Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Agrupamento de Escolas acolhe 2360 alunos e aguarda “visto” para remoção de amianto (com vídeo)

Começaram ontem e decorrem até amanhã as apresentações nas várias escolas do Agrupamento de Oliveira do Hospital. As aulas têm início na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro.

O calendário foi partilhado na Rádio Boa Nova por Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, que adiantou que o arranque do ano letivo está acontecer de “forma faseada”. “Ontem começámos com as apresentações dos cursos profissionais. Amanhã, dar-se-ão as apresentações no 1º ciclo, 5 ,7º e 10º anos da escola sede. Nas escolas da periferia, amanhã é dia de apresentação para todos os anos. Na sexta-feira, dia 14, iniciam-se as aulas normalmente (para todos os alunos)”, referiu Carlos Carvalheira.

No novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai contar com um universo de 2360 alunos, desde o pré-escolar até ao 12º ano. Segundo Carlos Carvalheira aquele número reflete um decréscimo em “cerca de 70 ou 80 alunos”. “Esta é uma tendência. Este ano (o decréscimo) não foi tão acentuado”, constata o responsável que em anos anteriores tem registado perdas de cerca de 100 alunos. Na Rádio Boa Nova, Carvalheira confessou-se preocupado com a escola de Lagares da Beira, onde “tem havido um grande decréscimo” e que parte para o novo ano letivo com 150 alunos, “o que manifestamente é um número muito baixo”. No que respeita aos restantes ex agrupamentos de escolas, o da Cordinha é o que apresenta “maior número de alunos, mais de 200”, seguindo-se a escola da Ponte das Três Entradas “com 180 alunos”.

No ano letivo que está a iniciar, o Agrupamento de Escolas vai contar com “304 a 308 professores, “20 a 21 funcionários dos serviços administrativos” e “cerca de 100 assistentes operacionais”. Carlos Carvalheira adianta que estes números são suficientes para o normal funcionamento do Agrupamento” que vai contar também com o apoio de dois psicólogos afetos à escola a tempo inteiro e um terceiro profissional a meio tempo. A estes profissionais junta-se também a equipa do projeto “Escola + Feliz” que é assegurado  pelo Município de Oliveira do Hospital.

A marcar o novo ano escolar está, contudo, o atraso no arranque das obras de requalificação da escola sede, de que faz parte a substituição das placas de fibrocimento (com amianto), num investimento de um milhão de Euros.  Estes eram trabalhos que o Agrupamento de Escolas e o Município de Oliveira do Hospital esperavam realizar no período de férias escolares, tendo até colocado as placas de substituição no recinto escolar. “Infelizmente, a burocracia faz com que as coisas demorem.  Estávamos na expectativa de realizar as obras neste período de interregno (férias), mas não foi possível. Ainda não foi emitido o visto (do Tribunal de Contas), explicou.  Na Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira lembrou que “este foi um processo que começou todo do zero” já que o Agrupamento não tinha a titularidade do terreno”. “Tem havido uma grande dificuldade”, contou.

Com as aulas à porta, o diretor do Agrupamento disse estar “à espera que de um dia para o outro venha o visto para serem iniciadas as obras”. Assegurou, porém, que os trabalhos de remoção das placas de fibrocimento não acontecerão em período de aulas, mas por ocasião de interrupção de atividades letivas (férias e/ou fins de semana). Para salvaguardar a segurança dos alunos, Carvalheira disse que já na manhã de hoje começaram a ser retirados os painéis de substituição, que se encontravam no recinto da escola. “A escola é responsável e tem dirigentes que se preocupam com a segurança dos alunos. Estejam tranquilos todos os pais e encarregados de educação”, frisou.

image_pdfimage_print
Previous Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio
Next Oliveira do Hospital: Oito projetos a concurso para Memorial de homenagem às vítimas do incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Desporto

13ª Milha Urbana da Serra da Estrela realiza-se no dia 9 de junho

A Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (ACRSD) promove, no sábado, dia 9 de junho, em São Romão (Seia) a tradicional Milha Urbana da Serra da Estrela.

Informação

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Educação

Entrevista com Carlos Veiga: “A ESTGOH só pode crescer”

A formar quadros desde 2001, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é cada vez mais uma referência no concelho, na região e no mundo.

Informação

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Região

Proteção Civil alerta para risco “muito elevado e máximo” de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio “muito elevado e máximo” na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo

Informação

Homem baleado em Carregal do Sal está em estado grave

Dois indivíduos do sexo masculino desentenderam-se, esta tarde, em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal. Durante a troca de agressões um dos indivíduos foi baleado.

Sociedade

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Última Hora

Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital serviu de inspiração ao jovem Duarte Gouveia, de apenas 12 anos, que realizou um vídeo promocional do evento.

Educação

Eptoliva comemora Dia do Aluno em Arganil

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, comemora, no próximo dia 19 de abril, o Dia do Aluno, no concelho de Arganil. 

Última Hora

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento

Informação

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,

Educação

Eptoliva mantém aposta na componente prática e ligação às empresas

Em dia de conferência sobre “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”, realizada ontem no Centro Cultural de Tábua, manteve-se firme o propósito da Eptoliva…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar nas eleições autárquicas no país, na região e no concelho

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se esta sexta-feira nas eleições autárquicas no país, na região e no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Região

Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

No próximo dia 8 de setembro, o ‘council’ do Programa de Geoparks Globais da Unesco vai apreciar e votar a candidatura da [Serra da Estrela] a Geopark Mundial, em Itália,…

Região

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Programas

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Informação

O oliveirense Rafael Delaunay Gomes obteve o 31º lugar no Campeonato da Europa de triatlo todo-o-terreno realizado este mês de agosto.

Depois de algum tempo parado devido a uma pequena cirurgia, Rafael em declarações à imprensa, refere, “ não estar na melhor performance, tendo ainda que melhorar muito”, explicando ainda que

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Região

Papa chega hoje à tarde a Portugal

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos

Região

Município de Seia volta a promover Mercadinho de Natal

  A Câmara Municipal de Seia, em parceria com Associação de Artesãos da Serra da Estrela, volta a promover o Mercadinho de Natal.