A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

A ZIF (Zona de Intervenção Florestal) Alva e Alvôco é o território escolhido pelo governo para a apresentação, amanhã, das 20 novas equipas de sapadores florestais…

… e entrega de igual número de viaturas de primeira intervenção. Para o presidente da CAULE, associação que há 10 anos foi pioneira na constituição daquela “infraestrutura” este é o reconhecimento do trabalho da Caule e da própria ZIF, cujo exemplo  “pode e deve ser replicado pelo país”.

zevascoA ZIF Alva e Alvôco foi a primeira a ser criada no país, no ano de 2006. De lá para cá, a Caule replicou o exemplo em seis municípios da região (Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Penacova, Seia e Santa Comba Dão, nos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu), num total de 12 ZIF, que representam quase 6300 produtores.

Em causa está um trabalho de ordenamento do território que nunca está completo. “O trabalho na floresta nunca pára, é preciso continuá-lo”, referiu o presidente da CAULE à Rádio Boa Nova, notando que a associação tem vindo a desenvolver “ações concretas no terreno”, de que são exemplo “a execução de mosaicos, faixas de gestão de combustíveis, redes primários e secundárias, reflorestação, limpeza das margens dos rios” a que se junta um “forte dispositivo de combate a incêndios”.

“Fazer ordenamento é fazer prevenção. Os fogos têm que se prevenir, diminuindo a carga de combustível com limpezas estratégicas””, alerta José Vasco Campos, notando que no caso da ZIF Alva e Alvôco “a maior parte das propriedade estão intervencionadas e , por isso, o risco de incêndio é reduzido”.

“Este exemplo pode e dever ser replicado pelo país. Não quer dizer que vamos evitar todos os fogos, mas a possibilidade de o território arder é menor. Diminui o risco”, verifica o responsável que vai aproveitar a visita do primeiro Ministro, António Costa e do ministro da Agricultura e das Florestas, Capoulas Santos, à ZIF Alva e Alvôco para lembrar que “é necessário que estas infraestruturas sejam implementadas a nível nacional”.,

“O que queremos é menos ocorrências. Para isso são precisas as tais zonas limpas onde seja mais fácil apagar um fogo”, explicou.

Previous GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic
Next CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Politica

Comissão Politica do PSD de Oliveira do Hospital, apresenta os seus candidatos às autárquicas 2017

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital marcou para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, pelas 21:00 horas na sua sede na Rua António Canastrinha, a apresentação

Última Hora

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade

Depois de ter comemorado o seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho com uma semana dedicada ao tema, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Última Hora

Condenado a sete anos e oito meses de prisão por assaltos em Coimbra

Um homem de 26 anos acusado de assaltar 13 residências em Coimbra, entre outros crimes, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal local a sete anos e oito meses de prisão.

Informação

Mangualde: Apreendidos 11 furões albinos

O Comando Territorial de Viseu identificou um indivíduo de 56 anos por posse ilegal de 11 furões albinos, uma espécie protegida.

Nacional

País: Reis de Espanha iniciam visita de Estado a Portugal

Os reis de Espanha iniciam, esta segunda-feira, no Porto uma visita de Estado de três dias a Portugal, que os levará também a Guimarães e a Lisboa, onde Filipe VI discursará

Região

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Última Hora

Força da população marcou o 1.º aniversário dos fogos de Pedrógão

A confiança de responsáveis políticos e religiosos na força das populações e no futuro da região interior afetada pelo incêndio que eclodiu há um ano em Pedrógão Grande, marcou as

Sociedade

Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

Câmara de Lamego decreta três dias de luto municipal

A Câmara de Lamego anunciou hoje ter decretado três dias de luto municipal pela morte de seis pessoas em explosões que ocorreram ma terça-feira numa fábrica de pirotecnia, em Avões,

Informação

Oliveirenses solidários com os bombeiros entregam bens nas corporações

À semelhança do que se tem verificado um pouco por todo o país, também em Oliveira do Hospital se assiste a gestos solidários para com as corporações de bombeiros …