“Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)

“Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Prestes a fazer um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, Paula Lameiras, que ficou sem casa de habitação e a sua fonte de rendimento, a Queijaria Lameiras, em Vila Franca da Beira, agora olha “com mais esperança” para o futuro.

Depois de fugir naquela fatídica noite, Paula Lameiras viu toda uma vida de trabalho reduzida a cinzas. “Foi tempo de fugir e nem sequer olhar para trás. Ficaram os animais mas ficámos sem sítio para fabricar o leite, sem casa para viver”, contou.

Após um ano, com as duas obras em fase de conclusão, a produtora de queijo Serra da Estrela afirmou à Rádio Boa Nova que “é muito tempo para quem fica sem casa, sem trabalho e com problemas para resolver”.

Quanto à ajuda que lhe foi prestada para a realização das obras, a queijeira adiantou que contou com os apoios “mas foi muito difícil de conseguir” pois “foram muitas burocracias, muito tempo de espera, que levou a que agora esteja tudo atrasado”.

“Estamos a concluir a obra, vamos pagar tudo o que conseguirmos para depois recebermos também algum. Na parte da casa, aceitei fazer por menos de 25 mil euros. Não quisemos esperar pela CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) porque era muito tempo”, explicou, adiantando que “a casa vai ficar três vezes mais cara” e, por isso, contraiu um empréstimo de 80 mil euros. “Hoje em dia vamos começar com o coração nas mãos. Não sei se vou conseguir ter rendimento suficiente para fazer face a este empréstimo”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Paula Lameiras enalteceu ainda o gesto dos portugueses “e não só”, pelo apoio e doação de bens. “Foram excelentes. As pessoas foram muito solidárias comigo. Também o apoio psicológico, que precisámos muito, foi importante. No final da obra, estou a ver que ainda não estamos curados. Agora chego aqui, sinto um aperto muito grande e começo a chorar porque nada é igual”, referiu.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Dois bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo em Trancoso
Next Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

Artigos Relacionados

Informação

País: GNR deteve 157 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 157 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 546 doses de haxixe e 195 doses de heroína. Em comunicado sobre o

Educação

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Cultura

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Última Hora

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a

Região

Lousã: Homem detido na posse de 210 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, ontem, dia 20 de setembro, um homem, com 65 anos, por tráfico de estupefacientes, na Lousã.

Sociedade

Bispo de Coimbra benze nova viatura dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, visita na próxima sexta-feira, 7 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).

Politica

Juventude Socialista de Oliveira do Hospital preocupada com Estrada Nacional 17

A Juventude Socialista (JS) de Oliveira do Hospital revela “extrema preocupação” face ao estado em que se encontra a Nacional 17, conhecida Estrada da Beira.

Última Hora

PJ deteve homem com 10 mil doses de anfetaminas

Um homem foi detido por suspeita de tráfico de droga pela Polícia Judiciária (PJ), que apreendeu na posse do suspeito uma quantidade de anfetaminas….

Última Hora

Comissão Politica do PSD de Oliveira do Hospital, apresenta os seus candidatos às autárquicas 2017

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital marcou para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, pelas 21:00 horas na sua sede na Rua António Canastrinha, a apresentação

Região

Menino de cinco anos atropelado em Celorico da Beira

Um menino de cinco anos foi, este domingo, atropelado por uma viatura ligeira, na localidade de Maçal do Chão, Celorico da Beira, …

Nacional

Depressão ‘Miguel’ chega amanhã a Portugal e traz vento e chuva forte

Portugal continental vai ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte a partir de quinta-feira, na sequência da depressão ‘Miguel’, indicou hoje o Instituto Português do

Última Hora

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…