A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

A ZIF (Zona de Intervenção Florestal) Alva e Alvôco é o território escolhido pelo governo para a apresentação, amanhã, das 20 novas equipas de sapadores florestais…

… e entrega de igual número de viaturas de primeira intervenção. Para o presidente da CAULE, associação que há 10 anos foi pioneira na constituição daquela “infraestrutura” este é o reconhecimento do trabalho da Caule e da própria ZIF, cujo exemplo  “pode e deve ser replicado pelo país”.

zevascoA ZIF Alva e Alvôco foi a primeira a ser criada no país, no ano de 2006. De lá para cá, a Caule replicou o exemplo em seis municípios da região (Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Penacova, Seia e Santa Comba Dão, nos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu), num total de 12 ZIF, que representam quase 6300 produtores.

Em causa está um trabalho de ordenamento do território que nunca está completo. “O trabalho na floresta nunca pára, é preciso continuá-lo”, referiu o presidente da CAULE à Rádio Boa Nova, notando que a associação tem vindo a desenvolver “ações concretas no terreno”, de que são exemplo “a execução de mosaicos, faixas de gestão de combustíveis, redes primários e secundárias, reflorestação, limpeza das margens dos rios” a que se junta um “forte dispositivo de combate a incêndios”.

“Fazer ordenamento é fazer prevenção. Os fogos têm que se prevenir, diminuindo a carga de combustível com limpezas estratégicas””, alerta José Vasco Campos, notando que no caso da ZIF Alva e Alvôco “a maior parte das propriedade estão intervencionadas e , por isso, o risco de incêndio é reduzido”.

“Este exemplo pode e dever ser replicado pelo país. Não quer dizer que vamos evitar todos os fogos, mas a possibilidade de o território arder é menor. Diminui o risco”, verifica o responsável que vai aproveitar a visita do primeiro Ministro, António Costa e do ministro da Agricultura e das Florestas, Capoulas Santos, à ZIF Alva e Alvôco para lembrar que “é necessário que estas infraestruturas sejam implementadas a nível nacional”.,

“O que queremos é menos ocorrências. Para isso são precisas as tais zonas limpas onde seja mais fácil apagar um fogo”, explicou.

image_pdfimage_print
Previous GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic
Next CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Sociedade

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Informação

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Informação

MAAVIM distribui informação aos emigrantes para “mostrar que não foram abandonados”

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) vai distribuir, no próximo dia 3 de agosto, das 12h00 às 14h00,…

Última Hora

Nogueira do Cravo não realiza Carnaval devido aos incêndios

A freguesia de Nogueira do Cravo interrompe, este ano, a tradição carnavalesca que tinha sido recuperada em 2010 com a realização dos habituais desfiles em cada ano.

Última Hora

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Última Hora

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Informação

Homem detido em Celorico da Beira por vender droga junto a escolas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, esta quinta-feira, um homem de 54 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e de posse ilegal de

Última Hora

“Os Amigos de Lagos da Beira” realizam Concerto de Reis

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” realizam amanhã, dia 6 de janeiro, pelas 21 horas, um Concerto de Reis na sede da Associação Desportiva local.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Região

Polícia Judiciária deteve homem por crimes de homicídio e de incêndio em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada e de um crime de

Sociedade

Trinta e sete concelhos de nove distritos sob risco máximo de incêndio

Trinta e sete concelhos de nove distritos do interior norte e centro e Monchique, em Faro, encontram-se hoje sob risco ‘Máximo’ de incêndio.

Última Hora

Colisão com camião faz três feridos na Covilhã

Ao início da tarde de hoje, três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros na Covilhã.

Região

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.

Informação

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já

Educação

Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do

Região

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Sociedade

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim de semana

O líder Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) joga domingo com o Carapinheirense. A AD de Lagares da Beira defronta o Tourizense. O Nogueirese desloca-se ao U. Leiria.

Última Hora

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Desporto

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Última Hora

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Última Hora

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Região

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …