Agricultores protestam hoje em Coimbra

Agricultores protestam hoje em Coimbra

image_pdfimage_print

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

… as medidas de apoio anunciadas pelo Governo insuficientes, tendo em conta os avultados prejuízos.

Diante de uma situação “situação grave”, manifestam-se esta manhã, em frente à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), num protesto organizado pela Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO) e pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e conta com o apoio do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM).

Hoje, os agricultores vão entregar uma moção dirigida ao Governo e a outros órgãos de soberania, em que exigem “mais medidas de apoio”. Entendem os agricultores que “a agricultura não pode ser o parente pobre da economia, e os apoios devem ser idênticos aos dos outros sectores”.

Reclamam ainda medidas de apoio ao setor florestal. Isménio de Oliveira, coordenador da ADACO, defende a alocação das verbas necessárias no Orçamento de Estado para 2018 (e anos seguintes), para que “os apoios cheguem efetivamente a todos os afetados, e a tempo e horas”, sublinha Isménio de Oliveira, coordenador da ADACO. Durante o mês de novembro foram realizadas quatro reuniões com agricultores e produtores florestais em Midões (Tábua), Ervedal da Beira (Oliveira do Hospital), Tocha (Cantanhede) e Oliveira do Mondego (Penacova) que juntaram no total cerca de 400 afetados.

com: Diário As Beiras

Previous Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”
Next Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC

Artigos Relacionados

Desporto

Taça de Portugal: FCOH prossegue. Nogueirense foi eliminado da competição

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), os dois clubes do concelho oliveirense a jogar no Campeonato Nacional, disputaram, ontem, a 1ª eliminatória

Informação

Jovem morre colhido por Alfa Pendular em Oliveira do Bairro

Um homem de 22 anos morreu, esta manhã, depois de ter sido colhido por um Alfa Pendular, em Oiã, Oliveira do Bairro.

Sociedade

Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

A empresa Quinta de Jugais juntou-se à ARCIAL e vai contribuir para a reflorestação da área ardida do concelho do Oliveira do Hospital, através da campanha “Sementes Solidárias”,…

Região

Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão

Subiu para dez o número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande ocorridos há praticamente um ano e que tiraram a vida a 66 pessoas.

Última Hora

“Chemical Nature” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Cláudia Duarte e Diogo Carvalho, promotores do projeto “Chemical Nature, Lda”.

Destaque

Agrupamento de Escolas assinala o “renascer” do concelho com Festa da Primavera (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, nos dias 19, 20 e 21 de março, a primeira edição da Festa da Primavera. A iniciativa que reúne um

Sociedade

ExpOH abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

Informação

Acidente com trator mata ex-bancário em Nelas

Um homem de 74 anos morreu, ontem ao final do dia, vítima de um acidente com um trator, em Nelas, Viseu.

Última Hora

Ex-bancário julgado por retirar 600 mil euros a clientes em Viseu

O Ministério Público pediu, ontem, uma pena próxima a quatro anos de prisão efetiva, em cúmulo jurídico, para o ex-bancário, Alberto Vieira, …

Última Hora

Exposição “Incêndios 2017-perguntas e respostas” patente nos Paços do Município oliveirense

Encontra-se patente nos Paços do Município, a exposição coletiva de artes plásticas intitulada “Incêndios 2017 – perguntas e respostas”. A exposição é promovida pelo Grupo Why Fire (WiFi) com o

Última Hora

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …

Nacional

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …