Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

Ações de sensibilização: Nova legislação florestal “é uma salvaguarda para todos”

image_pdfimage_print

O Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Oliveira do Hospital, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza, durante o corrente mês, várias ações de sensibilização…

…sobre diversas temáticas relacionadas com a floresta, nomeadamente a limpeza de terrenos juntos de rede viária e aglomerados populacionais, a realização de queimas/queimadas e medidas de controlo da Vespa Asiática.

Esta manhã, no decorrer de uma ação realizada na feira de Oliveira do Hospital, Teresa Dias, responsável pelo Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município, em declarações à Rádio Boa Nova, adiantou que a concretização destas ações é fruto das “alterações na legislação florestal, nomeadamente com a realização de queimas e queimadas”.

Segundo Teresa Dias, qualquer pessoa que pretenda realizar uma queima/queimada tem de comunicar e, só após confirmação, poderá avançar”.

“É importante que as pessoas saibam que para fazer uma fogueira é necessário comunicar, telefonando ou deslocando-se à Câmara Municipal, fornecendo os seus dados como o número de contribuinte, nome completo, morada, contacto telefónico, a data e o local onde pretendem fazer a queima”, explicou.

À Rádio Boa Nova, a vereadora das Florestas e do Desenvolvimento Rural do Município referiu que, após feito esse passo, os dados são inseridos “no site do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e automaticamente é dito se as pessoas estão ou não autorizadas a fazer a queima”. Para além disso, são também alertadas por via mensagem no seu telemóvel.

Face a estas alterações, a aceitação das pessoas não tem sido a melhor devido à burocracia. “Tem havido algum desagrado porque algumas pessoas falam que isto é uma forma de se deixar de fazer queimadas”, disse. No entanto, Teresa Dias reforça que as novas medidas são “uma salvaguarda para todos nós”.

Recorde-se que a Proteção Civil aprovou uma recomendação para agilizar medidas contra incêndios.

Numa reunião, presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, ficou definido que “a monitorização por parte dos municípios, em articulação com as juntas de freguesia, da execução das ações de gestão de combustível, é comunicada à Autoridade Nacional de Proteção Civil, à Guarda Nacional Republicana e ao Presidente da Comissão Nacional de Proteção”.

Previous Coimbra: Incêndio numa habitação provoca um morto
Next BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

Artigos Relacionados

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Amanhã, dia 13 de janeiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, …

Informação

Temperatura vai subir já amanhã

Nos próximos dias e já a partir de amanhã, sexta-feira, é esperada uma pequena subida de temperatura. Doze distritos vão estar sob “aviso amarelo”.

Informação

Recolha de bens “Pirâmide de Natal Solidário” acontece este fim-de-semana em Oliveira do Hospital

No próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de novembro, realiza-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Informação

Assembleia Municipal arranca com voto de pesar pelo falecimento de Alexandre de Brito Gouveia

Decorre desde cerca das 14h30 desta sexta feira a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. O arranque dos trabalhos ficou marcado …

Desporto

FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

A competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai defrontar a União Desportiva da Tocha…

Informação

Almoço de Fim de Ano animou oliveirenses numa iniciativa do Intermarché

O casal Jorge e Cidália Lopes Graça, gerentes da loja Intermarché de Oliveira do Hospital, desafiou o Município de Oliveira do Hospital a juntar à mesa um conjunto de pessoas

Última Hora

Celorico da Beira: GNR deteve suspeito de agredir mulher com pá

A GNR deteve um homem de 50 anos suspeito de ter agredido a esposa com uma pá, no concelho de Celorico da Beira.

Informação

Dois feridos, um deles grave, em acidente em Montemor-o-Velho

Uma colisão rodoviária no concelho de Coimbra na manhã desta terça-feira fez pelo menos dois feridos, um deles em estado grave.

Última Hora

Jovem morreu afogado em praia fluvial de Coimbra

Um jovem de 24 anos morreu afogado, este domingo, no rio Mondego junto à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, na freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra.

Sociedade

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Informação

Segurança Social apoiou 292 famílias afetadas pelos fogos de 2017

A Segurança Social anunciou, ontem, ter concedido um conjunto de apoios às populações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 que ascende a 152 mil euros destinados a 292 famílias.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.