“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, nas “Notícias do nosso Mundo”, a boa nova dada pela Catarina Duarte: a BLC3 foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU. A União Europeia é um espaço de oportunidades e de benefícios que promovem o crescimento, emprego e bem-estar. O investimento em pessoas e ideias marcam a diferença em cada região, sendo a BLC3 um dos grandes exemplos da concretização de ideias inovadoras que contribuem positivamente para as questões de sustentabilidade e bioeconomia a nível europeu.

No âmbito político, a Bárbara Coquim reporta que o clima de greves na França lembra o Maio de 68. Várias greves espalhadas pelo país, diversos grupos com reivindicações específicas, estudantes a bloquearem as entradas das universidades, é uma atmosfera que lembra o Maio de 1968.

Na rubrica “Jovens Atentos”, refere que o Parlamento aprovou uma resolução que prevê que a disciplina de Educação Física volte a contar para a média do secundário e a ter peso no acesso ao Ensino Superior em todas as áreas. Mas um projeto de resolução é apenas uma recomendação ao Governo, ou seja, a equipa ministerial de António Costa pode seguir ou não o caminho indicado pelo voto dos deputados. O assunto gerou algum debate em estúdio.

O Daniel Pereira passa em revista o encontro de desporto adaptado que decorreu no fim-de-semana passado em Oliveira do Hospital.

Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás noticia que o Governo aprovou recentemente o financiamento de uma campanha de esterilização de animais de companhia no valor de 500 mil euros. No despacho, publicado em Diário da República, lê-se que “os animais que sejam recolhidos pelos centros de recolha oficial de animais de companhia e que não sejam reclamados” no prazo de 15 dias “devem ser esterilizados e posteriormente encaminhados para adoção”.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, diz que o PAN acaba de apresentar uma iniciativa legislativa que recomenda ao Governo o ressurgimento da profissão de guarda-rios, procedendo à contratação e formação de pelo menos 350 profissionais. A profissão de guarda-rios existiu em Portugal entre o século XVIII e o século XX e as suas funções incluíam a salvaguarda e proteção dos cursos de água.

A sugestão de leitura da Liliana Silva é para todos aqueles que admiram o mundo da fantasia e da magia, a saga “Harry Potter” da escritora britânica J. K. Rowlings que conta com sete livros publicados e com adaptação para o cinema.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é o filme de guerra português, “Soldado Milhões”, com realização de Gonçalo Galvão Teles e de Jorge Paixão da Costa. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que “se chamava Milhais, mas valia milhões”, através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.

A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Quântico”, uma série da televisão norte-americana de suspense e drama criada por Joshua Safran.

Na rubrica “Viagens”, a Catarina Lopes continua a propor um roteiro literário em Lisboa, às casas de escritores. Descubra estas paragens com um espírito literário, desta vez revisite Cesário Verde, Mário Dionísio, Ary dos Santos e José Saramago.

A finalizar o relato das notícias do AEOH, com destaque para a visita de estudo de Filosofia, com o 10.ºano, à Fundação Calouste Gulbenkian e para o Mega5, o Jornal do Agrupamento.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Alteração ao projeto de Requalificação do espaço Público de Arganil já foi apresentada
Next Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

Artigos Relacionados

Região

Faleceu o Dr. Francisco Correia das Neves

Francisco Correia das Neves nasceu em Oliveira do Hospital a 3 de setembro de 1929. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, titular de um vasto currículo na sua área

Informação

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Região

Proteção Civil divulga lista com nomes das vítimas dos incêndios

A Proteção Civil divulgou, ontem, a lista com os nomes das 45 vítimas que perderam a vida nos incêndios rurais de 15 e 16 de outubro. No documento, as autoridades

Última Hora

Rally Vila Medieval de Ourém vai para a estrada nos dias 16 e 17 de março

Foi numa sala repleta de jornalistas, pilotos, organizadores e entusiastas do desporto automóvel, que decorreu, na manhã de sábado, a apresentação oficial da edição de 2019, ….

Nacional

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Sociedade

Morreu a mulher que foi violada e vítima de agressão no Bairro João Rodrigues Lagos em Oliveira do Hospital

A mulher que, a 7 de maio de 2016, foi violada e vítima de agressão quase até à morte por um vizinho, no Bairro João Rodrigues, morreu ontem. As cerimónias

Última Hora

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A cidade de Oliveira do Hospital vai acolher a caminhada designada “O Que Nos Liga”, organizada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dia 27 de

Informação

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. 

Última Hora

GNR intensifica patrulhamento em áreas florestais e agrícolas até 31 de janeiro de 2019

A Guarda Nacional Republicana realiza, a partir de hoje e até ao dia 31 de janeiro de 2019, a segunda fase da operação “Campo Seguro” em todo o território nacional,

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Sociedade

IAPMEI promove Dia do Atendimento Descentralizado em Oliveira do Hospital

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação realiza, no dia 8 de julho, pelas 14h15, no salão nobre da Câmara de Oliveira do Hospital , o Dia…