Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …

… de Restaurante/Bar e que já mereceu um prémio no programa de Empreendedorismo nas Escolas.

paorelho2Com produção e comercialização a cargo da Padaria Paifi, o “Pãorelho” é muito semelhante a um pão normal, mas tem a particularidade de o elemento água ser substituído pelo sorelho, o soro que resulta da produção do requeijão, que de outro modo não tinha aproveitamento e seguia para linha de esgotos constituindo uma ameaça para o ambiente.paorelho3

O “Pãorelho” tem sido muito apreciado por quem o prova e, é por isso, motivo de orgulho para o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Esta manhã, em dia de apresentação pública do “Pãorelho”, na boutique de pão Paifi, na cidade de Oliveira do Hospital, o diretor do Agrupamento, Carlos Carvalheira apreciou a ideia que foi desenvolvida pelos alunos do agrupamento, assim como a boa parceria estabelecida com a Paifi e a Ancose. “O pão é de facto maravilhoso”, frisou.

A participar no aperfeiçoamento do pão e agora responsável pela comercialização, Nuno Batista, proprietário da Paifi, elogiou o produto, considerando que deve ser dado andamento ao projeto que já foi “mentor de um prémio”. Garantiu que o pão tem qualidade, tal como comprovam as análises. considerando mesmo que o “Pãorelho” é “uma mais valia para a zona em termos turísticos”.

Emília Almeida, professora que acompanhou os alunos no desenvolvimento do “Pãorelho” explicou que a utilização do sorelho decorreu da preocupação ambiental. Diante da qualidade do produto, a docente considera tratar-se de um “sucesso”. Referiu que está em curso o “processo de registo da marca”.


A atestar a qualidade do “Pãorelho”, Nélia Nobre, responsável pela segurança alimentar da Paifi  garantiu que se trata de um “produto seguro” com um “teor de proteína muito bom e baixo em gordura e lactose”. “É um produto saboroso e muito energético”, referiu.


O “Pãorelho” tem um custo semelhante ao pão congénere produzido com água.

image_pdfimage_print
Previous Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre as autárquicas de 1 de outubro
Next Última Assembleia Municipal antes das Autárquicas 2017. Nuno Vilafanha deputado do PSD, assumiu o apoio a José Carlos Alexandrino

Artigos Relacionados

Última Hora

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Última Hora

Empresas: Auto Vanguarda no “topo” da reparação automóvel em Oliveira do Hospital

João Gouveia e Jorge Alves são os responsáveis pela Auto Vanguarda, uma oficina localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital que procura estar no “topo” da reparação automóvel.

Cultura

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Região

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.

Última Hora

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Última Hora

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Destaque

Um milhão de Euros para requalificar sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser requalificada num investimento de cerca de um milhão de Euros, …

Informação

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece

Última Hora

PJ detém homem que esfaqueou mulher

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 38 anos por suspeitas do crime de homicídio. O crime aconteceu num quadro de violência doméstica,…

Informação

Ficabeira arranca hoje em Arganil

Tem hoje início, em Arganil, a 36ª edição da FICABEIRA (Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra) e Feira do Mont’Alto 2017, …

Última Hora

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Região

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia alunos no regresso às aulas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias e à escola pública através do projeto “Escola + Feliz”, disponibilizando …

Informação

PJ deteve seis pessoas em operação de combate ao tráfico em bairro de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na manhã de hoje seis pessoas numa operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra.

Informação

Secção Regional da Ordem dos Médicos contra a contratação de médicos através de empresas

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) repudia a gestão de recursos humanos protagonizada pelo atual Ministério da Saúde e lamenta o aumento da despesa do Serviço

Região

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Desporto

Mário Wilson morreu, ontem, aos 86 anos

Mário Wilson, antigo futebolista, treinador e selecionador nacional, faleceu ontem, aos 86 anos. Conhecido como o ‘velho capitão’, …

Região

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Sociedade

Fim de semana sem chuva mas com muito frio

O fim de semana vai ficar marcado por uma descida da temperatura da ordem dos 02/04 graus Celsius, mas já sem chuva.

Última Hora

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Destaque

Oliveira do Hospital regista meio milhão de prejuízos no turismo. 64 quilómetros de percursos pedestres foram afetados

O incêndio de 15 de outubro afetou fortemente o potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital, com registo de meio milhão de euros de prejuízos.

Informação

Bombeiros feridos em acidente em Arganil já tiveram alta hospitalar

Os dois bombeiros voluntários de Cantanhede que sofreram um acidente de viação na segunda-feira em Arganil já tiveram alta hospitalar, …

Última Hora

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Última Hora

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.