Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa celebra as vivências e os valores ecológicos da montanha expressos na cultura popular da freguesia de Alvoco das Várzeas e do vale do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, desde o cancioneiro às paisagens sonoras e fotografia sem esquecer a gastronomia e produtos tradicionais locais.

Dinamizado no âmbito da iniciativa “Experiências Criativas de Montanha”, que integra o plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, o evento constitui uma oportunidade única para celebrar e conhecer as identidades de Alvoco das Várzeas, uma das Aldeias de Montanha.

O diversificado programa inicia às 10H30 com o passeio interpretativo denominado “Do Caminho do Modorno ao Cornízio”. Uma hora depois, junto das escadas da Junta de Freguesia poder-se-ão ouvir os “Sons de Alvoco – o património acústico religioso da freguesia”.

Mais tarde, destaque para a exibição das curtas metragens “Paisagens Sonoras de Montanha” de Tiago Cerveira e Hugo Lyckfeldt, pelas 16H30 no salão polivalente do CERCAV. A tarde prosseguirá com música, assente no Cancioneiro Popular desta Aldeia de Montanha, em que se farão ouvir Açor Tambor – Trio de Percussão Tradicional da Serra do Açor; Da Nossa Aldeia – Grupo Vocal Feminino de Alvoco das Várzeas e o Grupo de Cantares Tradicionais Cotovias de Alvoco. DiscDiz é o artista convidado desta edição do Tradição e Transmissão/ Experiências Criativas de Montanha que desafia o público a descobrir a freguesia e as tradições das gentes desta aldeia postal.

Para completar a programação, ao final da tarde, a tradição serve-se à mesa com os Sabores de Montanha, com base na gastronomia local.

Em permanência, e a complementar estas propostas, os visitantes poderão apreciar a exposição de fotografia “Rostos Alvocenses” de Emanuel Bento; os Sons de Alvoco – Paisagens e Marcos Sonoros do Vale do Rio Alvôco (arquivo sonoro); e a Poesia de Montanha: Os Velhos do Colcurinho (versos de José Ramiro).

O VIII Tradição e Transmissão/Experiências Criativas de Montanha é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas, gente genuína – neste caso particular da freguesia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das gerações, no ano em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural.

As Aldeias de Montanha são um projeto de valorização em rede de 41 aldeias da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha, que envolve em parceria nove municípios da região Centro.

image_pdfimage_print
Previous Coimbra entre os distritos sob aviso devido ao mau tempo
Next Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

Artigos Relacionados

Sociedade

Ministro da Agricultura anunciou medida de rotulagem do leite

Capoulas Santos marcou hoje presença na ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, realizada em Lisboa, e anunciou a entrada em vigor da medida que obriga

Nacional

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital vota hoje orçamento para 2017

Está marcada para as 14h45 desta sexta-feira, 30 de dezembro, a reunião da Assembleia Municipal destinada à discussão e votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de

Informação

Menina de nove anos morreu em despiste de automóvel

Uma menina de nove anos faleceu na sequência de um acidente de viação, ontem à tarde, em Cabanões, nos arredores de Viseu. Segundo notícia avançada pelo JN, a menina seguia

Última Hora

Oliveira do Hospital apela à solidariedade para com as vítimas de Pedrógrão

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso uma campanha de recolha de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógrão Grande.

Informação

Crianças vivem hoje “um dia especial” em Oliveira do Hospital

Hoje, dia 1 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital a data está a ser celebrada com muita alegria em pleno centro da cidade, com

Última Hora

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Última Hora

Ministros vão “ajudar” nas obras da Estrada Nacional 17

Última Hora: Após reunião urgente do governo sobre o péssimo estado da Estrada Nacional 17, António Costa comunicou ao edil oliveirense Prof.José Carlos Alexandrino e ainda antes das mini férias

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

No sábado, dia 20 de maio, entre as 19h00 e as 20h00,  foi emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Chuva regressa quarta-feira mas não em todo o território. Temperaturas mínimas chegam aos zero graus

  Para quarta-feira está previsto o regresso da chuva mas não em todo o território.

Última Hora

Clube Automóvel do Centro assinala 50 anos

O Clube Automóvel do Centro celebra no próximo dia 21 de outubro, a partir das 19h30, no Casino Figueira, 50 anos de “intensa atividade”.

Informação

Idosa encontrada carbonizada após incêndio no Peso da Régua

Uma mulher com 84 anos foi encontrada carbonizada numa área onde ontem decorreu um incêndio, na zona de Vinhós, concelho de Peso da Régua.

Informação

PJ detém 17 suspeitos da prática de crimes de associação criminosa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de 17 suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, usura, coação, extorsão, incêndio, sequestro, roubo,…

Última Hora

Câmara de Arganil iniciou a beneficiação da Capela de São Pedro

A Câmara Municipal de Arganil deu início às obras de reabilitação e beneficiação na Capela de São Pedro, tendo em vista a conservação e a melhoria das condições estruturais…

Região

Incêndio de Soure dado como dominado

O incêndio que deflagrou no concelho de Soure, em Coimbra, e que chegou a ter três frentes ativas, já foi dominado, disse o presidente do município.

Região

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …

Região

Camião virou-se à entrada para o IC6

Um camião virou-se esta manhã à entrada para o IC6, no concelho de Tábua. O acidente aconteceu cerca das 07h40 e provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar no dia de “Fátima, Futebol e Fado”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o dia de amanhã, 13 de maio. Um “dia grande em Fátima”, mas também

Última Hora

Penacova: Encontrada sem vida mulher desaparecida ontem

A mulher de 68 anos que estava desaparecida desde esta quarta-feira de manhã foi encontrada sem vida na localidade de Rebordosa.

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Destaque

“Em Pedrógão via-se muita coisa verde…aqui não se vê nada verde em milhares de hectares”, referem especialistas em fogo

O grupo de especialistas em fogo que, na terça-feira, se deslocou a Oliveira do Hospital e outros locais da região fortemente afetados …

Informação

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..