“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a mais um ex-aluno do AEOH, desta vez o visado foi o Dr. Carlos Figueiredo que concluiu o ensino secundário em 2009, trata-se de um ex-aluno muito especial, retomou os estudos aos 53 anos, no ensino secundário recorrente, com elevado mérito académico. Depois de concluído o secundário, ingressou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Sociologia e, de seguida, concluiu mestrado. O Dr. Carlos não procurava títulos académicos para a promoção da vida profissional, vê a instrução e a formação como enriquecimento pessoal. Aprender, saber, abrir horizontes eram e são as suas metas.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta mais um caso de discriminação étnica. Farida Khalaf, uma jovem de 22 anos, da minoria religiosa curda yazidi, esteve no nosso país a reportar a sua história e a pedir solidariedade. Em breve Portugal deverá juntar-se a outros países e instituições que já reconheceram formalmente o genocídio yazidi. Farida faz desta a sua luta pessoal.

No âmbito político, a Bárbara Coquim comenta a nova liderança da Juventude Social-Democrata,agora ocupada por Margarida Balseiro Lopes, de 28 anos.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere um estudo conduzido por investigadores da Universidade do Porto que concluiu que os alunos oriundos das escolas privadas têm piores notas nas faculdades de Medicina, apesar dos alunos das escolas privadas entrarem com notas mais inflacionadas do que as dos alunos do ensino público, acabam por ser estes os que têm piores resultados nas faculdades de medicina do nosso país.

O Daniel Pereira enumera os campeões já conhecidos nas ligas europeias de futebol.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que os médicos veterinários querem integrar a Proteção Civil para atuarem de forma coordenada e integrada com as autoridades nacionais em situações de catástrofe, sejam incêndios, sismos ou cheias.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, mencionou que uma Baleia deu à costa com quase 30 quilos de plástico no estômago. De acordo com o governo regional de Murcia, o animal ingeriu sacos de plástico e redes de pesca, a autópsia revelou que a baleia não conseguiu digerir estes objetos. Mais um exemplo da extrema poluição que estamos a provocar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A casa de espiões” do escritor Daniel Silva, o Washington Post coloca-o entre os melhores jovens autores norte-americanos de literatura de espionagem.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é a aventura “Batalha do Pacífico: A Revolta”, do realizador Steven S. Deknight.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Lost in Space” é uma série de televisão americana de ficção científica.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a ficarem no nosso concelho, para participarem no programa comemorativo do 25 de Abril na nossa cidade, visitarem as várias exposições patentes nas bibliotecas e no museu municipal e ficarem a conhecer melhor a nossa História.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a Feira das Universidades e do Ensino Secundário e para o intercâmbio gastronómico e literário com o Gerrit Komrij College, da Holanda.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, desta vez com os sons de Abril, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous “Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)
Next Detido suspeito de peculato e falsificação de documentos no Sabugal

Artigos Relacionados

Última Hora

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Desporto

Ténis de Mesa: CCPOH começa o ano com vitória no campeonato por 4-2

Na 5ª jornada do campeonato distrital de equipas seniores de ténis de mesa, disputada na noite desta sexta-feira, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) recebeu

Informação

Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes

O Município de Arganil inaugura no próximo dia 5 de julho, pelas 15h00, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Última Hora

Proteção Civil apresenta Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais em Foz de Arouce

A Autoridade Nacional de Proteção Civil apresenta amanhã, dia 12 de abril, em Pegada, Foz de Arouce, no concelho da Lousã, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais- DECIF

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 19 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Deslocação de Pedro Marques a Oliveira do Hospital foi “frete político”, entende a CDU

Para a CDU de Oliveira do Hospital, a deslocação do ministro do Planeamento e das Infraestruturas a Oliveira do Hospital “assume contornos de frete político-partidário ao PS”, …

Última Hora

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Destaque

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai disputar a 17ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra, da Associação de Futebol de Coimbra, frente ao União Clube Eirense.

Última Hora

Última sessão da peça “As Renas do Pai Natal” encerra animação de Natal em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 7 de janeiro, a peça “As Renas do Pai Natal” terá a sua última apresentação na Casa da Cultura César Oliveira. A sessão terá início às 15h00…

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Programas

“Centro TV” em destaque no “Espaço BLC3”

Em mais um “Espaço BLC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Paulo Leitão, promotor do projeto “Centro TV”. A Centro TV é um projeto inovador

Sociedade

Góis apresenta Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

O Município de Góis apresenta, no dia 9 de junho, pelas 21h00, na Casa Cultural de Góis, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

Informação

Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares (AD Lagares), ambos a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Informação

Deputada do PCP preocupada com fecho do SAP em Oliveira do Hospital

A deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, mostrou-se ontem preocupada com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Informação

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Direção Regional de Cultura do Centro participa na Bienal Ibérica do Património Cultural

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) participa na Bienal Ibérica de Património Cultural – AR&PA. A iniciativa decorre de 13 a 15 de outubro, no centro histórico da

Região

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Informação

Assembleia Municipal aprovou voto de pesar pelos 12 mortos no incêndio de outubro

Deputados e presidentes de junta de freguesia foram unânimes, na hora de aprovar um voto de pesar pelas 12 vítimas mortais no incêndio de outubro, no concelho de Oliveira do

Região

Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude

O Município de Penacova associa-se, no dia 12 de agosto, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, este ano dedicado ao tema

Região

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Última Hora

Festival do Secundário realiza-se em Quiaios

Decorre entre os dias 25 e 29 de março, em Quiaios, na Figueira da Foz, a 15º edição do MOCHE Festival Secundário promovido pela empresa UrbanFun Lda. Depois das 14

Opinião

FCOH: “Gostar do que Fazemos. Gostar dos Nossos.”

Sérgio Conceição terá vivido anteontem o dia mais fantástico da sua vida profissional, repleto de festa e emoções – foi Campeão Nacional pelo FC Porto.

Informação

Atropelamento no IP3 fez dois feridos

Um atropelamento ocorrido no IP3, ontem, na zona de Cunhedo, Penacova, fez dois feridos, um deles grave, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.