Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Começaram ontem e decorrem até amanhã as apresentações nas várias escolas do Agrupamento de Oliveira do Hospital. As aulas têm início na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro.

O calendário foi partilhado na Rádio Boa Nova por Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, que adiantou que o arranque do ano letivo está acontecer de “forma faseada”. “Ontem começámos com as apresentações dos cursos profissionais. Amanhã, dar-se-ão as apresentações no 1º ciclo, 5 ,7º e 10º anos da escola sede. Nas escolas da periferia, amanhã é dia de apresentação para todos os anos. Na sexta-feira, dia 14, iniciam-se as aulas normalmente (para todos os alunos)”, referiu Carlos Carvalheira.

No novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai contar com um universo de 2360 alunos, desde o pré-escolar até ao 12º ano. Segundo Carlos Carvalheira aquele número reflete um decréscimo em “cerca de 70 ou 80 alunos”. “Esta é uma tendência. Este ano (o decréscimo) não foi tão acentuado”, constata o responsável que em anos anteriores tem registado perdas de cerca de 100 alunos. Na Rádio Boa Nova, Carvalheira confessou-se preocupado com a escola de Lagares da Beira, onde “tem havido um grande decréscimo” e que parte para o novo ano letivo com 150 alunos, “o que manifestamente é um número muito baixo”. No que respeita aos restantes ex agrupamentos de escolas, o da Cordinha é o que apresenta “maior número de alunos, mais de 200”, seguindo-se a escola da Ponte das Três Entradas “com 180 alunos”.

No ano letivo que está a iniciar, o Agrupamento de Escolas vai contar com “304 a 308 professores, “20 a 21 funcionários dos serviços administrativos” e “cerca de 100 assistentes operacionais”. Carlos Carvalheira adianta que estes números são suficientes para o normal funcionamento do Agrupamento” que vai contar também com o apoio de dois psicólogos afetos à escola a tempo inteiro e um terceiro profissional a meio tempo. A estes profissionais junta-se também a equipa do projeto “Escola + Feliz” que é assegurado  pelo Município de Oliveira do Hospital.

A marcar o novo ano escolar está, contudo, o atraso no arranque das obras de requalificação da escola sede, de que faz parte a substituição das placas de fibrocimento (com amianto), num investimento de um milhão de Euros.  Estes eram trabalhos que o Agrupamento de Escolas e o Município de Oliveira do Hospital esperavam realizar no período de férias escolares, tendo até colocado as placas de substituição no recinto escolar. “Infelizmente, a burocracia faz com que as coisas demorem.  Estávamos na expectativa de realizar as obras neste período de interregno (férias), mas não foi possível. Ainda não foi emitido o visto (do Tribunal de Contas), explicou.  Na Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira lembrou que “este foi um processo que começou todo do zero” já que o Agrupamento não tinha a titularidade do terreno”. “Tem havido uma grande dificuldade”, contou.

Com as aulas à porta, o diretor do Agrupamento disse estar “à espera que de um dia para o outro venha o visto para serem iniciadas as obras”. Assegurou, porém, que os trabalhos de remoção das placas de fibrocimento não acontecerão em período de aulas, mas por ocasião de interrupção de atividades letivas (férias e/ou fins de semana). Para salvaguardar a segurança dos alunos, Carvalheira disse que já na manhã de hoje começaram a ser retirados os painéis de substituição, que se encontravam no recinto da escola. “A escola é responsável e tem dirigentes que se preocupam com a segurança dos alunos. Estejam tranquilos todos os pais e encarregados de educação”, frisou.

Previous Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio
Next Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Última Hora

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Última Hora

Muita geada nas estradas da região

A região de Oliveira do Hospital acordou hoje com um grande manto branco de geada criando alguns problemas em algumas estrada do concelho. A Protecção Civil e a GNR estão no

Nacional

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do

Informação

Viseu: Feira de S. Mateus nomeada para os prémios dos Festivais Ibéricos

A Feira de São Mateus, em Viseu, está nomeada para a categoria Melhor Festividade da quarta edição dos Prémios dos Festivais Ibéricos, cujos vencedores são anunciados a 13 de março

Informação

Covilhã: Detido em flagrante por violência doméstica

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Covilhã, deteve em flagrante delito, na passada quinta-feira, um homem de 46 anos, pelo crime de violência doméstica, no

Última Hora

Detenção por incêndio florestal no concelho de Abrantes

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, deteve um homem,…

Região

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…

Informação

GNR captura evadido da prisão da Covilhã

A Guarda Nacional Republicana (GNR) capturou no Teixoso, concelho da Covilhã, um homem de 66 anos que se encontrava na situação de evadido do Estabelecimento Prisional da Covilhã, anunciou hoje

Última Hora

Município de Penacova comemorou Dia da Floresta Autóctone

Num dia que tem como objetivo apelar à preservação das espécies autóctones presentes no nosso território, o Gabinete Técnico Florestal e a Equipa de Sapadores Florestais do Município de Penacova,…

Região

Cláudia Costa expõe “O Recreio dos Ícones IV” em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil inaugura,hoje, às 16h00, a exposição “O Recreio dos Ícones IV”, com pinturas de Cláudia Costa.