Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

image_pdfimage_print

O Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Oliveira do Hospital, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza, durante o corrente mês, várias ações de sensibilização…

…sobre diversas temáticas relacionadas com a floresta, nomeadamente a limpeza de terrenos juntos de rede viária e aglomerados populacionais, a realização de queimas/queimadas e medidas de controlo da Vespa Asiática.

Esta manhã, no decorrer de uma ação realizada na feira de Oliveira do Hospital, Teresa Dias, responsável pelo Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município, em declarações à Rádio Boa Nova, adiantou que a concretização destas ações é fruto das “alterações na legislação florestal, nomeadamente com a realização de queimas e queimadas”.

Segundo Teresa Dias, qualquer pessoa que pretenda realizar uma queima/queimada tem de comunicar e, só após confirmação, poderá avançar”.

“É importante que as pessoas saibam que para fazer uma fogueira é necessário comunicar, telefonando ou deslocando-se à Câmara Municipal, fornecendo os seus dados como o número de contribuinte, nome completo, morada, contacto telefónico, a data e o local onde pretendem fazer a queima”, explicou.

À Rádio Boa Nova, a vereadora das Florestas e do Desenvolvimento Rural do Município referiu que, após feito esse passo, os dados são inseridos “no site do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e automaticamente é dito se as pessoas estão ou não autorizadas a fazer a queima”. Para além disso, são também alertadas por via mensagem no seu telemóvel.

Face a estas alterações, a aceitação das pessoas não tem sido a melhor devido à burocracia. “Tem havido algum desagrado porque algumas pessoas falam que isto é uma forma de se deixar de fazer queimadas”, disse. No entanto, Teresa Dias reforça que as novas medidas são “uma salvaguarda para todos nós”.

Recorde-se que a Proteção Civil aprovou uma recomendação para agilizar medidas contra incêndios.

Numa reunião, presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, ficou definido que “a monitorização por parte dos municípios, em articulação com as juntas de freguesia, da execução das ações de gestão de combustível, é comunicada à Autoridade Nacional de Proteção Civil, à Guarda Nacional Republicana e ao Presidente da Comissão Nacional de Proteção”.

Previous Coimbra: Incêndio numa habitação provoca um morto
Next BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

Artigos Relacionados

Última Hora

Conheça os resultados desportivos

A 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou uma vitória ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma derrota para a Associação Desportiva Nogueirense.

Última Hora

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…

Região

Incêndio em fábrica de Anadia provocou estragos de um milhão de euros

O incêndio que, no sábado à tarde, destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Anadia, provocou prejuízos “a rondar o milhão de euros” e não

Última Hora

Despiste de viatura perto de Viseu provoca um morto

Um homem de 56 anos morreu ontem à noite na sequência do despiste da viatura que conduzia na zona de Viseu.

Última Hora

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Região

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher

Sociedade

Rio de Mel: Viagem proporcionada a habitantes da “Aldeia dos Sonhos” foi inesquecível

Os habitantes de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriram este fim de semana o sonho de visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo,…

Última Hora

Percurso interpretativo de montanha assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com a dinamização de um passeio interpretativo de montanha. A iniciativa terá lugar amanhã, 27 de setembro,

Última Hora

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento

Informação

António Costa visita Oliveira do Hospital no dia 22 de maio

O Primeiro- Ministro de Portugal, António Costa, confirmou a visita ao concelho de Oliveira do Hospital no próximo dia 22 de maio.

Informação

Penalva de Alva acolhe XV Encontro de Tunas

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo domingo, dia 18 de novembro, o XV Encontro de Tunas, a partir das 14h30.

Última Hora

Treze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Treze concelhos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera