Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …

… de Restaurante/Bar e que já mereceu um prémio no programa de Empreendedorismo nas Escolas.

paorelho2Com produção e comercialização a cargo da Padaria Paifi, o “Pãorelho” é muito semelhante a um pão normal, mas tem a particularidade de o elemento água ser substituído pelo sorelho, o soro que resulta da produção do requeijão, que de outro modo não tinha aproveitamento e seguia para linha de esgotos constituindo uma ameaça para o ambiente.paorelho3

O “Pãorelho” tem sido muito apreciado por quem o prova e, é por isso, motivo de orgulho para o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Esta manhã, em dia de apresentação pública do “Pãorelho”, na boutique de pão Paifi, na cidade de Oliveira do Hospital, o diretor do Agrupamento, Carlos Carvalheira apreciou a ideia que foi desenvolvida pelos alunos do agrupamento, assim como a boa parceria estabelecida com a Paifi e a Ancose. “O pão é de facto maravilhoso”, frisou.

A participar no aperfeiçoamento do pão e agora responsável pela comercialização, Nuno Batista, proprietário da Paifi, elogiou o produto, considerando que deve ser dado andamento ao projeto que já foi “mentor de um prémio”. Garantiu que o pão tem qualidade, tal como comprovam as análises. considerando mesmo que o “Pãorelho” é “uma mais valia para a zona em termos turísticos”.

Emília Almeida, professora que acompanhou os alunos no desenvolvimento do “Pãorelho” explicou que a utilização do sorelho decorreu da preocupação ambiental. Diante da qualidade do produto, a docente considera tratar-se de um “sucesso”. Referiu que está em curso o “processo de registo da marca”.


A atestar a qualidade do “Pãorelho”, Nélia Nobre, responsável pela segurança alimentar da Paifi  garantiu que se trata de um “produto seguro” com um “teor de proteína muito bom e baixo em gordura e lactose”. “É um produto saboroso e muito energético”, referiu.


O “Pãorelho” tem um custo semelhante ao pão congénere produzido com água.

image_pdfimage_print
Previous Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre as autárquicas de 1 de outubro
Next Última Assembleia Municipal antes das Autárquicas 2017. Nuno Vilafanha deputado do PSD, assumiu o apoio a José Carlos Alexandrino

Artigos Relacionados

Região

Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário

É já no próximo domingo, dia 26 de março, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora o seu 95º aniversário.

Sociedade

Neve no Norte e agitação marítima na costa põem país sob aviso amarelo

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, …

Nacional

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Cultura

Marchas Populares de Oliveira do Hospital à espera de serem “as melhores de sempre”

Está por aí mais uma edição das Marchas Populares de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece na noite do próximo sábado, dia 18 de junho, pelas 20h30,…

Informação

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital vai inspecionar associações  para evitar o que aconteceu em Vila Nova da Rainha

Os edifícios das associações do concelho de Oliveira do Hospital vão ser inspecionados por uma comissão. O objetivo é evitar que aconteça uma situação semelhante…

Sociedade

“Há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir”

Francisco Correia das Neves, ilustre oliveirense, vai a sepultar ao final da tarde de hoje (17h30) para o cemitério velho de Oliveira do Hospital, em jazigo de família.

Região

Município de Góis comemora Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

A Câmara Municipal de Góis associa-se uma vez mais ao Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) de modo a assinalar as efemérides Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das

Região

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

Região

Formandos do IEFP comemoraram o “Dia do PI” com alunos da EB1 de Arganil

Um grupo de formandos da área de Sapador Florestal do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal interior Norte – Arganil comemorou o Dia do PI, que hoje se

Última Hora

Despiste no IC6 faz quatro feridos

O IC6 está cortado no sentido Oliveira do Hospital – Coimbra. O incidente fez quatro vítimas, duas delas estão encarceradas.

Sociedade

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Destaque

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros,

Informação

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Destaque

“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

Fátima Campos Ferreira, que esta segunda feira, pelas 21h00, vai conduzir o habitual programa “Prós e Contras” a partir da BLC3, em Oliveira do Hospital,…

Informação

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Informação

Relatório aponta falhas e “dramático abandono” das populações

Falhas na programação do socorro e na rede de comunicações e um “dramático abandono” das populações foram identificados pela comissão técnica independente de análise dos grandes incêndios de outubro, que

Destaque

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Última Hora

Um ferido grave e outro ligeiro em colisão frontal no IC2

Uma colisão frontal, entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro resultou, ontem à tarde, num ferido grave e outro ligeiro, no IC2, na Zona de Pombal.

Região

XV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital recebeu, no passado domingo, o XV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.

Destaque

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…

Sociedade

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Última Hora

Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça

Antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) que vivem na Urgeiriça, no concelho de Nelas, realizam na terça-feira à noite …

Última Hora

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…