Alexandrino acusa PSD de “querer ganhar eleições com desgraça alheia”
4 Julho, 2018 748 Views

Alexandrino acusa PSD de “querer ganhar eleições com desgraça alheia”

O deputado do PSD, João Brito, opôs-se na última reunião da Assembleia Municipal ao executivo de José Carlos Alexandrino por continuar a “atribuir verbas para as festas” quando “as suas populações passam fome e vivem em desespero”.

Passados oito meses após o grande incêndio, o deputado do PSD questionou o presidente da Câmara Municipal sobre o que já foi feito em termos de limpeza de bermas, quantas habitações foram recuperadas e entregues às pessoas e de que forma o município faz jus ao lema defendido de que em primeiro lugar estão as pessoas. A pôr em causa a moralidade do município na possível aplicação de coimas aos populares quando o mato das bermas “atinge os dois metros de altura” e a denunciar a inexistência de uma equipa de acompanhamento às populações na preparação de projetos e até ao nível de encaminhamento mental, João Brito foi ainda mais longe ao apontar o dedo ao executivo socialista de “atribuir verbas para festas” quando “as suas populações passam fome e vivem em desespero”.

A intervenção de João Brito não caiu bem junto do presidente da Câmara Municipal que logo acusou o deputado do PSD, que é presidente do partido no concelho de querer “ganhar eleições à custa da desgraça alheia, dos incêndios e das festas. José Carlos Alexandrino esclareceu, porém, ao social democrata que “as festas deram 6-1 ao PSD “ e o partido “já deveria ter aprendido com estes resultados”.


“Estas pessoas esquecem-se da maior tragédia vivida no concelho e estavam à espera que, ao fim de oito meses, os problemas estivessem todos resolvidos, como se eu tivesse capacidade de fazer o milagre da Fátima. Mas não tenho”, reagiu ainda o autarca, verificando que até agora “nem tudo foi feito, mas muito foi feito”. Esclareceu a João Brito que “o melhor elogio” que pode receber é quando as pessoas na rua lhe dizem: “ainda bem que o senhor é o nosso presidente”. Em reunião da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino,  disse que são estas palavras que lhe “dão estímulo para fazer mais e melhor. Desafiou ainda os presidentes de Junta a identificarem as pessoas que “passam fome no concelho”.

Também do lado CDS- PP, Rafael Dias colocou em causa a conduta do executivo municipal no pós incêndio, em particular na distribuição dos bens que resultaram da onda de solidariedade que bafejou o concelho. O jovem centrista pediu a José Carlos Alexandrino a lista do que “foi doado, a quem e o que falta ser dado”, na expectativa de que “o executivo não tenha tido a desfaçatez de fazer política com os bens doados”.

Do lado do PS, Carlos Maia não hesitou em considerar que “é muito triste e lamentável que um jovem venha aqui acenar com desgraças que se passaram no concelho e a dizer que se andaram a dar bens para se fazer política”. “O menino tem muito crescer e pensar nessa cabeça. Cresça”, sustentou o socialista que também criticou a intervenção de João Brito (PSD) a propósito das festas, para notar que o anterior executivo do PSD não fazia festas e Oliveira do Hospital “parecia uma aldeia e não uma cidade desenvolvida”. “Não faziam festas porque não tinham jeito para as fazer”, constatou, notando que o problema do PSD é “a popularidade” que o atual executivo consegue com as festas.

Na reunião da Assembleia Municipal, destaque também a para intervenção de Alice Gouveia (CDS-PP) que ali denunciou vários constrangimentos no funcionamento da Central de Camionagem na cidade. Rui Monteiro, eleito pelo PS, comparou a intervenção de Alice Gouveia (recém chegada àquele órgão) às “dores de crescimento”.

image_pdfimage_print
Previous Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina
Next Vítimas dos incêndios podem pedir indemnização sem ser à provedora de Justiça

Artigos Relacionados

Região

Confraria alerta para potencial económico do medronho na região

 A Confraria do Medronho alertou para o potencial económico desta espécie autóctone, naquela que foi mais uma cerimónia de entronização de novos confrades que decorreu, este ano, no concelho de

Informação

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

Região

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Informação

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …

Última Hora

Demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” em Góis

O Município de Góis recebe quarta-feira, dia 9 de maio, pelas 10h30, um exercício de demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Informação

Cooperativa Rádio Boa Nova reúne em Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se na próxima sexta feira, 27 de maio, a Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa Rádio Boa Nova destinada à eleição dos corpos sociais.

Região

Oito distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, …

Última Hora

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

Região

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de

Última Hora

Prosseguem as buscas por dois desaparecidos em Lamego

Foram retomadas pelas 7h30 as buscas pelos dois desaparecidos no seguimento das explosões na fábrica de pirotecnia em Lamego. O incidente que marcou esta terça-feira …

Informação

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Informação

Aveiro : Mulher morre ao cair em poço

Uma mulher cuja idade ainda não foi possível apurar morreu, na manhã desta sexta-feira, depois de cair no interior de um poço localizado no Lugar da Limeira em Oliveira do

Região

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Região

Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no passado dia 23 de novembro, um homem de 28 anos pelo crime de violência doméstica

Politica

Rui Rio encontrou “uma realidade pior do que estava à espera” em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio, disse que encontrou em Oliveira do Hospital “uma realidade pior do que estava à espera” no que toca à situação

Região

Retomadas buscas para encontrar pastor de 90 anos desaparecido

As autoridades retomaram pelas 06h00 de hoje as buscas pelo pastor de 90 anos que está desaparecido em São Romão, no concelho de Seia, disse à agência Lusa fonte do

Informação

Alvôco de Várzeas entre as 73 praias do Centro de Portugal que vão exibir bandeiras azuis em 2018

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou pelo quinto ano consecutivo a Bandeira Azul e conquista, assim, a Bandeira de Ouro.

Última Hora

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Destaque

Programa + Superior atribui mais bolsas no próximo ano letivo em Oliveira do Hospital

O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior aumentou para 1 605 as bolsas disponíveis, através do Programa + Superior,…

Informação

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Informação

MAAVIM reclama medidas iguais para todas as populações afetadas pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), face às medidas apresentadas hoje pelo Ministério da Agricultura,…

Última Hora

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. 

Nacional

ASAE apreende cerca de 1 300 brinquedos e instaura 27 processos em Operação Brincar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), atenta ao início da quadra natalícia, realizou, nas primeiras semanas de novembro, uma operação de fiscalização, a nível nacional,…

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar