
Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio
A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.
O fogo de 15 de outubro consumiu mais de 90 por cento da floresta na freguesia, afetando algumas árvores centenárias do jardim botânico e zona envolvente ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, local de realização do evento.
Carlos Castanheira é a esta altura um autarca desolado com a devastação que o incêndio provocou na freguesia, onde arderam cerca de 10 casas, quatro delas de primeira habitação, explorações agrícolas, pavilhões e os soitos, que constituíam a imagem de marca da freguesia. Várias empresas também foram afetadas, nomeadamente uma na área da construção civil e quatro empresas madeireiras. Valeu a coragem dos populares que “foram fantásticos” na proteção dos seus bens e dos seus vizinhos.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da Junta disse que não há condições para a realização do evento, notando que a freguesia “perdeu de tudo um pouco”, e de forma mais acentuada a “espécie rainha”, com o fogo a queimar “boa parte dos castanheiros”. Espera Carlos Castanheira que algumas árvores ainda recuperem.
Os prejuízos em Aldeia das Dez são avultados, sobretudo em torno da produção da castanha que serve de mote à Festa que, em outubro, atrai milhares de visitantes a um dos ex-líbris do concelho, o Santuário de Nossa Senhora das Preces. Este ano, o reeleito autarca esperava realizar a melhor festa de sempre, com uma “aposta forte” que vinha a ser feita ao nível da programação. Espera retomar o evento já no próximo ano.
“Foi um rude golpe”, nota Carlos Castanheira, avisando porém que o fogo não destruiu a vontade de dar vida nova a Aldeia das Dez, e que também passa pela realização de eventos musicais e culturais.
Foto: Célia Lourenço
Artigos Relacionados
Coimbra: PSP apreendeu 4.348 doses de haxixe e cocaína e detém sete suspeitos
O Comando da PSP de Coimbra apreendeu, durante o fim de semana, 4.348 doses de estupefacientes (4.325 de haxixe e 23 de cocaína) …
Resultados desportivos do fim-de-semana
O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Fátima por 2-0, em jogo antecipado da 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.
Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações
O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a
GNR reforça patrulhamento nas florestas e apela à sensibilização
A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, a partir de hoje, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios,….
Ministro da Agricultura vai divulgar lista de agricultores apoiados pelo Estado
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou hoje que até ao final da semana vai disponibilizar a lista dos 25 mil agricultores apoiados pelo Estado na sequência dos incêndios do
Região: Homem detido por cultivo de cannabis
O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem de manhã,…
“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
Este sábado, dia 11 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
“Há festa” alerta para requalificação da Zona Histórica num evento de “cariz único e especial”
A Zona Histórica de Oliveira do Hospital está de novo em festa. A partir de hoje e até domingo, 26 de junho, acontece ali mais uma edição do “Há Festa …”
Viseu: Incêndio em serração provoca cinco feridos ligeiros
Um incêndio numa serração, ao início da tarde de hoje, provocou cinco feridos ligeiros e perda total do espaço.
Associação das vítimas dos incêndios de 15 de outubro queixa-se de “discriminação” nos apoios a fundo perdido
A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal queixa-se de que os lesados pelos incêndios de 15 de outubro estão a ser alvo de “discriminação negativa” nos
“O paradigma da doença mudou. O cancro já não é sinónimo de morte”
Foi ontem apresentado o projeto “Dou Mais Tempo à Vida” pela prevenção do cancro em Oliveira do Hospital, cujo objetivo é “informar e sensibilizar” a comunidade e que já conta
Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu
A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da