Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Começaram ontem e decorrem até amanhã as apresentações nas várias escolas do Agrupamento de Oliveira do Hospital. As aulas têm início na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro.

O calendário foi partilhado na Rádio Boa Nova por Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, que adiantou que o arranque do ano letivo está acontecer de “forma faseada”. “Ontem começámos com as apresentações dos cursos profissionais. Amanhã, dar-se-ão as apresentações no 1º ciclo, 5 ,7º e 10º anos da escola sede. Nas escolas da periferia, amanhã é dia de apresentação para todos os anos. Na sexta-feira, dia 14, iniciam-se as aulas normalmente (para todos os alunos)”, referiu Carlos Carvalheira.

No novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai contar com um universo de 2360 alunos, desde o pré-escolar até ao 12º ano. Segundo Carlos Carvalheira aquele número reflete um decréscimo em “cerca de 70 ou 80 alunos”. “Esta é uma tendência. Este ano (o decréscimo) não foi tão acentuado”, constata o responsável que em anos anteriores tem registado perdas de cerca de 100 alunos. Na Rádio Boa Nova, Carvalheira confessou-se preocupado com a escola de Lagares da Beira, onde “tem havido um grande decréscimo” e que parte para o novo ano letivo com 150 alunos, “o que manifestamente é um número muito baixo”. No que respeita aos restantes ex agrupamentos de escolas, o da Cordinha é o que apresenta “maior número de alunos, mais de 200”, seguindo-se a escola da Ponte das Três Entradas “com 180 alunos”.

No ano letivo que está a iniciar, o Agrupamento de Escolas vai contar com “304 a 308 professores, “20 a 21 funcionários dos serviços administrativos” e “cerca de 100 assistentes operacionais”. Carlos Carvalheira adianta que estes números são suficientes para o normal funcionamento do Agrupamento” que vai contar também com o apoio de dois psicólogos afetos à escola a tempo inteiro e um terceiro profissional a meio tempo. A estes profissionais junta-se também a equipa do projeto “Escola + Feliz” que é assegurado  pelo Município de Oliveira do Hospital.

A marcar o novo ano escolar está, contudo, o atraso no arranque das obras de requalificação da escola sede, de que faz parte a substituição das placas de fibrocimento (com amianto), num investimento de um milhão de Euros.  Estes eram trabalhos que o Agrupamento de Escolas e o Município de Oliveira do Hospital esperavam realizar no período de férias escolares, tendo até colocado as placas de substituição no recinto escolar. “Infelizmente, a burocracia faz com que as coisas demorem.  Estávamos na expectativa de realizar as obras neste período de interregno (férias), mas não foi possível. Ainda não foi emitido o visto (do Tribunal de Contas), explicou.  Na Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira lembrou que “este foi um processo que começou todo do zero” já que o Agrupamento não tinha a titularidade do terreno”. “Tem havido uma grande dificuldade”, contou.

Com as aulas à porta, o diretor do Agrupamento disse estar “à espera que de um dia para o outro venha o visto para serem iniciadas as obras”. Assegurou, porém, que os trabalhos de remoção das placas de fibrocimento não acontecerão em período de aulas, mas por ocasião de interrupção de atividades letivas (férias e/ou fins de semana). Para salvaguardar a segurança dos alunos, Carvalheira disse que já na manhã de hoje começaram a ser retirados os painéis de substituição, que se encontravam no recinto da escola. “A escola é responsável e tem dirigentes que se preocupam com a segurança dos alunos. Estejam tranquilos todos os pais e encarregados de educação”, frisou.

image_pdfimage_print
Previous Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio
Next Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

Artigos Relacionados

Destaque

Volta a Portugal: “Etapa da Solidariedade” vai terminar em Oliveira do Hospital

O Diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, que marcou presença no almoço solidário realizado no passado domingo em Oliveira do Hospital, anunciou a “etapa de solidariedade” a concretizar-se no

Região

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Sociedade

Bispo de Coimbra abençoou capela de Nª Srª da Visitação em Galizes

A capela de Nossa Senhora da Visitação da Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebeu esta tarde a visita de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, …

Última Hora

Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Vila Franca da Beira, localidade de Oliveira do Hospital, prepara-se para comemorar o V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão, a acontecer no próximo sábado, dia 16 de junho.

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.

Região

IPO de Coimbra aposta no diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão

O Serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra anunciou uma aposta forte no diagnóstico e tratamento…

Última Hora

Viseu: GNR apreendeu 19 carros em corridas ilegais em Viseu

O Comando Territorial da GNR de Viseu apreendeu, no passado domingo, 19 viaturas envolvidas em corridas ilegais em Viseu. No âmbito de uma Operação Especial de Prevenção Criminal …

Região

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Última Hora

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Última Hora

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Região

RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…

Informação

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Última Hora

“L’Artista” surpreende com menu asiático e aproximação à comunidade

O  conhecido Restaurante e Pizzaria L’Artista, localizado na Catraia de S. Paio, no concelho de Oliveira do Hospital inicia amanhã, dia 29 de junho, a “noite Asiática”.

Última Hora

Seia recebe jornadas regionais da infeção do VIH/ SIDA

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, no próximo dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas Regionais da Infeção do VIH / SIDA subordinadas à

Informação

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Adeptoliva aprovou orçamento e plano de anual de atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Última Hora

João Paulo Pombo Albuquerque é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O engenheiro, de Ervedal da Beira, foi o escolhido pela Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital para ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Oliveira do Hospital participou na caminhada “O que nos Liga”

Esta manhã, os oliveirenses responderam de forma positiva ao repto lançado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro e participaram na Caminha “O que nos Liga”.

Informação

 “Vinal – Vinhas de Altitude” destaca o melhor do Dão em Vila Nova de Tazem

Nos dias 19 e 20 de maio, a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, é destino obrigatório para “wine lovers”.

Última Hora

Espíritos Club quer reabrir em nova casa. Prejuízos após o fogo são de 400 mil Euros.

O Espíritos Club, em Oliveira do Hospital, uma referência da animação noturna na região Centro, perdeu 400 mil euros no incêndio de outubro de 2017, …

Desporto

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela na Volta a Portugal

O português Rafael Reis, da Caja Rural, é o primeiro camisola amarela da 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, pela vitória desta quarta-feira no prólogo de Setúbal,…

Informação

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Região

Colaboradores da autarquia de Seia dão vida a personagens do imaginário infantil

A primeira Semana da Criança e do Brincar de Seia, que se iniciou no dia 25 de maio, com mais uma edição do Parque Encantado: uma viagem ao mundo da