“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, nas “Notícias do nosso Mundo”, a boa nova dada pela Catarina Duarte: a BLC3 foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU. A União Europeia é um espaço de oportunidades e de benefícios que promovem o crescimento, emprego e bem-estar. O investimento em pessoas e ideias marcam a diferença em cada região, sendo a BLC3 um dos grandes exemplos da concretização de ideias inovadoras que contribuem positivamente para as questões de sustentabilidade e bioeconomia a nível europeu.

No âmbito político, a Bárbara Coquim reporta que o clima de greves na França lembra o Maio de 68. Várias greves espalhadas pelo país, diversos grupos com reivindicações específicas, estudantes a bloquearem as entradas das universidades, é uma atmosfera que lembra o Maio de 1968.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere que o Parlamento aprovou uma resolução que prevê que a disciplina de Educação Física volte a contar para a média do secundário e a ter peso no acesso ao Ensino Superior em todas as áreas. Mas um projeto de resolução é apenas uma recomendação ao Governo, ou seja, a equipa ministerial de António Costa pode seguir ou não o caminho indicado pelo voto dos deputados. O assunto gerou algum debate em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista o encontro de desporto adaptado que decorreu no fim-de-semana passado em Oliveira do Hospital.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que o Governo aprovou recentemente o financiamento de uma campanha de esterilização de animais de companhia no valor de 500 mil euros. No despacho, publicado em Diário da República, lê-se que “os animais que sejam recolhidos pelos centros de recolha oficial de animais de companhia e que não sejam reclamados” no prazo de 15 dias “devem ser esterilizados e posteriormente encaminhados para adoção”.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, diz que o PAN acaba de apresentar uma iniciativa legislativa que recomenda ao Governo o ressurgimento da profissão de guarda-rios, procedendo à contratação e formação de pelo menos 350 profissionais. A profissão de guarda-rios existiu em Portugal entre o século XVIII e o século XX e as suas funções incluíam a salvaguarda e proteção dos cursos de água.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é para todos aqueles que admiram o mundo da fantasia e da magia, a saga “Harry Potter” da escritora britânica J. K. Rowlings que conta com sete livros publicados e com adaptação para o cinema.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é o filme de guerra português, “Soldado Milhões”, com realização de Gonçalo Galvão Teles e de Jorge Paixão da Costa. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que “se chamava Milhais, mas valia milhões”, através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Quântico”, uma série da televisão norte-americana de suspense e drama criada por Joshua Safran.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes continua a propor um roteiro literário em Lisboa, às casas de escritores. Descubra estas paragens com um espírito literário, desta vez revisite Cesário Verde, Mário Dionísio, Ary dos Santos e José Saramago.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo de Filosofia, com o 10.ºano, à Fundação Calouste Gulbenkian e para o Mega5, o Jornal do Agrupamento.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

image_pdfimage_print
Previous Alteração ao projeto de Requalificação do espaço Público de Arganil já foi apresentada
Next Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

Artigos Relacionados

Sociedade

Equipa médica de Coimbra vai operar crianças refugiadas sírias na Jordânia

Uma equipa médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, parte no sábado para a Jordânia onde prevê realizar mais de uma dezena

Região

Concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Pampilhosa e Arganil, no distrito de Coimbra, apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

A competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai defrontar a União Desportiva da Tocha…

Última Hora

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Última Hora

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Informação

Incêndio em habitação de aldeia do Sabugal origina dois feridos

Um incêndio destruiu, hoje, parcialmente uma casa de habitação e provocou dois feridos ligeiros em Vale das Éguas, no concelho do Sabugal, …

Informação

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Região

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Região

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Região

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Última Hora

Meruge recria “Ciclo do Pão”

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, …

Região

CIM Região de Coimbra presente no maior evento de promoção de vinhos e produtos em Paris

No ano em que Portugal é o país convidado de honra de um dos maiores eventos de Paris, a CIM Região de Coimbra, em estreita colaboração …

Sociedade

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Desporto

Misericórdia de Galizes promove 3º Encontro do Desporto Adaptado

 Sexta-feira, dia 6 de abril, a Misericórdia de Galizes vai realizar o 3º Encontro do Desporto Adaptado, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, a partir das 10 horas, inserido

Informação

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Última Hora

Zona Industrial vai ter 50 novos lotes, área de serviços e estacionamento para camiões

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de ver aprovado o financiamento comunitário para ampliação da Zona Industrial (ZI) da cidade, num investimento estimado em dois milhões de Euros.

Última Hora

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Destaque

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Destaque

Jerónimo de Sousa defende “medidas urgentes para acudir às vítimas” do incêndio de 15 de outubro

O Secretário Geral do PCP defendeu, ontem, em Oliveira do Hospital “medidas urgentes” destinadas a…

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) somou pontos após vitória sobre o Marialvas por duas bolas a zero. Com este resultado, a equipa oliveirense continua a liderar o

Última Hora

Funerais começam amanhã em Oliveira do Hospital

As cerimónias fúnebres das vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital iniciam amanhã, pelas 09h00, com o funeral de Pedro Neves, …

Última Hora

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Informação

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Última Hora

Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra

Uma mulher de 79 anos foi ontem atropelada mortalmente, em Coimbra, por um automóvel que subia a avenida Elysio de Moura.