Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa celebra as vivências e os valores ecológicos da montanha expressos na cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas e do vale do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, desde o cancioneiro às paisagens sonoras e fotografia sem esquecer a gastronomia e produtos tradicionais locais.

Dinamizado no âmbito da iniciativa “Experiências Criativas de Montanha”, que integra o plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, o evento constitui uma oportunidade única para celebrar e conhecer as identidades de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha.

O diversificado programa inicia às 10H30 com o passeio interpretativo denominado “Do Caminho do Modorno ao Cornízio”. Uma hora depois, junto das escadas da Junta de Freguesia poder-se-ão ouvir os “Sons de Alvoco – o património acústico religioso da freguesia”.

Mais tarde, destaque para a exibição das curtas metragens “Paisagens Sonoras de Montanha” de Tiago Cerveira e Hugo Lyckfeldt, pelas 16H30 no salão polivalente do CERCAV. A tarde prosseguirá com música, assente no Cancioneiro Popular desta Aldeia de Montanha, em que se farão ouvir Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor; Da Nossa Aldeia – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas e o Grupo de Cantares Tradicionais Cotovias de Alvoco. DiscDiz é o artista convidado desta edição do Tradição e Transmissão/ Experiências Criativas de Montanha que desafia o público a descobrir a freguesia e as tradições das gentes desta aldeia postal.

Para completar a programação, ao final da tarde, a tradição serve-se à mesa com os Sabores de Montanha, com base na gastronomia local.

Em permanência, e a complementar estas propostas, os visitantes poderão apreciar a exposição de fotografia “Rostos Alvocenses” de Emanuel Bento; os Sons de Alvoco – Paisagens e Marcos Sonoros do Vale do Rio Alvôco (arquivo sonoro); e a Poesia de Montanha: Os Velhos do Colcurinho (versos de José Ramiro).

O VIII Tradição e Transmissão/Experiências Criativas de Montanha é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas, gente genuína – neste caso particular da freguesia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das gerações, no ano em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural.

As Aldeias de Montanha são um projeto de valorização em rede de 41 aldeias da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha, que envolve em parceria nove municípios da região Centro.

Previous Coimbra entre os distritos sob aviso devido ao mau tempo
Next Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

Artigos Relacionados

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje “dentro do contexto das pessoas”, nomeadamente os “sete anos de Zé Conde e Natália Novais” na Rádio

Informação

Arganil garante estar a trabalhar para repor normalidade nas Praias Fluviais   

A Câmara Municipal de Arganil anunciou que está a desenvolver “todas as diligências e esforços necessários para garantir, dentro dos próximos dias, o normal funcionamento …

Informação

Cerca de 200 militantes de Oliveira do Hospital em condições de votar nas diretas para o PSD

As eleições diretas para a Nacional do PSD realizam-se amanhã, dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 20 horas. Em Oliveira do Hospital, os cerca de 200 militantes

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Politica

Ana Teresa Falcão de Brito é a nova presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos

Ana Teresa Ferreira dos Santos Falcão de Brito é a nova presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, depois de ter tomado posse na passada sexta-feira, na Assembleia

Última Hora

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Informação

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Última Hora

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um

Região

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Educação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Destaque

Aqua Village já proporciona massagens com mel em gotas suspensas

As massagens com mel em gotas suspensas nas árvores, a dois metros de altura, já são uma realidade no Aqua Village Health Resort & Spa, no concelho de Oliveira do