Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística
27 Maio, 2019 346 Views

Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística

image_pdfimage_print

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam hoje um projeto…

… de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, concelho de Seia.

Segundo a organização, entre hoje e sexta-feira, os participantes desenvolvem um projeto de intervenção artística em comunidade, a partir de atividades implementadas em instituições locais e no Hostel Criativo da Associação de Beneficência do Sabugueiro.

De acordo com a fonte, a residência artística está integrada nas atividades do projeto Xperimus e “congrega vários momentos de criação e experimentação, envolvendo a população e espaços locais”, sob a designação genérica de “Sombugueiro”.

“A partir de recolhas de sons e imagens da localidade, contactos com a população, tarefas participativas com adultos e jovens, pretende-se construir performances e apresentações a desenvolver e apresentar em vários espaços da aldeia” do Sabugueiro, refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.

O Hostel Criativo abriu portas em fevereiro e “é o mais recente projeto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a ‘mais alta de Portugal'”, disse à Lusa o presidente da direção, Mário Jorge Branquinho.

O responsável adiantou tratar-se de “um espaço acolhedor, de conforto e de forte inspiração para ações criativas e de residências artísticas, o ano todo, em plena Serra da Estrela”.

O Hostel dispõe de camas em quartos com beliches e de camas individuais que acomodam quatro a sete pessoas, e de dois quartos duplos, com uma capacidade total para 33 pessoas.

Também possui uma sala de convívio, “onde se realizam exposições, tertúlias, exibição de filmes e outras atividades criativas e uma marquise para descanso ou atividades criativas, como sejam pintura, escrita criativa, composição musical ou outras”, acrescenta a fonte.

“Com este novo projeto, que é diferente de todos os que existem na região, a Associação de Beneficência do Sabugueiro tem como objetivos promover as artes e a cultura, inspiradas nos recursos do território regional, fomentando o intercâmbio entre comunidades de artistas, pensadores e criativos e a comunidade local/regional”, segundo o seu presidente.

Previous Tempo quente e seco regressa esta semana com máximas acima dos 30 graus
Next Participação nas eleições em Portugal foi a sexta pior da UE

Artigos Relacionados

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Destaque

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Informação

EPTOLIVA apela à campanha solidária de recolha de sangue “Ajuda-nos a Ajudar a Isabel”

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), está a promover uma campanha de solidariedade

Região

Deputados do PS reuniram com  autarcas afetados pelos incêndios

Pedro Coimbra, Elza País e João Gouveia, deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, reuniram com Autarcas, …

Última Hora

Estradas da serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da serra da Estrela que ontem foram encerradas ao trânsito devido à queda de neve reabriram hoje de manhã.

Desporto

FCOH segue em frente na Taça AFC e Sampaense perdeu em casa

O FCOH deslocou-se ao Penelense para disputar a 2ª eliminatória da Taça AFC. Foi preciso o prolongamento para decidir quem seguia em frente e foi o Oliveira do Hospital que

Última Hora

Retomadas buscas por homem de 77 anos desaparecido em Seia

As autoridades retomaram hoje as buscas para encontrar o homem de 77 anos que está desaparecido desde quarta-feira em São Romão, Seia, …

Região

11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 17 de janeiro, o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura,…

Informação

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Informação

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Região

Familiares das vítimas de outubro exigem relatório ‘Xavier Viegas’

A associação das vítimas dos incêndios de outubro exigiu hoje um relatório como o encomendado pelo Governo à equipa de Xavier Viegas sobre Pedrógão Grande,…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.