Agricultores afetados pelos fogos de outubro só recebem vales postais na quarta-feira

Agricultores afetados pelos fogos de outubro só recebem vales postais na quarta-feira

Afinal, os agricultores afetados pelos incêndios de outubro só recebem os vales postais com as devidas indemnizações até cinco mil Euros na quarta-feira, dia 10 de janeiro.

O Ministério da Agricultura tinha adiantado que os vales postais chegariam ontem às caixas de correio, mas a situação não se confirmou. Numa nota de esclarecimento, os CTT – Correios de Portugal informaram que “os vales postais contendo as indemnizações para os agricultores afetados pelos incêndios têm a data de emissão da próxima quarta-feira, 10 de janeiro, data articulada e programada com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, não existindo qualquer atraso”.

Em 5 de janeiro, o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclareceu que “mais de 13 mil agricultores não têm conta bancária, pelo que receberão os valores correspondentes a 75% do valor a que se candidataram por vale postal ou cheque carta”. Os restantes 25% “serão pagos após verificação dos serviços do Ministério da Agricultura”, que deverá ocorrer ainda em janeiro, de acordo com a mesma fonte, que apontava a data de 8 de janeiro para a entrega dos vales postais.

Em declarações à SIC, o presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, com sede em Oliveira do Hospital, Luís Lagos, disse ter conhecimento de pessoas que já receberam os apoios, assim como de agricultores que os não receberam e de outros que não receberam o correspondente àquilo a que se tinham candidatado, situação que “entra em desacordo” com o que foi adiantado pelo Ministério da Agricultura.

Em causa estão 41 milhões de euros em indemnizações para um total de 21 mil agricultores, sendo que muitos deles se ficaram pelo pedido de apoio até cinco mil Euros, evitando as burocracias para aceder aos apoios europeus. “As pessoas tentaram o possível, porque sentiram que era impossível recuperar o dano que tiveram. Perceberam que tinham uma carga burocrática imensa”, referiu Luís Lagos.

image_pdfimage_print
Previous Imagens de homem a abandonar cão em Soure geram revolta nas redes sociais
Next Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

Artigos Relacionados

Informação

Pedro Coimbra pede reabertura do processo eleitoral e desafia António Campos ou o filho a entrarem na corrida à Federação do PS

O líder da Federação do PS de Coimbra e recandidato a novo mandato solicitou a reabertura do processo eleitoral, que se encontra suspenso pela direção nacional, para permitir o aparecimento

Informação

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Última Hora

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, frente ao Vigor Mocidade por uma bola. A 23ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol

Informação

Incêndios: Associação de vítimas recebida pelo primeiro-ministro no dia 9

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai ser recebida em audiência pelo primeiro-ministro, no dia 09, disse hoje o presidente da organização à agência

Informação

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Última Hora

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital obtém financiamento de 450 mil euros para investimentos na rede hidrográfica

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assinou, no passado dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no

Última Hora

PS conseguiu melhor resultado de sempre nas autárquicas. O PSD o pior.

Ontem, o PS alcançou o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas. Já o PSD ficou-se pelo pior resultado de sempre, sem que Pedro Passos Coelho …

Destaque

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Última Hora

Onda de calor em outubro colocou Norte e Sul em situação de seca fraca

As regiões do Norte e Sul encontravam-se no final de outubro em situação de seca fraca, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…

Informação

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, hoje, a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos.

Informação

Estão abertas as inscrições para o concurso Soltem Talentos 2018

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do concurso “Soltem Talentos 2018”, dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura.

Informação

PJ deteve suspeito de atear seis incêndios em Arrancada do Vouga, concelho de Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de seis crimes de incêndio florestal.

Desporto

Nogueirense disputa 1ª Eliminatória da Taça de Portugal com o Mortágua

A Associação Desportiva Nogueirense defronta domingo, dia 4 de setembro,  o Mortágua na primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Última Hora

Congresso Internacional do Termalismo realiza-se em Nelas

O congresso internacional “O Termalismo e Desenvolvimento Regional” vai decorrer, de 2 a 4 de junho,  no Edifício Multiusos de Nelas e Termas da Felgueira.

Informação

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida

Região

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Região

GNR procura homem desaparecido no concelho do Fundão

A GNR está a efetuar buscas para encontrar um homem de 61 anos que foi dado como desaparecido na freguesia do Castelejo, concelho do Fundão.

Informação

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

Região

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Destaque

Pirâmide de Natal Solidário angariou 2.150 kg de bens alimentares em Oliveira do Hospital

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro, mais uma recolha de bens alimentares, “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração…

Região

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.