Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”
2 Abril, 2019 835 Views

Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”

image_pdfimage_print

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, entre os dias 3 e 5 de abril a iniciativa AEOH a Florir – Festa da Primavera.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento afirmou na Rádio Boa Nova que a “ideia essencial é sensibilizar e incutir nos nossos jovens uma nova visão e uma nova forma de encarar o ambiente”.

“AEOH  a Florir – Festa da Primavera” foi a resposta dada pelo Agrupamento de Escolas oliveirense após o grande incêndio de 15 de outubro de 2017. Depois de uma primeira edição bem sucedida, realizada em 2018, que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a direção do Agrupamento oliveirense volta, este ano, a promover a iniciativa que, ao envolver a totalidade dos alunos (2300) e demais comunidade educativa, já é vista como o evento de referência do AEOH.

Na contagem decrescente para o arranque da Festa da Primavera que inicia amanhã, dia 3, o diretor do Agrupamento de Escolas, convidado desta manhã da Rádio Boa Nova, explicou que a iniciativa pretende “assinalar a primavera”, mas é sobretudo “uma ação de sensibilização a nível ambiental”. O objetivo é “dizer aos jovens que temos que ter um olhar diferente. E é na escola que se podem promover boas práticas”, referiu Carlos Carvalheira, lembrando que, de facto, a iniciativa resulta dos trágicos incêndios de 15 de outubro, razão pela qual a  Festa da Primavera está estruturada em 15 momentos principais, cinco em cada dia, pretendendo envolver toda a comunidade educativa e contando, por isso, com vários apoios e parcerias. “A ideia essencial é sensibilizar toda a comunidade e incutir nos nossos jovens uma nova visão e uma nova forma de encararmos o ambiente”, reforçou.

Artur Abreu, da direção do Agrupamento de Escolas, realçou na Boa Nova que a Festa da Primavera “nasceu sob o número 15, porque pretendia lembrar este número fatídico a que o concelho de Oliveira do Hospital vai estar associado para sempre”. A iniciativa foi, por isso, estruturada em torno de 15 momentos: três dias com cinco momentos (às 10h30, 12h30, 14h30, 18h30 e 20h30). “Mas todos os departamentos e todas as turmas começaram a contribuir com ideias. Mereceu a adesão de todos”, referiu Artur Abreu verificando que os cinco momentos diários passaram rapidamente para 15 ou 20 iniciativas em cada dia.

Nos três dias são várias as ações previstas a nível ambiental, desportivo e cultural. Entre as diversas iniciativas, destaque para a realização de debates e colóquios, em que a Rádio Boa Nova também é parceira. Nomeadamente, o colóquio “Juntos Superamos” organizado pelas psicólogas do Agrupamento e participado pela Rádio Boa Nova no âmbito do lançamento do livro “Dia 15” que vai acontecer amanhã, dia 3, pelas 18h30, no anfiteatro do pavilhão A na sede do Agrupamento;  bem como o debate “Reinventar o Interior: Natureza, Homem, Economia” que vai contar com vários especialistas e vai ser moderado por Vítor Neves e transmitido pela Rádio Boa Nova, no dia 4, pelas 18h30, no auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital.

Pintura de azulejos, desporto, caminhadas, desfile de chapéus e colares se páscoa,  piquenique , reflorestação, concertos, teatro, lançamento jornal Mega 5, são outras das atividades previstas a que se junta também a inauguração, na tarde de 5 de abril, dos auditórios nas escolas básicas integradas de Lagares da Beira e da Cordinha.

Tudo acontece numa altura em que na escola sede continuam parados os trabalhos de requalificação, situação que é um “pesadelo” para o diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira que chega a ponderar a existência de “um mau olhado de alguém que não quer que estas obras se concretizem”. “Temos sido uns sacrificados por não termos as melhores condições físicas. E no Inverno reflete-se exatamente isto. Não merecemos continuar a passar mais um inverno naquelas condições”, referiu o diretor, acreditando que ainda este ano as obras possam ser retomadas por outra empresa, já que o Município vai rescindir contrato com a empresa à qual tinha sido adjudicada a obra por incumprimento dos prazos.

Previous Sinistralidade: 21 detenções, 809 infrações e 64 acidentes no distrito de Coimbra
Next GNR detém dois jovens por furto em estabelecimento comercial em Vila Nova de Poiares

Artigos Relacionados

Informação

Proteção civil emite aviso à população devido ao mau tempo

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.

Região

Carregal do Sal: Incêndio em habitação causa dois desalojados

Um incêndio numa habitação em Travanca de S. Tomé, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, causou, esta tarde, dois desalojados.

Educação

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …

Última Hora

Mais acidentes, mas menos mortos nas estradas portuguesas até abril

No primeiro trimestre deste ano registaram-se nas estradas portuguesas mais acidentes rodoviários, que causaram mais feridos ligeiros e graves, mas menos mortos.

Politica

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Última Hora

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Desporto

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória  na casa do Eléctrico FC em Ponte de Soure por 75-79. Uma vitória suada e arrancada só no terceiro e quarto períodos. Com

Região

“Situação ainda é preocupante”, adianta a proteção civil

Na mais recente avaliação à situação dos fogos que estão a afetar o centro do país, o Comandante Operacional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, …

Informação

Doze distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Sociedade

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital assinala amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a dinamização de atividades no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.