Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística
27 Maio, 2019 230 Views

Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística

image_pdfimage_print

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam hoje um projeto…

… de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, concelho de Seia.

Segundo a organização, entre hoje e sexta-feira, os participantes desenvolvem um projeto de intervenção artística em comunidade, a partir de atividades implementadas em instituições locais e no Hostel Criativo da Associação de Beneficência do Sabugueiro.

De acordo com a fonte, a residência artística está integrada nas atividades do projeto Xperimus e “congrega vários momentos de criação e experimentação, envolvendo a população e espaços locais”, sob a designação genérica de “Sombugueiro”.

“A partir de recolhas de sons e imagens da localidade, contactos com a população, tarefas participativas com adultos e jovens, pretende-se construir performances e apresentações a desenvolver e apresentar em vários espaços da aldeia” do Sabugueiro, refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.

O Hostel Criativo abriu portas em fevereiro e “é o mais recente projeto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a ‘mais alta de Portugal'”, disse à Lusa o presidente da direção, Mário Jorge Branquinho.

O responsável adiantou tratar-se de “um espaço acolhedor, de conforto e de forte inspiração para ações criativas e de residências artísticas, o ano todo, em plena Serra da Estrela”.

O Hostel dispõe de camas em quartos com beliches e de camas individuais que acomodam quatro a sete pessoas, e de dois quartos duplos, com uma capacidade total para 33 pessoas.

Também possui uma sala de convívio, “onde se realizam exposições, tertúlias, exibição de filmes e outras atividades criativas e uma marquise para descanso ou atividades criativas, como sejam pintura, escrita criativa, composição musical ou outras”, acrescenta a fonte.

“Com este novo projeto, que é diferente de todos os que existem na região, a Associação de Beneficência do Sabugueiro tem como objetivos promover as artes e a cultura, inspiradas nos recursos do território regional, fomentando o intercâmbio entre comunidades de artistas, pensadores e criativos e a comunidade local/regional”, segundo o seu presidente.

Previous Tempo quente e seco regressa esta semana com máximas acima dos 30 graus
Next Participação nas eleições em Portugal foi a sexta pior da UE

Artigos Relacionados

Região

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra. 

Última Hora

Rádio Boa Nova associa-se a concerto solidário “Juntos por Todos”

Hoje, dia 27 de junho, a Rádio Boa Nova vai transmitir, pelas 21h00, o concerto solidário “Juntos por Todos” associando-se à iniciativa que junta 25 artistas…

Informação

GNR apreendeu duas armas e constituiu um arguido por suspeita de maus tratos a animais

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais, constituiu ontem como arguido um homem de 58 anos, …

Última Hora

Mundo: Um morto e um ferido em acidente com alunos portugueses na Hungria

Um autocarro com estudantes portugueses sofreu esta sexta-feira um acidente na Hungria, do qual resultou a morte de uma jovem de 16 anos, avança a imprensa húngara. Há ainda registo

Desporto

Veteranos AD Nogueirense vencem torneio “Veteranos Rapada Futsal Cup”

A equipa Veteranos Associação Desportiva Nogueirense foi a grande vencedora do torneio “Veteranos Rapada Futsal Cup”, que decorreu no passado fim-de-semana.

Educação

Câmara de Oliveira do Hospital vai retirar amianto da escola

A Câmara Municipal vai avançar com a retirada das placas de fibrocimento, contendo amianto, da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Informação

Ex-deputada do PSD começa hoje a ser julgada por peculato no Tribunal da Guarda

O Tribunal da Guarda começa, esta manhã, a julgar pelos crimes de peculato e de falsidade informática a antiga presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS)

Informação

 PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho

O PSD de Oliveira do Hospital realizou, ontem, o tradicional convívio nas Caldas de S. Paulo. No encontro conhecido por “Pontal das Beiras”, fizeram eco as críticas…

Informação

Seia: Pista de atletismo vai ser renovada. Prazo de recuperação da rede hidrográfica alargado. Assinatura revisão do ACEP com a STAL

A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura ao Programa “BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais”, na ordem dos 190 mil euros, referente à renovação da pista de Atletismo do Estádio

Sociedade

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Sociedade

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Última Hora

Alunos da Secundária de Arganil levaram mantas para a escola

Os alunos da Secundária de Arganil foram ontem, dia 19,  para escola com mantas em jeito de protesto pelo frio que dizem sentir nas instalações da escola.