Agricultores protestam hoje em Coimbra

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

… as medidas de apoio anunciadas pelo Governo insuficientes, tendo em conta os avultados prejuízos.

Diante de uma situação “situação grave”, manifestam-se esta manhã, em frente à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), num protesto organizado pela Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO) e pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e conta com o apoio do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM).

Hoje, os agricultores vão entregar uma moção dirigida ao Governo e a outros órgãos de soberania, em que exigem “mais medidas de apoio”. Entendem os agricultores que “a agricultura não pode ser o parente pobre da economia, e os apoios devem ser idênticos aos dos outros sectores”.

Reclamam ainda medidas de apoio ao setor florestal. Isménio de Oliveira, coordenador da ADACO, defende a alocação das verbas necessárias no Orçamento de Estado para 2018 (e anos seguintes), para que “os apoios cheguem efetivamente a todos os afetados, e a tempo e horas”, sublinha Isménio de Oliveira, coordenador da ADACO. Durante o mês de novembro foram realizadas quatro reuniões com agricultores e produtores florestais em Midões (Tábua), Ervedal da Beira (Oliveira do Hospital), Tocha (Cantanhede) e Oliveira do Mondego (Penacova) que juntaram no total cerca de 400 afetados.

com: Diário As Beiras

Previous Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”
Next Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC

Artigos Relacionados

Desporto

FCOH segue em frente na Taça AFC e Sampaense perdeu em casa

O FCOH deslocou-se ao Penelense para disputar a 2ª eliminatória da Taça AFC. Foi preciso o prolongamento para decidir quem seguia em frente e foi o Oliveira do Hospital que

Região

Risco de incêndio ameaça vários concelhos

Alcoutim, no distrito de Faro, está hoje em risco máximo de incêndio e 26 concelhos do país estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Última Hora

Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família

O Município de Gouveia, em colaboração com vários parceiros, organiza a Semana da Família que vai decorrer entre os dias 14 a 20 de maio, em Gouveia.

Informação

Atleta do CCPOH vence Torneio do V Circuito Municipal de Tábua de Ténis de Mesa

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor, no escalão destinado às classes jovens, do 1º Torneio do V

Informação

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro