Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

image_pdfimage_print

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa celebra as vivências e os valores ecológicos da montanha expressos na cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas e do vale do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, desde o cancioneiro às paisagens sonoras e fotografia sem esquecer a gastronomia e produtos tradicionais locais.

Dinamizado no âmbito da iniciativa “Experiências Criativas de Montanha”, que integra o plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, o evento constitui uma oportunidade única para celebrar e conhecer as identidades de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha.

O diversificado programa inicia às 10H30 com o passeio interpretativo denominado “Do Caminho do Modorno ao Cornízio”. Uma hora depois, junto das escadas da Junta de Freguesia poder-se-ão ouvir os “Sons de Alvoco – o património acústico religioso da freguesia”.

Mais tarde, destaque para a exibição das curtas metragens “Paisagens Sonoras de Montanha” de Tiago Cerveira e Hugo Lyckfeldt, pelas 16H30 no salão polivalente do CERCAV. A tarde prosseguirá com música, assente no Cancioneiro Popular desta Aldeia de Montanha, em que se farão ouvir Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor; Da Nossa Aldeia – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas e o Grupo de Cantares Tradicionais Cotovias de Alvoco. DiscDiz é o artista convidado desta edição do Tradição e Transmissão/ Experiências Criativas de Montanha que desafia o público a descobrir a freguesia e as tradições das gentes desta aldeia postal.

Para completar a programação, ao final da tarde, a tradição serve-se à mesa com os Sabores de Montanha, com base na gastronomia local.

Em permanência, e a complementar estas propostas, os visitantes poderão apreciar a exposição de fotografia “Rostos Alvocenses” de Emanuel Bento; os Sons de Alvoco – Paisagens e Marcos Sonoros do Vale do Rio Alvôco (arquivo sonoro); e a Poesia de Montanha: Os Velhos do Colcurinho (versos de José Ramiro).

O VIII Tradição e Transmissão/Experiências Criativas de Montanha é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas, gente genuína – neste caso particular da freguesia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das gerações, no ano em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural.

As Aldeias de Montanha são um projeto de valorização em rede de 41 aldeias da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha, que envolve em parceria nove municípios da região Centro.

Previous Coimbra entre os distritos sob aviso devido ao mau tempo
Next Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

Artigos Relacionados

Cultura

Vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes

É já no próximo dia 7 de dezembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Arganil, que vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes.

Informação

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.

Região

A Viagem’ de Filipa Francisco chega amanhã a Miranda do Corvo

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’, o espetáculo ‘A Viagem’, da coreógrafa Filipa Francisco com a participação do Rancho Etnográfico Flores das Cortes, …

Última Hora

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realizou a apresentação oficial da equipa sénior de ténis de mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realizou a apresentação oficial da equipa sénior de ténis de mesa, que vai disputar o campeonato nacional da 2ª

Região

Manteigas organiza corrida de montanha que mobiliza mais de 1.800 atletas

O concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, recebe no fim de semana uma corrida de montanha que mobiliza mais de 1.800 participantes e que constitui uma mais-valia para a

Informação

GNR e EDP distribuem calendários a idosos alertando para a prevenção de burlas

A Guarda Nacional Republicana  (GNR), em parceria com a EDP Distribuição, vai distribuir, em todo o território nacional, 50 mil calendários no sentido de reforçar a proximidade à população mais

Informação

Município de Oliveira do Hospital reforça rede de ilhas ecológicas

Encontram-se já em funcionamento as 16 novas ilhas ecológicas instaladas nas principais zonas habitacionais da cidade de Oliveira do Hospital e em várias freguesias do concelho.

Última Hora

Guarda: GNR vai prestar teleassistência para apoiar pessoas vulneráveis

A GNR da Guarda prevê iniciar, em janeiro de 2019, um programa de teleassistência para apoiar pessoas da região que vivem sós e isoladas, projeto que também envolve os municípios.

Informação

Volta a Portugal em Bicicleta com partidas de Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital

A Volta a Portugal em Bicicleta vai ter 3 etapas com partidas na região de Coimbra. No dia 1 de agosto, a 1.ª etapa é corrida entre  Miranda do Corvo

Região

Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal

Lista de inscritos para o Rally de Portugal já conhecida.

Última Hora

Oliveira do Hospital: De 127 casas, 55 estão concluídas e seis ainda não estão recomeçadas

De um universo de 127 casas afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro de 2017, em Oliveira do Hospital estão concluídas 55 habitações e seis ainda não iniciaram a

Informação

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou