Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital:

Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, anunciou o valor da comparticipação dos deputados da Assembleia Municipal e vereadores para a conta solidária: 3.197,6 Euros.

Decorrem as intervenções no período antes da Ordem do Dia:

Luciano Correia, presidente da Junta de Freguesia de S. Gião, questionou o executivo sobre a substituição de sinalética ardida e alertou para o perigo de derrocada ocorrida na EM 514, assim como dos pinheiros secos e queimados que continuam a ameaçar a circulação rodoviária.

João Brito, deputado do PSD, questionou o executivo sobre a situação da saúde no concelho e desafiou a Assembleia Municipal a aprovar uma moção de protesto junto do governo. Também questionou sobre a demora dos trabalhos na retirada do amianto da escola sede do Agrupamento de Escolas. Entende que a Câmara deveria ter uma posição mais firme. João Brito disse que também urge uma resposta para o silo automóvel, defendendo que se avance com programa de distribuição mais alargado de donativos, tendo em vista a sua desocupação.

Carlos Castanheira(PS), presidente da Junta de Aldeia das Dez, criticou postura de João Brito (PSD) na área da saúde. Disse não o ter visto na manifestação que foi realizada junto ao Centro de Saúde.

Carlos Maia e Raul Dinis, deputados do PS, acusam João Brito de “hipocrisia política” no caso da saúde em Oliveira do Hospital. “Há quatro anos ninguém viu o PSD…. e nessa altura estávamos numa situação dramática. Milhares de oliveirenses não tinham médico de família”.

A deputada do CDS-PP, Alice Gouveia, confrontou o executivo sobre a situação dos funcionários da empresa de madeiras que ardeu em Ervedal da Beira.

Na resposta aos deputados, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal:

Problema do deslizamento de terras na EM 514 é “obra prioritária”.

-” O concelho é muito grande e não temos capacidade para chegar a todo o lado”.

-“O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital nunca funcionou tão bem como hoje…. se não tivéssemos as urgências na FAAD, nós estaríamos abandonados”. “O PSD acobardou-se quando fizemos a manifestação”. “O PSD roubou a Oliveira do Hospital” quando não lutou pela SUB que foi instalada em Arganil.

-Sobre as obras na sede do Agrupamento de Escolas: “O que queremos é que a obra corra bem. As obras têm prazos e há coimas. A obra está a correr mal”. “A empresa não está insolvente. Está em processo de revitalização”.

O Presidente do Município esclareceu ainda a Assembleia sobre a conta solidária e processo de entrega de tratores oferecidos pela Caritas.

Ordem do Dia:

– Aprovado calendário de reuniões da Assembleia Municipal no ano de 2019. Rafael Dias, CDS-PP, apelou à mudança de horário das reuniões. Aníbal Correia, autarca de Meruge (CDU), e Sofia Claro, deputada do PSD, manifestaram dificuldade em marcar presença nas reuniões por se realizarem às sextas-feiras, durante a tarde.

– Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, foi eleita representante das freguesias no Conselho Municipal de Educação.

– Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a proposta de delimitação da ARU da cidade de Oliveira do Hospital.

[Em atualização…]

Previous Empresas: Intermarché promove Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem morre em acidente com enfardadeira agrícola

Um homem morreu ontem na sequência de um acidente com uma enfardadeira agrícola, na localidade de Reigada, …

Informação

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Região

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de

Última Hora

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Última Hora

Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada

Um homem de 43 anos, acusado de tentar matar por atropelamento a ex-namorada, em Tábua, foi condenado hoje, pelo Tribunal de Coimbra, a oito anos de prisão.

Última Hora

Calor extremo: Praias Fluviais do concelho servem de refúgio

Atendendo às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal nos últimos dias, turistas e população local têm recorrido às praias fluviais do concelho para se refugiar.

Destaque

ADIBER com apoios para as explorações agrícolas até 17 de fevereiro

Decorre até ao dia 17 de fevereiro o período de candidaturas para o apoio à diversificação da atividade na exploração agrícola, no âmbito da implementação da Estratégia Local…

Região

BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo

O Bloco de Esquerda anunciou que está a trabalhar numa proposta para um programa de apoio ao arranque dos eucaliptos que regeneram naturalmente e que estão a “causar problemas gravíssimos”

Última Hora

Operação “Pesados de mercadorias”: GNR fiscalizou 2 830 condutores e elaborou 1 933 autos

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 19 e 23 de novembro, executou várias operações de fiscalização de veículos pesados de mercadorias, nas vias mais críticas e de maior volume

Última Hora

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Nacional

Operação Todos os Santos termina com 1 157 acidentes e cinco mortos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.157 acidentes que provocaram cinco mortos e 18 feridos graves durante os cinco dias da operação Todos os Santos, em que foram detidos 147