Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra
5 Março, 2018 1012 Views

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

image_pdfimage_print

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…

…e promovem nova manifestação em Coimbra, no dia 14 de março, pelas 10h30, junto à delegação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Com a ação, agricultores e produtores florestais exigem a imediata reabertura das candidaturas simplificadas (também em inglês para a comunidade estrangeira) até ao final do mês de junho. Entre outras medidas, os lesados pedem para que os concelhos de Oliveira do Hospital  e Tábua sejam  considerados zona de Montanha, para poderem aceder às candidaturas direcionadas para as zonas de incêndio. Exigem ainda medidas de apoio  para florestação e replantação e mais verbas públicas para os projetos destinados à florestação ou reflorestação com espécies mais tradicionais e em regime de floresta multifuncional; criação e gestão de Parques de receção e comercialização das madeiras e criação de medidas de apoio para o arranjo de casas de apoio à atividade agrícola.

Agricultores e produtores florestais rejeitam, ainda, a execução prática da limpeza florestal “por não haver uma disponibilização de meios nomeadamente financeiros para esse efeito e até já nem haver tempo para cumprir dentro dos prazos impostos:- primeiro, 15 de Março pelos Proprietários Rústicos – a seguir, até 31 de Maio pelas Câmaras Municipais”. Por isso, reclamam a revogação desta legislação.

A manifestação agendada para 14 de março é promovida Comissão Inter-Concelhos  dos Agricultores e Produtores Florestais Lesados pelos Incêndios”,  com o apoio da ADACO-Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, do MAAVIM – Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões  e da CNA – Confederação Nacional da Agricultura. A organização dirigiu um convite ao ministro da Agricultura para que compareça na DRAP Centro, a fim de receber uma delegação de representantes dos lesados e participantes na Concentração, afim de se lhe entregar um “caderno de reclamações”.

Previous Circulação na Linha da Beira Alta retomada
Next ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

Artigos Relacionados

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Última Hora

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

Informação

Colisão no IC6 provocou um ferido ligeiro

Uma colisão, ocorrida esta manhã, entre uma viatura pesada e um ligeiro causou ferimentos leves no condutor da viatura ligeira,…

Destaque

Zona Industrial vai ter 50 novos lotes, área de serviços e estacionamento para camiões

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de ver aprovado o financiamento comunitário para ampliação da Zona Industrial (ZI) da cidade, num investimento estimado em dois milhões de Euros.

Região

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Informação

‘Coimbra Região de Cultura’ promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

‘Fado Menino’ é a próxima iniciativa do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 19 de janeiro, sábado, pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural de Mortágua.

Informação

PSD acusa presidente da Câmara de “falsear” os oliveirenses sobre o IC6

O PSD de Oliveira do Hospital não poupa o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, e o seu executivo sobre a “festa” em volta da

Região

Castro Daire: Mais de 20 mil aves morrem carbonizados em aviário

Um incêndio deflagrou, ao início da noite de quarta-feira, num aviário localizado na zona de Castro Daire, em Viseu.

Região

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Destaque

“Quinta de Jugais” entre as 50 maiores empresas do distrito de Coimbra

A “Quinta de Jugais” é a empresa de Oliveira do Hospital que está melhor posicionada no ranking das 1000 maiores empresas” do distrito de Coimbra. A empresa dedicada…

Região

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Sociedade

Assembleia Municipal aprova contratação de empréstimo de 250 mil Euros para antecipar pagamentos de obras

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da contratação de um empréstimo a curto prazo, de 250 mil Euros para o ano de 2017.