Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital:

Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, anunciou o valor da comparticipação dos deputados da Assembleia Municipal e vereadores para a conta solidária: 3.197,6 Euros.

Decorrem as intervenções no período antes da Ordem do Dia:

Luciano Correia, presidente da Junta de Freguesia de S. Gião, questionou o executivo sobre a substituição de sinalética ardida e alertou para o perigo de derrocada ocorrida na EM 514, assim como dos pinheiros secos e queimados que continuam a ameaçar a circulação rodoviária.

João Brito, deputado do PSD, questionou o executivo sobre a situação da saúde no concelho e desafiou a Assembleia Municipal a aprovar uma moção de protesto junto do governo. Também questionou sobre a demora dos trabalhos na retirada do amianto da escola sede do Agrupamento de Escolas. Entende que a Câmara deveria ter uma posição mais firme. João Brito disse que também urge uma resposta para o silo automóvel, defendendo que se avance com programa de distribuição mais alargado de donativos, tendo em vista a sua desocupação.

Carlos Castanheira(PS), presidente da Junta de Aldeia das Dez, criticou postura de João Brito (PSD) na área da saúde. Disse não o ter visto na manifestação que foi realizada junto ao Centro de Saúde.

Carlos Maia e Raul Dinis, deputados do PS, acusam João Brito de “hipocrisia política” no caso da saúde em Oliveira do Hospital. “Há quatro anos ninguém viu o PSD…. e nessa altura estávamos numa situação dramática. Milhares de oliveirenses não tinham médico de família”.

A deputada do CDS-PP, Alice Gouveia, confrontou o executivo sobre a situação dos funcionários da empresa de madeiras que ardeu em Ervedal da Beira.

Na resposta aos deputados, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal:

Problema do deslizamento de terras na EM 514 é “obra prioritária”.

-” O concelho é muito grande e não temos capacidade para chegar a todo o lado”.

-“O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital nunca funcionou tão bem como hoje…. se não tivéssemos as urgências na FAAD, nós estaríamos abandonados”. “O PSD acobardou-se quando fizemos a manifestação”. “O PSD roubou a Oliveira do Hospital” quando não lutou pela SUB que foi instalada em Arganil.

-Sobre as obras na sede do Agrupamento de Escolas: “O que queremos é que a obra corra bem. As obras têm prazos e há coimas. A obra está a correr mal”. “A empresa não está insolvente. Está em processo de revitalização”.

O Presidente do Município esclareceu ainda a Assembleia sobre a conta solidária e processo de entrega de tratores oferecidos pela Caritas.

Ordem do Dia:

– Aprovado calendário de reuniões da Assembleia Municipal no ano de 2019. Rafael Dias, CDS-PP, apelou à mudança de horário das reuniões. Aníbal Correia, autarca de Meruge (CDU), e Sofia Claro, deputada do PSD, manifestaram dificuldade em marcar presença nas reuniões por se realizarem às sextas-feiras, durante a tarde.

– Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, foi eleita representante das freguesias no Conselho Municipal de Educação.

– Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a proposta de delimitação da ARU da cidade de Oliveira do Hospital.

[Em atualização…]

Previous Empresas: Intermarché promove Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Desporto

12ª Maratona BTT Lazer espera por 400 participantes e assegura plantação de 400 carvalhos

A Associação Cultural e Recreativa Catraiense, em Oliveira do Hospital, prepara os últimos trilhos para a 12ª Maratona BTT Lazer marcada para o dia 11 de março.

Região

INEM renova Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinaram …

Informação

Confraria do Queijo Serra da Estrela encara morte de Grão Mestre com “profunda tristeza”

O momento é de pesar no seio da Confraria do Queijo Serra da Estrela, diante da perda de Manuel Leal Freire, fundador e único grão mestre da história da confraria.

Informação

Temperaturas descem. Mínimas registam 12ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto…

Última Hora

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver

Informação

GNR detetou 769 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 16 a 22 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade

Última Hora

Incêndio em habitação em Idanha-a-Nova faz uma vítima mortal

Um idoso de 99 anos morreu, esta manhã, na sequência de um incêndio que deflagrou na sua habitação, em Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova.

Informação

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas

Informação

Tradição e Inovação na Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia

A Câmara Municipal de Seia promove, no fim-de-semana do Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo.

Última Hora

Programa “Prós e Contras” da RTP 1 vai ser transmitido em direto do Município de Oliveira do Hospital

O programa de informação “Prós e Contras”, da RTP 1, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, vai ser transmitido em direto, na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a partir

Região

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…