Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”
2 Abril, 2019 522 Views

Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”

image_pdfimage_print

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, entre os dias 3 e 5 de abril a iniciativa AEOH a Florir – Festa da Primavera.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento afirmou na Rádio Boa Nova que a “ideia essencial é sensibilizar e incutir nos nossos jovens uma nova visão e uma nova forma de encarar o ambiente”.

“AEOH  a Florir – Festa da Primavera” foi a resposta dada pelo Agrupamento de Escolas oliveirense após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017. Depois de uma primeira edição bem sucedida, realizada em 2018, que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a direção do Agrupamento oliveirense volta, este ano, a promover a iniciativa que, ao envolver a totalidade dos alunos (2300) e demais comunidade educativa, já é vista como o evento de referência do AEOH.

Na contagem decrescente para o arranque da Festa da Primavera que inicia amanhã, dia 3, o diretor do Agrupamento de Escolas, convidado desta manhã da Rádio Boa Nova, explicou que a iniciativa pretende “assinalar a primavera”, mas é sobretudo “uma ação de sensibilização a nível ambiental”. O objetivo é “dizer aos jovens que temos que ter um olhar diferente. E é na escola que se podem promover boas práticas”, referiu Carlos Carvalheira, lembrando que, de facto, a iniciativa resulta dos trágicos incêndios de 15 de outubro, razão pela qual a  Festa da Primavera está estruturada em 15 momentos principais, cinco em cada dia, pretendendo envolver toda a comunidade educativa e contando, por isso, com vários apoios e parcerias. “A ideia essencial é sensibilizar toda a comunidade e incutir nos nossos jovens uma nova visão e uma nova forma de encararmos o ambiente”, reforçou.

Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas, realçou na Boa Nova que a Festa da Primavera “nasceu sob o número 15, porque pretendia lembrar este número fatídico a que o concelho de Oliveira do Hospital vai estar associado para sempre”. A iniciativa foi, por isso, estruturada em torno de 15 momentos: três dias com cinco momentos (às 10h30, 12h30, 14h30, 18h30 e 20h30). “Mas todos os departamentos e todas as turmas começaram a contribuir com ideias. Mereceu a adesão de todos”, referiu Artur Abreu verificando que os cinco momentos diários passaram rapidamente para 15 ou 20 iniciativas em cada dia.

Nos três dias são várias as ações previstas a nível ambiental, desportivo e cultural. Entre as diversas iniciativas, destaque para a realização de debates e colóquios, em que a Rádio Boa Nova também é parceira. Nomeadamente, o colóquio “Juntos Superamos” organizado pelas psicólogas do Agrupamento e participado pela Rádio Boa Nova no âmbito do lançamento do livro “Dia 15” que vai acontecer amanhã, dia 3, pelas 18h30, no anfiteatro do pavilhão A na sede do Agrupamento;  bem como o debate “Reinventar o Interior: Natureza, Homem, Economia” que vai contar com vários especialistas e vai ser moderado por Vítor Neves e transmitido pela Rádio Boa Nova, no dia 4, pelas 18h30, no auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital.

Pintura de azulejos, desporto, caminhadas, desfile de chapéus e colares se páscoa,  piquenique , reflorestação, concertos, teatro, lançamento jornal Mega 5, são outras das atividades previstas a que se junta também a inauguração, na tarde de 5 de abril, dos auditórios nas escolas básicas integradas de Lagares da Beira e da Cordinha.

Tudo acontece numa altura em que na escola sede continuam parados os trabalhos de requalificação, situação que é um “pesadelo” para o diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira que chega a ponderar a existência de “um mau olhado de alguém que não quer que estas obras se concretizem”. “Temos sido uns sacrificados por não termos as melhores condições físicas. E no Inverno reflete-se exatamente isto. Não merecemos continuar a passar mais um inverno naquelas condições”, referiu o diretor, acreditando que ainda este ano as obras possam ser retomadas por outra empresa, já que o Município vai rescindir contrato com a empresa à qual tinha sido adjudicada a obra por incumprimento dos prazos.

Previous Sinistralidade: 21 detenções, 809 infrações e 64 acidentes no distrito de Coimbra
Next GNR detém dois jovens por furto em estabelecimento comercial em Vila Nova de Poiares

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital: Candidaturas para atribuição de bolsas no ensino superior decorrem até 30 de outubro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e

Última Hora

Mário Patrão em jornada maratona no DAKAR 2019

A dura 4ª etapa terminou em Moqueada. Aí chegado, Mário Patrão não teve a habitual estrutura da KTM Factory Racing à sua espera. O piloto patrocinado pelo CRÉDITO AGRÍCOLA cumpriu

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 12 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Homem morreu em acidente de trator em Pombal

Um homem morreu hoje na sequência de um acidente com o trator que conduzia, em Pombal, disse hoje à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários daquele concelho.

Informação

AMMA fechou e atirou 200 trabalhadores para o desemprego em Arganil

A empresa de confeções AMMA, especializada em fatos para homem e que trabalhou com diversas marcas internacionais e teve a marca própria “Carlo Viscontti”,…

Última Hora

Os Verdes exigem urgente requalificação do IP3 e a sua manutenção sem portagens

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde exigem ao Governo  a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 e a sua manutenção sem portagens.

Informação

Incêndios já consumiram mais de 61 mil hectares de terrenos até junho

Os incêndios florestais consumiram 61.624 hectares nos primeiros seis meses do ano e 2017 foi considerado o ano com maior área ardida desde 2007 e o quinto ano com mais

Região

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Informação

Suspeito de violar e quase matar uma mulher em Oliveira do Hospital foi vizinho da vítima

O homem de 32 anos que foi detido pela Policia Judiciária, na passada quinta feira, por suspeita de violar e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital era conhecido

Destaque

Bispo de Coimbra apelou à renovação do amor familiar na Festa da Família de Oliveira do Hospital

A Unidade Paroquial de Oliveira do Hospital realizou, ontem,  a Festa das Famílias e comemorou os 25 anos da segunda Unidade do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), …

Destaque

“Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas considerou hoje em Oliveira do Hospital que o concelho “é um bom exemplo” …

Destaque

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de