“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a mais um ex-aluno do AEOH, desta vez o visado foi o Dr. Carlos Figueiredo que concluiu o ensino secundário em 2009, trata-se de um ex-aluno muito especial, retomou os estudos aos 53 anos, no ensino secundário recorrente, com elevado mérito académico. Depois de concluído o secundário, ingressou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Sociologia e, de seguida, concluiu mestrado. O Dr. Carlos não procurava títulos académicos para a promoção da vida profissional, vê a instrução e a formação como enriquecimento pessoal. Aprender, saber, abrir horizontes eram e são as suas metas.

Já nas rubricas habituais, nas “Notícias do nosso Mundo”, a Catarina Duarte reporta mais um caso de discriminação étnica. Farida Khalaf, uma jovem de 22 anos, da minoria religiosa curda yazidi, esteve no nosso país a reportar a sua história e a pedir solidariedade. Em breve Portugal deverá juntar-se a outros países e instituições que já reconheceram formalmente o genocídio yazidi. Farida faz desta a sua luta pessoal.

No âmbito político, a Bárbara Coquim comenta a nova liderança da Juventude Social-Democrata,agora ocupada por Margarida Balseiro Lopes, de 28 anos.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere um estudo conduzido por investigadores da Universidade do Porto que concluiu que os alunos oriundos das escolas privadas têm piores notas nas faculdades de Medicina, apesar dos alunos das escolas privadas entrarem com notas mais inflacionadas do que as dos alunos do ensino público, acabam por ser estes os que têm piores resultados nas faculdades de medicina do nosso país.

O Daniel Pereira enumera os campeões já conhecidos nas ligas europeias de futebol.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que os médicos veterinários querem integrar a Proteção Civil para atuarem de forma coordenada e integrada com as autoridades nacionais em situações de catástrofe, sejam incêndios, sismos ou cheias.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, mencionou que uma Baleia deu à costa com quase 30 quilos de plástico no estômago. De acordo com o governo regional de Murcia, o animal ingeriu sacos de plástico e redes de pesca, a autópsia revelou que a baleia não conseguiu digerir estes objetos. Mais um exemplo da extrema poluição que estamos a provocar.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é “A casa de espiões” do escritor Daniel Silva, o Washington Post coloca-o entre os melhores jovens autores norte-americanos de literatura de espionagem.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é a aventura “Batalha do Pacífico: A Revolta”, do realizador Steven S. Deknight.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Lost in Space” é uma série de televisão americana de ficção científica.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes convida os ouvintes a ficarem no nosso concelho, para participarem no programa comemorativo do 25 de Abril na nossa cidade, visitarem as várias exposições patentes nas bibliotecas e no museu municipal e ficarem a conhecer melhor a nossa História.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a Feira das Universidades e do Ensino Secundário e para o intercâmbio gastronómico e literário com o Gerrit Komrij College, da Holanda.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, desta vez com os sons de Abril, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em:http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous “Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)
Next Detido suspeito de peculato e falsificação de documentos no Sabugal

Artigos Relacionados

Última Hora

Coimbra: Três homens detidos por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Coimbra, deteve ontem, dia 27 de novembro, três homens, com idades entre os 34 e 47 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, na localidade de

Última Hora

Rosa Reis Marques assume presidência da Administração Regional de Saúde do Centro

A administradora hospitalar Rosa Reis Marques foi nomeada presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) pelo ministro da Saúde, de acordo com o despacho publicado

Informação

Coimbra: Detidas doze pessoas suspeitas da autoria do crime de tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, desencadeou, nos últimos dias, duas ações operacionais, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, na cidade de Coimbra.

Sociedade

Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Última Hora

Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Militares do Destacamento Territorial da Lousã detiveram, ontem, dia 20 de junho, dois indivíduos suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de uma fiscalização rodoviária, em Oliveira do Hospital.