Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

– Carlos Mendes, secretário da mesa da Assembleia Municipal, informou da constituição de um grupo de trabalho para acompanhar o tema do lítio. ” É um instrumento que AM decidiu criar mesmo que não sejamos confrontados com nenhum pedido de prospeção”, disse a presidente da Assembleia, Dulce Pássaro. Tiago Martins, deputado do PS, é um dos responsáveis pela recolha de informação “sólida” sobre esta matéria.

– José Carlos Martins, presidente da JF de Avô recuou ao início do mandato para verificar, pese embora os incêndios e enxurradas que se lhe seguiram, os ganhos para a sua freguesia como a extensão de saúde, a casa mortuária e a praia fluvial com bandeira azul.

– Tiago Martins, deputado do PS, destacou as políticas sociais levadas a cabo pelo executivo, bem como a abertura do concurso para bolsas por mérito.

-Carlos Castanheira e Luciano Correia, autarcas de Aldeia das Dez e S. Gião, mostraram-se preocupados com o perigo das árvores queimadas. “Devem ser urgentemente cortadas”. Luciano Correia apelou ainda à marcação de vias na sua freguesia.

-José Ferreira (PS) apreciou o trabalho do município na valorização das praias municipais.

-Agostinho Marques, autarca de Alvôco de Várzeas, disse ter indicação de que a requalificação da EN 230 deverá acontecer até dezembro de 2019.

-Rafael Dias (CDS) questionou o executivo pelo atraso em avançar com a medida de remoção das árvores ardidas, perguntando se estaria à espera que fossem os proprietários com baixas pensões a fazê-lo. Também se associou à reivindicação de arranjo da EM 514, que já tinha sido apresentada por Luciano Correia..

-Rafael Costa, deputado do PSD, alertou para os semáforos que não estão a funcionar junto ao Lidl. Questionou se as escolas do concelho dispõem de disfibrilhadores e criticou os muppies da cidade que passaram de “digitais a analógicos”. Propôs a colocação de um ringue móvel no Largo Ribeiro do Amaral.

– Presidente do Município de Oliveira do Hospital presta esclarecimentos sobre a remoção das árvores ardidas no concelho numa extensão de 74 km (bermas). “Ninguém mais do que eu gostaria de ter este problema resolvido”, disse José Carlos Alexandrino.
Ate ao momento está limpa uma extensão de 20 Km.

Entre outras intervenções, Francisco Garcia (PS) referiu que o município “perdeu 10 anos de fazer crescer” a Expoh. “Às vezes dá dó ver aqueles expositores que lá estão”, disse.

Também João Brito, deputado do PSD, considerou que o modelo deve ser repensado.
Em resposta, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, recusou que a EXPOH seja um projeto falhado. Foi um “projeto de alavancagem”. “Precisamos de repensar”, considerou o autarca que nunca ter tido falta de coragem, tal como não teve como se candidatou pelo PS num território PSD.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital informou, esta tarde, que o IC6 está sinalizado no Plano Nacional de Investimento de 2020-2030. Segundo José Carlos Alexandrino, decorre o concurso de execução do projeto com custo de 1, 7 milhões de Euros.
“Isto já deveria estar feito e não gostaria de ver o IC6 empurrado para o período entre 2020-2030. Tenho a certeza de que não inaugurarei o IC6. Será muito difícil. Está a caminhar, mas demasiado lentamente”‘ considerou.

[Em atualização…]

Previous Arganil: Investimento de 385 mil euros para reabilitação de ruas
Next Aldeia das Dez promove 3ª edição do concurso de fotografia "A Castanha em Oliveira do Hospital”

Artigos Relacionados

Sociedade

Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul até meio da manhã e diminuindo de

Região

Despiste no IC6 faz quatro feridos

O IC6 está cortado no sentido Oliveira do Hospital – Coimbra. O incidente fez quatro vítimas, duas delas estão encarceradas.

Última Hora

Luís Almeida foi reeleito líder do PSD de Arganil

Luís Almeida foi reeleito presidente da Comissão Política de Secção de Arganil, no passado sábado, dia 7 de abril, tendo obtido cem por cento dos votos. Marcado por uma forte

Informação

Presidentes de Junta alertam para “urgência” do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos

Os presidentes de Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, S. Gião e Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira alertaram,…

Cultura

Arganil acolhe sessão de abertura do Festival Literário do Interior

Arganil foi o Município escolhido para acolher a cerimónia de abertura da 2ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 7 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

António Simões Saraiva foi homenageado pela CIM da Região de Coimbra

O ex presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, António Simões Saraiva, integrou o grupo dos autarcas eleitos nas primeiras eleições autárquicas …

Última Hora

Arderam quase 28 mil hectares no Algarve

O incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação

Informação

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada um mês após incêndio

Um mês após o trágico incêndio na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, esta encontra-se ainda fechada …

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe sessão da Portugal Inovação Social

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta feira, uma sessão de trabalho dinamizada no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social no âmbito do programa de financiamento Portugal 2020.

Informação

Faleceu o diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”

O diretor do jornal “ A Comarca de Arganil”, António Lopes Machado faleceu hoje, aos 90 anos, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido ao agravamento

Informação

O Departamento de Saúde Pública da ARSCentro, deixa alguns conselhos para ter em conta com as temperaturas altas

  Listam-se abaixo conselhos que deverão ser divulgados: – Manutenção do corpo hidratado e fresco com ingestão de líquidos; – Evitar a exposição solar em especial entre as 11h e