Agricultores afetados pelos fogos de outubro só recebem vales postais na quarta-feira

Agricultores afetados pelos fogos de outubro só recebem vales postais na quarta-feira

Afinal, os agricultores afetados pelos incêndios de outubro só recebem os vales postais com as devidas indemnizações até cinco mil Euros na quarta-feira, dia 10 de janeiro.

O Ministério da Agricultura tinha adiantado que os vales postais chegariam ontem às caixas de correio, mas a situação não se confirmou. Numa nota de esclarecimento, os CTT – Correios de Portugal informaram que “os vales postais contendo as indemnizações para os agricultores afetados pelos incêndios têm a data de emissão da próxima quarta-feira, 10 de janeiro, data articulada e programada com o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, não existindo qualquer atraso”.

Em 5 de janeiro, o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclareceu que “mais de 13 mil agricultores não têm conta bancária, pelo que receberão os valores correspondentes a 75% do valor a que se candidataram por vale postal ou cheque carta”. Os restantes 25% “serão pagos após verificação dos serviços do Ministério da Agricultura”, que deverá ocorrer ainda em janeiro, de acordo com a mesma fonte, que apontava a data de 8 de janeiro para a entrega dos vales postais.

Em declarações à SIC, o presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, com sede em Oliveira do Hospital, Luís Lagos, disse ter conhecimento de pessoas que já receberam os apoios, assim como de agricultores que os não receberam e de outros que não receberam o correspondente àquilo a que se tinham candidatado, situação que “entra em desacordo” com o que foi adiantado pelo Ministério da Agricultura.

Em causa estão 41 milhões de euros em indemnizações para um total de 21 mil agricultores, sendo que muitos deles se ficaram pelo pedido de apoio até cinco mil Euros, evitando as burocracias para aceder aos apoios europeus. “As pessoas tentaram o possível, porque sentiram que era impossível recuperar o dano que tiveram. Perceberam que tinham uma carga burocrática imensa”, referiu Luís Lagos.

Previous Imagens de homem a abandonar cão em Soure geram revolta nas redes sociais
Next Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

Artigos Relacionados

Sociedade

Mais de um milhão de Euros angariados na noite de “Juntos por Todos”

O concerto ‘Juntos por Todos’, que decorreu terça-feira em solidariedade com as vítimas dos fogos florestais, angariou um 1.153 mil euros,…

Região

Volta a Portugal passou por Oliveira do Hospital (veja os vídeos)

O pelotão da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta passou, ao início da tarde, no concelho de Oliveira do Hospital, ligando os três monumentos…

Última Hora

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…

Última Hora

CIM da Região de Coimbra afirma território na BTL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a apostar numa afirmação forte dos 19 municípios que a integram na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” …

Região

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

Relatório antecipa mais tempestades de fogo como a registada em Pedrógão

Um relatório hoje divulgado sobre incêndios na eurorregião Norte de Portugal-Galiza, alerta que os fogos de 2017 permitem antecipar a chegada de uma nova tipologia de incêndios, caracterizados por “tempestades

Informação

Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

A GNR identificou e constituiu como arguidos um homem e uma mulher de 40 e 45 anos, por suspeita de 25 crimes de furto no concelho da Covilhã.

Última Hora

Um morto, 54 acidentes e 16 detenções na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial Coimbra da GNR procedeu à detenção, na semana de 18 a 24 de outubro, de 16 indivíduos por condução sob efeito de álcool,…

Politica

Coligação liderada pelo CDS-PP aposta em programa “inovador” confiante na eleição de vereador

É com um programa composto por cerca de 80 medidas que a candidatura “Construir o Futuro” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apela ao “voto útil” …