Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

O Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Oliveira do Hospital, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza, durante o corrente mês, várias ações de sensibilização…

…sobre diversas temáticas relacionadas com a floresta, nomeadamente a limpeza de terrenos juntos de rede viária e aglomerados populacionais, a realização de queimas/queimadas e medidas de controlo da Vespa Asiática.

Esta manhã, no decorrer de uma ação realizada na feira de Oliveira do Hospital, Teresa Dias, responsável pelo Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município, em declarações à Rádio Boa Nova, adiantou que a concretização destas ações é fruto das “alterações na legislação florestal, nomeadamente com a realização de queimas e queimadas”.

Segundo Teresa Dias, qualquer pessoa que pretenda realizar uma queima/queimada tem de comunicar e, só após confirmação, poderá avançar”.

“É importante que as pessoas saibam que para fazer uma fogueira é necessário comunicar, telefonando ou deslocando-se à Câmara Municipal, fornecendo os seus dados como o número de contribuinte, nome completo, morada, contacto telefónico, a data e o local onde pretendem fazer a queima”, explicou.

À Rádio Boa Nova, a vereadora das Florestas e do Desenvolvimento Rural do Município referiu que, após feito esse passo, os dados são inseridos “no site do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e automaticamente é dito se as pessoas estão ou não autorizadas a fazer a queima”. Para além disso, são também alertadas por via mensagem no seu telemóvel.

Face a estas alterações, a aceitação das pessoas não tem sido a melhor devido à burocracia. “Tem havido algum desagrado porque algumas pessoas falam que isto é uma forma de se deixar de fazer queimadas”, disse. No entanto, Teresa Dias reforça que as novas medidas são “uma salvaguarda para todos nós”.

Recorde-se que a Proteção Civil aprovou uma recomendação para agilizar medidas contra incêndios.

Numa reunião, presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, ficou definido que “a monitorização por parte dos municípios, em articulação com as juntas de freguesia, da execução das ações de gestão de combustível, é comunicada à Autoridade Nacional de Proteção Civil, à Guarda Nacional Republicana e ao Presidente da Comissão Nacional de Proteção”.

Previous Coimbra: Incêndio numa habitação provoca um morto
Next BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

Artigos Relacionados

Cultura

Filarmónica Flor do Alva comemorou 100 anos com lançamento de CD

A Filarmónica Flor do Alva, com sede em Vila Cova do Alva, comemorou, no passado sábado, 100 anos de existência. Para José Raimundo, presidente da direção, “é uma alegria” ter-se

Última Hora

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Última Hora

Dois bombeiros feridos, um em estado grave, no combate ao fogo em Arganil

Dois bombeiros ficaram, hoje, feridos no incêndio em Teixeira, concelho de Arganil, na sequência de um acidente com um veículo de combate ao fogo.

Última Hora

“Os Amigos de Lagos da Beira” realizam Concerto de Reis

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” realizam amanhã, dia 6 de janeiro, pelas 21 horas, um Concerto de Reis na sede da Associação Desportiva local.

Última Hora

País: GNR deteve 157 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 157 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 546 doses de haxixe e 195 doses de heroína. Em comunicado sobre o

Informação

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Informação

Penacova: Detido homem pela prática de crimes de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de menores

Informação

Tiveram hoje início os funerais das vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital. Número de mortes subiu para 12

O funeral de Pedro Neves, de 46 anos, em Nogueira do Cravo, marcou esta sexta-feira o início das cerimónias fúnebres das vítimas…

Última Hora

Figueira da Foz: Detido por tráfico de produtos estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, no passado dia 29 de outubro, um homem com 60 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho da

Última Hora

Britânicos votaram “sim” à retirada da UE. Cameron anunciou demissão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em outubro, na sequência do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Região

Região: GNR deteve três pessoas por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve ontem, dia 25 de novembro, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre

Última Hora

Incêndio alerta para lixeira dentro de casa

Um alerta para incêndio numa casa da Vila Ferreira, no Loreto, em Coimbra, revelou a existência de uma lixeira no interior da habitação.