A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

A ZIF Alva e Alvôco tem 10 anos e é “um exemplo que pode e deve ser replicado pelo país” (com áudio)

image_pdfimage_print

A ZIF (Zona de Intervenção Florestal) Alva e Alvôco é o território escolhido pelo governo para a apresentação, amanhã, das 20 novas equipas de sapadores florestais…

… e entrega de igual número de viaturas de primeira intervenção. Para o presidente da CAULE, associação que há 10 anos foi pioneira na constituição daquela “infraestrutura” este é o reconhecimento do trabalho da Caule e da própria ZIF, cujo exemplo  “pode e deve ser replicado pelo país”.

zevascoA ZIF Alva e Alvôco foi a primeira a ser criada no país, no ano de 2006. De lá para cá, a Caule replicou o exemplo em seis municípios da região (Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Penacova, Seia e Santa Comba Dão, nos distritos de Coimbra, Guarda e Viseu), num total de 12 ZIF, que representam quase 6300 produtores.

Em causa está um trabalho de ordenamento do território que nunca está completo. “O trabalho na floresta nunca pára, é preciso continuá-lo”, referiu o presidente da CAULE à Rádio Boa Nova, notando que a associação tem vindo a desenvolver “ações concretas no terreno”, de que são exemplo “a execução de mosaicos, faixas de gestão de combustíveis, redes primários e secundárias, reflorestação, limpeza das margens dos rios” a que se junta um “forte dispositivo de combate a incêndios”.

“Fazer ordenamento é fazer prevenção. Os fogos têm que se prevenir, diminuindo a carga de combustível com limpezas estratégicas””, alerta José Vasco Campos, notando que no caso da ZIF Alva e Alvôco “a maior parte das propriedade estão intervencionadas e , por isso, o risco de incêndio é reduzido”.

“Este exemplo pode e dever ser replicado pelo país. Não quer dizer que vamos evitar todos os fogos, mas a possibilidade de o território arder é menor. Diminui o risco”, verifica o responsável que vai aproveitar a visita do primeiro Ministro, António Costa e do ministro da Agricultura e das Florestas, Capoulas Santos, à ZIF Alva e Alvôco para lembrar que “é necessário que estas infraestruturas sejam implementadas a nível nacional”.,

“O que queremos é menos ocorrências. Para isso são precisas as tais zonas limpas onde seja mais fácil apagar um fogo”, explicou.

Previous GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic
Next CineECo vai chegar aos concelhos da CIM das Beiras e Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Região

Habitação ardeu parcialmente no concelho de Tabuaço

Uma casa ardeu parcialmente esta quinta-feira, 17 de janeiro, e três pessoas foram transportadas ao hospital por inalação de fumos, na localidade de Santa Leocádia, concelho de Tabuaço.

Última Hora

Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de

Destaque

Aqua Village já proporciona massagens com mel em gotas suspensas

As massagens com mel em gotas suspensas nas árvores, a dois metros de altura, já são uma realidade no Aqua Village Health Resort & Spa, no concelho de Oliveira do

Informação

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Última Hora

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Região

Mercadinho da Montanha valoriza candidatura da Estrela a Geopark da Unesco

É já no próximo domingo, dia 11, que se realiza no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, a edição especial da Mostra da Nossa Terra, sob o desígnio de Mercadinho

Sociedade

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais 

Informação

Semana começa com muito calor, mas as temperaturas caem 10 graus já na quarta-feira

As temperaturas máximas vão sofrer uma descida de cerca de 10 graus Celsius já na quarta-feira devido à aproximação de uma frente fria.

Destaque

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….

Última Hora

Pedrógão Grande: Coimas por falta de limpeza levam à venda de terrenos

Proprietários de terrenos na zona atingida pelo incêndio de Pedrógão Grande começaram a contactar imobiliárias para pôr terrenos à venda com medo das coimas por falta de limpeza.

Região

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Informação

Arganil com 12 candidaturas aprovadas ao Fundo Recomeçar

Foram aprovadas 12 candidaturas no concelho de Arganil ao Fundo Recomeçar – Ambiente, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,…