“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
7 Junho, 2019 552 Views

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

image_pdfimage_print

Este sábado, dia 8 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos a entrevista a cinco alunos do 8.º ano e do 9.º ano do AEOH que participaram no projeto “Cientistas nas Férias”. Esta é uma parceria entre a Área Disciplinar de Biologia e Geologia do AEOH e a BLC3, sob a coordenação da professora Deolinda Azevedo. O Tiago Santos, o Gabriel Martins, a Diana Marques, o Gonçalo Rocha e a Ana Isabel Almeida falaram das atividades que desenvolveram durante as férias da Páscoa. Todos gostaram muito da experiência, que desejam repetir e que até parece já ter despertado vocações para a investigação em ciência.

Nas “Notícias do Nosso Mundo”, a Catarina Duarte refere que o Politécnico de Coimbra apresentou o livro “[email protected]”, o livro traduz o projeto desenvolvido por vários investigadores na área do envelhecimento ativo e saudável, em parceria com outras instituições, trabalho que o Presidente do Politécnico de Coimbra quer ver alargado numa próxima oportunidade de financiamento, numa abordagem integrada, em conjunto com a comunidade e o território da região Centro.

No âmbito político, a Leonor Vasconcelos, uma estreante no Clube, noticia que o governo alemão aconselhou os judeus a não usarem o quipá, peça de vestuário usada pelos homens para cobrir a cabeça, em público, em qualquer local da Alemanha, devido ao aumento dos crimes antissemitas no país. Parece que não se aprende com a História!
Em “jovens Atentos”, o Miguel Fonseca referiu que o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” tem as inscrições abertas desde sábado, 1 de junho, para jovens residentes em Portugal, com idade entre os 18 e 30 anos. Neste programa os jovens poderão participar em ações de vigilância fixa nos postos de vigia em florestas e de vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, ou de limpeza e manutenção de parques de lazer.
Na rubrica “Nós e os Animais”, a Mafalda Correia faz referência a um projeto feliz, o de um realojamento de gatos em Lisboa.

Na rubrica “Museus”, apresenta um museu a céu aberto, o Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, em Vale de Maceira, Aldeia das Dez, um espaço de grande valor artístico, histórico e paisagístico.
Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que há uma “onda verde” a crescer em Portugal e na Europa. Não é uma moda, é uma mudança social para um estilo de vida preocupado com o ambiente, que está a ganhar terreno em toda a Europa. Estende-se da alimentação à mobilidade, do consumo ao ativismo. E, cada vez mais, à política. A este propósito, o Miguel Fonseca, na rubrica “Uma visão diferente… ”, a partir de uma análise humorística de Ricardo Araújo Pereira, analisou o crescimento do eleitorado do PAN e as ondas de choque que isso está a provocar.

Na rubrica “Personalidades”, a Rita Tavares evoca a memória da escritora portuguesa recentemente falecida, Agustina Bessa Luís. A sugestão de leitura da Liliana Silva só podia ser “A Sibila”, de 1954, com que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.
Na rubrica “Visitas”, a Catarina Lopes convida aos ouvintes a não faltarem à romaria em honra do Divino Senhor das Almas, nos dias 14, 15 e 16 de junho.
Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos ecléticos, no Porto, em Braga, em Sintra, em Setúbal e na Amadora , a não perder.
A sugestão de séries do Gonçalo Branco é “Swamp Thing”, uma série de televisão americana desenvolvida por James Wan para a DC Universe.
A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a cerimónia de entrega de diplomas do Centro Qualifica; para o concurso de leitura em voz alta, integrado na feira do livro do município de Oliveira do Hospital e para o Lagares Fashion.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do joão oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html

Previous Festival Seixo da Cultura realiza-se nos dias 7,8 e 9 de junho
Next “Zumbásticas RDSports” promovem aula de Zumba na Luta Contra o Cancro (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Última Hora

Acidentes aumentaram: No distrito de Coimbra há registo de 5 177 acidentes e 25 mortos este ano

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros 11 meses do ano e provocaram a morte a 460 pessoas, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Última Hora

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira

Informação

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente. “Vamos

Região

Casal detido em Góis na posse de mais de 1 400 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve no dia 8 de agosto uma casal de 48 e 38 anos,…

Região

Constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A empresa Águas do Vale do Tejo alertou, ontem, para a possibilidade de se verificarem constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia na sequência

Sociedade

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Destaque

Alexandrino garante que os tratores que se encontram no estaleiro “não pertencem à Câmara Municipal”

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, garante que os 19 tratores que se encontram no estaleiro municipal “não pertencem à Câmara Municipal” e que “já há

Região

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Sociedade

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Informação

Coimbra: GNR recolheu milhafre e abutre nas bermas de autoestrada

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 17 e 20 de agosto, recolheu um milhafre, em Condeixa-a-Nova, e um abutre, em Trouxemil.

Última Hora

Frentes de Vila de Rei e de Mação “estão 90% dominadas”. Incêndio já provocou 20 feridos

O incêndio que se mantém ativo em Vila de Rei e Mação está estabilizado. Não há, nesta altura, aldeias ou casas ameaçadas pelas chamas.