 52 anos, no Sabugal, por suspeita da prática de crimes de peculato e de falsificação de documentos, que resultaram na alegada apropriação

Sociedade

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a dívida nacional

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves convida a um olhar pela dívida nacional.

Destaque

Academia de Futebol do FCOH inicia trabalhos dia 3 de setembro

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro, a Academia de Formação do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai dar início aos treinos dos respetivos escalões,…

Região

Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

O Ministério da Justiça informou, hoje, que as vítimas dos incêndios ocorridos entre 17 e 24 de junho e 15 e 16 de outubro de 2017 …

Informação

Comédia de Fernando Mendes “Noivo Por Acaso” em exibição na Casa da Cultura César Oliveira

O novo espetáculo teatral de Fernando Mendes, “Noivo Por Acaso”, que está a ser um sucesso de bilheteira, é a grande aposta cultural da Câmara Municipal …

Cultura

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Sociedade

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00