Abertas as inscrições para Escola de Pastores na região

Abertas as inscrições para Escola de Pastores na região

image_pdfimage_print

Decorrem até 23 de agosto as inscrições para a Escola de Pastores, uma das ações no âmbito do Programa de Valorização do Queijo da Região Centro,…

… candidatado ao CENTRO 2020, cujo objetivo se centra na oferta de um importante contributo para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro.

Os destinatários são jovens em idade ativa que pretendam dedicar-se à atividade de produção de leite e/ou Queijo com DOP Serra da Estrela, DOP Beira Baixa e DOP Rabaçal.

O anúncio da criação da Escola de Pastores foi ontem feito em Oliveira do Hospital pelo Vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que diante do ministro da Agricultura destacou o facto de este ser um projeto decorrente do programa de Valorização que começou a ser “gizado” a partir de Oliveira do Hospital. O objetivo, explicou, é a criação de uma escola de pastores, uma universidade de pastores, um politécnico de pastores, uma escola de formação que atrai gente nova”. “Quando o Estado nos disponibiliza recursos, conseguimos ser mais criativos”.

No momento de entrega de novas borregas a produtores que perderam animais no grande incêndio, José Francisco Rolo notou que o que se pretende é ter “mais produtores, mais leite, mais produtores certificados, mais mercado e queremos vender mais, elevando o preço do produto”. “Isto é possível se tivermos confiança, se estivermos unidos e acreditarmos no futuro”, afirmou.

O início da formação marcado para 23 de setembro, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com componente prática nos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Penela e na Escola Superior Agrária de Viseu, com componente prática nos concelhos de Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia. A duração é de quatro meses ((410 Horas de Componente Prática + 150 Horas de Componente Teórica), sendo que a frequência da Escola concede a possibilidade de candidatura a um prémio de cinco mil euros (Vale Pastor).

Esta Escola tem como objetivos a contribuição para o reforço e rejuvenescimento da atividade, promover a inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos da Região Centro, bem como qualificar jovens empreendedores e dotá-los das competências necessárias para o desenvolvimento da atividade de forma profissional e rentável.

Previous Município de Oliveira do Hospital promove nova edição da formação “Oficina do Território”
Next Incêndio em Santarém obriga ao corte da Linha ferroviária do Norte

Artigos Relacionados

Última Hora

Mais de 170 homens combatem chamas em Águeda

Mais de 170 homens combatem desde a madrugada de hoje um incêndio em Águeda e, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, terão o apoio de

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se no sábado em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 2 de junho, realiza-se a terceira edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que este ano, …

Informação

Quase 100 militares no terreno devido à subida das temperaturas

Cerca de uma centena de militares reforçam a partir de hoje as ações de vigilância terrestre e o patrulhamento em Portugal continental,…

Região

Coimbra: Homem de 50 anos encontrado morto dentro de um poço

Um homem de 50 anos foi encontrado já sem vida, na noite de sábado, na localidade de Vilarinho, Lousã, em Coimbra. 

Região

Futebolistas do distrito de Coimbra em situação irregular forçados a abandonar o país

Coimbra foi um dos distritos onde o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fez investigações a clubes e associações desportivas, que culminaram na identificação de 47 jogadores em situação irregular

Nacional

Etapa da Volta Via Verde RTP juntou 900 cicloturistas

No dia de ontem, o Dia de Descanso da Volta, decorreu, em Viseu, a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP, que juntou cerca de 900 cicloturistas, numa jornada de

Informação

Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação

O Município de Oliveira do Hospital recebe esta sexta-feira, 25 de outubro, o 6.º Colóquio DIAITA subordinado ao tema “Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos”.

Destaque

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, com música de Luís Peixoto, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira

Última Hora

Município de Tábua  assinala os 150 Anos do nascimento de Camilo Pessanha

O Município de Tábua irá assinalar os 150 anos do nascimento do poeta com raízes tabuenses, Camilo Pessanha, no próximo dia 9 de setembro, …

Última Hora

Ministro da Agricultura presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai estar presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia, no próximo sábado, dia

Região

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Última Hora

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.